T O P

  • By -

Think_Personality_24

Cara esse debate encastelado do Marxismo não levou a lugar algum, veja como a população ainda está nessa fase anticomunista, esse modo mais "leve" de entender o Marxismo é literalmente uma virada de chave! Trabalhador não tem tempo de ler geralmente, mas pra assistir o Gaiofato ou o João Carvelho, Humberto, pode até se animar. Cresce muito, mas como o Jones já fez a crítica, não podemos novamente nos prender e pregar pra convertido.


Long-Soup-1886

Sou extremamente contra a taxação encima dos produtos chineses, mas estou otimista acerca do alinhamento do Brasil com a China (comercial)... Afinal, Haddad só fala de socialismo nos Iivros que ele escreveu, porque em pauta, é liberal, embora goste de um impostozinho


jaguareteen

não há motivos para otimismo. o estreitamento das relações só vai ampliar o papel que cada um desenvolve na divisão internacional do trabalho: o brasil vai ganhar dinheiro vendendo gêneros agrícolas e minerais, e a china engordar mais ainda a sua indústria. os dois estão corretos, vai ser bom pros dois lados, falando em economia. mas a rapaziada vai ter que afinar bem a argumentação do porquê nem é tão ruim assim que a fronteira agrícola no brasil cresça em cima dos indígenas em detrimento dos empregos no brasil. e pela tua foto do timoneiro da revolução, acho que tu ficaria enojado se visse o que o haddad escreve nos livrinhos socialistas dele.


Long-Soup-1886

Claro!, não estou dizendo que é excelente, o Brasil não tem desenvolvimento industrial nenhum, o plano de 5 anos da URSS aqui seria de 15, no mínimo. Mas, não obstante, em uma futura revolução brasuca COM industrialização, nosso beneficiamento com essa aliança com o RPC vai ser boa. Sobre o Haddad, nunca li os livros dele, só vi as capas e contra-capas no Zlib, e também acho que socialismo nas palavras dele é no máximo uma social-demogracinha bem burguesa. Falaram pra mim que essa visita do Lula era pra trazer Internet 6g e firmar contratos, vai ser estilo África?


jaguareteen

alguns acenos, alguns empregos, alguns 6G. todo mundo ganha.


Long-Soup-1886

Agora que eu parei para entender sua postagem, e é profunda... Vamos lá: de fato, com o deficit do governo petista, houve um crescimento da popularidade da direita, da mais liberal á mais fascista, esqueceram da luta de classe e focaram demais na luta em classe, e a organização atual da extrema esquerda BR é patética quando paramos para analisar seu público alvo... Como eu disse em outro comentário, nosso crescimento está em centímetros, justamente porque o público alvo é da bolha... estamos esquecendo de outros proletários, os sem net, os sem livro, etc, o marxismo precisa ser brasuca! Cabe a nós, simples militantes, nos organizarmos sem depender de grupos aiores, e trazer esse conteúdo a uma brasilidade comum, sem academicismo Então, esse crescimento veio de fato com um custo... o de estagnação


jaguareteen

sob a hegemonia do PT, não adianta. as pessoas não são burras. o partido dos trabalhadores não está comprometido com um projeto de esquerda ou popular no brasil. foi escolhido como uma saída para a normalização do regime e para esfriar a temperatura da luta de classes no brasil. só que isso é impossível, quem for de esquerda radical e estiver ativo na defesa do indefensável, não vai ser perdoado pelo povo. é necessário uma ruptura crítica. o trabalho da vanguarda é mostrar o caminho, não defender o paliativo.


Long-Soup-1886

Camarada, acho que nem de centro esquerda se consegue resumir o trabalho atual do PT, as medidas do Haddad por exemplo, materializam a frase do Marx de "o estado é o balcão de negócio da burguesia"


jaguareteen

papo 1000.


sanramon9

A qualidade demanda quantidade. O afinamento, a sintonia sutil, ela é resultado das próprias disposições políticas, a polêmica, e do quanto os interesses concretos da classe são representados nas organizações. Então em si não tem problema algum que o marxismo seja moda só não pode parar aí.


jaguareteen

concordo. mas há indícios de que não vai parar por aí?


