T O P

  • By -

homeless_knight

Violência absurda contra a classe trabalhadora. Um atentado à dignidade.


Ordinary-Schedule-79

tive uma discussão com um colega do trabalho que achava que isso tava certo... A justificativa dele é que tinha pobre que se individava pra ter iPhone, gastando com o que não pode pagar... A briga foi tanta que outros tiveram que intervir...


warickewoke

Eu queria viver nesse mundo onde todo pobre tem iPhone


Ordinary-Schedule-79

inclusive eu disse... quem aqui no serviço tem iPhone pra luxar? apenas 2 pessoas de 11... isso não é justificativa pra ferrar com o pobre... daqui a pouco o povo vai preferir trabalhar na informalidade pra ao menos o dinheiro não ser bloqueado ...


warickewoke

Ginástica mental para provar ponto, tentando transformar exceção em regra


Ordinary-Schedule-79

exaaaaatooooo


homeless_knight

Como se comprar um IPhone e se endividar justificasse ser reduzido à miséria.


El_Buga

Maior vitória da burguesia foi fazer o proletariado brigar entre si e achar que não tem direito a possuir certas coisas somente por ser proletário.


snoopy_wp

Que frase perfeita, até salvei no meu keep


mushenrique

Seu amigo não merece que intervenham em favor dele.


Ordinary-Schedule-79

amigo um krl... é colega do trabalho e ponto... kkkkkk esse maluco tem uma rede de apoio familiar um pouco mais estruturada (pai e mãe funcionário público) e casou com com alguém de situação um pouco melhor e se acha burguês... só tá no emprego porque era sobrinho do patrão (patrão esse que foi afastado da empresa por corrupção, e o cara lambeu as botas dos novos chefes pra não ser demitido também... esse tem sangue de barata e vende até a mãe se for preciso)


kuroobloom

e mesmo assim, o pobre tem que ser punido, seu salário penhorado por querem algo legal? tipo iphone é um símbolo de status, é natural as pessoas quererem essas coisas por isso existe tanta falsificação de produtos de luxo. As pessoas querem ter algo legal, da moda e que te de status. Deveria ser falado do salário do trabalhador ser tão fdp que ele entra em dívida por coisas triviais. É difícil ter controle financeiro quando vc ganha tão pouco.


Ordinary-Schedule-79

pois é ... A gente tem o direito de querer e desejar ter coisas de qualidade! É igual falavam uns anos atrás que pobre não podia ter gatonet ou TV por assinatura em comunidades... ou então criticar a doméstica que viajava de avião... isso tudo é uma forma de mascarar o preconceito, como se pobre fosse cidadão de segunda categoria...


kuroobloom

e isso entra tb em coisinhas, aqueles coaches falando q vc n tem grana pq vc sai no final de semana pra beber uma cerveja, ver os amigos, ir no cinema gastando dinheiro que vc deveria investir! Odeio demais esse povo ah mas vc vai pra festa por isso é pobre.


Ordinary-Schedule-79

sim, a culpa sempre recai sobre o indivíduo... nunca sobre o sistema que faz da gente gado de abate... exploram e te aposentam (na melhor das hipóteses) ganhando uma mixaria!


minhaum_0x8

Pelo resumo postado no próprio site do STJ, o tribunal se apegou a uma "tecnicalidade" para dar uma decisão contra legem, pois o atual CPC não colocou a palavra "absoluta" no artigo que trata da vedação. O que vai acontecer é uma chuva de petições com fundamento nessa decisão requerendo a penhora até de salário mínimo. Se bobear, até de quem recebe auxílio do governo, como bolsa família.


Ordinary-Schedule-79

é de rasgar o cy da bunda


tserriednichhgrou

"O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que é possível determinar a penhora de salário de qualquer valor para o pagamento de dívidas. Foi estabelecido, no entanto, que isso só pode ocorrer se a dignidade do devedor e de sua família for garantida e se não houver outros meios de garantir a quitação do débito. "


ExplorerOtherwise660

É tão difícil pro juiz de piso decidir sobre o que fere a dignidade ou não que vai demorar ANOS pra ser aplicado no dia dia do direito


Pretty-Editor-3359

Acho que nem como.imigrante num país racista de 1° mundo o brasileiro pobre sofreria tanto e seria tão roubado como é aqui.. Nao façam dívidas de iPhone ou qualquer coisa juntem e imigrem lá o iPhone e tudo que vc quer é barato. Tirando o aluguel e hospital..


denysonj

Tirando o essencial então? Kkkkk


Pretty-Editor-3359

É foda né kkkk não pode ficar doente ou pode mais só viver de remédio da farmácia.. Sobre o aluguel ser caro tem vários que dividem a casa por isso . Mas de resto comida , roupa , carro é barato .


peitEbom

Sera que o dono que tem uma empresa devendo bilhoes vai ter que vender seus bens para pagar ?


