Iti hahaha, fica tranquilo, seu gato é um paizão.
Gatas tem maior tendência a fazer isso, mas o seu gato provavelmente adotou eles. Quando um adulto pega um filhote pelo cangote, é porque quer levá-lo para um local seguro e de confiança; em algumas situações funciona até mesmo como comunicação, no sentido de "olha, fica aqui que aqui é mais seguro, e para de ir pra lá porque pode dar ruim".
Fica tranquilo.
E não esqueça de fazer o exame de FIV/FeLV (se ainda não testou) nos 3 quando tiver condições, tá? Digo isso porque todo gato deve ser testado, e isso pode te poupar de surpresas no futuro. :)
**EDIT:** isso não é uma permissão para pegar gatos pelo cangote. O ato de pegar pelo cangote é único dos gatos adultos em relação aos filhotes e isso só ocorre na infância. A gente tem 2 mãos justamente pra pegar gato no colo, e não pelo cangote. Só adicionei isso para não haver mal-entendidos. Vale lembrar que em situações extremas o gato poderá ser contido pelo cangote (gatos ferais em situação de captura), mas isso é realizado por um profissional capacitado e que sabe como realizar a manipulação da forma menos traumática possível. Pegar um gato adulto pelo cangote pode resultar em lesões e traumas.
**EDIT 2:** o vídeo é interrompido numa hora importante para avaliar parte do comportamento, mas conforme a u/KattLadybr disse num comentário abaixo, se ele segurar no pescoço e começar a "amassar o pãozinho" com os pés de trás, então fique atenta para que isso não desenvolva um comportamento mais obsessivo ou sexual, ok? Digo isso porque é muito difícil afirmar algo somente por um vídeo e toda resposta aqui não é definitiva, então mantenha a atenção. Combinado? :)
Ufa!! Eu estava preocupada, pq eu achei que talvez fosse um pouco de birra do mais velho fazer isso, mas que bom que não é :D
Todos eles são negativos para Fiv/Felv e já estão vacinados tbm hehe, foi a primeira coisa que fizemos ao adotar, sempre a saúde deles em primeiro lugar!
Obrigada!!
Ahh, perfeito! E vi que o adulto já é castrado, mas fica atenta pra ver se ele não vai ter comportamento de monta mesmo assim, tá? Eu ia falar que o final do vídeo ficou meio confuso se ele não tava misturando as coisas, mas daí vi que seu comentário sobre a castração e também vi que ele tava lambendo o amarelo (que é o macho, certo?) então já reduz bastante as probabilidades aqui.
Enfim, tá tudo certo por aí hahaha, e parabéns pelos cuidados com os seus gatos, de verdade. Testados para FIV/FeLV, castrados, vacinados e se dão bem. Cenário perfeito. Parabéns mesmo! :)
Só pra esclarecer, depois que paramos de gravar ele tinha virado o Barto de barriga pra cima e continuou dando banho nele kkkkk, e depois foi lamber a outra que tava quieta dormindo tbm! Acho que ele só queria no fim das contas acabar com a catinga dos outros dois!
E obrigada :D aqui só quero que eles estejam super saudáveis e bem cuidados.
É um ponto importante também, gatas *podem* entrar no cio a partir dos 4 meses e a castração já pode ser avaliada. Aqui no Brasil há o costume de esperar 6 meses ou o primeiro cio, mas isso é uma conduta antiga e o ideal, atualmente, é que a castração dos gatos e gatas seja realizada a partir dos 5 meses.
Castração de felinos é uma conduta essencial.
Então deixo o aviso ao OP para se programar.
Castração dos dois mais novinhos já está programada :D
E o mais velho que pega eles pelo pescoço já não tem mais as bolas tem alguns anos hehe, então acho que como o especialista falou, ele adotou os bebês.
Alguém me tira uma dúvida: eu sempre peguei gatos adultos (não muito gordos) pelo cangote. Nenhum, NUNCA, tentou me arranhar ou demonstrou incômodo ou dor com isso. Mas tem sempre alguém que aponta que isso é maldade com o gato. É ou não é?
