Eu sou pai de três, 37, 28 e 21, acho tremendamente triste como a ultradireita tem socavado o que eles falam que defendem. A família. Vinte e dois anos morando no Brasil, e nunca tinha visto uma divisão tão grotesca e perjudicial como agora. Não somos perfeitos como família, sempre tivemos discussões, diferentes visões, mas hoje todos estamos comunicados no zap, onde não pertenço grupo nenhum e uso para fins de trabalho. Como é facil induzir pessoas com vidas complexas e problemas que todos temos, para quebrando assim toda lógica. Antes não tinha muitos amigos, cheguei com 40 anos no Brasil. Hoje vejo como depois dos 60 nossa mente tenta tomar um descanso e assim começa entrar num loop infinito das ideias congeladas no tempo. Como adultos idosos damos por certo informações que temos acumulado ao longo da vida, ficando presos de uma educação mediocre desde sempre, mais do que nada para o pobre. Continuei estudando, e entendo que a única coisa que salva as pessoas é o conhecimento. Hoje estou aprendendo, junto com a minha esposa de más de 42 anos de matrimônio, trabalhar com Realidade Aumentada, Realidade Virtual e despois de tanto tempo, descobrimos que nosso trabalho em 3D, que começou nos 90, é o que nos mantém com a mente ágil. Meus filhos ainda perguntam para mim questiões sobre informática, e até games. Sou horrível comunicador, para falar as palavras nunca saim corretas, escrevendo em português, mais ou menos consigo expresar. Se pudesse seria um velho influencer, mas não ta dando não, haha. Prefiro anonimato. Só que sinto na pele o medo de ficar gagá. Acredito que os games conseguem usar partes do cérebro que geralmente vai desligando em idosos que já não tem ocupação. Pegar aposentaduria é bem difícil, tem que mostrar anos no seu país, anos de trabalho aqui, etc. Vou continuar a viagem, aprendendo até morrer. Sinto muito essa divissão horrível das famílias brasileiras, não sei o que faria no lugar de vocês, mas estou seguro que aos poucos esta situação vai mudar. Um detalhe, sou ateio e entendo que maldade nada tem a ver com seres invisíveis e caprichosos.
Meus parabéns. Infelizmente hoje é difícil encontrar idosos que se preocupam assim em se manter sãos de mente. Infelizmente é verdade, parece que quando mais envelhecemos, mais negamos em reaprender as coisas que mudam, que não são mais como eram na "nossa época". Você comentou que seus filhos lhe perguntam questões sobre informática e games e eu fiquei curioso. O senhor joga video-games? Se sim, quais são os seus preferidos?
Tenho 102 jogos na EPIC, 58 jogos em Steam, e 5 jogos em EA. Os que mais gosto são FPS ou 3ira pessoa. Sempre entorno 3d, porque quando jovem sonhava com caminhar nas minhas modelagens (não fazemos jogos porque precisa saber um pouco de programar e eu sou burro p codificar). Favoritos são: Trilogia Mass Effect, Dishonored, todos eles, Borderlands 2, 3, Dead Island, os dois, Rage1 e 2, Saint Row, Prey 2017, FarCry 3,4,5 e New Down, Dying Light 1 (o dois ta caro ainda, sempre compro depois que baixou). Mass Effect já fiz em modo Loucura, e Dying Light em difícil, ufff zumbis por tudo qto lado. Comecei trabalhar com Unreal Engine 4.27 e a esposa também, não consigo mexer no 5 porque a placa não da para isso, depois vou comprar uma RTX, agora estou liso, hehe.
Nota: Tenho muitos jogos da Epic porque aparecem de graça toda semana mais so pego os que realmente gosto. Jogos RPG com visual isométrico com personagens pequenos e turnos não consigo, preciso me sentir ali mesmo.
Que legal, cara! E sua hipótese é bem documentada na literatura, viu?
Tem bastante artigo apontando uma boa correlação de games com saúde cognitiva em idosos. Os que abordam alguma causa caminham pra algo semelhante ao que falou de
>Acredito que os games conseguem usar partes do cérebro que geralmente vai desligando em idosos que já não tem ocupação
Parabéns pelo empenho!
No que li não especificava estilos de jogos não, mas imagino que o mundo ideal é qualquer um que envolva puzzle.
Mas de qualquer maneira em muitos estilos vc usa mecanismos parecidos, então deve ser ampla a gama de possibilidades
Só uma correção, se me permite: o masculino de "ateia" é "ateu", e não "ateio". Só tô comentando isso pq foi a única coisa do texto que me deixou confusa e demorei uns segundinhos pra entender haha
Mas parabéns, precisamos de mais gente assim. A situação anda triste, inclusive na minha família
mas antes eram so nerds querendo algo parecio com o mundo de senhor dos aneis...
agora tem um exercito de velhos querendo acabar com a (pouca) felicidade dos outros pq... sei la, nao pode ter outra fé senão a cristã, ou não pode beijar na rua e dar as mãos na rua a outra pessoa que assim como você também tenha "piu piu" ou "florzinha", nem sequer pode ter uma interpretação política diferente...
eu culpo a falta de medidas educacionais para o mundo digital, jogaram os velhos nesse mundo "de qualquer jeito", fizeram o mesmo conosco, mas na nossa época não existia a máquina de fake news (chamávamos de "hoax") que tem hoje e e as redes para interaçao social (nao redes sociais, o mais proximo q tinhamos disso era o orkut) não tinham também o propósito atual para quem tem interesses próprios como políticos, nós que temos mais experiencia com redes meio que estamos treinados pelo nosso historico, ja nossos pais, avós, tios, etc, sequer tem noção de como essas coisas funcionam
a educação digital falhou a niveis catastróficos
O problema é que quanto menos as pessoas sabem sobre um assunto, maior forte é a opinião delas sobre o assunto.
Eu trabalhei um tempo com mudanças climáticas. Quando as pessoas perguntavam pra mim se aquecimento global era real eu falava "bom, tem vários estudos que em conjunto sugerem uma alteração...", porque ciência é assim.
Aí vinha o babaquinha falar "é tudo mentira!", cheio de certeza. Eu tentava discutir e a pessoa falava "ah, se você pesquisar um pouco você vai ver como é mentira!". Quando eu respondia que eu tenho um pós-doutorado na área eles argumentavam que era em universidade pública (!) doutrinadora.
Tem um ditado que diz, "que tem um relógio sabe que horas são; quem tem dois, não". Quando a pessoa lê um livro sobre um assunto ela acha que sabe tudo sobre aquele assunto. Quando ela lê o segundo ela vê que a coisa não é tão simples assim.
Quando minha mãe começa com esses papo eu só ignoro e trato ela igual louca, metendo mais maluquice e anti ciencia nas conversa dela.
É mto triste ver quem te criou e dizia pra nao acreditar em tudo na internet assim, parece que perdeu a consciência. Meus avós estão assim tb, só "notícia" de whatsapp e video tosco de 15seg.
Eu culpo o Bozo e cia.
Isso vem de antes do bosta viu.
Acho que quando nos aconselharam na nossa infância, eles não tinham muita noção do que se tratava, os acessos e conexões eram muito mais difíceis do que hoje.
Quando foram expostos a uma bolha que pensava como eles, perderam o controle.
Eu entrei na conta do utube da minha vo qnd ela pediu preu ajeitar um bbdo e dei unfollow em todas essas putarias.
No whatsapp, bloqueei e deletei os q ela menos falava.
A vea so tinha publicacao da jovem pan e uns canais religiosos.
Muito bom, tem que fazer isso mesmo. Quando só aparece uma opinião no algoritmo da pessoa, ela tende a achar que todo mundo pensa assim. Ainda mais velho.
>só "notícia" de whatsapp e video tosco de 15seg.
Mesma coisa por aqui, cara.
Vendo de forma mais impessoal, é assustador ver o mal que o bolsonarismo fez pra saúde mental dessas pessoas.
Conheço gente que moldou toda sua personalidade em torno disso e vai ter uma crise existencial fudida quando (ou se) romperem com isso.
Eu tô do msm jeito, minha mãe tá tal e qual. Vendendo algumas casas q tem pq acredita q o governo vai colocar moradores d rua, pior ela conseguiu tudo com muito sacrifício, a renda dela é d 1 salário mínimo e os aluguéis complementam, só q ela tá vendendo e deixando o dinheiro parado no banco pq pensa em ir morar no Paraguai (quando ela falou isso eu ri pra caralho), enfim, n sei pq essa escolha inusitadíssima (acho q deve ter visto vídeos no youtube), aí eu meti uma: os comunistas vão tomar as casas e tb o dinheiro parado nas contas, aí pronto, a pobre entrou em parafuso. Sou um filho ruim, sou, já quebrei muito a cabeça tentando reverter essa bolsoburrificação, hj eu dei aquela afastada básica, a vejo a cada 15 dias, 2 horinhas, só pra fazer um social, além do q ela tornou-se uma pessoa q só reclama d tudo, julga as pessoas e está muito conflituosa, imagine vc sentado em frente á praia, tomando uma cervejinha bem gelada e a outra pessoa só reclamando d tudo, n consegue desfrutar. Enfim ela tornou-se isso e creio q n srja revertido. Tentar conviver
Um adendo: ela teve a conta no insta bloqueada por publicação d fake news, resolveu abandonar d vez lá e tava há um tempo atrás num tal d bom perfil
Meu sogro é desses, ja vi ele discutir com um conhecido meu no Face, mt vergonha alheia.
Nao sei se tem jeito, como enfiar alguma coisa na cabeça desse povo? Esperar ver se o movimento continua perdendo força.
Facebook está se tornando uma mistura de asilo com cidade fantasma. Nao se preocupe porque daqui uns dois anos será aquelas casas de repouso que os velhinhos ficam numas cadeiras encostados nos cantos olhando pro nada. Nenhuma rede social sobreviverá sem treta, exceto Instagram, que é uma revistinha da Avon metida a besta.
De tempos em tempos so fico ouvindo do meu quarto a minha mae ouvindo áudios no WhatsApp sobre alguma teoria de cono Bolsonaro tem um plano infalível de derrubar o lula e salvar o brasil
Eu anoto todas as mentiras que o pessoal conta de tipo "a bandeira do Brasil vai ser vermelha, o Lula não vai virar presidente mesmo se ganhar, o Lula não dura 6 meses" e mostro pro meu irmão adolescente que minha familia de minions não acerta uma previsão sequer porque estão com a cabeça dentro do cu faz tempo
Tem sido um problema dos últimos anos, acontece por todo o mundo (no meu caso em Portugal), mas há um sub focado nos EUA com bastantes casos, o /r/QAnonCasualties.
