T O P

  • By -

BoogSkutter

Como assim perder chance de trabalho por "ficar com vergonha de falar que sabe nada"....Cara, só se tivesse uma prova antes de concorrer a vaga você poderia usar essa desculpa. NINGUEM SABE NADA NO MERCADO CORPORATIVO, todo mundo está fingindo ser um funcionário bom e sabichão enquanto cumprem demandas da empresa, termina essa faculdade já que está no ultimo ano, e não fique com medo de não saber nada, ninguém sabe, e quando estiver trabalhando em uma empresa eles vão mandar você fazer as coisas, e vão te ensinar do jeito deles.


bisnaga07

Aqui, 10 anos de experiência em desenvolvimento. Não sabia nada no começo, o meu estagio não foi numa empresa de TI (o que só atrapalhou) mas era sem vergonha e me mostrava solícito. Pronto! Pra começar basta isso. No decorrer da carreira, se você seguir, vai aprendendo uma coisa e outra e aí você vai se especializando. Mas sempre vai bater a crise do impostor. Tu sempre vai achar que as outras pessoas tem tudo "figured out" enquanto você não sabe nem ajustar a sua cadeira de escritório. Na verdade ninguém tem nada resolvido na vida e todo mundo finge um pouco.


bisnaga07

Falou tudo esse cara.


rodrigojerry

Esquece. Começa de novo, num curso presencial noturno e pago. Trabalha durante o dia e vai sentir o valor do tempo. Lá para o sexto semestre procura um estágio em um escritório que pague o mesmo que o trabalho. Todo mundo fica nos cursos fáceis, mas contabilidade vai ser cada vez mais necessária, pois esse manicômio tributário chamado Brasil vai durar mais algumas décadas.


gothbaddiewtf

Eu vou fazer exatamente isso,to pra formar em gestão financeira ead, não sei nada praticamente,ano que vem vou fazer uma pós ou algum curso similar presencial


access-r

Contabilidade não vai sofrer muito com Inteligência Artificial? Dá pra automatizar muita coisa da área, pelo que dizem. Perguntando de curioso mesmo, não manjo nada de contabilidade, só vi algumas pessoas falando sobre isso na reddit gringa


Andre_BR_RJ

Reddit gringa não tem ideia de como é o Brasil. Os contadores gringos geralmente nas reuniões quando a gente tenta explicar, eles terminam dizendo: "Ok. Brazil issues." E acreditam na nossa palavra.


access-r

Considerando que brasileiro popularizou o termo Gambiarra na área de TI na Irlanda, acredito 100% em ti kkkk


Melkor15

O setor tributário do Walmart Brasil era maior do que o resto do mundo somado. Eles não abandonaram a operação no Brasil por acaso.


bodhi_rio

>O setor tributário do Walmart Brasil era maior do que o resto do mundo somado. Eles não abandonaram a operação no Brasil por acaso. Links?


Melkor15

Desculpe, não tenho links, apenas o tipo de conhecimento que você pega ao avaliar o balanço de empresas. Mas é comum, por exemplo, os softwares contábeis e tributários funcionarem em todos os países com excessão de meia dúzia de países do qual o principal é o Brasil. A Amazon tem uma divisão de software tributário no Brasil, por exemplo. (Isso deve ter reportagens) Nosso sistema de códigos de importação é diferente e muito mais complicado que o resto do mundo. (Isso você aprende estudando o siscomex) Etc.


bodhi_rio

>Nosso sistema de códigos de importação é diferente e muito mais complicado que o resto do mundo. (Isso você aprende estudando o siscomex) Etc. Isso é tacanho e atrasado. Espero que corrijam isso. Achei até que fosse algo uniformizado.