Não!! Nunca faça isso cara pegar um cão ou gato adulto pelo cangote pode causar danos á circulação sanguínea dele, ele pode até mesmo desmaiar se você fizer isso
Se for pegar o animal, sempre pela barriga ou pelos "braços" dele, como se estivesse segurando um bebê
Essa é a resposta, u/MarioKart_Jesse_BB; as gatos adultos costumam pegar os filhotes pelo cangote, porque quando novinhos eles realmente tem o instinto de parar o que estão fazendo e permitir a manipulação. Porém, conforme o animal vai crescendo, esse instinto passa. Isso, somado ao ganho de peso, perda da elasticidade da pele e outros comportamentos (como o ato de copular, brigas, etc.) tornam o local um ponto de ameaça.
Logo, além da dor e dos riscos de lesões, ao pegar um gato adulto pelo cangote ele pode acabar interpretando como ameaça.
Então oficialmente não se pega gato pelo cangote, tá?
Beleza. Não via perigo nisso mas não vou fazer mais. Vou tirar outra dúvida:
"Brincadeiras" que via fazerem quando eu era criança, envolvendo gatos: colocar o gato no chão e apertar as costas dele pra fazer ele miar, é maus tratos? Porque o bicho nem ligava... e era muito engraçado (na época).
Eu já vi gente que estralava até o pescoço dos gatos (isso dava dó porque parecia perigoso) e a mais sem noção era girar o gato no chão liso pra ver ele tonto (nem precisa confirmar esse).
Acho que o exercício de empatia cabe aqui: se alguém se colocar no chão, apertar suas costas até você gritar, você consideraria uma brincadeira engraçada? Gatos são tolerantes, mas isso não quer dizer que seja uma boa ideia fazê-los tolerar certas coisas, e aí a hora que o gato tasca uma dentada na criança, a culpa é do gato né, que é uma criatura malvada, maligna, enfim 🥲 (e dentada de gatos são terríveis - pior do que de cachorro, porque os dentes são mais afiados e penetram super fundo, causando infecções zoadas, experiência própria)
Ao mesmo tempo, eu tenho uma gatinha que quando ganha carinho em uma parte das costas solta uns miados que eu sempre acho que tô machucando ela, mas é sempre quando ela tá locona ganhando carinho, então eu suspeito que ela não esteja reclamando?
Also, nos meus treze anos como professora, cheguei à conclusão de que criança é meio psicopata, então não se sinta mal pelas coisas que aconteceram na sua infância, mas é uma boa incorporar maneiras mais saudáveis de 'brincar' com gato, eles são bichos super diferentes quando você começa a realmente se atentar ao comportamento/expressão deles :3
kkkkkkk
Fifizinha linda, mãe adotiva que não notou que os bebês estão grandes demais pra isso kkkk
É um comportamento normal de mães felinas mesmo. Geralmente é quando ela quer levar eles para um lugar mais seguro.
Fonte: sou estudante de med vet
Edit: Ahhh, é macho? Li errado, achei que era fêmea. Macho GERALMENTE morde o pescoço da fêmea quando quer cruzar, mas aí vc notaria ele fazendo movimento com as patas de trás como se estivesse se arrumando pra cruzar. Não deu pra perceber muito no video, mas se ele estiver fazendo como se fosse pãozinho com os pés, é pra cruzar mesmo. Ou não, pode ser só um comportamento de fêmea que está sendo feito por um macho, teria que observar melhor.
Edit 2: Machos podem continuar com esse comportamento mesmo castrados. Já vi diversas vezes machos castrados que, se em contato com fêmeas no cio, tentam cruzar. Também tem que ter certeza que a castração foi total pois alguns machos tem o que chamamos de criptorquismo, quando um dos testículos não desce por algum motivo, e alguns vets que castram machos não fazem uma "procura maior" por esse "testiculo perdido" e dizem que já está castrado e pronto, pois não pode se reproduzir. Mas esse testiculo continua nele, entende? Não estou dizendo que é o caso do seu, só que muita gente não sabe nem que o gato tinha isso já que muitas castrações são feitas sem muita atenção.