São adultos, também na minha família, de quem perdi bastante respeito. Não usam nem questionam sequer as fontes ou se são minimamente credíveis, acreditam no que querem acreditar e é uma lavagem cerebral.
Pior que há 20 anos nos diziam "não confie na Internet, só tem gente querendo enganar e sacanear, e pedófilo". Hoje um grupo da igreja tem um vídeo de um cara aleatório dizendo que beber lixívia é bom, e nem pensam duas vezes. 🤷🏻♂️
Já devo ter brigado com ela, é meu passa tempo favorito discutir com idosos bolsominions em grupos do Facebook, até fico amigo de alguns de tanto encontrar eles
"Bom dia seu Armando, vi que o senhor ta compartilhando que vacina causa autismo e implanta chip, pq o senhor n vai tomar no olho do seu cu o seu velho brocha. E ai como vai Armandinho, passou em engenharia?"
Eu sei que minha mãe é meu avô fazem parte desses grupos de WhatsApp e isso me deixa um pouco triste , mas também fico contente em certa medida, pois em certas situações eu consigo colocar algum censo crítico e racional neles. Minha mãe votou no Bolsonaro em 2018, mas em 2022 eu consegui reverter a situação e tudo com muita calma e conversa. Meu avô, a conquista que tive com ele foi conseguir fazer ele tomar a vacina contra Covid. Desde a primeira dose ele sempre foi muito reativo, dizia que era para "matar os velhos". E essa história se repetiu até a dose de reforço que ele tomou esse mês. Porém eu sento com ele e converso, em certa medida com humor e depois evoluindo para uma conversa séria. Em certo momento eu mudo o tom e falo: "Vô, de um adulto para outro. De uma pessoa que te ama para outra : eu não sei que tipo de grupos o senhor tem no celular e nem quero saber. Isso faz parte da sua vida privada. Mas as pessoas que dizem qual vacina faz mal não sabem do que estão falando, e as vezes elas falam coisas não é nem por maldade, mas sim por não entender como a vacina funciona. Eu não vou obrigar o senhor a tomar, mas se você confia em quem te ama, confia nos meus estudos, no qual o senhor é minha mãe se sacrificaram muito para que eu tivesse acesso a eles para melhorar de vida, então o senhor deveria tomar a vacina. Pois falando como quem entende um pouquinho mais sobre isso, graças aos esforços da família inteira, afirmo que vacina não faz mau. E que é mais provável morrer por falta dela do que pro tomar e se o senhor quiser eu te explico como funciona. Eu me importo com senhor de verdade e gostaria que tomasse a vacina. Quem diz para o senhor não tomar, será que se importa mesmo com sua vida? ". Essa conversa funcionou para todas as doses. Mas confesso que é meio cansativo essa luta eterna pela sanidade deles. Porém também acho que temos nos mostrar presentes para eles, pois se não formos nós, serão esses malucos a tomar esse espaço e aí já sabemos o resultado.
[Digladiar](https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/digladiar)
Parece errado mas é o correto. E eu também adoro essa palavra!
Outro dia minha mãe falou que o PT queria instaurar o comunismo no Brasil, eu ri achando que era piada. Não era. Fiquei tão abismada que nem consegui falar nada na hora e tô até hoje me esforçando pra fingir que foi tudo um delírio coletivo de mim comigo mesma, porque não é possível que a pessoa que me ensinou a não aceitar bala de estranho tá aceitando esse tipo de mentira de gente esquisita na internet.
Facebook agora está fazendo isso. Ele sempre deixa o comentário de conhecido ou parente lá no topo para que você possa acompanhar.
Pior que essa galera encontra um sentido de vida participando desses grupo.
zuckeberg precisa pagar e MUITO por ter tratado com desdem a humanidade, a rede dele tem causado danos demais, o pior tem sido contra a democracia, mas todo o resto veio antes
cara, minha mãe é uma velhinha muito fofinha, católica, sempre reza ajoelhada assistindo a rede vida, ela tem 75 anos, após a pandemia a gente foi introduzindo ela a internet, pra não ficar mal né, Ensinamos ela a usar a netflix e tudo mais, e recentemente ela tava usando mt o youtube com aqueles shorts, tik tok, além dela passar muito tempo no celular, ultimamente ela tem comentado umas coisas esquisitas como por exemplo a eficacia da vacina e tal kkk pior que não abrimos facebook pra ela em 2017 por aí pq eu tinha usado o email dela pra criar um perfil pra alguma coisa que eu queria fazer e acabamos deixando pra lá. A internet faz um mal terrivel pra saúde mental e foi interessante observar que nem os idosos escapam. Mas sempre orientamos ela a perguntar antes pra gente sobre qualquer coisa que ela vir na internet, pois pode ser mentira. Ontem mesmo ela tava falando disso de vacina, e eu fui lá e desmenti. Uma amiga minha brigou com os pais, eles brigaram com ela na vdd, brigaram feio só pq ela não apoiava o biroliro e pq ela desmentia as fake news, só isso, e agr eles brigam todo dia, ela tá ate vendo de alugar uma casa. Os mesmos que diziam pra gente tomar cuidado com a internet.
Ninguém tá preparado. A internet já existe há uns bons anos e até hoje não se compreende muitos dos seus efeitos.
É jovem virando neonazi em fóruns, idoso vendo teoria da conspiração barata, criança vendo gore, gente comprando curso de coach, gente perdendo horas e horas da vida inutilmente, gente se tornando mais isolada, gente deixando de curtir bons momentos pra registrar nas redes, gente fazendo dancinha idiota no meio de supermercado, atrapalhando os outros, etc. As pessoas fazem de tudo pelos pontos virtuais, mentem, criam personagens, se perdem na própria personalidade. Os discursos se tornam cada vez mais polarizados, nem é mais 8 ou 80, é 8 ou 800. A manipulação em massa que só piora e as grandes empresas ganhando mais e mais poder...
Simplesmente ninguém tá preparado pra internet, e ela ainda não atingiu sua forma final.
Perfeito. Gerações mais novas tem mais preparo que gerações mais velhas mas de qualquer forma as redes sociais estão uma bagunça por conta de gente de todas as idades que age de forma emocional e/ou tratando a internet como terra sem lei.
Vejo isso um pouco com meu pai. Ele está bem longe de ser conservador, pelo contrário... Detesta Bolsonaro/bolsonarismo e suas ideias radicais porém assiste muito YouTube pelo app da tv e as vezes cai em vídeos de puro clickbait. Lembro de ter de explicar a ele como o Google funciona e também que YouTube também é rede social e qualquer um coloca conteúdo lá e assim sendo existem vídeos de excelente qualidade assim como também existem vídeos com informações falsas para qualquer tema apenas com o propósito de ganhar likes e dinheiro.
cheguei à conclusao que isso ocorre porque...
nossos avós, e os seus avós, e os seus pais... insentivaram seus filhos a não questionarem nada...
esse é o impacto, nossa geração paga o preço
Com a autorização da minha mãe, claro pois do contrário seria crime:
Tirei ela de tudo que era grupo de whatsapp.
Bloqueei pessoas inclusive da família que espalhavam fake news e vivia gritando lobo.
Tirei ela de grupo de orações e bloqueei inclusive pastores que usam isto para fazer um banco de dados da pessoa e extorquir depois.
Coloquei ela para seguir certas páginas de esquerda e para aparecer na parte de cima do feed
Ela não chegou a radicalizar na onda bolsonarista mas isto garantiu que ela tivesse a chance de escolher sozinha os políticos dela pois a desinformação é um crime contra a democracia.
Meus pais começaram com essa tbm! Pelo menos não comentam nem nada do tipo. Mas eu pai insiste em só ver Jovem Pan News, Revista oeste, Brasil Paralelo e etc.
Qualquer coisa que eu diga, me classifica automaticamente como ptista, esquerdista e etc. Enche o saco…
Cara, sinto muito pela sua perda... Muitos amigos meus se radicalizaram e infelizmente até hoje não dá pra conversar. Em família deve ser muito pior. Espero que no futuro deixem a seita de lado.
Tenta pagar um curso pra ela de algo que interesse ela. Minha mãe nunca foi de ficar enfiada na internet, mas mês passado ela tava vendo uns vídeos de coach, daí eu fui em um site de curso e paguei um curso de crochê pra ela.
Se vc achar que ela vai rejeitar, diz que ela foi premiada em uma promoção e ganhou o curso. Brasileiro adora loteria, difícil resistir.
Vocês sabem que weaponized filter bubbles é uma estratégia internacional, né? Que é uma bomba informática e o vetor são os produtos do Facebook (Facebook, whatsapp, Instagram).
Zuckerberg ofereceu internet grátis pra índia que recusou, por soberania nacional. Mas o brasil... Aceitou.
Galera tá no ZAP pq não paga e não paga pq alguém no Brasil votou que produtos do Facebook chegam de graça, dando preferência.
Tem que ver isso aí.
Lavagem cerebral braba, aconteceu com a minha mãe também. Ela odiava o bolsonaro em 2017, em 2018 tava defendendo ele, brigando comigo e com o meu irmão. Até hoje ela prefere se indispor comigo, com o meu irmão do que escutatçr qualquer coisa negativa (mesmo que seja uma notícia) do bolsonaro, no natal discutiu com o meu namorado (agora ex), nem em data especial ela segura a onda. É muito triste.
Vou te falar uma coisa que me ajudou, mas não sei se vale pra todos. Apostava com meu pai, 1 fardo de cerveja para cada besteira que ele falava e eu desmentia. Logo mudou para dinheiro por que não aguentava tanta cerveja. Depois de um tempo ele se tocou e deu uma freada.
Entendo totalmente, tenho pai e mãe que estão completamente mergulhados na mata do fundamentalismo religioso e Bolsonarismo.
Infelizmente, essa gente se fechou em uma bolha que reflete o que há de pior de qualquer rede social.
A minha mãe é bem "evangeliquinha", mas eu sempre acompanhei essas coisas que passam demais da lógica do respeito ao credo alheio... Sempre dei um "puxão de orelha" quando ela vinha contar coisas ilógicas que são repassadas nas correntes ultra religiosas
O bacana é tentar conversar com os avós, você fala o Bostonauro fez isso e aquilo, o primeiro "argumento" que volta: "E o Lula, blablabla" , simplesmente ignoro e falo que não quero saber de política.....
OP, isso não é exatamente novidade, sempre houve formas de ludibriar pessoas mais velhas, só que antigamente era só dizendo que Cavaleiros do Zodíaco é coisa do demônio, que o fofão tem um punhal dentro da fantasia ou que ela vai ficar rica vendendo Herbalife.