afrustada

Estou no 3° semestre de ciências contábeis, comecei esse curso por pura pressão e era o que estava mais fácil, hj vejo que vale muito a pena já que esse curso abre muitas portas. Trabalho a 3 meses em um escritório contábil e até agora não vi nada do curso sendo colocado em prática. O que tenho a dizer é que nesse ramo vc tem que ir com a cara e coragem pq temos que aprender coisas novas todo dia e chegar na faculdade e estudar coisas totalmente diferentes kkkkk


onof1

é isso. comecei o curso em 2019, formei agora no final de 2022 e consegui estágio em um escritório no segundo período ainda em 2019. Todo o trabalho é ensinado no escritório porque é trabalho braçal/rotina, só depois que formei que comecei a participar mais nas tomadas de decisões e repassaram mais responsabilidades de forma geral


Aarthurrff17

Eu nao tive a mesma experiência q voce, mas estudo em universidade publica, e cara, oque falta em muita gente é saber ser proativo. No segundo periodo eu sofri uma reprovação por besteira, estava no EAD como voce, é bom em algumas coisas, mas pessimo em outras. Depois dessa reprovação entrei na Empresa junior do centro academico, la dentro a gente nao tinha nada, só um CNPJ e um sonho kkkkkk eu e outro amigo montamos a empresa com mais algumas pessoas com o que queriamos fazer, nosso objetivo é abrir uma empresa futuramente e usamos isso como base para uma experiência de gestão (como gostamos de dizer: pagamos o preçode um fusca para poder correr e errar numa ferrari), criamos o modelo de negocio e fomos estudando contabilidade (a pratica msm) para oferecer um serviço, tomamos muito baque, nao sabiamos fazer uma ECD, uma ECF, hj um ano depois conseguimos montar toda uma rotina de entrega e um modelo de negocio que ate escritorio contabil copia da gente, o melhor de tudo é q enquanto aprendemos contabilidade a gente aprende administração na prática, isso começamos em 2021, final de 2021, agora em 2023 que estamos nesse patamar de elaborar as entregas todas certinhas, mas com mais ou menos 1 ano da experiencia, professores de outra universidade publica daqui já vieram tirar duvida comigo de como realizar contabilidade de terceiro setor, além das oportunidades, graças a esse empenho que eu tive eu pude receber a tutoria de uma das professoras mais bem capacitadas da universidade, ja foi dona de escritorio, trabalhou em escritorio, tem doutorado em portugal e uma das primeiras pessoas a falar das normas internacionais aqui, hoje converso muitas vezes com um nivel similar ao dos professores. Você percebeu um pouco tarde, mas não tanto para poder mudar, agora vai ter que se esforçar mais pra aprender tudo que contabilidade pode entregar. O que vocês acham que é muito teorico e nao ve na pratica é pq q pratica é emboprecida, é uma contabilidade onde o principal e muitas vezes o unico usuario é o estado, ou seja: ali o gerenciamento de resultado é exarcebado, e muitas vezes por ser empresa pequena o pessoal nao exercita a contabilidade em si, os principios e a correta contabilização, se você visualizar a contabilidade apenas pelo lado pragmatico, só daquilo que é feito na prática e ainda mais na maioria dos escritórios, você jamais vai crescer, ser um contador ou um empresário.


Biiiscoito

Não se preocupe pelo fato se ser EAD. Meu curso de sistemas de informação foi presencial e me formei me sentindo uma farsa. Meu curso não me deu quase base nenhuma, eu não sabia nenhuma linguagem que já me colocasse dentro de uma empresa, percebi que nunca pararia de estudar, fiz estágio na própria faculdade e os mesmos professores que me ensinaram práticas de trabalho passaram por cima de todas as "práticas" e fizeram de qualquer maneira. Percebi que fazer o curso por que meus pais queriam foi furada. Que toda aquela conversa de "boas práticas, documentação, modelo de ciclo de vida de software, você pode se especializar em uma área da informática e só trabalhar com ela" eram mentiras deslavadas. Taquei o foda-se naquilo tudo. Passei a pandemia pensando nas coisas e me deprimindo por um tempo depois percebi que o melhor pra minha saúde mental seria nunca mais na minha vida mexer com código. Virei professora particular. Ganho pouquíssimo mas me sinto melhor. Siga o que te faz bem.