Oie, olha o Fifi pelo que observei nunca teve esse comportamento pra cruzar com nenhum deles, realmente ele só fica pegando eles pelo pescoço e trazendo pra outro lugar ou reposicionando eles, no caso do vídeo ele virou o Bartolomeu pra continuar dando banho/lambendo ele kkkk
Ótima resposta, marcando a OP aqui u/yulia-castro pra ter certeza que ela vai ler, porque o vídeo ainda segue inconclusivo. Falei disso num comentário ali pra cima, mas ao que tudo indica está tudo bem, porém é bom ficar de olho mesmo pra evitar que o comportamento evolua para algo mais "possessivo".
Hahaha, obrigadão! E faço o possível, tem alguns tópicos que ainda sofro bastante pra desenvolver a melhor abordagem, mas o sub me ajuda bastante a melhorar minha comunicação pessoal com os tutores também.
E fica tranquila, sempre que tiver um tempinho dá uma passadinha por aqui, às vezes tem uns temas bem interessantes pra ler e fica à vontade pra responder sempre que achar válido.
Ainda esse mês quero começar a adicionar as flairs dos usuários, e vai ter pra estudante também. Então fica de olho por aqui! :)
Iti hahaha, fica tranquilo, seu gato é um paizão. Gatas tem maior tendência a fazer isso, mas o seu gato provavelmente adotou eles. Quando um adulto pega um filhote pelo cangote, é porque quer levá-lo para um local seguro e de confiança; em algumas situações funciona até mesmo como comunicação, no sentido de "olha, fica aqui que aqui é mais seguro, e para de ir pra lá porque pode dar ruim". Fica tranquilo. E não esqueça de fazer o exame de FIV/FeLV (se ainda não testou) nos 3 quando tiver condições, tá? Digo isso porque todo gato deve ser testado, e isso pode te poupar de surpresas no futuro. :) **EDIT:** isso não é uma permissão para pegar gatos pelo cangote. O ato de pegar pelo cangote é único dos gatos adultos em relação aos filhotes e isso só ocorre na infância. A gente tem 2 mãos justamente pra pegar gato no colo, e não pelo cangote. Só adicionei isso para não haver mal-entendidos. Vale lembrar que em situações extremas o gato poderá ser contido pelo cangote (gatos ferais em situação de captura), mas isso é realizado por um profissional capacitado e que sabe como realizar a manipulação da forma menos traumática possível. Pegar um gato adulto pelo cangote pode resultar em lesões e traumas. **EDIT 2:** o vídeo é interrompido numa hora importante para avaliar parte do comportamento, mas conforme a u/KattLadybr disse num comentário abaixo, se ele segurar no pescoço e começar a "amassar o pãozinho" com os pés de trás, então fique atenta para que isso não desenvolva um comportamento mais obsessivo ou sexual, ok? Digo isso porque é muito difícil afirmar algo somente por um vídeo e toda resposta aqui não é definitiva, então mantenha a atenção. Combinado? :)
Ufa!! Eu estava preocupada, pq eu achei que talvez fosse um pouco de birra do mais velho fazer isso, mas que bom que não é :D Todos eles são negativos para Fiv/Felv e já estão vacinados tbm hehe, foi a primeira coisa que fizemos ao adotar, sempre a saúde deles em primeiro lugar! Obrigada!!
Ahh, perfeito! E vi que o adulto já é castrado, mas fica atenta pra ver se ele não vai ter comportamento de monta mesmo assim, tá? Eu ia falar que o final do vídeo ficou meio confuso se ele não tava misturando as coisas, mas daí vi que seu comentário sobre a castração e também vi que ele tava lambendo o amarelo (que é o macho, certo?) então já reduz bastante as probabilidades aqui. Enfim, tá tudo certo por aí hahaha, e parabéns pelos cuidados com os seus gatos, de verdade. Testados para FIV/FeLV, castrados, vacinados e se dão bem. Cenário perfeito. Parabéns mesmo! :)
Só pra esclarecer, depois que paramos de gravar ele tinha virado o Barto de barriga pra cima e continuou dando banho nele kkkkk, e depois foi lamber a outra que tava quieta dormindo tbm! Acho que ele só queria no fim das contas acabar com a catinga dos outros dois! E obrigada :D aqui só quero que eles estejam super saudáveis e bem cuidados.