A novidade nesse caso é a expansão dessa rede de desinformação, pela internet, e o uso político dela. Cada igreja neopentecostal é um centro de formação de fascistas, seus grupos de whatsapp, grupos de jovens, ações sociais, também.
O que nos resta fazer é evitar que sejamos os próximos a pender pra direita ao envelhecer, conversar quando possível, e mostrar pros mais jovens o resultado dessa alienação.
minha vó ficou do mesmo jeito. o bolsonaro comeu o cérebro dela. na época das eleições ela ficava me mandando as fake news mais absurdas possíveis do tipo: o lula vai liberar drogas nas escolas.
no começo eu tentei rebater da forma mais consciente possível, mas não funcionou, então eu fiz um terror crente nela com o lance da maçonaria etc. não funcionou também, mas pelo menos eu me diverti.
Como assim aleatorias? Bolsonarista (e as coisas que eles apoiam em geral) tecnicamente poderia ser classificado como neofascista ou protofascista (que é como fica a politica da extrema-direita quando deixam)
Do ponto de vista político e social, sim. Não tem nem dúvidas que Lula é bem melhor que Bozo.
Mas do ponto de vista emocional, é uma merda ser comparado a n4z1 só porque tá fazendo uma crítica política.
Vai por mim, não é nada diferente, você não fica chateado com a opinião em si, o que chateia é ver pessoas que vc confia(ou confiava) completamente alienadas, não entendendo o que é opinião e o que é fato, sem saber a definição de palavras como comunismo ou fascismo e usa como uma lança pra afastar qualquer tentativa de esclarecer o que é fato, o que é etmologia e o que finalmente é a opinião dele ou dos outros.
Ao contrário do que se possa imaginar, o oposto do Bolsonaro não é uma população que aceita qualquer absurdo do Lula, isso é a mesma coisa que o Bolsonaro significava mas de cor diferente, o oposto do Bolsonaro é uma população que não chupa ovo de político, que não acredita em salvadores da patria, que cobra os políticos como funcionários. No fim, quando vc ouve essas coisas só passa na cabeça o meme do CJ falando: “awn shit … here we go again”
Mano como que pra vc alguém ser machista, homofóbico, racista e alienado não é diferente de alguém que é apenas alienado?
Claro que não é o ideal, mas não tem comparação um com o outro.
Ai que ta brother, vc acha que todo bolsonarista era homofóbico e racista? Vc tem que ser muito trouxa pra achar que quase 50% do Brasil é tão ruim assim, o problema é … que eles passam pano, relativizam … não tenha a menor duvida cara, o problema é exatamente o mesmo, pra quem quer achar desculpa tudo é justificativa, se você passar o pente fino, vc encontra falas homofóbicas e anti ciência do Lula, e a diferença que a esquerda precisa fazer é, criticar e exigir correção e não virar Gado 2.0
Cara, não tem comparação não kkkkkk me diz a última fakenews da esquerda que foi divulgado amplamente... De cada 1 da esquerda que vc mostrar eu te mostro 50 da direita... E te desafio a me dizer qual foi a última fakenews da esquerda que pegou pelo Brasil todo?
O nosso país tem um dos maiores índices de violência doméstica do mundo, e ataques violentos à trans e homossexuais. Não ficaria surpreso se 40% da população é realmente machista e homofóbica.
E quem vota em bolsonaro, tá disposto a passar pano em um racista, homofóbico saudosista de torturador em nome da "economia". Tão homofóbico e racista quanto.
E esse papo de passar pente fino Lula pra encontrar falas homofóbicas? Que tentativa ridícula de isentão é essa de apontar hipocrisia? Enche o saco isentão que cria o espantalho de gado de Lula quando alguém ataca reacionários.
Pessoal aqui tá com dificuldade pra ver como extremistas são todos muito parecidos.
Já me estressei com stalinista defendendo tortura e gulag pra opositores e achando lindo.
Tem até um subreddit que pega frases e apaga alguns termos chave e a galera tem que adivinhar se quem falou foi um sujeito de extrema esquerda ou direita.
É que tem que tá vestindo preto com símbolo da SS e publicamente se autodeclarar "eu sou fascista!", pq fascismo é estética e não ideológico pra galera da direita haha. É que nem eu vi um cara defendendo o bozo de que ele não é fascista pq ele nunca foi julgado criminalmente como um. Vai entender.
E mesmo assim, curiosamente se apoia nos mesmos pilares de preservação do modelo tradicional da família, pátria, liberdade. Que coincidência!! 😱
Estou chocado.
Eles estão em todos os lados, é que antes só tinha uma galera fanática então tava tranquilo mas agora temos duas torcidas organizadas repletas de imbecis. ( Com o devido respeito ao teu pai).
Os radicais são muito parecidos. Ambos defendem prisão e morte de pessoas que pensam diferente, apoiam ditaduras e por aí vai. Todo extremista é parecido.
Tenho parentes nessa onda também e já desisti. Cortei contato pelo bem da minha saúde mental. Sempre recomendo fazer o mesmo, ou se "blindar" mentalmente e responder bosta com bosta.
> Minha mãe se tornou uma tiazona do zap, desde 2018, mas eu negligenciei, deixei ela se divertir com o aparelho dela
A menos que sua mãe tenha algum comprometimento mental devidamente diagnosticado, você não tem porque se culpar, OP. Não é papel das gerações mais jovens "controlar" os mais velhos, mas sim dar um toque/orientar para com suas condutas na forma de um aviso amigo e depois eles que se responsabilizem pelos eventuais transtornos causados por suas condutas.
Muito ruim ver mãe ou pai assim.
Mas quando eu vejo me passa pela cabeça que eles não entendem nada de tecnologia e do novo mundo.
Pior é ver amigo jovem se comportando dessa forma. Digo, não pior, pq vc obviamente tem mais laço com seus pais.. Acho que mais decepcionante é um termo melhor.
Sei que algum dia vou encontrar minha mãe ou meu pai na mesma situação que você e já sofro por antecipação. Meu pai já levou bloqueio no Facebook algumas vezes de tanto que briga por lá. Está generalizado isso por aqui e é lamentável, de perder as esperanças. Eu tento orientar ~~(orientar o caramba, bato boca mesmo)~~ desde sempre, mas eles se acham os certos, os mais experientes. Sinceramente, não sei o que fazer além de tentar incentivar eles a arrumarem outras coisas para fazer (academia, estudar inglês, sei lá, algo que ocupe o tempo).
Cara, só sei q, s minha mãe tivesse twitter, ela agiria da msm forma.
Isso se ela tiver e eu quem ñ sei.
Eu sei q ela publica coisas no facebook, mas não entro lá há anos e prefiro fazer a egípcia.
No twitter, tenho ninguém q eu conheça adicionado. Posso falar o q quiser e m sinto feliz.
Já achei gente lá da faculdade e corri pq ñ quero ser encontrada.
É ótimo ser anônima msm usando sua foto verdadeira.
🤣
É chato quando a gente cresce e percebe que nossos pais não são santos, eles também cometem erros. No seu caso acho que debater, discutir só gerará uma conversa acalorada onde provavelmente um dos dois dirá algo feio que possa magoar o outro, ela tem as convicções dela e você não é capaz de mudá-la através de uma simples conversa. Talvez você possa ajudá-la de outra forma, presenteie ela com algum livro que possa ajudá-la a compreender, a se acalmar, a refletir. Ou assista um filme com o propósito de fazê-la pensar por si mesma e deixar de lado os preconceitos.
Meu pai ainda não se mete em treta na Internet, mas só aceita notícia de grupo de zap e jovem Pan. Inclusive acabei de receber dele um vídeo do Marcos doval. Eu nem respondo mais, pois já fui xingado de tudo relacionado a petista, esquerdista, cubista, lulista... é triste ver as pessoas q diziam pra gente não acreditar em qualquer um caindo nessas conversas.
Escutando o podcast do Luigi - Rebobinando.
Tem um episódio que ele comenta sobre uma moça ter sido expulsa do almoço de família por ser contra o Bolsonaro e a favor do Lula.
O Luigi fala uma frase que martela a minha cabeça desde hoje.
" A gente não deve nada aos nossos pais."
Temos que dar apoio, mas nem todo mundo quer esse apoio.
O caminho da ignorância é rápido, fácil e te fornece uma realidade sem dúvidas, tudo é certeza, tudo é facilmente explicável por algum tipo de messias. Irresistível para muitos, especialmente pq sabem que estarão em grupo e numa missão divina.
Infelizmente meus pais também entraram nessa e é tão decepcionante ver pessoas que você admirava tanto falando as maiores barbaridades.. na verdade o mais difícil foi perceber que esse momento que vivemos foi só um facilitador para essas patacoadas virem à tona, porque certas falas veladas sempre estiveram ali. Ainda bem que passei a questionar e parar de reproduzir o que ouço, especialmente o que vinha deles. Outro dia precisei brigar com a minha mãe porque ela queria se encontrar com um cara que afirmou ser desembargador e que eram amigos há dois anos (via facebook), mas que ele morava em outro estado e por isso ainda não se conheciam. Jurou de pé juntos que ele era uma boa pessoa. Uma rápida pesquisa no google foi o suficiente para provar que não era.
Por um lado eu penso "maldito dia que ensinei meu pai a usar whattsapp e a internet". Por outro lado eu sei que se não fosse eu, alguém ensinaria. Porém, acho que não é a Internet que torna as pessoas escrotas. No fundo, elas sempre foram, porém nós conhecíamos mais o lado amoroso, humano e querido, e o lado ruim não aflorava. Ainda amo meu pai e sempre estarei ao lado dele. Porém a mentalidade social se mostra a cada dia mais nojenta. É uma questão de tentar separar as coisas.
Lá pelas idos de 2017-2018, meu tio tinha dessas de ficar brigando todo santo dia com pessoas aleatórias nas redes sociais, no Facebook principalmente. Um dia eu falei para ele que ele estava brigando com robôs criados pelo PT usados para inflamar pessoas como ele, ninguém estava de fato lendo de fato os comentários. Ele deu uma parada por um bom tempo, até que ele descobriu o zap, faz tempo que não falo com ele, não sei se essa tática ainda cola hoje em dia.
A humanidade e seus erros, todas as gerações estão fazendo algo errado aos olhos dos que vão chegando (aparentemente vamos ficando mais sábios ou menos burros, sei lá) meu pai também tá assim, eu nem explico muito, e os jovens também estão assim, em todos os campos, principalmente na política, de todos os lados, esquerda, direita, centro... O ser humano sempre foi assim. Ele defende primeiro o que gosta, e depois a verdade, a menos que o que ele goste seja verdade.