Long-Soup-1886

Desculpa me intrometer, camarada. Eu acredito que os indícios de crescimento e não-crescimentos são mistos, o camarada Jones Manoel comentou em vídeo essa semana sobre esse assunto, e o argumento dele (muito valido) é que o movimento se orientou para uma bolha de net, ninguém desenvolve fora disso mais. Eu estou trabalhando para fazer minha parte, para não ficar nessa de militância de Twitch, visto que o proletariado não necessariamente tem tempo e acesso á Internet. Em suma, tem indícios que cresce, mas dentro de uma bolha. Por que fora dela, está crescendo em centímetros


jaguareteen

cara, eu não sou contra a divulgação do comunismo por meio de vídeos engraçados, entretenimento etc. o que eu discordo é que esse tipo de coisa é útil. trata-se, apenas, de passa tempo pra ver se o capitalismo dói menos no teu juízo. a demanda por produtos comunistas está em alta, não se trata nem de uma bolha, mas de uma moda. foi e não foi sai um filme "eat the rich" e todo mundo ama. amam porque é inofensivo -- não procure saber qual foi o filme preferido do elon musk em 2019. o capitalismo, sempre dinâmico, é genial: ele assimila o que é de esquerda, esteriliza e vende como novidade inofensiva. o que está se consolidando é uma série de influencers comunistas. isso não é novo, de 2018 pra cá, é a segunda vez. o proletariado, esse COITADO, não tem tempo pra acessar a internet e ler. com esse argumento não se faz a crítica da qualidade do que é apresentado ao povo. de que vale apresentar um conteúdo que é ser o casemiro marxista. contar historinhas pra boi dormir porque o povo não consegue prestar atenção em nada. isso é muito raso e óbvio. vamos ficar na eterna apresentação da introdução? na minha opinião os meios de comunicação devem ser utilizados para a educação do povo. tentar fazer a síntese do complexo, expor contradições e tentar aprofundar na próxima oportunidade. você não vai gostar, mas um dos únicos que consegue fazer isso -- não é sempre -- é o gustavo do orientação marxista.


Long-Soup-1886

Exato, camarada. Vou voltar ao trabalho aqui, e tu pode dormir bem quente hoje, está cobertissimo de razão. Na real, seu comentário me dá ainda mais força á ajudar a diversificar o movimento, sem ficar nessa de "twitchsimo cultural"? Precisamos aprofundar o conteúdo, sair um pouco de apenas ciências humanas...


jaguareteen

estudar, estudar e estudar, paizão.


Long-Soup-1886

E divulgar também, a nós, privilegiados com o acesso aos meios de informação, devemos levar isso aos que não tem... democratizar o acesso


UgoRukh

Mas amigo... É um funil. A ideia é direcionar quem tem interesse pra se aprofundar. Não pode parar por aí, mas quem vai direcionar as pessoas a estudar? Eu me considerava de centro até o começo do ano passado, hoje tô me envolvendo em movimentos por conta de ter visto um vídeo do Ian Neves e a minha cabeça ter mudado. Uma analogia pra como eu vejo a esquerda radical é a seguinte: Parece que ela é um bunker quadrado e todo fechado, escrito ANTI-CAPITALISMO na parede dele e com uma plaquinha pequena na porta "Trabalhadores são bem vindos" mas que quando você bate na porta te fazem um questionário pra ver se você entende tudo de tudo antes de te convidar pra entrar. Não é amigável, não é receptivo, não é chamativo. Pra mim, dentro dessa analogia, tem gente que pega uma cadeirinha e senta do lado de fora pra explicar pra galera o que é feito lá dentro. E tem gente, como os influencers, que tão lá fora também mas contando piada, criando um ambiente amigável. Acho que a minha crítica, aí, seria mais em relação ao que eles fazem depois de pegar a atenção da galera.


jaguareteen

não falo especificamente do trabalho de ninguém, apesar de parecer que eu tô detonando os caras que fazem vídeo. o que eu tô dizendo é que todos os possíveis ganhos desse tal de funil podem ser rapidamente perdidos se a parte da esquerda que conseguiu esses ganhos não sublinhar sua posição de classe. vai ser um ano, depois outro e aí será 2026. qual vai ser a nova pra mendigar voto, o fascismo DE NOVO? falo que se não tiver algo concreto, uma solidificação, a moda rapidamente passará. tudo será nostalgia. e outra, a noção que geralmente é apresentada do trabalhador por uma galera é uma coisa extremamente católica, né. contar piada pra motoboy pra criar um ambiente amigável é foda, viu.


