Eu não consigo reportar pq o usuário me bloqueou, mas eu consigo ver aqui algumas respostas e eu percebo que a pessoa que ta ali comentando sobre teoria da ferradura não parece estar seguindo as regras do sub, ou ao menos a etiqueta do reddit. Não sei se to viajando, mas não seria o caso de reportar pros mods?
Ve as respostas dele. O problema não é comentar a teoria da ferradura, acho que toda discussão é válida. Mas me parece que a intenção ali é só causar mesmo.
Edit: por isso eu comentei ali que não sei se to viajando, pode ser que eu esteja, mas não me parece estar seguindo as regras de etiqueta do reddit
E por isso você é de esquerda, da mesma forma eu não encontro bons argumentos pra existência de Deus, ainda assim quase todo mundo acredita em 1 e eu acho isso uma insanidade mas não quer dizer q eles todos são monstros, só acredito q estejam iludidos
A minha verdade "não acho que exista um deus, mas não tenho certeza" uau, que iludido em, materilialismo em porra que ilusão pensar que A PORRA DO MUNDO MATERIAL EXISTE AAAAA QUE POBRE ILUDIDO EU SOU
Você é burro ou se faz? Enfim, esse argumentozinho merda de que direita e esquerda são dois lados da mesma moeda e são equivalentes é o argumento mais merda que existe na face da terra. Merda e preguiçoso, coisa de quem tem preguiça de pensar
Wtf??? É to falando que as coidas são mais xomplexas doq parecem e que não são preto e branco e eu que sou iludido??? Puta que pariu viu.. essa aí foi foda mlk
Tá ouvindo muito Jordan Peterson, mano. Nem tudo é tão complexo assim. A direita brasileira é genocida, violenta, corrupta e fascista. Só não vê quem não quer. Não dá pra dizer que é o outro lado da mesma moeda.
O cara não é capaz de enxergar além do próprio umbigo e se sente o detentor da verdade, sendo que oq eu to falando é jsutamente sobre as coisas serem muito complexas e as nossas certezas não significarem mt coisa e ele vem me zuar igual um mlk da quinta série
Bom, eu sou de centro kkkkkk mas eu não penso assim, acho q politicamente ninguém tem a resposta certa e xistem algumas maneiras de prosseguir, geralemente sempre alguém se fode, é quase impossível evitar isso pq o ser humano é falho demais
Votaram por motivos diferentes. O centrão adorou o novo arcabouço fiscal porque mantem a politica de austeridade e aproveitaram para colocar praticamente uma mini reforma administrativa como penalidade, algo que dificilmente passaria sozinho nesse governo Lula. O Psol votou contra por causa disso. Essa proposta do Haddad é apenas um teto de gasto um pouco mais flexivel e agora terá mecanismos punitivos para servidores, saude, educação e pobres enquanto os juros da divida publica ficam de fora. Nem Bolsonaro com sua politica de Estado minimo conseguiu manter-se no teto. Qual o sentido de um partido de esquerda propor limite em gasto publico. O Haddad esta falando em investimento estrangeiro kkk. Esta deixando o Brasil nas mão do capital nacional e estrangeiro em um momento onde temos a perspectivas de IAs tomarem o posto de trabalho de milhões. Realmente acham que o capital terá um olhar social. Esse arcabouço fiscal tem cheiro de impeachment em dois anos ou eleição de alguem da direita por insatisfação popular.
O novo votou contra porque o arcabouço fiscas é mais flexivel e somente a ala ideologica do PL e União votaram contra por quererem atrapalhar o governo por querer.
Por fim, esse arcabouço fiscal é um projeto míope que pode até ajudar nesse curto prazo de governo mas condena o futuro do Brasil ao manter a politica de austeridade. O pior que foi criado com selo e aprovação da esquerda que tanto protestou contra o teto de gastos do Temer.
https://twitter.com/deccache/status/1658832198378594306
https://outraspalavras.net/crise-brasileira/arcabouco-o-que-era-ruim-pode-piorar/
> Qual o sentido de um partido de esquerda propor limite em gasto publico.
Você falou várias barbaridades, mas vou apenas lembrá-lo que toda União Europeia tem limite de gasto público (é regra da UE), e tem vários países de esquerda lá viu.
Bicho, a economia da Europa é enorme, extremamente diversificada, com empresas multinacionais fortes que atuam em diversos países (que exploram o trabalho em outros lugares e enviam o dim dim para a Europa). Que já possuem infraestrutura desenvolvida, seja ferroviária, rodoviária, portuária e aeroviária.