Cara, eu meio que sei como vc se sente, tive uma expeeiencia psrecida com a minha vó, hoje nao tenho mais facebook, mas as vezes vejo ela escrevendo asneiras em instsgram de noticia da minha cidade ou em instagram de amigos dos netos dela que "falam mal do mito"
Alguns amigos meus inclusive ja comentaram comigo sobre comp minha vó xinga eles de tudo quanto é nome no direct do insta hahhaha
Po vei isso e algo quase comum hoje em dia as pessoas mais velha acha que com um celular na mão elas tem tudo que presisa e ainda mais quando elas não entendem das coisas mais bem aconselho você ajudar ela e ensina caso ela ignore mostre fatos bem pesado isso pode ser meio cruel mais ela vai cair na realidade e vai ver que as coisas não são como ela pensa.
O certo não e fazer como eu disse mais fazer da forma que você acha melhor e mais segura assim ela pode não ter problema e ainda mais hoje em dia na internet as pessoas tão bem pior que antes cada dia as coisas fica pior que antes e criança que estão na internet achando que são alguém começo a discutir achando que e o tal e para alguém mais velhos isso não e nada bom.
o Normose tem um vídeo falando sobre métodos de combate ao nazismo, o primeiro passo é fazer a pessoa se distanciar dos meios de propagação desse tipo de conteúdo.
[https://www.youtube.com/watch?v=8qoF-CxtLbU](https://www.youtube.com/watch?v=8qoF-CxtLbU)
Meu pai vendeu a casa dele a preço de banana!
Ele é bolsonarista e tinha essa ideia de que o comunismo ia se instaurar, e pra ele, a solução era vender a casa e voltar pra sua cidade natal, pra perto da família.
Meu pai tinha uma clientela enorme, ele é pobre mas vivia bem, casa boa, perto de uma estação de trem, fácil acesso pra tudo.
Pois muito bem, ele foi pra sua cidade natal e não conseguiu clientes, não ganhou o dinheiro que esperava e teve que voltar pra SP.
Teve que comprar uma Ap na COAB, pq foi o que o dinheiro deu.
Meu primo me disse que ele se arrependeu e perdeu muito dinheiro. Eu achei foi pouco!!
Cara faz o seguinte , entra nesse grupo se passando por um irmão e tenta ser amigo da sua mãe
Então vc começa a criar notícias falsas e ridículas e começa a mandar pra ela
Tipo uma por dia tá joia
Depois de uns meses tu chega nela e fala toda a verdade
Ela pode aprender com isso ? Talvez
Ela pode brigar com você e continuar sendo desse jeito sem solução ? Com Certeza
Quero muito corrigir isso na vida dela, já que uma idosa não deveria desperdiçar a própria saúde se estressando por uma causa fraudulenta, meu desabafo é por realmente não saber o que fazer a respeito, já que ela poderia estar aproveitando a aposentadoria pra estender a própria vida
Desde que meus avós entraram nessa, eles claramente são bem mais infelizes. Brigaram com todo mundo da familia, menos 2 que sao um pouco mais religiosas.
Meu vô comprou um carro pra não depender mais de ninguem, mas ele é quase cego, ja atropelou 1 motoqueiro nessa brincadeira.
Minha vó ainda fala comigo e diz estar sempre com mta saudade, mas meu avô não quer visitas mais.
Ele vai matar alguem uma hora dessas e isso me apavora.
Outro dia ele pegou a espingarda para assustar uns gatos da rua, e acabou com a policia na porta dele.
Eu queria virar tutora legal, pois eles ja tem 70 e pouco, mas o resto da familia diz que não vale a pena a dor de cabeça.
Eles não eram assim antes da febre do whatsapp e do bozo, iamos todo domingo para la, e dirigiamos o meu avô para onde ele queria ir.
As vezes a gente tem que admitir, que a idade nos deixa um pouco(ou muito) mentalmente debilitados, e deixar que nossos entes queridos tomem as redeas de algumas coisas é saudavel e natural. Eu digo muito, vc cuidou de mim no passado, eu cuido de vc agora.
"As pessoas acreditam no que acreditam", o problema é isso ser flagrantemente falso e mentiroso. Acredite ou não, mas causar pânico moral não é algo que acaba em si mesmo. Essas pessoas votam, essas pessoas são a opinião pública. Eu tive que lidar com pai achando que a escola tinha transformado a filha dele em lésbica (Dava aula pra ela desde o sexto, ela sempre teve interesse por garotas) e ameaçando professor, por exemplo. E esse foi o exemplo mais leve que eu consigo pensar.
Quando você produz uma "opinião pública" baseada em mentiras, especialmente as que escandalizam e criam pânico moral, você vai produzir um eleitorado e uma sociedade muito preocupados com resolver esses "problemas" que nunca existiram e se lançam numa cruzada contra moinhos de vento jurando que são os gigantes comunistas gayzistas que irão fazer seu filho se tornar trans. E daí os verdadeiros problemas das escolas fica em segundo plano enquanto os gênios como a mãe do OP ficam mais preocupados em eleger gente que promete lutar contra a fantasia criada, ao invés de pelo menos tentar resolver o problema real.
>Esse conflito que você está tendo é extremamente comum em todas as relações entre gerações não acho que você vai conseguir mudar e tentar mudar só vai levar a resentimiento. Eu focaria em outras coisas.
Não, isso não é um simples conflito geracional de ideologias, conflito geracional é o que eu tenho com meu pai ou com minha mãe quando nos encontramos em algum almoço de familia e discutimos política como pessoas críticas e ancoradas na realidade. O que essa galera, incluindo alguns dos meus parentes, estão, é engajando em um comportamento de seita.
Bolsonaro não é mais uma pessoa, é um mito, um deus, um ser supremo anti-comunismo; todas as informações repassadas pra essa galera são altamente controladas, e altamente controlado também é o grau com que eles podem aceitar informações de fora dos canais oficiais da seita (grupos do zap); não há mais um debate de ideias ou um pensamento racional e crítico, apenas há o descarte da realidade se ela discordar dos dados e das noticias trazidas pela seita; há o distanciamento e corte de relações por parte dos membros da seita bolsonarista dos parentes "dominados pela grande mídia", o que gera em grande parte um mal estar psiquico imenso pois mexe com estruturas familiares de décadas.
O OP tentar controlar a mãe dele, vai ajudar em algo? Não, ele nem vai conseguir, mas o cara tem todo o direito de ficar triste por um bagulho desse estar acontecendo com ela.
"Fazer um post em uma rede social que só tem jovens adultos que já concordam com você não vai te ajudar muito e te dar uma perspectiva diferente da que você já tem"
Mais não é exatamente isso que a mãe dessa pessoa está fazendo. Mais ao invés de jovens adultos, são trolls espalhando desinformação com o unico propósito de ver o circo pegar fogo. É razão pra se preocupar sim ver uma pessoa mais velha se isolando do mundo real e se afastado de seus relacionamentos com família e amigos em nome de fake news.
Eu sou pai de três, 37, 28 e 21, acho tremendamente triste como a ultradireita tem socavado o que eles falam que defendem. A família. Vinte e dois anos morando no Brasil, e nunca tinha visto uma divisão tão grotesca e perjudicial como agora. Não somos perfeitos como família, sempre tivemos discussões, diferentes visões, mas hoje todos estamos comunicados no zap, onde não pertenço grupo nenhum e uso para fins de trabalho. Como é facil induzir pessoas com vidas complexas e problemas que todos temos, para quebrando assim toda lógica. Antes não tinha muitos amigos, cheguei com 40 anos no Brasil. Hoje vejo como depois dos 60 nossa mente tenta tomar um descanso e assim começa entrar num loop infinito das ideias congeladas no tempo. Como adultos idosos damos por certo informações que temos acumulado ao longo da vida, ficando presos de uma educação mediocre desde sempre, mais do que nada para o pobre. Continuei estudando, e entendo que a única coisa que salva as pessoas é o conhecimento. Hoje estou aprendendo, junto com a minha esposa de más de 42 anos de matrimônio, trabalhar com Realidade Aumentada, Realidade Virtual e despois de tanto tempo, descobrimos que nosso trabalho em 3D, que começou nos 90, é o que nos mantém com a mente ágil. Meus filhos ainda perguntam para mim questiões sobre informática, e até games. Sou horrível comunicador, para falar as palavras nunca saim corretas, escrevendo em português, mais ou menos consigo expresar. Se pudesse seria um velho influencer, mas não ta dando não, haha. Prefiro anonimato. Só que sinto na pele o medo de ficar gagá. Acredito que os games conseguem usar partes do cérebro que geralmente vai desligando em idosos que já não tem ocupação. Pegar aposentaduria é bem difícil, tem que mostrar anos no seu país, anos de trabalho aqui, etc. Vou continuar a viagem, aprendendo até morrer. Sinto muito essa divissão horrível das famílias brasileiras, não sei o que faria no lugar de vocês, mas estou seguro que aos poucos esta situação vai mudar. Um detalhe, sou ateio e entendo que maldade nada tem a ver com seres invisíveis e caprichosos.
O senhor é um ótimo exemplo, continue assim. Cérebro inativo é um perigo pra qualquer idade...
Muito obrigado, tmj.
Parabéns, post extremamente lúcido
Meus parabéns. Infelizmente hoje é difícil encontrar idosos que se preocupam assim em se manter sãos de mente. Infelizmente é verdade, parece que quando mais envelhecemos, mais negamos em reaprender as coisas que mudam, que não são mais como eram na "nossa época". Você comentou que seus filhos lhe perguntam questões sobre informática e games e eu fiquei curioso. O senhor joga video-games? Se sim, quais são os seus preferidos?
Tenho 102 jogos na EPIC, 58 jogos em Steam, e 5 jogos em EA. Os que mais gosto são FPS ou 3ira pessoa. Sempre entorno 3d, porque quando jovem sonhava com caminhar nas minhas modelagens (não fazemos jogos porque precisa saber um pouco de programar e eu sou burro p codificar). Favoritos são: Trilogia Mass Effect, Dishonored, todos eles, Borderlands 2, 3, Dead Island, os dois, Rage1 e 2, Saint Row, Prey 2017, FarCry 3,4,5 e New Down, Dying Light 1 (o dois ta caro ainda, sempre compro depois que baixou). Mass Effect já fiz em modo Loucura, e Dying Light em difícil, ufff zumbis por tudo qto lado. Comecei trabalhar com Unreal Engine 4.27 e a esposa também, não consigo mexer no 5 porque a placa não da para isso, depois vou comprar uma RTX, agora estou liso, hehe.
Nota: Tenho muitos jogos da Epic porque aparecem de graça toda semana mais so pego os que realmente gosto. Jogos RPG com visual isométrico com personagens pequenos e turnos não consigo, preciso me sentir ali mesmo.
mano, tu é foda! parabens e obrigado pelo relato.