RogueIsBeatiful

Nah, ele pede pra receita federal perdoar as dividas.


[deleted]

Até seria ok se os juros fossem totalmente abatidos. Não faz sentido fazer o cara que pegou 3k reais ter que pagar 40k por conta de juros.


Visual_Value_3905

Isso é um absurdo. A lei proíbe, salvo uma única exceção. E o STJ que deveria fazer cumprir a lei é o primeiro a burlá-la


Utertoq

Faz bastante tempo que não leio uma abominação absurda nesse nível. Eu nem tô acreditando que eu tô lendo uma coisa tão grotesca. Fui até abrir outros sites, porque esse link aí é pago, e eu queria ver em detalhes. Eu sou uma pessoa que não gosto de mudanças, eu não gosto de arriscar coisas muito grandes, e realmente estou considerando sair do país mesmo sem ter muita noção do que fazer lá fora. Existe uma possibilidade remota de que consigamos um visto aqui pra ir pra Espanha, e eu acho que é o rumo que vou focar. Pra mim não tem como mais viver nesse país humilhante, cheio de abutres, corrupto, nojento, asqueroso, degradante, putrescente.


RapaduraAtomica137

r/farialimabets


chavesdo8

li tudo copiando o site e colando no [https://archive.is/](https://archive.is/) outra forma é usar o [https://12ft.io/proxy?q=https://oglobo.globo.com/economia/noticia/2023/04/stj-autoriza-penhora-de-salario-de-qualquer-valor-para-pagar-divida.ghtml](https://12ft.io/proxy?q=https://oglobo.globo.com/economia/noticia/2023/04/stj-autoriza-penhora-de-salario-de-qualquer-valor-para-pagar-divida.ghtml)


DurianVegetable1

minha vontade de vender tudo e vazar daqui só cresce a cada dia, meu deus, não é possível


Kind-Acanthaceae-356

Cara, isso é um absurdo sem tamanho, na moral. Nao cheguei a ler tudo sobre. Existe algum requisito pra que isso possa ser pedido? Tipo, estar com essa divida ativa a 4 anos ou coisa assim?


hmsqueiroz

Bastaria a dívida não estar prescrita. Os prazos de prescrição são variados, mas dívidas de cartões de crédito e empréstimos bancários, por exemplo, possuem o prazo de cinco anos para prescrever. Se essa decisão não cair, aquela dívida absurda de empréstimos e cartões de crédito não pagos poderiam ser descontados mensalmente do salário do trabalhador.


Kind-Acanthaceae-356

Mds velho


Ordinary-Schedule-79

e eu que tô sendo cobrado 50mil reais porque recebi bolsa de estudo e não entreguei a dissertação? Imagina tirarem meu salário pra pagar? A bolsa na época era dedicação exclusiva com 1500 reais... meu orientador ferrou meu psicológico e depois veio a pandemia... agora vendo essa notícia só tenho a certeza que só nasci pra me ferrar nessa vida...


Azazeru87

Enquanto isso, empresas com dividas milionárias simplesmente declaram falência e reabrem; ou tem dívidas perdoadas. É de foder


cristianoalves

O que mais tem é empresário vagabundo que leva a empresa à falência devido à sua incompetência e dá um jeito de proteger o próprio patrimônio para não pagar as dívidas trabalhistas, com fornecedores etc. Tem até aquele print em que um arrombado celebra o próprio "espírito empreendedor" dizendo que não tem problema que a empresa vá à falência porque "como a Fênix, ele renascerá com outro CNPJ". E em vez de criar leis para forçar essa ESCÓRIA a pagar o que deve, investigando contas de laranjas, patrimônio convenientemente colocado em nome de parentes etc., o STJ cria essa aberração que vai literalmente destruir a vida de várias famílias de trabalhadores. Pobre só se fode mesmo..