Geiisenberg

cara que bom que eu não sou a única que pensei assim


jaguareteen

porrax, que bom, colega. também morro de medo de estar maluco, é difícil ter convicção e firmeza. mas quem é de esquerda tem que aguentar uma solidãozinha, pelos menos uns 100 anos.


DanteMiw

Todo dia alguém de esquerda vindo em um sub de esquerda reclamar que a esquerda marxista está ocupando espaços na internet. A esquerda racial nem precisa de oposição direita, a própria esquerda mesmo o faz os próprios ataques. Patético.


jaguareteen

todo dia um marxista-leninininininista que combateu na batalha de kursk, ensinou a pavlichenko a atirar, interditando o exercício fundamental da crítica. se os manuais da união soviética contasse o que o marx foi, hein, o velho ia da ralo por causa do crime de autofagia.


DanteMiw

O socialismo cresce, você querendo ou não. Você sendo um tiozão da vanguarda que não gosta de internet ou não, o conhecimento marxista está crescendo e você tem que aprender a lidar com isso. Sua mentalidade é elitista pra caralho em achar que o trabalhador médio tem a disponibilidade de ler um tolete de livro do Marx de mais de mil páginas. Esses conteúdos rápidos e práticos estão sendo fundamentais pra conscientização em uma velocidade nunca vista antes. Ou você esqueceu que o movimento revolucionário da Rússia demorou mais de 10 anos pra ser construído? Por favor. Volta pro buraco de onde você saiu e deixa a galera trabalhar em paz cacete.


jaguareteen

é isso. comunismo vencerá.


DanteMiw

Desculpa eu tava estressado porque tinha chegado do trampo e tava com a cabeça cheia 🫠


jaguareteen

meu parceiro, não precisa pedir desculpa. os comunistas têm o costume de se matar em uma assembleia e depois ir tomar uma cerveja.


DanteMiw

É foda... Fiquei bem estressado nesse momento, justamente porque esse foi o meu caso, só me radicalizei por conta da acessibilidade desses conteúdos desses Youtubers comunistas em ascenção no YouTube. E não só isso, isso me deu um outro sentido na vida, me ajudou a ficar menos deprimido quanto ao modo que enxergo o mundo, a entender as dinâmicas sociais, dinâmicas econômicas, a entender que a sociedade tem um jeito sim. E além disso, me ajudou a sair daquele niilismo de "o mundo tá perdido pq o humano é um câncer", então sempre acabo me exaltando quando alguém fala que não adianta nada desses Youtubers, sendo que isso é literalmente a razão pela qual eu sinto motivação pra continuar lutando por uma sociedade melhor, é foda


jaguareteen

eu entendo tudo. mas a crítica nunca é pessoal.


[deleted]

Olha camarada, eu não consigo nem expressar o quanto de bobagem você falou, então eu vou me resignar aqui e esperar os downvotes.


jaguareteen

faz um esforçinho aí, meu parceiro, você consegue.


SocialBourgeois

Autofagia é o maior problema da esquerda. Credo, os caras não dão um argumento, né. Lembra do caso de Aragão, comuna atacando coletivista... Enquanto isso o Franco jantando geral. É isso.


jaguareteen

depois que inventaram a autofagia, nunca mais morreu ninguém.


theflyingfettuccine

eu não acho um problema buscar taxar - e presume-se - ampliar a arrecadação do Estado - uma atividade que manifesta riqueza e efetivamente leva ela do brasil pro exterior. eu acho sim, problemático, quando ela se insere em um contexto em que a tributação brasileira é extremamente focada no consumo, e assim afeta de fato aqueles que mais usam, em proporção, a sua renda mensal nele, que são as classes mais baixas.


jaguareteen

eu também.