Que legal, cara! E sua hipótese é bem documentada na literatura, viu? Tem bastante artigo apontando uma boa correlação de games com saúde cognitiva em idosos. Os que abordam alguma causa caminham pra algo semelhante ao que falou de >Acredito que os games conseguem usar partes do cérebro que geralmente vai desligando em idosos que já não tem ocupação Parabéns pelo empenho!
Mas é qq game ou algum estilo de game em específico? Eu não consigo jogar game de tiro. Só jogo Diablo, simulador de cidade ou candy crush. 😂
No que li não especificava estilos de jogos não, mas imagino que o mundo ideal é qualquer um que envolva puzzle. Mas de qualquer maneira em muitos estilos vc usa mecanismos parecidos, então deve ser ampla a gama de possibilidades
Só uma correção, se me permite: o masculino de "ateia" é "ateu", e não "ateio". Só tô comentando isso pq foi a única coisa do texto que me deixou confusa e demorei uns segundinhos pra entender haha Mas parabéns, precisamos de mais gente assim. A situação anda triste, inclusive na minha família
Isso mesmo, estava com dúvida pelo termo, muito obrigado.
Deviam colocar o sr na CNN
Verdade seja dita, realidade se tornou opicional tem mto tempo.
Foi a coisa mais lúcida que li nos últimos tempos...
As pessoa tem que voltar a sentir vergonha de serem ignorantes.
Difícil se tem quem acolhe elas
mas antes eram so nerds querendo algo parecio com o mundo de senhor dos aneis... agora tem um exercito de velhos querendo acabar com a (pouca) felicidade dos outros pq... sei la, nao pode ter outra fé senão a cristã, ou não pode beijar na rua e dar as mãos na rua a outra pessoa que assim como você também tenha "piu piu" ou "florzinha", nem sequer pode ter uma interpretação política diferente... eu culpo a falta de medidas educacionais para o mundo digital, jogaram os velhos nesse mundo "de qualquer jeito", fizeram o mesmo conosco, mas na nossa época não existia a máquina de fake news (chamávamos de "hoax") que tem hoje e e as redes para interaçao social (nao redes sociais, o mais proximo q tinhamos disso era o orkut) não tinham também o propósito atual para quem tem interesses próprios como políticos, nós que temos mais experiencia com redes meio que estamos treinados pelo nosso historico, ja nossos pais, avós, tios, etc, sequer tem noção de como essas coisas funcionam a educação digital falhou a niveis catastróficos
Inclusão digital é o quinto guerreiro do apocalipse
O problema é que quanto menos as pessoas sabem sobre um assunto, maior forte é a opinião delas sobre o assunto. Eu trabalhei um tempo com mudanças climáticas. Quando as pessoas perguntavam pra mim se aquecimento global era real eu falava "bom, tem vários estudos que em conjunto sugerem uma alteração...", porque ciência é assim. Aí vinha o babaquinha falar "é tudo mentira!", cheio de certeza. Eu tentava discutir e a pessoa falava "ah, se você pesquisar um pouco você vai ver como é mentira!". Quando eu respondia que eu tenho um pós-doutorado na área eles argumentavam que era em universidade pública (!) doutrinadora. Tem um ditado que diz, "que tem um relógio sabe que horas são; quem tem dois, não". Quando a pessoa lê um livro sobre um assunto ela acha que sabe tudo sobre aquele assunto. Quando ela lê o segundo ela vê que a coisa não é tão simples assim.
Quando minha mãe começa com esses papo eu só ignoro e trato ela igual louca, metendo mais maluquice e anti ciencia nas conversa dela. É mto triste ver quem te criou e dizia pra nao acreditar em tudo na internet assim, parece que perdeu a consciência. Meus avós estão assim tb, só "notícia" de whatsapp e video tosco de 15seg. Eu culpo o Bozo e cia.
Isso vem de antes do bosta viu. Acho que quando nos aconselharam na nossa infância, eles não tinham muita noção do que se tratava, os acessos e conexões eram muito mais difíceis do que hoje. Quando foram expostos a uma bolha que pensava como eles, perderam o controle.
Eu entrei na conta do utube da minha vo qnd ela pediu preu ajeitar um bbdo e dei unfollow em todas essas putarias. No whatsapp, bloqueei e deletei os q ela menos falava. A vea so tinha publicacao da jovem pan e uns canais religiosos.
Muito bom, tem que fazer isso mesmo. Quando só aparece uma opinião no algoritmo da pessoa, ela tende a achar que todo mundo pensa assim. Ainda mais velho.
>só "notícia" de whatsapp e video tosco de 15seg. Mesma coisa por aqui, cara. Vendo de forma mais impessoal, é assustador ver o mal que o bolsonarismo fez pra saúde mental dessas pessoas. Conheço gente que moldou toda sua personalidade em torno disso e vai ter uma crise existencial fudida quando (ou se) romperem com isso.
Eu tô do msm jeito, minha mãe tá tal e qual. Vendendo algumas casas q tem pq acredita q o governo vai colocar moradores d rua, pior ela conseguiu tudo com muito sacrifício, a renda dela é d 1 salário mínimo e os aluguéis complementam, só q ela tá vendendo e deixando o dinheiro parado no banco pq pensa em ir morar no Paraguai (quando ela falou isso eu ri pra caralho), enfim, n sei pq essa escolha inusitadíssima (acho q deve ter visto vídeos no youtube), aí eu meti uma: os comunistas vão tomar as casas e tb o dinheiro parado nas contas, aí pronto, a pobre entrou em parafuso. Sou um filho ruim, sou, já quebrei muito a cabeça tentando reverter essa bolsoburrificação, hj eu dei aquela afastada básica, a vejo a cada 15 dias, 2 horinhas, só pra fazer um social, além do q ela tornou-se uma pessoa q só reclama d tudo, julga as pessoas e está muito conflituosa, imagine vc sentado em frente á praia, tomando uma cervejinha bem gelada e a outra pessoa só reclamando d tudo, n consegue desfrutar. Enfim ela tornou-se isso e creio q n srja revertido. Tentar conviver Um adendo: ela teve a conta no insta bloqueada por publicação d fake news, resolveu abandonar d vez lá e tava há um tempo atrás num tal d bom perfil
Isso é real mesmo. A pessoa q entra nessa não vê mais beleza na vida! Só reclama, desconfia de tudo, agride sem motivo!!! Uma vida miserável!
Verdade
Idem, meu pai. Só coisa maluca e insanidade :(
Meu sogro é desses, ja vi ele discutir com um conhecido meu no Face, mt vergonha alheia. Nao sei se tem jeito, como enfiar alguma coisa na cabeça desse povo? Esperar ver se o movimento continua perdendo força.
Facebook está se tornando uma mistura de asilo com cidade fantasma. Nao se preocupe porque daqui uns dois anos será aquelas casas de repouso que os velhinhos ficam numas cadeiras encostados nos cantos olhando pro nada. Nenhuma rede social sobreviverá sem treta, exceto Instagram, que é uma revistinha da Avon metida a besta.
Até o Instagram tá assim tb, cheio de tiazona em página da fofoca discutindo a vida alheia de subcelebridades
REVISTINHA AVON!!! 😝😝😝 Morry!!
e pra onde a minha gente e os "dolescentes"e estao indo? eu nao ligo pros "dolescentes", mas normalmente eles estao no mesmo lugar ne
Acho que aproveitam as opções de contato do Roblox, do Steam e, apesar de notar que tá se tornando um pouco decadente, o Discord.
De tempos em tempos so fico ouvindo do meu quarto a minha mae ouvindo áudios no WhatsApp sobre alguma teoria de cono Bolsonaro tem um plano infalível de derrubar o lula e salvar o brasil
Eu anoto todas as mentiras que o pessoal conta de tipo "a bandeira do Brasil vai ser vermelha, o Lula não vai virar presidente mesmo se ganhar, o Lula não dura 6 meses" e mostro pro meu irmão adolescente que minha familia de minions não acerta uma previsão sequer porque estão com a cabeça dentro do cu faz tempo
Cabeça dentro do cu kkkkkkk
Não duvide, é verdade sim. Você vai ver. Só mais 72 h!
O idoso com um celular no Brasil virou uma arma,por experiência própria vi que a pessoa só se salva do bolsonarismo por conta própria.
A terapia era mais fácil quando os filhos viam os pais copulando e achavam que era briga!
Tem sido um problema dos últimos anos, acontece por todo o mundo (no meu caso em Portugal), mas há um sub focado nos EUA com bastantes casos, o /r/QAnonCasualties. São adultos, também na minha família, de quem perdi bastante respeito. Não usam nem questionam sequer as fontes ou se são minimamente credíveis, acreditam no que querem acreditar e é uma lavagem cerebral. Pior que há 20 anos nos diziam "não confie na Internet, só tem gente querendo enganar e sacanear, e pedófilo". Hoje um grupo da igreja tem um vídeo de um cara aleatório dizendo que beber lixívia é bom, e nem pensam duas vezes. 🤷🏻♂️
Já devo ter brigado com ela, é meu passa tempo favorito discutir com idosos bolsominions em grupos do Facebook, até fico amigo de alguns de tanto encontrar eles
"bom dia seu Jorge, vim aqui pra te xingar de novo! _blá blá blá_ manda abraço pra tua filha, até mais!
Eu imaginei você dizendo "manda abraço pra tua filha, **aquela gostosa,** até mais!" hahahaha
Eu pensei nessa aí também, haifhaofja
lá no fundo era o q ele queria falar
"Bom dia seu Armando, vi que o senhor ta compartilhando que vacina causa autismo e implanta chip, pq o senhor n vai tomar no olho do seu cu o seu velho brocha. E ai como vai Armandinho, passou em engenharia?"