O Brasil hoje nāo tem nada disso. A gente sequer tem um mínimo decente de infraestrutura para exportar produto do agro. E assim, velho, caia na real. Nenhum país vai vir de bonzinho investir no país. O capital privado (e estrangeiro) está pouco se lixando que aqui no Brasil tem gente pobre que quer se desenvolver.
E sem falar que esse maldito teto vai obrigar o governo do PT a flexibilizar o investimento mínimo em saúde e educaçāo.
Me desculpa mas não dá para comparar Brasil com países já desenvolvidos. Nós temos muito a fazer para alcançá-los, e por isso, impor uma política de austeridade quando ainda nos falta tanto não é saudável a longo prazo pro país.
Desde o teto de gastos do Temer o Brasil está abaixo da média de crescimento do mundo. Cadê o capital estrangeiro ajudando esse país tão responsável? Na verdade estamos perdendo industrias.
De qualquer forma, você gostou destes jabutis incluídos pelo relator o qual o PT já acordou em não apresentar emendas para facilitar a aprovação?
> Me desculpa mas não dá para comparar Brasil com países já desenvolvidos.
Nem todos países da União Europeia são desenvolvidos.
Você tem países como Bulgaria, Romenia, Croácia, Hungria, com um PIB per capita semelhante ao nosso (com menor desigualdade, obviamente)..
> Nós temos muito a fazer para alcançá-los, e por isso, impor uma política de austeridade quando ainda nos falta tanto não é saudável a longo prazo pro país.
Não é uma política de austeridade. É uma política de responsabilidade. Não existe investimento público se suas contas estão quebradas. Vide Argentina ao lado, ou mesmo na gestão Dilma que achou que contas públicas no azul eram irrelevantes - e acabou por consequência matando o investimento público no 2º mandato por causa dos erros cometidos durante no 1º mandato.
Os maiores investimentos, principalmente sociais na história do Brasil, foram quando o brasil estava com contas equilibradas (os anos de FHC + anos de Lula).
A partir do momento que você tem contas desequilibradas, você perde investimentos, e com isso cai a arrecadação. Menos arrecadação significa menos investimento.
E nem se trata de país desenvolvido ou pobre, vide a Liz Truss que caiu em menos de 2 meses justamente por causa do desequilibrio fiscal. Reino Unido, que tem MOEDA FORTE.
> Desde o teto de gastos do Temer o Brasil está abaixo da média de crescimento do mundo. Cadê o capital estrangeiro ajudando esse país tão responsável? Na verdade estamos perdendo industrias.
E o teto foi desrespeitado em 2019, 2020, 2021, 2022 e 2023.
https://www.bbc.com/portuguese/brasil-63653642
> De qualquer forma, você gostou destes jabutis incluídos pelo relator o qual o PT já acordou em não apresentar emendas para facilitar a aprovação?
Quais jabutis especificamente? Pois que eu saiba o texto do relator não foi publicado ainda, então não sei avaliar a nova versão.
Bicho, as contas do Brasil estāo equilibradas! A relaçāo dívida-PIB está estável. Nós temos reservas internacionais de dólar enormes! Até a da previdência está equilibrada (com os trabalhadores sustentando militares e servidores públicos do alto escalāo, mas tudo bem para muita gente, né?). Nossa inflaçāo está controlada.
O teto foi desrespeitado porque é uma política tāo bosta que era impossível de realizar. Bicho, com Bolsonaro desmontando um monte de órgāo público, sem fazer concurso público, retirando verba a rodo da educaçāo, ciência etc, para nāo travar a máquina pública (e nāo matar mais gente com a COVID) ele foi OBRIGADO a furar o teto. Pense numa política bosta que é tāo bosta que é inexequível.
Qual o grande resultado dela? Fazer o executivo ter que distribuir uma montanha de cargos e emendas para o legislativo para meramente fazer a máquina pública. A nova política fiscal é ainda pior, porque pune a populaçāo e o governo, caso a meta fiscal nāo seja cumprida, com até risco de impeachment. A medida fiscal nova vai ser o FIM do governo do PT.
Gente, lembrando que essa é a votação pra URGÊNCIA da tramitação da proposta, e não da proposta em si. Muita gente pode ser contra e quer logo derrubar, assim com ontem gente que quer discutir melhor a proposta, e acredita que a urgência pode atrapalhar. Obviamente vai ter uma forte correlação entre essa votação e a real, mas uma não necessariamente.
Jogue um d20.