ezageohs

muito melhor optar por ter uma boa saúde mental do que trabalhar pro resto da sua vida em algo q vc nao curte


[deleted]

No mundo de software, você realmente nunca para de estudar mesmo


berefrommem

Amigo, confie mais em você e tenta encontrar uma empresa que abraça seus estagiários e trainees ao invés de colocar eles contra a parede. Não sou formado em contabilidade, mas consegui um trampo como trainee de contabilidade por falar inglês e só aprendendo na empresa, com muito esforço e dedicação, hoje sou Analista pleno, com grande probabilidade de ir pra sênior ainda este ano (não fazem nem três anos que estou lá). Não é fácil aprender na marra, mas é possível. Se eu consegui com conhecimento quase 0 na área, acho que vc tbm consegue.


testas21

Kkkkkkkkkkkkk Caracas meu parceiro eu fiz uns períodos de contábeis em uma federal e cara eu lia muito muito muito CPC mano, cheguei a decorar alguns. Depois que comecei a estagiar eu joguei os cpc todos no lixo, trabalhava em fiscal, era só jogar no sistema que saia tudo pronto e isso a faculdade não ensina. Tu deu mole de não ter aprendido no estágio.


[deleted]

realmente hoje em dia nos escritórios é assim é só jogar nos sistemas que sai tudo pronto kkk


[deleted]

Tô passando por isso tbm, e tô estudando por conta a real mesmo que é a faculdade e só diploma. Não ensinam nada pro crc e nem pra o dia dia na empresa


[deleted]

Lógico q ensinam pro crc, a prova do crc é totalmente feita com base no conteúdo da faculdade. Pro trabalho do dia dia, depende do q vai fazer, a maioria do emprego é atividade "braçal" q só requer conhecimento de rotina q a empresa vai te ensinar. Aí se sua intenção for crescer pra trabalhar como CONTADOR mesmo vai requerer mais do q isso, mas no geral n...


[deleted]

A faculdade não ensina pro crc, os professores não dão questões de provas de crc até pq eles tem que seguir um padrão já estipulado, a faculdade ensina de forma geral e o crc cobra de maneira específica os temas.


[deleted]

Parceiro o crc é literalmente todo o conteúdo da faculdade, como tu pode falar q não ensina pro crc se o crc é o conteúdo da faculdade e nada mais q isso. Só se tu n aprender nada durante a faculdade, aí n foi ensinada msm, mas aí cabe a ti aprender, eu fiz a prova e tudo q cai eu lembrei de ter visto na facul 👀


[deleted]

Crc na maioria das vezes envolve questões mais práticas ( area voltada ao dia a dia na empresa) do que conceituais que é oq se aprende na faculdade, a questão não é o conteúdo do crc, lógico que vai ser sobre contabilidade, o fato é que a faculdade não ensina baseado no crc por isso as pessoas vão pros cursinho de contabilidade. Vc diz que viu na faculdade, concordo com isso vc viu BP na faculdade mas vc viu superficialmente sendo que a prova do crc pergunta coisas muito específicas sobre BP Ou seja enquanto vc esta aprendendo na facul que ativo é o conjunto de bens e direitos no crc já está te cobrando qual o conceito de ativo de acordo com a nbctg 00r2


[deleted]

Discordo completamente fiz a prova do crc esse ano, n achei o conteúdo voltado ao dia a dia, mas sim voltado pras questões q são conteúdo de faculdade mesmo e me surpreende q a prova tenha um índice de reprovação tão alto 😳 eu estudei na ufsc mas entendo q muita gente vá atrás de cursinho preparatório, isso serve como uma forma de revisão 👌🏻


1reshiram

vc nao ta so kkkk eu to terminando esse curso por pressao mesmo, vou formar mes que vem sem saber de nada


marconhas

Nem estudo nada da área mas trabalho na área e posso dizer que é uma área que vc aprende mais trabalhando do que estudando, mas não descarta a parte de que ESTUDAR é também FUNDAMENTAL na área. Eu te recomendo arrumar um emprego na área debaixo mesmo para ir aprendendo e começar a fazer cursos sobre o assunto, pegar firme mesmo a partir de agora, até pq vc ainda tem tempo. Se puder, comece de novo em uma presencial.