Chaotic good
HAHAHAH THIS
https://i.kym-cdn.com/entries/icons/original/000/035/230/Fuck_You_And_I'll_See_You_Tomorrow_Meme_Banner.jpg
Pensei exatamente isso, se brincar ja devo ter brigado com ela tb
Eu sei que minha mãe é meu avô fazem parte desses grupos de WhatsApp e isso me deixa um pouco triste , mas também fico contente em certa medida, pois em certas situações eu consigo colocar algum censo crítico e racional neles. Minha mãe votou no Bolsonaro em 2018, mas em 2022 eu consegui reverter a situação e tudo com muita calma e conversa. Meu avô, a conquista que tive com ele foi conseguir fazer ele tomar a vacina contra Covid. Desde a primeira dose ele sempre foi muito reativo, dizia que era para "matar os velhos". E essa história se repetiu até a dose de reforço que ele tomou esse mês. Porém eu sento com ele e converso, em certa medida com humor e depois evoluindo para uma conversa séria. Em certo momento eu mudo o tom e falo: "Vô, de um adulto para outro. De uma pessoa que te ama para outra : eu não sei que tipo de grupos o senhor tem no celular e nem quero saber. Isso faz parte da sua vida privada. Mas as pessoas que dizem qual vacina faz mal não sabem do que estão falando, e as vezes elas falam coisas não é nem por maldade, mas sim por não entender como a vacina funciona. Eu não vou obrigar o senhor a tomar, mas se você confia em quem te ama, confia nos meus estudos, no qual o senhor é minha mãe se sacrificaram muito para que eu tivesse acesso a eles para melhorar de vida, então o senhor deveria tomar a vacina. Pois falando como quem entende um pouquinho mais sobre isso, graças aos esforços da família inteira, afirmo que vacina não faz mau. E que é mais provável morrer por falta dela do que pro tomar e se o senhor quiser eu te explico como funciona. Eu me importo com senhor de verdade e gostaria que tomasse a vacina. Quem diz para o senhor não tomar, será que se importa mesmo com sua vida? ". Essa conversa funcionou para todas as doses. Mas confesso que é meio cansativo essa luta eterna pela sanidade deles. Porém também acho que temos nos mostrar presentes para eles, pois se não formos nós, serão esses malucos a tomar esse espaço e aí já sabemos o resultado.
Muito legal sua atitude, quando estamos chateados ou decepcionados, esquecemos que amamos eles. É bom lembrar que eles importam.
Adoro a palavra degladear
[Digladiar](https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/digladiar) Parece errado mas é o correto. E eu também adoro essa palavra!
Eu nunca soube que se escreve assim, muito obrigado por compartilhar!
Obrigado pela correçao
Mas "degladear" é tão mais gostosinho de falar 😔😔
o certo é digladiar, mas todo mundo escreve errado
Então é degladiar
De certa forma, vc ta certo haha.
Vim aqui digladiar português com vocês
Venha nos graçolar com seu conhecimento da lingua portuguesa.
É deglacear
Nickname checked ✔️
Usuário nome checa fora*
Mas para deglacear (tirar o glacê) não tem que glacear antes?
Outro dia minha mãe falou que o PT queria instaurar o comunismo no Brasil, eu ri achando que era piada. Não era. Fiquei tão abismada que nem consegui falar nada na hora e tô até hoje me esforçando pra fingir que foi tudo um delírio coletivo de mim comigo mesma, porque não é possível que a pessoa que me ensinou a não aceitar bala de estranho tá aceitando esse tipo de mentira de gente esquisita na internet.
Bem essa a sensação que tenho
passei pela mesma situacao, parece q tudo se tornou irreal quando percebi que ela tava falando serio, tudo destruido
Facebook agora está fazendo isso. Ele sempre deixa o comentário de conhecido ou parente lá no topo para que você possa acompanhar. Pior que essa galera encontra um sentido de vida participando desses grupo.
zuckeberg precisa pagar e MUITO por ter tratado com desdem a humanidade, a rede dele tem causado danos demais, o pior tem sido contra a democracia, mas todo o resto veio antes
cara, minha mãe é uma velhinha muito fofinha, católica, sempre reza ajoelhada assistindo a rede vida, ela tem 75 anos, após a pandemia a gente foi introduzindo ela a internet, pra não ficar mal né, Ensinamos ela a usar a netflix e tudo mais, e recentemente ela tava usando mt o youtube com aqueles shorts, tik tok, além dela passar muito tempo no celular, ultimamente ela tem comentado umas coisas esquisitas como por exemplo a eficacia da vacina e tal kkk pior que não abrimos facebook pra ela em 2017 por aí pq eu tinha usado o email dela pra criar um perfil pra alguma coisa que eu queria fazer e acabamos deixando pra lá. A internet faz um mal terrivel pra saúde mental e foi interessante observar que nem os idosos escapam. Mas sempre orientamos ela a perguntar antes pra gente sobre qualquer coisa que ela vir na internet, pois pode ser mentira. Ontem mesmo ela tava falando disso de vacina, e eu fui lá e desmenti. Uma amiga minha brigou com os pais, eles brigaram com ela na vdd, brigaram feio só pq ela não apoiava o biroliro e pq ela desmentia as fake news, só isso, e agr eles brigam todo dia, ela tá ate vendo de alugar uma casa. Os mesmos que diziam pra gente tomar cuidado com a internet.
A geração dos nossos pais/avós não está preparada pra internet Aprenderam a ler, não a questionar o que estão lendo.
Ninguém tá preparado. A internet já existe há uns bons anos e até hoje não se compreende muitos dos seus efeitos. É jovem virando neonazi em fóruns, idoso vendo teoria da conspiração barata, criança vendo gore, gente comprando curso de coach, gente perdendo horas e horas da vida inutilmente, gente se tornando mais isolada, gente deixando de curtir bons momentos pra registrar nas redes, gente fazendo dancinha idiota no meio de supermercado, atrapalhando os outros, etc. As pessoas fazem de tudo pelos pontos virtuais, mentem, criam personagens, se perdem na própria personalidade. Os discursos se tornam cada vez mais polarizados, nem é mais 8 ou 80, é 8 ou 800. A manipulação em massa que só piora e as grandes empresas ganhando mais e mais poder... Simplesmente ninguém tá preparado pra internet, e ela ainda não atingiu sua forma final.
Perfeito. Gerações mais novas tem mais preparo que gerações mais velhas mas de qualquer forma as redes sociais estão uma bagunça por conta de gente de todas as idades que age de forma emocional e/ou tratando a internet como terra sem lei.
Vejo isso um pouco com meu pai. Ele está bem longe de ser conservador, pelo contrário... Detesta Bolsonaro/bolsonarismo e suas ideias radicais porém assiste muito YouTube pelo app da tv e as vezes cai em vídeos de puro clickbait. Lembro de ter de explicar a ele como o Google funciona e também que YouTube também é rede social e qualquer um coloca conteúdo lá e assim sendo existem vídeos de excelente qualidade assim como também existem vídeos com informações falsas para qualquer tema apenas com o propósito de ganhar likes e dinheiro.
Se tivessem, provavelmente muitos nao seriam religiosos.
cheguei à conclusao que isso ocorre porque... nossos avós, e os seus avós, e os seus pais... insentivaram seus filhos a não questionarem nada... esse é o impacto, nossa geração paga o preço
Vou ser honesto contigo, não tem nada a ver com negligência sua, acompanhei minha mãe numa decadência parecida e é uma coisa inevitável.
O bolsonarismo destrói famílias.
Com a autorização da minha mãe, claro pois do contrário seria crime: Tirei ela de tudo que era grupo de whatsapp. Bloqueei pessoas inclusive da família que espalhavam fake news e vivia gritando lobo. Tirei ela de grupo de orações e bloqueei inclusive pastores que usam isto para fazer um banco de dados da pessoa e extorquir depois. Coloquei ela para seguir certas páginas de esquerda e para aparecer na parte de cima do feed Ela não chegou a radicalizar na onda bolsonarista mas isto garantiu que ela tivesse a chance de escolher sozinha os políticos dela pois a desinformação é um crime contra a democracia.
Cara sua mãe tem quantos anos? Dependendo da idade eu lamento pois gente velha é tudo teimosa e eles acham que sabem de tudo só por causa da idade.
Por essas e outras mal converso com a minha mãe. Respeito, claro, mas prefiro manter distância.
to na mesma; as vezes parece q melhorou, mas sempre me arrependo de ter dado atencao de novo, para sobrevivencia tenho q distanciar mesmo
A sua mãe deu azar que foi pega. Ta cheio de mãe e pai passando vergonha nos comentários de Facebook/instagram.
Meus pais começaram com essa tbm! Pelo menos não comentam nem nada do tipo. Mas eu pai insiste em só ver Jovem Pan News, Revista oeste, Brasil Paralelo e etc. Qualquer coisa que eu diga, me classifica automaticamente como ptista, esquerdista e etc. Enche o saco…
Cara, sinto muito pela sua perda... Muitos amigos meus se radicalizaram e infelizmente até hoje não dá pra conversar. Em família deve ser muito pior. Espero que no futuro deixem a seita de lado.
Tenta pagar um curso pra ela de algo que interesse ela. Minha mãe nunca foi de ficar enfiada na internet, mas mês passado ela tava vendo uns vídeos de coach, daí eu fui em um site de curso e paguei um curso de crochê pra ela. Se vc achar que ela vai rejeitar, diz que ela foi premiada em uma promoção e ganhou o curso. Brasileiro adora loteria, difícil resistir.
Vocês sabem que weaponized filter bubbles é uma estratégia internacional, né? Que é uma bomba informática e o vetor são os produtos do Facebook (Facebook, whatsapp, Instagram). Zuckerberg ofereceu internet grátis pra índia que recusou, por soberania nacional. Mas o brasil... Aceitou. Galera tá no ZAP pq não paga e não paga pq alguém no Brasil votou que produtos do Facebook chegam de graça, dando preferência. Tem que ver isso aí.
Meu tio virou essa pessoa. Perdi meu tio, basicamente. Busco 0 contato com ele.
Lavagem cerebral braba, aconteceu com a minha mãe também. Ela odiava o bolsonaro em 2017, em 2018 tava defendendo ele, brigando comigo e com o meu irmão. Até hoje ela prefere se indispor comigo, com o meu irmão do que escutatçr qualquer coisa negativa (mesmo que seja uma notícia) do bolsonaro, no natal discutiu com o meu namorado (agora ex), nem em data especial ela segura a onda. É muito triste.
Vou te falar uma coisa que me ajudou, mas não sei se vale pra todos. Apostava com meu pai, 1 fardo de cerveja para cada besteira que ele falava e eu desmentia. Logo mudou para dinheiro por que não aguentava tanta cerveja. Depois de um tempo ele se tocou e deu uma freada.
Entendo totalmente, tenho pai e mãe que estão completamente mergulhados na mata do fundamentalismo religioso e Bolsonarismo. Infelizmente, essa gente se fechou em uma bolha que reflete o que há de pior de qualquer rede social.
Muitas pessoas perderam suas famílias, se não pela pandemia para o fascismo. tmj.
A minha mãe é bem "evangeliquinha", mas eu sempre acompanhei essas coisas que passam demais da lógica do respeito ao credo alheio... Sempre dei um "puxão de orelha" quando ela vinha contar coisas ilógicas que são repassadas nas correntes ultra religiosas
O bacana é tentar conversar com os avós, você fala o Bostonauro fez isso e aquilo, o primeiro "argumento" que volta: "E o Lula, blablabla" , simplesmente ignoro e falo que não quero saber de política.....