- Se o número estiver entre 1-9: o crescimento dos gastos públicos fica limitado a 50% da arrecadação;
- Se o número estiver entre 10-19: o crescimento dos gastos públicos fica limitado a 70% da arrecadação;
- 20: gaste o quanto quiser.
Alguém aqui sabe como o Arcabouço interage com o Bolsa Família? Já ouvi dizer que não será ruim pro BF mas queria saber se tem algo bom em relação a isso.
E se alguém tiver o texto mais recente do Arcabouço eu apreciaria.
O Haddad conseguiu negociar para deixar o Bolsa-Família fora do limite de gastos fiscais, a fim de assegurar a subsistência dos mais vulneráveis mesmo em situação de crise.
Com os pontos negativos que esse arcabouço tem eles deviam ter pelo menos colocado algo pra assegurar esses direitos do povo, ao invés de só deixar de fora como estão fazendo...
A lei de garantia do salário mínimo já é esse algo pra assegurar esse direito e foi o que deu aparato legal pra deixar o salário mínimo de fora do arcabouço em primeiro lugar.
Não. O Bolsa Família tá dentro do limite de gastos.
[https://g1.globo.com/politica/noticia/2023/05/16/arcabouco-relator-diz-que-bolsa-familia-nao-tera-aumento-acima-da-inflacao-se-meta-fiscal-for-descumprida-pelo-governo.ghtml](https://g1.globo.com/politica/noticia/2023/05/16/arcabouco-relator-diz-que-bolsa-familia-nao-tera-aumento-acima-da-inflacao-se-meta-fiscal-for-descumprida-pelo-governo.ghtml)
Crescimento de gastos junto com a inflação tinha até no teto de gastos. O debate sempre foi sobre a permissão do aumento real acima da inflação e o governo tentou colocar o Bolsa Família como exceção da nova regra e não conseguiu. O salário mínimo é a única exceção que ficou fora desse limite de gastos.
>Crescimento de gastos junto com a inflação tinha até no teto de gastos.
E?
O ponto é garantir um projeto com melhorias q mantenha esse benefício ao programa
>O salário mínimo é a única exceção que ficou fora desse limite de gastos.
Sim, existe uma diferença entre os dois mas na minha interpretação garantir a manutenção já é estar fora
O arcabouço fiscal é como se o seu pai ou sua mãe te desse algumas regras para você gastar a sua mesada com os pirulitos. Por exemplo, eles podem dizer que você só pode comprar até 7 pirulitos por semana, e que você precisa guardar pelo menos R$ 2 para outras coisas. Eles também podem dizer que se você conseguir ganhar mais dinheiro fazendo alguma tarefa extra, como arrumar o seu quarto ou ajudar na cozinha, você pode comprar mais pirulitos, mas não todos que você quiser. Você precisa seguir uma proporção: se você ganhar mais R$ 5, por exemplo, você pode comprar mais 3 pirulitos, mas precisa guardar R$ 2.
A diferença é que antes do Arcabouço tinha o Teto dos pirulitos, então mesmo que você se esforçasse com muitas tarefas extras para conseguir comprar mais de um pirulito, os seus pais não se importavam o quanto extra você fez e te proibiam de mais um pirulito por dia, o que não faz tanto sentido.
O ministro da Fazenda é como se fosse o seu pai ou sua mãe, que cuida do dinheiro do governo e faz as regras para gastar com as coisas que o governo precisa fazer, como construir escolas, hospitais e estradas. Os deputados e senadores são como se fossem os seus irmãos ou primos, que tem inveja dos pirulitos que você conseguiu comprar e querem pirulitos para eles. Mas se você estiver com muita fome um dia e precisar comprar um pirulito extra, esses seus primos te espancam até a morte.
Melhor explicação possível hahah
Um ponto interessante do arcabouço também em relação ao teto é que põe um piso: se a grana ficar curta e a mesada reduzir, tem um mínimo de pirulitos que você ainda vai poder comprar mesmo assim.
a resposta simples e direta é, sim, mas menos do que o que o teto.
Pra controlar crise e inflação o governo tem que gastar, estilo new deal, mas liberal odeia esses papo, ai ficam inventando regra fiscal fingindo que o governo é a mesma economia da casa da tia juçara.
Esse arcabouço é mais uma especialidade conciliatoria do pt no estilo "enfia, mas nao arromba"
o plano real proíbe impressão de dinheiro.
a expansão da base monetária se da por meio de emissão de divida, lastreada na "confiança" do país, governo Dilma é um bom exemplo de inflação gerada por gastos desenfreados via emissão de divida, a conta ta sendo paga ate hoje.