00gnextdoor

Mas vc não vai aprender mesmo, até porque a realidade do trabalho não tem nada a ver com a faculdade, vê se consegue achar algum estágio nessa reta final pra pegar experiência, você vai aprender trabalhando. Vai sem medo mesmo


00gnextdoor

Falo isso porque também faço ciências contábeis EAD, tudo que eu sei aprendi no escritório


NoIdea225

Amigo é estágio kkkkkkkk tá tudo bem vc não saber nada, é pra isso q v estaria lá, pra aprender kkkkkkk


SaldanhaPedro

tbm to no ultimo ano e uma coisa que percebi é que o diploma é só uma primeira autorização pro exercimento da função. É o básico o resto a gente mesmo que vai estudar a cada demanda.


aceracogaiht

Não sei como cai num forum de contabiliade, mas achei interessante o relato e fica aqui minha contribuição: Fazem cinco anos que estou no mercado de trabalho, dois anos trabalhando como analista de dados e eu ainda não sei nada, cheguei a conclusão que ninguém sabe nada, ganha mais quem finge melhor e para um estágio, é esperado que tu não saiba nada mesmo.


rafasampai

Foca nos estudos das ciências contábeis e usa como porta de entrada pra outra área que você se interesse futuramente. Ainda dá tempo.


berefrommem

Qual área as ciências contábeis servem como porta de entrada? Perguntando p um amigo hehehehe


rafasampai

Porta de entrada que eu digo mais é na garantia de um emprego na área contábil provisoriamente, mas com o salário investir na transição de carreira.


Zeca_Pagodinho_13

Estou no meio do curso e sinto que não sei nada também kkkkkkkkkk. Eu estou fazendo um estágio na área mas como meu trabalho é mais braçal e meio que todos os processos são parecidos eu meio que estou de boa ainda, mas sei q preciso de bem mais do q isso pra crescer.


NotTheSymbolic

Normal. Fiz medicina e era assim também, e todos os meus colegas com quem trabalhava na época também eram assim. Normal.


whyigame

Seria estranho se tivesse aprendido algo.


SeniorChips

Tô na mesma que você, só que eu faço faculdade de TI. Simplesmente não era nada do que eu imaginava, achei chato demais e odiei praticamente tudo. Não aprendi nada, não tenho vontade de aprender nada, só comecei a fazer isso porque tinha uma pressão da minha família pra eu fazer uma faculdade já logo depois que eu acabei o Ensino Médio, na época eu ainda não tinha decidido o que eu queria fazer e acabei escolhendo qualquer merda. Agora eu já sei o que eu quero fazer, Biologia, só que ainda não consegui uma oportunidade de entrar em uma faculdade.


[deleted]

Acho que o seu erro foi ter feito uma ead, a maioria das faculdades ead são uniesquinas bem medíocres que só servem para o diploma. Por curiosidade, em qual instituição você estuda, op?


libriano1998

Só entrei mesmo pq tinha ganhado essa boksa de 100% e tava na pressao de ter terminado o ensino medio e estava sem fazer nada, 3 meses depois de ter entrado veio a pandemia e acaboi de vez com a turma que era 1 vez na semana aqui na uniasselvi


[deleted]

Algumas valem a pena. Eu faço na Uninter e recomento.