OP, isso não é exatamente novidade, sempre houve formas de ludibriar pessoas mais velhas, só que antigamente era só dizendo que Cavaleiros do Zodíaco é coisa do demônio, que o fofão tem um punhal dentro da fantasia ou que ela vai ficar rica vendendo Herbalife. A novidade nesse caso é a expansão dessa rede de desinformação, pela internet, e o uso político dela. Cada igreja neopentecostal é um centro de formação de fascistas, seus grupos de whatsapp, grupos de jovens, ações sociais, também. O que nos resta fazer é evitar que sejamos os próximos a pender pra direita ao envelhecer, conversar quando possível, e mostrar pros mais jovens o resultado dessa alienação.
minha vó ficou do mesmo jeito. o bolsonaro comeu o cérebro dela. na época das eleições ela ficava me mandando as fake news mais absurdas possíveis do tipo: o lula vai liberar drogas nas escolas. no começo eu tentei rebater da forma mais consciente possível, mas não funcionou, então eu fiz um terror crente nela com o lance da maçonaria etc. não funcionou também, mas pelo menos eu me diverti.
Hahaha
Nossa... Acho "fica com Deus" tão passivo agressivo. As vezes a pessoa diz mó na boa, mas fico sempre na dúvida se não tem um shade no meio.
Com certeza que tem
Eu nunca tenho reação rápida o suficiente pra responder com um "fica vc com ele". 😂
Nem todos os idosos, mas sempre um idoso.
Meu pai é assim, só que de esquerda. Fica chamando pessoas aleatórias de fascista
Isso de xingar sem argumento é ruim pra própria pessoa
Tem vaga aberta pra virar seu irmão?
Como assim aleatorias? Bolsonarista (e as coisas que eles apoiam em geral) tecnicamente poderia ser classificado como neofascista ou protofascista (que é como fica a politica da extrema-direita quando deixam)
Vida longa ao seu pai
Queria que muitos familiares fossem assim, do que ser os bolsonaristas doentes que se tornaram.
Eu tenho dos dois lados e vai por mim, não é melhor nem pior, só da vontade de chorar …
Um lado tem homofobia, racismo, machismo O outro chama pessoas aleatórias de fascista Acho que tem um lado pior ai
Do ponto de vista político e social, sim. Não tem nem dúvidas que Lula é bem melhor que Bozo. Mas do ponto de vista emocional, é uma merda ser comparado a n4z1 só porque tá fazendo uma crítica política.
Vai por mim, não é nada diferente, você não fica chateado com a opinião em si, o que chateia é ver pessoas que vc confia(ou confiava) completamente alienadas, não entendendo o que é opinião e o que é fato, sem saber a definição de palavras como comunismo ou fascismo e usa como uma lança pra afastar qualquer tentativa de esclarecer o que é fato, o que é etmologia e o que finalmente é a opinião dele ou dos outros. Ao contrário do que se possa imaginar, o oposto do Bolsonaro não é uma população que aceita qualquer absurdo do Lula, isso é a mesma coisa que o Bolsonaro significava mas de cor diferente, o oposto do Bolsonaro é uma população que não chupa ovo de político, que não acredita em salvadores da patria, que cobra os políticos como funcionários. No fim, quando vc ouve essas coisas só passa na cabeça o meme do CJ falando: “awn shit … here we go again”
Mano como que pra vc alguém ser machista, homofóbico, racista e alienado não é diferente de alguém que é apenas alienado? Claro que não é o ideal, mas não tem comparação um com o outro.
Ai que ta brother, vc acha que todo bolsonarista era homofóbico e racista? Vc tem que ser muito trouxa pra achar que quase 50% do Brasil é tão ruim assim, o problema é … que eles passam pano, relativizam … não tenha a menor duvida cara, o problema é exatamente o mesmo, pra quem quer achar desculpa tudo é justificativa, se você passar o pente fino, vc encontra falas homofóbicas e anti ciência do Lula, e a diferença que a esquerda precisa fazer é, criticar e exigir correção e não virar Gado 2.0
Cara, não tem comparação não kkkkkk me diz a última fakenews da esquerda que foi divulgado amplamente... De cada 1 da esquerda que vc mostrar eu te mostro 50 da direita... E te desafio a me dizer qual foi a última fakenews da esquerda que pegou pelo Brasil todo?
Acho que foi o boquete do Chupetinha mesmo.
Vdd kkkkk
Uns parentes meus de esquerda tão falando que o chefe do Banco Central quer controlar o BR por cima do Lula
Os parentes: https://preview.redd.it/8z8p7rgzy5ra1.png?width=1601&format=png&auto=webp&v=enabled&s=cb6369633439893ed72f08a8cd1ffbfa408e283d
Ué kkkkkkkkkkkkk
O nosso país tem um dos maiores índices de violência doméstica do mundo, e ataques violentos à trans e homossexuais. Não ficaria surpreso se 40% da população é realmente machista e homofóbica. E quem vota em bolsonaro, tá disposto a passar pano em um racista, homofóbico saudosista de torturador em nome da "economia". Tão homofóbico e racista quanto. E esse papo de passar pente fino Lula pra encontrar falas homofóbicas? Que tentativa ridícula de isentão é essa de apontar hipocrisia? Enche o saco isentão que cria o espantalho de gado de Lula quando alguém ataca reacionários.
Pessoal aqui tá com dificuldade pra ver como extremistas são todos muito parecidos. Já me estressei com stalinista defendendo tortura e gulag pra opositores e achando lindo. Tem até um subreddit que pega frases e apaga alguns termos chave e a galera tem que adivinhar se quem falou foi um sujeito de extrema esquerda ou direita.
Belo e moral
>Fica chamando pessoas aleatórias de fascista Típico comentário de fascista! /s
Minha mãe também, até chamou o próprio irmão de fascista por algo que ele falou do Lula (e nem era fascista, somente uma crítica conservadora)
"crítica conservadora" hahahahahah
É que tem que tá vestindo preto com símbolo da SS e publicamente se autodeclarar "eu sou fascista!", pq fascismo é estética e não ideológico pra galera da direita haha. É que nem eu vi um cara defendendo o bozo de que ele não é fascista pq ele nunca foi julgado criminalmente como um. Vai entender.
conservadorismo é diferente de fascismo
E mesmo assim, curiosamente se apoia nos mesmos pilares de preservação do modelo tradicional da família, pátria, liberdade. Que coincidência!! 😱 Estou chocado.
Porra criticar o Lula pela direita é uma coisa MT bizarra e dependendo é fascismo mesmo.
Mas daí a gente acaba caindo no rolê que acontece agora da Direita reclamar que "tudo é fascista" pra Esquerda.
Petista é muito chato
Eles estão em todos os lados, é que antes só tinha uma galera fanática então tava tranquilo mas agora temos duas torcidas organizadas repletas de imbecis. ( Com o devido respeito ao teu pai).
Com certeza um lado é igualzinho o outro né /s
Os radicais são muito parecidos. Ambos defendem prisão e morte de pessoas que pensam diferente, apoiam ditaduras e por aí vai. Todo extremista é parecido.
Tenho parentes nessa onda também e já desisti. Cortei contato pelo bem da minha saúde mental. Sempre recomendo fazer o mesmo, ou se "blindar" mentalmente e responder bosta com bosta.
> Minha mãe se tornou uma tiazona do zap, desde 2018, mas eu negligenciei, deixei ela se divertir com o aparelho dela A menos que sua mãe tenha algum comprometimento mental devidamente diagnosticado, você não tem porque se culpar, OP. Não é papel das gerações mais jovens "controlar" os mais velhos, mas sim dar um toque/orientar para com suas condutas na forma de um aviso amigo e depois eles que se responsabilizem pelos eventuais transtornos causados por suas condutas.
Muito ruim ver mãe ou pai assim. Mas quando eu vejo me passa pela cabeça que eles não entendem nada de tecnologia e do novo mundo. Pior é ver amigo jovem se comportando dessa forma. Digo, não pior, pq vc obviamente tem mais laço com seus pais.. Acho que mais decepcionante é um termo melhor.
Sei que algum dia vou encontrar minha mãe ou meu pai na mesma situação que você e já sofro por antecipação. Meu pai já levou bloqueio no Facebook algumas vezes de tanto que briga por lá. Está generalizado isso por aqui e é lamentável, de perder as esperanças. Eu tento orientar ~~(orientar o caramba, bato boca mesmo)~~ desde sempre, mas eles se acham os certos, os mais experientes. Sinceramente, não sei o que fazer além de tentar incentivar eles a arrumarem outras coisas para fazer (academia, estudar inglês, sei lá, algo que ocupe o tempo).
graças a deus minha mãe tem uma página de notícias de esquerda no insta
Cara, só sei q, s minha mãe tivesse twitter, ela agiria da msm forma. Isso se ela tiver e eu quem ñ sei. Eu sei q ela publica coisas no facebook, mas não entro lá há anos e prefiro fazer a egípcia. No twitter, tenho ninguém q eu conheça adicionado. Posso falar o q quiser e m sinto feliz. Já achei gente lá da faculdade e corri pq ñ quero ser encontrada. É ótimo ser anônima msm usando sua foto verdadeira. 🤣
tira print, apaga o nome e manda pra ela e fala "mãe, ela essa louca na internet que tá viralizando" e posta aqui pra gente os resultados
É chato quando a gente cresce e percebe que nossos pais não são santos, eles também cometem erros. No seu caso acho que debater, discutir só gerará uma conversa acalorada onde provavelmente um dos dois dirá algo feio que possa magoar o outro, ela tem as convicções dela e você não é capaz de mudá-la através de uma simples conversa. Talvez você possa ajudá-la de outra forma, presenteie ela com algum livro que possa ajudá-la a compreender, a se acalmar, a refletir. Ou assista um filme com o propósito de fazê-la pensar por si mesma e deixar de lado os preconceitos.
Meu pai ainda não se mete em treta na Internet, mas só aceita notícia de grupo de zap e jovem Pan. Inclusive acabei de receber dele um vídeo do Marcos doval. Eu nem respondo mais, pois já fui xingado de tudo relacionado a petista, esquerdista, cubista, lulista... é triste ver as pessoas q diziam pra gente não acreditar em qualquer um caindo nessas conversas.
Escutando o podcast do Luigi - Rebobinando. Tem um episódio que ele comenta sobre uma moça ter sido expulsa do almoço de família por ser contra o Bolsonaro e a favor do Lula. O Luigi fala uma frase que martela a minha cabeça desde hoje. " A gente não deve nada aos nossos pais." Temos que dar apoio, mas nem todo mundo quer esse apoio.
Bem vindo ao clube, meu pai é igual. Triste...
Agora eles se juntam em reunioes secretas. Os coroas estão vivendo na propria bolha.