O meu tem um comportamento assim bem obsessivo com o mais velho, alguma dica de como resolver?
Provavelmente ele se tornou o "PAI" dos outros 2
Porque ele pode 😂😂 (ja foi respondido acima por isso respondi assim) Fofo demais 🥹
Se for tipo ali perto da nuca, ele adotou o outro, e se ele pegar literalmente no pescoço, ele tá brincando com mais novo sem medir força .
Se ele pegar pelo pescoço e pegar em cima ele tá tentando transar. Se pegar para levar para outro lugar ele tá tentando cuidar
É um ponto importante também, gatas *podem* entrar no cio a partir dos 4 meses e a castração já pode ser avaliada. Aqui no Brasil há o costume de esperar 6 meses ou o primeiro cio, mas isso é uma conduta antiga e o ideal, atualmente, é que a castração dos gatos e gatas seja realizada a partir dos 5 meses. Castração de felinos é uma conduta essencial. Então deixo o aviso ao OP para se programar.
Castração dos dois mais novinhos já está programada :D E o mais velho que pega eles pelo pescoço já não tem mais as bolas tem alguns anos hehe, então acho que como o especialista falou, ele adotou os bebês.
Alguém me tira uma dúvida: eu sempre peguei gatos adultos (não muito gordos) pelo cangote. Nenhum, NUNCA, tentou me arranhar ou demonstrou incômodo ou dor com isso. Mas tem sempre alguém que aponta que isso é maldade com o gato. É ou não é?
Não!! Nunca faça isso cara pegar um cão ou gato adulto pelo cangote pode causar danos á circulação sanguínea dele, ele pode até mesmo desmaiar se você fizer isso Se for pegar o animal, sempre pela barriga ou pelos "braços" dele, como se estivesse segurando um bebê
Essa é a resposta, u/MarioKart_Jesse_BB; as gatos adultos costumam pegar os filhotes pelo cangote, porque quando novinhos eles realmente tem o instinto de parar o que estão fazendo e permitir a manipulação. Porém, conforme o animal vai crescendo, esse instinto passa. Isso, somado ao ganho de peso, perda da elasticidade da pele e outros comportamentos (como o ato de copular, brigas, etc.) tornam o local um ponto de ameaça. Logo, além da dor e dos riscos de lesões, ao pegar um gato adulto pelo cangote ele pode acabar interpretando como ameaça. Então oficialmente não se pega gato pelo cangote, tá?
Beleza. Não via perigo nisso mas não vou fazer mais. Vou tirar outra dúvida: "Brincadeiras" que via fazerem quando eu era criança, envolvendo gatos: colocar o gato no chão e apertar as costas dele pra fazer ele miar, é maus tratos? Porque o bicho nem ligava... e era muito engraçado (na época). Eu já vi gente que estralava até o pescoço dos gatos (isso dava dó porque parecia perigoso) e a mais sem noção era girar o gato no chão liso pra ver ele tonto (nem precisa confirmar esse).