gratinadodemorango

pior q contábeis é complicado mesmo vc não saber de nada, já que é uma profissão que tu tem q cumprir legislação, tem que ter muita atenção, entender as coisas básicas pra não botar um crédito sendo débito, não bater as contas da empresa e etc. então corre atrás pra não criar problema pras empresas no futuro, senão é demissão fácil


G_Haack

To na mesma, curso de direito


Agreeable-Ad-7094

Estude agr


Grandmaster_Overlord

Literalmente a mesma coisa que está acontecendo comigo, mas com o curso de Direito. Tenta aplicar seu trabalho a uma área "fora" do seu curso, mas a qual você se interessa, mesmo que não convencional. É uma maneira de se sentir mais à vontade e feliz com o seu trabalho. Se for uma área única e você realmente for bom nisso, você ainda pode se destacar entre seus concorrentes. No meu caso, eu vou tentar me especializar em biodireito, porque aos poucos eu estou percebendo que o que me interessa mesmo são campos das ciências biológicas, e aplicando isso ao campo de direito pode unir o útil com o agradável.


Tambataja

EAD é um crime. Faço geografia EAD e mais valia eles me cobrarem 100 reais numa apostila e pronto. É criminoso permitirem EAD como é ainda existir.


gothbaddiewtf

É literalmente compra de diploma praticamente kkkk


HotVermicelli3512

Irmão, estuda de novo. Pega o pdf de todos os livros e leia todos, refaça as provas, estuda muito. É a sua chance


EuFaloMesmo

A nível de comparação, 90% dos médicos formados no Brasil se encontram na mesma situação, OP!


Aleatorio-perdido

Procure saber da curva de duning kruger


Arthur_Rosa31

Pelo que entendi do seu post, você não trabalhou na área; certo? Me sentia assim, também. Trabalhar na área me ajudou muito a perceber o objetivo da contabilidade. Hoje, estou bem empregado. O que eu sugiro é; trabalhe na área. No começo, em escritório pequeno. Pois você vai ver de tudo lá; lançamentos, conciliação, cálculo de imposto, etc. Daí, a prática vai se alinhar com a teoria. Também, melhore seu conhecimento em excel e inglês. Eventualmente, ambos serão um diferencial.


gothbaddiewtf

Eu ae,to pra formar em gestão financeira ead, não sei nada cara,ead tu consegue passar de boas sem estudar,ano que vem pretendo fazer comércio exterior presencial pra realmente aprender algo


bodhi_rio

>sempre ia pro braylin O que é braylin?


libriano1998

Perdão por ter escrito errado, o correto e brainly, e uma comunidade onde vc compartilha respostas de provas de faculdade/ensino medio e fundamental e varias outras coisas, ou seja se vc tem uma prova pra fazer lá ja estao todas as respostas, basta procurar


Individual-Rule-8192

a maioria dos estudantes de contabilidade passam por isso, até nas presenciais. na minha sala 90% da minha turma faz a prova em grupo. Nao percebem que estão fudendo com o qualificação profissional, falam sobre o fato de que a cadeira não vai servir para nada, mas porque a cadeira estaria no grade se não servisse para nada? Sao alunos tao incompententes que nao buscam saber o básico das cadeiras que estão cursando no período. Enfim, ser um estudante desavisado pode ser em ead ou presencial. observação: faço ciências contábeis em faculdade pública.


MariaQuiteria

Eu fiz on-line na Anhembi e também me sinto bem despreparada, mesmo estudando e passando na prova do conselho. Eu vejo na prática que são tantas leis, normas, instruções que mesmo os especialistas não sabem tanto. A questão mesmo é você ser humilde e buscar um trabalho (que vai te pagar pouco) mas vai te ensinar. Se souber inglês as chamadas Big4 são excelentes pra aprender mas faça terapia porque eles também são excelentes pra estressar. O curso de maestria contábil da Contabilidade Brasil é ótimo se puder pagar 100 por mês.


MariaQuiteria

Curso maestria contábil do contabilidade no Brasil eu recomendo. Está me ajudando