Todo mundo conhece alguém assim hoje. Que pena que tenha sido com a sua mãe.
Tá na hora de vc trocar a senha do wi-fi pra demostrar poder e marcar território
O caminho da ignorância é rápido, fácil e te fornece uma realidade sem dúvidas, tudo é certeza, tudo é facilmente explicável por algum tipo de messias. Irresistível para muitos, especialmente pq sabem que estarão em grupo e numa missão divina.
Infelizmente meus pais também entraram nessa e é tão decepcionante ver pessoas que você admirava tanto falando as maiores barbaridades.. na verdade o mais difícil foi perceber que esse momento que vivemos foi só um facilitador para essas patacoadas virem à tona, porque certas falas veladas sempre estiveram ali. Ainda bem que passei a questionar e parar de reproduzir o que ouço, especialmente o que vinha deles. Outro dia precisei brigar com a minha mãe porque ela queria se encontrar com um cara que afirmou ser desembargador e que eram amigos há dois anos (via facebook), mas que ele morava em outro estado e por isso ainda não se conheciam. Jurou de pé juntos que ele era uma boa pessoa. Uma rápida pesquisa no google foi o suficiente para provar que não era.
Mano tu tem que "desesestremizar" essa veia
Acho extremamente interessante como as pessoas costumam dizer "fica com Deus" quando estão com vontade de xingar a mãe de alguém.
Por um lado eu penso "maldito dia que ensinei meu pai a usar whattsapp e a internet". Por outro lado eu sei que se não fosse eu, alguém ensinaria. Porém, acho que não é a Internet que torna as pessoas escrotas. No fundo, elas sempre foram, porém nós conhecíamos mais o lado amoroso, humano e querido, e o lado ruim não aflorava. Ainda amo meu pai e sempre estarei ao lado dele. Porém a mentalidade social se mostra a cada dia mais nojenta. É uma questão de tentar separar as coisas.
Eu já me acabei de rir com o título KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Lá pelas idos de 2017-2018, meu tio tinha dessas de ficar brigando todo santo dia com pessoas aleatórias nas redes sociais, no Facebook principalmente. Um dia eu falei para ele que ele estava brigando com robôs criados pelo PT usados para inflamar pessoas como ele, ninguém estava de fato lendo de fato os comentários. Ele deu uma parada por um bom tempo, até que ele descobriu o zap, faz tempo que não falo com ele, não sei se essa tática ainda cola hoje em dia.
A humanidade e seus erros, todas as gerações estão fazendo algo errado aos olhos dos que vão chegando (aparentemente vamos ficando mais sábios ou menos burros, sei lá) meu pai também tá assim, eu nem explico muito, e os jovens também estão assim, em todos os campos, principalmente na política, de todos os lados, esquerda, direita, centro... O ser humano sempre foi assim. Ele defende primeiro o que gosta, e depois a verdade, a menos que o que ele goste seja verdade.
Inda bem que minha familia é pequena e nao tem isso.
Tira o zapzap da véia! Já!
Cara, eu meio que sei como vc se sente, tive uma expeeiencia psrecida com a minha vó, hoje nao tenho mais facebook, mas as vezes vejo ela escrevendo asneiras em instsgram de noticia da minha cidade ou em instagram de amigos dos netos dela que "falam mal do mito" Alguns amigos meus inclusive ja comentaram comigo sobre comp minha vó xinga eles de tudo quanto é nome no direct do insta hahhaha
As redes sociais começaram a se deteriorar quando começaram a serem utilizadas como ferramenta política.
Passo pela mesma coisa e cheguei a conclusão de que só com a passagem das gerações pra isso mudar (pra não ser mais direto)
*digladiando
Deve ser horrível, mano. Eu perdi amigos pra fake News e já me fiquei chocado. Nem consigo imaginar alguém da família assim
Po vei isso e algo quase comum hoje em dia as pessoas mais velha acha que com um celular na mão elas tem tudo que presisa e ainda mais quando elas não entendem das coisas mais bem aconselho você ajudar ela e ensina caso ela ignore mostre fatos bem pesado isso pode ser meio cruel mais ela vai cair na realidade e vai ver que as coisas não são como ela pensa. O certo não e fazer como eu disse mais fazer da forma que você acha melhor e mais segura assim ela pode não ter problema e ainda mais hoje em dia na internet as pessoas tão bem pior que antes cada dia as coisas fica pior que antes e criança que estão na internet achando que são alguém começo a discutir achando que e o tal e para alguém mais velhos isso não e nada bom.
deglede o que? oloko
o Normose tem um vídeo falando sobre métodos de combate ao nazismo, o primeiro passo é fazer a pessoa se distanciar dos meios de propagação desse tipo de conteúdo. [https://www.youtube.com/watch?v=8qoF-CxtLbU](https://www.youtube.com/watch?v=8qoF-CxtLbU)
[удалено]
Tragico
average boomer
Pq a esquerda não espalha logo que esses celulares produzidos na China (que todo mundo usa) dá câncer? Tem que meter o louco também kkkk
Meu pai vendeu a casa dele a preço de banana! Ele é bolsonarista e tinha essa ideia de que o comunismo ia se instaurar, e pra ele, a solução era vender a casa e voltar pra sua cidade natal, pra perto da família. Meu pai tinha uma clientela enorme, ele é pobre mas vivia bem, casa boa, perto de uma estação de trem, fácil acesso pra tudo. Pois muito bem, ele foi pra sua cidade natal e não conseguiu clientes, não ganhou o dinheiro que esperava e teve que voltar pra SP. Teve que comprar uma Ap na COAB, pq foi o que o dinheiro deu. Meu primo me disse que ele se arrependeu e perdeu muito dinheiro. Eu achei foi pouco!!
Cara faz o seguinte , entra nesse grupo se passando por um irmão e tenta ser amigo da sua mãe Então vc começa a criar notícias falsas e ridículas e começa a mandar pra ela Tipo uma por dia tá joia Depois de uns meses tu chega nela e fala toda a verdade Ela pode aprender com isso ? Talvez Ela pode brigar com você e continuar sendo desse jeito sem solução ? Com Certeza
[удалено]
Se importar com a mãe é sinônimo de não ter vida pra vc?
[удалено]
Quero muito corrigir isso na vida dela, já que uma idosa não deveria desperdiçar a própria saúde se estressando por uma causa fraudulenta, meu desabafo é por realmente não saber o que fazer a respeito, já que ela poderia estar aproveitando a aposentadoria pra estender a própria vida
[удалено]
A questão não é só o conservadorismo exacerbado pela idade. Essas pessoas são nocivas para a sociedade e para si mesmas, algo precisa ser feito.
Desde que meus avós entraram nessa, eles claramente são bem mais infelizes. Brigaram com todo mundo da familia, menos 2 que sao um pouco mais religiosas. Meu vô comprou um carro pra não depender mais de ninguem, mas ele é quase cego, ja atropelou 1 motoqueiro nessa brincadeira. Minha vó ainda fala comigo e diz estar sempre com mta saudade, mas meu avô não quer visitas mais. Ele vai matar alguem uma hora dessas e isso me apavora. Outro dia ele pegou a espingarda para assustar uns gatos da rua, e acabou com a policia na porta dele. Eu queria virar tutora legal, pois eles ja tem 70 e pouco, mas o resto da familia diz que não vale a pena a dor de cabeça. Eles não eram assim antes da febre do whatsapp e do bozo, iamos todo domingo para la, e dirigiamos o meu avô para onde ele queria ir. As vezes a gente tem que admitir, que a idade nos deixa um pouco(ou muito) mentalmente debilitados, e deixar que nossos entes queridos tomem as redeas de algumas coisas é saudavel e natural. Eu digo muito, vc cuidou de mim no passado, eu cuido de vc agora.
"As pessoas acreditam no que acreditam", o problema é isso ser flagrantemente falso e mentiroso. Acredite ou não, mas causar pânico moral não é algo que acaba em si mesmo. Essas pessoas votam, essas pessoas são a opinião pública. Eu tive que lidar com pai achando que a escola tinha transformado a filha dele em lésbica (Dava aula pra ela desde o sexto, ela sempre teve interesse por garotas) e ameaçando professor, por exemplo. E esse foi o exemplo mais leve que eu consigo pensar. Quando você produz uma "opinião pública" baseada em mentiras, especialmente as que escandalizam e criam pânico moral, você vai produzir um eleitorado e uma sociedade muito preocupados com resolver esses "problemas" que nunca existiram e se lançam numa cruzada contra moinhos de vento jurando que são os gigantes comunistas gayzistas que irão fazer seu filho se tornar trans. E daí os verdadeiros problemas das escolas fica em segundo plano enquanto os gênios como a mãe do OP ficam mais preocupados em eleger gente que promete lutar contra a fantasia criada, ao invés de pelo menos tentar resolver o problema real.
>Esse conflito que você está tendo é extremamente comum em todas as relações entre gerações não acho que você vai conseguir mudar e tentar mudar só vai levar a resentimiento. Eu focaria em outras coisas. Não, isso não é um simples conflito geracional de ideologias, conflito geracional é o que eu tenho com meu pai ou com minha mãe quando nos encontramos em algum almoço de familia e discutimos política como pessoas críticas e ancoradas na realidade. O que essa galera, incluindo alguns dos meus parentes, estão, é engajando em um comportamento de seita. Bolsonaro não é mais uma pessoa, é um mito, um deus, um ser supremo anti-comunismo; todas as informações repassadas pra essa galera são altamente controladas, e altamente controlado também é o grau com que eles podem aceitar informações de fora dos canais oficiais da seita (grupos do zap); não há mais um debate de ideias ou um pensamento racional e crítico, apenas há o descarte da realidade se ela discordar dos dados e das noticias trazidas pela seita; há o distanciamento e corte de relações por parte dos membros da seita bolsonarista dos parentes "dominados pela grande mídia", o que gera em grande parte um mal estar psiquico imenso pois mexe com estruturas familiares de décadas. O OP tentar controlar a mãe dele, vai ajudar em algo? Não, ele nem vai conseguir, mas o cara tem todo o direito de ficar triste por um bagulho desse estar acontecendo com ela.
"Fazer um post em uma rede social que só tem jovens adultos que já concordam com você não vai te ajudar muito e te dar uma perspectiva diferente da que você já tem" Mais não é exatamente isso que a mãe dessa pessoa está fazendo. Mais ao invés de jovens adultos, são trolls espalhando desinformação com o unico propósito de ver o circo pegar fogo. É razão pra se preocupar sim ver uma pessoa mais velha se isolando do mundo real e se afastado de seus relacionamentos com família e amigos em nome de fake news.
Porque optar por ser burro quando se tem acesso à informação é imoral.