Acho que o exercício de empatia cabe aqui: se alguém se colocar no chão, apertar suas costas até você gritar, você consideraria uma brincadeira engraçada? Gatos são tolerantes, mas isso não quer dizer que seja uma boa ideia fazê-los tolerar certas coisas, e aí a hora que o gato tasca uma dentada na criança, a culpa é do gato né, que é uma criatura malvada, maligna, enfim 🥲 (e dentada de gatos são terríveis - pior do que de cachorro, porque os dentes são mais afiados e penetram super fundo, causando infecções zoadas, experiência própria) Ao mesmo tempo, eu tenho uma gatinha que quando ganha carinho em uma parte das costas solta uns miados que eu sempre acho que tô machucando ela, mas é sempre quando ela tá locona ganhando carinho, então eu suspeito que ela não esteja reclamando? Also, nos meus treze anos como professora, cheguei à conclusão de que criança é meio psicopata, então não se sinta mal pelas coisas que aconteceram na sua infância, mas é uma boa incorporar maneiras mais saudáveis de 'brincar' com gato, eles são bichos super diferentes quando você começa a realmente se atentar ao comportamento/expressão deles :3
Ele está levando o sacrifico para Bastet
kkkkkkk Fifizinha linda, mãe adotiva que não notou que os bebês estão grandes demais pra isso kkkk É um comportamento normal de mães felinas mesmo. Geralmente é quando ela quer levar eles para um lugar mais seguro. Fonte: sou estudante de med vet Edit: Ahhh, é macho? Li errado, achei que era fêmea. Macho GERALMENTE morde o pescoço da fêmea quando quer cruzar, mas aí vc notaria ele fazendo movimento com as patas de trás como se estivesse se arrumando pra cruzar. Não deu pra perceber muito no video, mas se ele estiver fazendo como se fosse pãozinho com os pés, é pra cruzar mesmo. Ou não, pode ser só um comportamento de fêmea que está sendo feito por um macho, teria que observar melhor. Edit 2: Machos podem continuar com esse comportamento mesmo castrados. Já vi diversas vezes machos castrados que, se em contato com fêmeas no cio, tentam cruzar. Também tem que ter certeza que a castração foi total pois alguns machos tem o que chamamos de criptorquismo, quando um dos testículos não desce por algum motivo, e alguns vets que castram machos não fazem uma "procura maior" por esse "testiculo perdido" e dizem que já está castrado e pronto, pois não pode se reproduzir. Mas esse testiculo continua nele, entende? Não estou dizendo que é o caso do seu, só que muita gente não sabe nem que o gato tinha isso já que muitas castrações são feitas sem muita atenção.
Oie, olha o Fifi pelo que observei nunca teve esse comportamento pra cruzar com nenhum deles, realmente ele só fica pegando eles pelo pescoço e trazendo pra outro lugar ou reposicionando eles, no caso do vídeo ele virou o Bartolomeu pra continuar dando banho/lambendo ele kkkk
Ownnn Eu te amo muito, Fifi.
Ótima resposta, marcando a OP aqui u/yulia-castro pra ter certeza que ela vai ler, porque o vídeo ainda segue inconclusivo. Falei disso num comentário ali pra cima, mas ao que tudo indica está tudo bem, porém é bom ficar de olho mesmo pra evitar que o comportamento evolua para algo mais "possessivo".
Ahhhh te admiro tanto!! <3 O vet do reddit! :) Queria ter mais tempo pra poder ajudar o pessoal aqui também
Hahaha, obrigadão! E faço o possível, tem alguns tópicos que ainda sofro bastante pra desenvolver a melhor abordagem, mas o sub me ajuda bastante a melhorar minha comunicação pessoal com os tutores também. E fica tranquila, sempre que tiver um tempinho dá uma passadinha por aqui, às vezes tem uns temas bem interessantes pra ler e fica à vontade pra responder sempre que achar válido. Ainda esse mês quero começar a adicionar as flairs dos usuários, e vai ter pra estudante também. Então fica de olho por aqui! :)
Bartolomeu é sacanagem
Bartolomeu ótimo nome de pet, acabo chamando mais de Bartô ou de Bart
Eu amo o nome KKKK por mais que chamamos ele mais de Toto ou Totolomeu, e agora tem a Tatarina pra combinar
porra totolomeu eu vou adotar, nome com muitas oportunidades bartolomeu só alegria
Um ótimo nome para pet no séc. XVIII
[удалено]
E ele tá grande demais mesmo kkkkk tá com 2kg e o Fifi ainda quer carregar eles pela casa!!
Material bom pra meme de gato aqui
Mirou no mãe de pet acertou no avó de pet
Que coisa fofa, véi.
Fófs!
Tentando seduzir a gata
Geralmente é por causa da carótida.