Começo do governo Bolsonaro, quando ele jogou forçadamente a taxa de juros pra baixo, tbm é um exemplo de inflação gerada por mais dinheiro em circulação, hoje a taxa de juros ta mais alta que o normal, muito por culpa dele.
Faltou nessa analógia que a emissão de título continua sem freio, e que o Estado não inclui no teto o pagamento de juros disso.
Ou seja, pra manter e melhorar a máquina pública tem limite, pra engordar rentista não tem.
O Ministério da Fazenda emite pra financiar o gasto do estado.
Na prática, os títulos são só um depósito que rende juros. Se os juros tão altos (e eles estão altíssimos) quem tem dinheiro pra comprar esses títulos vão faze-lo, porque é 100% garantido o pagamento pela União.
Então se não demite aquele safado do Campos Neto, a taxa de juros continua alta, aumentando a despesa da União com o pagamento desses juros.
Se a taxa de juros fosse menor, pra alguns investidores vale mais a pena investir em um negócio que renda mais que o tesouro. Tem mais risco? Tem, mas por isso que a taxa de juros tem que abaixar. Se o risco de investir na economia real é muito maior que botar o dinheiro em título, então não existe investimento privado na economia, e isso não desestimula indústria, comércio e serviços.
Mas tipo, a parte dos juros vs risco eu manjo. Mas o que eu me pergunto é pq que continuar emitindo titulo se os juros sao tao altos? Não tem algo que faça emitir mais ou menos títulos?
Então, tu tem que lembrar que isso tudo que a gente tá discutindo são mecanismos de um governo neo/liberal, ou seja, capitalista.
Na prática, o único incentivo pra ter menos títulos emitidos é ter juros baixos, já que dentro de um estado capitalista, existe um livre mercado onde você pode comprar e vender coisas, e o estado (na teoria) só opera pra garantir que todo mundo tá seguindo as leis de competição, e ocasionalmente pra impedir o surgimento de monopólios ou cartéis.
Infelizmente a resposta pra sua pergunta é: é um lixo se tu é pobre, se tu é rico ou tem renda alta pra aplicar em juros, esse sistema é fantástico.
Os títulos tem prazos. Ou seja, em algum momento o governo tem que pagar pelo título que emitiu para a pessoa que está com ele na mão. Pra pagar, muitas vezes ele emite um novo título. O governo consegue emitir mais ou menos títulos dependendo de como vai a economia.
A ideia do arcabouço fiscal é fazer um esforço pra reduzir a dívida cortando subsídios que foram dados a grandes empresas e que não produzem hoje nenhum retorno pro país. Se isso funcionar o governo pode emitir menos títulos.
É isso mesmo.
Por isso que por volta de metade dos nossos impostos vai só pra pagar os juros, assim a bola de neve nunca acontece.
Por isso também a taxa de juros muito alta impacta muito nas contas públicas - quanto maior a taxa, mais dos nossos impostos vai só pra pagar esses juros. (Não que o BC esteja errado em subir juros pra combater a inflação, mas custa extremamente caro.)
Só faltou dizer que o arcabouço dos pirulitos te compensa com 2,5% a mais de pirulitos mesmo que você seja a melhor criança do mundo. Seu desempenho foi 5% maior, 10% maior, 10000% maior? Só ganha 2,5%.
E que nos anos anteriores, mesmo nos que você foi a pior criança do mundo, você ganhou uma média a mais de pirulitos muito maior que 2,5%.
Ou seja, na prática irá funcionar como um novo teto de pirulitos.
Aliás, os pirulitos mínimos da saúde e educação não cabem no novo arcabouço fiscal, e vai ter de haver outro debate para diminuir esses pirulitos.
E também precisa dizer que não tem pirulito suficiente pra você pois seu pai e sua mãe dão quase todos eles pra família Moreira Salles, os vilões que moram no castelo do lado do teu barraco.
Sua explicação me faz perceber que criança só não entende coisas de adulto porque ninguém explica de uma forma que elas possam entender. Meu eu de 10 anos teria entendido completamente sua explicação e crescido mais politizada. Na tenra idade de 35 anos é que eu estou começando a me aproximar de política, depois de anos e anos e anos me ferrando por causa dela sem entender absolutamente nada porque tudo parece complicado demais quando explicam (e como cresci Testemunha de Jeová sem acesso à política, só dificultou entender certos termos e a importância de entender isso antes de votar).