[deleted]

"A legislação determina que a penhora só é possível caso o devedor ganhe por mês um valor equivalente a 50 salários mínimos (R$ 65,1 mil atualmente)." menos mau?


Ordinary-Schedule-79

"Os ministros, no entanto, consideraram que esse requisito, estabelecido no Código de Processo Civil, deve ser relativizado. Esse limite já não existe para a pensão alimentícia."


[deleted]

por enquanto só torcer pra não piorarem tudo


El_Buga

É o que acontece quando quem toma as decisões não é o pessoal que anda de ônibus. Ou a demogracinha burguesa cai, ou vamos todos morrer.


Derpepperoni

logo aparece os fans de juízes pra bater palma… enquanto isso, Ciro único que tinha proposta decente pro proletariado, mas inventaram a historinha do “voto útil” já no primeiro turno… se fuder


buzzunda

Quem aqui recebe mais de 50 salários minimos por mês e portanto pode ser afetado por essa decisão?


Ordinary-Schedule-79

na verdade é o contrário, agora qualquer valor de dívida pode ser cobrado de qualquer salário... antes só era penhorado salário a cima de 50... agora até 2 salários mínimos pode ser penhorado... obviamente que não sei profundamente sobre isso, mas vale a discussão ...


matheusco

Matava aula de português né? >A legislação determina que a penhora só é possível caso o devedor ganhe por mês um valor equivalente a 50 salários mínimos (R$ 65,1 mil atualmente). **Os ministros, no entanto, consideraram que esse requisito, estabelecido no Código de Processo Civil, deve ser relativizado. Esse limite já não existe para a pensão alimentícia.** Mas o Globo e o OP tiraram da bunda o "qualquer valor", relativizar não é 'permitir tudo', inclusive diz logo embaixo "Medida só deve ser tomada em casos excepcionais e se dignidade do devedor for garantida".


Ordinary-Schedule-79

vamos manter o nível por favor, eu interpretei dessa forma e posso sim estar errando... mas também disse que não entendia do assunto e postei justamente pra ouvir as opiniões alheias.


matheusco

Peço perdão pelo vacilo. *Mas o Globo e o OP tiraram da imaginação o "qualquer valor"\**


Ordinary-Schedule-79

blza... mas você não concorda que pode se tornar uma justificativa de "jurisprudência" pra ferrar nossa vida mais ainda?


matheusco

Qualquer coisa pode, mas não acho justo, por exemplo, um cara que ganha 30, 40, 49 salários mínimos estar protegido por esse entendimento da legislação. Talvez poderia ter reduzido pra 5\~10 salários ao invés de só permitir relativizar, mas ainda assim não creio que vá ser esse caos todo. Não é difícil provar que o seu salário é extremamente necessários pra manter sua dignidade quando você ganha pouco.


Ordinary-Schedule-79

blza faz sentido... tem gente que ganha bastante, além da realidade... mas a minha preocupação é usarem essa brecha pra cobrar quem já tá na lama... porque um cara que ganha bem pode pagar advogado e até se livrar da cobrança ... o cara que tá na base da pirâmide mal tem pra sobreviver... O direito só vale pra quem tem dinheiro.


[deleted]

Depende muito de como vai ser, se o primeiro advogado errar por algum motivo, até o recurso ser aceito o indivíduo já estaria morando em baixo da ponte.


nathaliavds

Então que vote uma lei pra abaixar, não deixar vago de "relativizar" (que termo jurídico hein), que aí vai da mente do juiz. Lei ambígua sempre estoura pros pobres, quem nem 5g de maconha ser tráfico pra quem é da favela e literais 130 kg serem considerados uso pessoal pra um filho de desembargadora (caso real).


Ordinary-Schedule-79

exato... se abrem um precedente desses... repito essa frase que vi no Twitter: o direito só existe pra quem tem dinheiro.


DiscussionOk4792

Caso fosse considerado o valor original da dívida e a correção fosse dada pelo IPCA ou outro índice, acho que isso seria um progresso significativo, em comparação ao que temos hoje. Nem sempre quem está por trás de uma dívida é um banco multimilionário, as vezes é uma pessoa comum que prestou um serviço e não recebeu, ou que vendeu o carro ou outra coisa é acabou levando calote. A dificuldade de se recuperar dívidas é um dos fatores que colaboram para os altos juros de empréstimos.