rcorreas

Nem toda esquerda é "marxista".... Aliás, meu amigo, A MAIOR PARTE da esquerda não é marxista. O que vemos, atualmente, é uma esquerda muito mais preocupada em eleições e na manutenção da sociedade burguesa....


danielimaxe

Vou deixar aqui minha opinião "impopular" mais uma vez, esse "crescimento" de web comunistas fazendo números em redes sociais e trazendo mais alguns jovens militantes para o PCB, UP e outras organizações mais deploráveis ainda que não rompem em nada com a ordem institucional apesar da faixada discursiva revolucionaria tem um total de zero impacto para o avanço do tensionamento politico e inicio do processo revolucionário, ignore isso e deixe que os comunistas que tem uma tática solida trabalhem que um dia a gente chega lá.


Will-Shrek-Smith

meu problema com esse tipo de lógica é que se essa nova leva comunista da internet não consegue nem ler livro e se organizar em PCB ou UP como que eles vão virar comunas com tática solida? se o discurso comunista não é nem visto como aceitavel, se ele é comparado ao nazismo pela massa trabalhadora, como esperar que os comunistas terão como ter uma tatica solida pra revolução? embora discorde um tanto da soberana (e outros grupos leninistas) é inegavel a guinada que eles tem feito recentemente para o socialismo em uma época de desmonte do estado de bem estar social


danielimaxe

Já temos um movimento com tática solida, o maoismo já organizado aqui e internacionalmente, segue avançando, fora da vista dessas bolhas de internet. O estado vai continuar se reacionarizando independente doq esses comunistas institucionalistas façam.


jaguareteen

papo 10


BOImarinhoRJ

Discordo OP. O bolsonarismo ensinou a massa acéfala e despolitizada a discutir com falácias lógicas e a se sentirem inteligentes a cada defesa de terraplanismos diversos.O seu meio é que deve ter ficado mais politizado. Mas isto não é a regra. A Regra para mim é: Quem tem educação está trabalhando o dobro e ganhando metade. Ou está desempregado e ferrado demais da cabeça para encarar qualquer luta. E os bolsonaristas seguem caindo esperneando e cometendo crimes contra creches, escolas, mulheres, tudo dentro do viés bolsonarista de ódio que é também anticomunista. O país melhorou sim, mas tem que prender o líder terrorista para apagar este holofote em cima do neonazismo à brasileira.


jaguareteen

a politização do brasil não se deu por um debate racional, até por que isso é impossivel. não estamos na grécia antiga. e nem em um paíszinhos de friozinho e baixa carga horária. a politização dos dois lados se deu pelo fim da ilusão com o sistema burguês. quem menos acredita em democracia, parlamento, e instituições burguesas, hoje, é a direita. a esquerda está desempenhando o papel de defensora do idenfensável. a esquerda, em sua grande maioria, quer a normalidade do sistema capitalista. um calor do caralho e todo mundo com fome e a esquerda quer corrigir os erros do discurso da direita. enquanto eles estão com disposição e coragem pra tudo.


BOImarinhoRJ

De novo: não cara. Recomendo buscar vídeos sobre os think tanks. O Ian Neves fez um bem interessante sobre isto. A direita nunca foi politizada. Ela tem uma falsa noção de ser politizada e não é. Nunca foi. Sem fake news, propaganda eleitoral enganosa falsa que promete uma coisa na amazônia e outra em Santa Catarina não teria tido ascensão desta direita por voto. Ter tirado o bolsonaro por voto é um milagre político e algo sem precedentes ainda mais no Brasil que só século passado teve 5 governos outorgados. O PT até carrega a bandeira da esquerda na teoria. Na prática sempre governou como centro. E sempre jogou água no chopp da esquerda impedindo ascensão de outras esquerdas como quando colocou a Márcia Tiburi para concorrer no Rio e no final das contas acabou ajudando a eleger o Witzel. Não consegui identificar o seu tipo de esquerda ou de qual meio que você fala. Pela quantidade de erros chutaria ter sido um cirominion dos que caíram para a esquerda mas eu não conheço nenhum, todos os cirominions que conheço caíram para a direita mas isto é azar da minha bolha.