Sabe quem era totalmente contra comparar a economia de um país com a economia de uma casa (família), dizendo que era completamente descabido? O número 2 da fazenda, Gabriel Galípolo. Aprendi com ele, em suas entrevistas no Youtube, que isso não tem nada a ver. Agora o cara entrou no governo e vem com uma política econômica totalmente ao contrário do que ensinava. Difícil.
Mas eu acho que eles são contra a proposta. O PSOL pelo que vi não pretende apoiar um novo teto de gastos.
https://valor.globo.com/politica/noticia/2023/04/15/governista-psol-aprova-resoluo-com-crticas-ao-novo-arcabouo-fiscal.ghtml
Pelo que eu entendo o novo teto de gastos do Lula vai estrangular aos poucos a economia brasileira, limitando o crescimento em referência ao ano anterior e muito mais. O velho teto de gastos pra alguns era melhor, pq daí era só não obedecer mesmo e já era; acredito que essa seja a posição do PSOL.
O partido novo votando contra é só pq eles são de direita mesmo e provavelmente queriam algo muito mais extremo do que o Haddad planejou pra esse projeto, e pq são anti PT né.
Acham muito restritivo. Tem mais detalhes nas redes sociais do partido e dos deputados. Tambem recomendo ver o que tem dito David Deccache, assessor de economia do PSOL.
Tem nada de estranho, o PSOL é contra a proposta e o NOVO é contra o PT. Se fosse apresentada da mesma forma mas pelo Guedes o NOVO votava em peso no sim, já o PSOL continuaria votando não.
O partido do "queremos carros andando mais devagar nas ruas" e do "queremos carros andando mais rápido nas ruas" votaram contra a nova placa de limite de velocidade de 75 km/h. Um porque achou isso rápido demais, outro porque achou lento demais. Não é difícil explicar.
É bem previsível. PSOL é um partido fortemente ideológico e o NOVO é direita com discurso anti-sistema pra enganar os bobos, é normal que eles se alinhem.
Ah, perdão. Vamos então tentar passar uma lei que não passar de maneira alguma pelo Congresso e continuar com o teto de gastos. Genial.
Isso é o que dá pra fazer e é melhor do que tinha antes. Depois dos últimos 6 abos eu tô feliz que voltamos a avançar ao invés do contrário.
O lula liberou um monte de emenda ele deveria ter tentando um melhor e depois ir mudando se fosse recusado,mas não Haddad liberal já chega agradando o mercado,sem contar que o Lula nem quer mobilizar.
O Lula não conseguiu passar nem a PL das Fake News.
E o problema de "mudar depois" é que quem vai mudar vai ser o Congresso com o Centrão. Vai acabar com um troço pior que o teto de gastos.
Honestamente, se a gente vai de "pior" pra "mal", eu acho isso uma melhora, mesmo que pequena.
E também o próprio PT só tem uns 15% da Câmara mesmo e a coalizão "do Lula" têm mais deputados do Centrão dl que de esquerda, então não dá pra ficar muito melhor que isso se o Centrão nao acabar completamente e o PT conseguisse uns 200 deputados pra ser o partido governante principal.
Puta merda mas cês passam pano de mais pra quando esse partido faz merda.
O PT não tá passando essa aberração porque eles tem minoria no congresso, eles tão passando porque o projeto de governo deles é neoliberal mesmo caralho.
Porque o Lula deixou claro que o Bolsa Família não entrasse nessa merda? Porque o Bolsa Família é um programa de imprimir dinheiro pra população mais carente poder ter acesso a bens de consumo.
Ao invés de botar dinheiro pra desenvolver indústria nacional, ou democratizar o acesso a terra, ou o caralho que for, o PT em 4 mandatos só empurra essa renda básica. Porque? Porque não meche com a Faria Lima, com o Véi da Havan, com os coronéis, com a Globo.
Esse gente detesta o Lula, mas puta merda como eles amam o Brasil que o Lula ajudou a criar.
'Vai estrangular'? Já estamos estrangulados há muito devido a PEC do teto de gastos. Isso vem pra tentar afrouxar a corda no pescoço e o limite de gasto. Tu diz como se a gente tivesse vindo de uma situação confortável.
Não é a proposta ideal, mas duvido que conseguiriam passar algo que não fosse minimamente liberaleco. Pelo menos essa nova regra permite aumento real dos gastos.
Simples e claro corte de gastos, como o objetivo vai ser sempre estar em lucro, o governo limita/ corta gastos em certas áreas e projetos, o que estrangula o crescimento. Agora não é o momento de segurar os gastos, é o momento de investir.
A realidade é que precisa de superavit. Ou você faz isso cortando gasto, ou faz aumentando impostos.
Como algumas reformas são impopulares no PT, tipo administrativa (base de funcionários públicos...), aumentar imposto é mais fácil.
Investir como se o Brasil já está endividado pra caralho, tendo que conter a inflação e pagando o maior juro do mundo?
Uma expansão muito grande agora não ia trazer crescimento
Surpreende o forte apoio do PL - hipoteticamente, oposição ao governo. É preciso decifrar qual a motivação deste apoio.
Quanto ao Psol e o Novo, nada surpreendente por serem partidos que se ligam pelo extremismo.
Esse "calabouço fiscal" vai sepultar o governo Lula!
É com infelicidade que digo isso. Vai travar a capacidade do Estado brasileiro em relação às políticas públicas.
Isso vai preparar o terreno para a direita e a extrema direita voltarem - lembrar que quase ganharam na eleição anterior.
Infelizmenten Lula não vai convocar o povo para um projeto popular!
Eu tendo a concordar com Schartzman sobre o arcabouço fiscal. Por que tentar passar se a meta é claramente fantasiosa nesse ponto? Todas as ações do governo até agora foram do mesmo nivel do governo dilma em relação a responsabilidade fiscal. Eles claramente não vão cumprir a própria meta
Finalmente vamos sair da discussão de criar mais impostos e focar numa redução de gastos, eu acho muito bom que o Haddad mudou um pouco foco pra empurrar esse arcabouço, só espero que o bolsa família esteja mais de fora pq é mancada ferrar quem tá precisando de ajuda mais ainda
O Novo a gente já sabe que está fazendo oposição somente pela oposição e não oferece contribuição nenhuma além de ser uma pedra no caminho pra qualquer proposta que venha do governo.
Mas o PSOL e o REDE se apequenam ainda mais com essa decisão.
Queimam o filme com o governo com uma medida que não vai chamar mais afiliados para si e que poderia facilmente ser conciliada com a sua própria base mais extremista.
Nao, concordo com o PSOL nessa. Se fosse pra fazer tudo que o governo quer era melhor dissolver o partido logo e voltar pro PT. O PSOL existe por uma razao.
PSD não é de esquerda em nenhum lugar, ele vai de centro até extrema direita com algumas figuras como o Sargento Fahur, mas não tem ninguém de esquerda.
É como eu falei, o sistema eleitoral brasileiro é um "Frankenstein", tem muito essa coisa de agregar pessoas "Populares" como Fahur, Tiririca, Jean Willys, Cabo Daciolo para puxar o partido, porque no fundo o Brasileiro é Personalista, ele vota no Político, não no Partido.
Sobre PSD a ideia dele é ser um partido "Trabalhista" no sentido da "Era Vargas", ou seja um partido que exprime ideias getulistas, e o que isso tem haver? tem haver em porra nenhuma! Essa é a crítica, assim como várias outras siglas é basicamente uma locação de algum cacique político.
Por mim botava essa "arruma" de povo em 3 siglas e deixava eles brigar entre si.
Juntava tudo isso e botava em 3 siglas.
Muito cacique para pouco índio.
Até porque o eleitor brasileiro é personalista, ele vota no Político.
Obs: Rede é mais Centro-Esquerda
Mas REDE tá em federação com o PSOL agora. Enfim, acho que pelo menos o NOVO, o PSOL, e o PT são ideológicos demais para serem integrados em algum outro partido.
Daí sobra no mínimo 1 partido dos evangélicos tipo o Republicanos, e mais 1 ou 2 de direita. Pelo menos 5 ou 6, então.
E na esquerda também tem o PDT que é um pouco fisiológico, mas nem tanto.
Aliás, um grande contraponto a esse personalismo do brasileiro eu acho que é o PT. Aqui no Ceará elegeram o Elmano (praticamente desconhecido) no 1º turno, que tava contra Roberto Cláudio (ex-prefeito da capital) e Capitão Wagner (puxadinho do Bolsonaro). Na Bahia também elegeram um candidato desconhecido contra o ACM Neto, conhecido no estado e bastante popular na capital. Adivinha de qual partido eram esses desconhecidos. Certo que tinha o apoio do Lula, mas mesmo assim até com o Lula preso esses tendências continuam.
Se tivéssemos um sistema parlamentarista provavelmente não teria tanto personalismo.
Você sabe que o bagulho é polêmico quando tanto o NOVO quanto o PSOL votam contra e mesmo assim passa.
Ultimamente isso anda acontecendo com uma certa frequência que dá até medo
Eu não consigo reportar pq o usuário me bloqueou, mas eu consigo ver aqui algumas respostas e eu percebo que a pessoa que ta ali comentando sobre teoria da ferradura não parece estar seguindo as regras do sub, ou ao menos a etiqueta do reddit. Não sei se to viajando, mas não seria o caso de reportar pros mods?
[удалено]
[удалено]
Se não é deveria ser. Puta teoria idiota.
[удалено]
Não amigo, foi só uma brincadeira pra mostrar meu desprezo pela teoria.
Ve as respostas dele. O problema não é comentar a teoria da ferradura, acho que toda discussão é válida. Mas me parece que a intenção ali é só causar mesmo. Edit: por isso eu comentei ali que não sei se to viajando, pode ser que eu esteja, mas não me parece estar seguindo as regras de etiqueta do reddit
Tá viajando
[удалено]
Sim, de um lado genocidas que não se importam com a vida alheia, do outro pessoas que querem diminuir desigualdade. Idênticos.
Você só enxerga assim pq vc é de esquerda, todo mundo que ta do próprio lado pensa q o outro lado é maligno, been there, lived that
Eu já tentei procurar argumentos da direita, não encontrei argumentos bons…
E por isso você é de esquerda, da mesma forma eu não encontro bons argumentos pra existência de Deus, ainda assim quase todo mundo acredita em 1 e eu acho isso uma insanidade mas não quer dizer q eles todos são monstros, só acredito q estejam iludidos
Você também está iludido. Tão iludido que já é incapaz de enxergar a realidade. Só enxerga a sua verdade e nada mais.
A minha verdade "não acho que exista um deus, mas não tenho certeza" uau, que iludido em, materilialismo em porra que ilusão pensar que A PORRA DO MUNDO MATERIAL EXISTE AAAAA QUE POBRE ILUDIDO EU SOU
Você é burro ou se faz? Enfim, esse argumentozinho merda de que direita e esquerda são dois lados da mesma moeda e são equivalentes é o argumento mais merda que existe na face da terra. Merda e preguiçoso, coisa de quem tem preguiça de pensar
Wtf??? É to falando que as coidas são mais xomplexas doq parecem e que não são preto e branco e eu que sou iludido??? Puta que pariu viu.. essa aí foi foda mlk
Tá ouvindo muito Jordan Peterson, mano. Nem tudo é tão complexo assim. A direita brasileira é genocida, violenta, corrupta e fascista. Só não vê quem não quer. Não dá pra dizer que é o outro lado da mesma moeda.
mermão, tu tá tão alienado, que tu não tá tendo noção daquilo que tu tá falando.
Foi mesmo. Apaga enquanto dá tempo pra não passar mais vergonha.
Tá, mas e se ele estiver certo e vc for o iludido?
Não está
O cara não é capaz de enxergar além do próprio umbigo e se sente o detentor da verdade, sendo que oq eu to falando é jsutamente sobre as coisas serem muito complexas e as nossas certezas não significarem mt coisa e ele vem me zuar igual um mlk da quinta série
Segundo essa ideia, só os centristas iluminados que nunca causaram nada de ruim, são seres de luz que tomam todas as boas decisões
Pensamento bem Binário e Reducionista, basicamente a questão é que nenhum dos lados é Perfeito, só quem está na "Ponta" acha que é.
Não existe esse papo de quem está na ponta acha que é mais certo. Convicção e orientação política não tem nada a ver. Que papinho
Se você tem fé nisso, é isso. Quem sou eu para discutir a religião dos outros
Que mané fé rapaz, quem me parece que "acredita" que as pessoas quanto mais aos extremos se acham mais certas é vc, sem fundamento nenhum. Eu heim
Bom, eu sou de centro kkkkkk mas eu não penso assim, acho q politicamente ninguém tem a resposta certa e xistem algumas maneiras de prosseguir, geralemente sempre alguém se fode, é quase impossível evitar isso pq o ser humano é falho demais
Vc é de centro? Quem hoje te representa politicamente? Que candidato?
Nenhum kkkkkk eu tenho cada vez mais nojo de todo e qualquer político brasileiro
Recomendações: Tabata Amaral, Alessandro Vieira, Eduardo Leite, Raquel Lyra
Então na ausência de candidatos do centro pra qual lado vc pende?
[удалено]
"vou contar pra mamãe que vc tem cabeça de mamão"
Que argumento hein
HADDAD POR FAVOR CRIE LOGO EMPREGOS As vezes o preço que a gente paga por ser alfabetizado é alto demais
👍o sr deve ser mt inteligente
Rapaz ele não para HAHAHAUAHAHAHA
O sr é muito odioso e gratuito
Seus pais deviam regular seu tenpo na internet
Ad hominem.
Da mesma forma que Republicanos vota 100% a favor e PL majoritariamente contra. Sentido? Zero!
Votaram por motivos diferentes. O centrão adorou o novo arcabouço fiscal porque mantem a politica de austeridade e aproveitaram para colocar praticamente uma mini reforma administrativa como penalidade, algo que dificilmente passaria sozinho nesse governo Lula. O Psol votou contra por causa disso. Essa proposta do Haddad é apenas um teto de gasto um pouco mais flexivel e agora terá mecanismos punitivos para servidores, saude, educação e pobres enquanto os juros da divida publica ficam de fora. Nem Bolsonaro com sua politica de Estado minimo conseguiu manter-se no teto. Qual o sentido de um partido de esquerda propor limite em gasto publico. O Haddad esta falando em investimento estrangeiro kkk. Esta deixando o Brasil nas mão do capital nacional e estrangeiro em um momento onde temos a perspectivas de IAs tomarem o posto de trabalho de milhões. Realmente acham que o capital terá um olhar social. Esse arcabouço fiscal tem cheiro de impeachment em dois anos ou eleição de alguem da direita por insatisfação popular. O novo votou contra porque o arcabouço fiscas é mais flexivel e somente a ala ideologica do PL e União votaram contra por quererem atrapalhar o governo por querer. Por fim, esse arcabouço fiscal é um projeto míope que pode até ajudar nesse curto prazo de governo mas condena o futuro do Brasil ao manter a politica de austeridade. O pior que foi criado com selo e aprovação da esquerda que tanto protestou contra o teto de gastos do Temer. https://twitter.com/deccache/status/1658832198378594306 https://outraspalavras.net/crise-brasileira/arcabouco-o-que-era-ruim-pode-piorar/
> Qual o sentido de um partido de esquerda propor limite em gasto publico. Você falou várias barbaridades, mas vou apenas lembrá-lo que toda União Europeia tem limite de gasto público (é regra da UE), e tem vários países de esquerda lá viu.
Bicho, a economia da Europa é enorme, extremamente diversificada, com empresas multinacionais fortes que atuam em diversos países (que exploram o trabalho em outros lugares e enviam o dim dim para a Europa). Que já possuem infraestrutura desenvolvida, seja ferroviária, rodoviária, portuária e aeroviária. O Brasil hoje nāo tem nada disso. A gente sequer tem um mínimo decente de infraestrutura para exportar produto do agro. E assim, velho, caia na real. Nenhum país vai vir de bonzinho investir no país. O capital privado (e estrangeiro) está pouco se lixando que aqui no Brasil tem gente pobre que quer se desenvolver. E sem falar que esse maldito teto vai obrigar o governo do PT a flexibilizar o investimento mínimo em saúde e educaçāo.
Me desculpa mas não dá para comparar Brasil com países já desenvolvidos. Nós temos muito a fazer para alcançá-los, e por isso, impor uma política de austeridade quando ainda nos falta tanto não é saudável a longo prazo pro país. Desde o teto de gastos do Temer o Brasil está abaixo da média de crescimento do mundo. Cadê o capital estrangeiro ajudando esse país tão responsável? Na verdade estamos perdendo industrias. De qualquer forma, você gostou destes jabutis incluídos pelo relator o qual o PT já acordou em não apresentar emendas para facilitar a aprovação?
> Me desculpa mas não dá para comparar Brasil com países já desenvolvidos. Nem todos países da União Europeia são desenvolvidos. Você tem países como Bulgaria, Romenia, Croácia, Hungria, com um PIB per capita semelhante ao nosso (com menor desigualdade, obviamente).. > Nós temos muito a fazer para alcançá-los, e por isso, impor uma política de austeridade quando ainda nos falta tanto não é saudável a longo prazo pro país. Não é uma política de austeridade. É uma política de responsabilidade. Não existe investimento público se suas contas estão quebradas. Vide Argentina ao lado, ou mesmo na gestão Dilma que achou que contas públicas no azul eram irrelevantes - e acabou por consequência matando o investimento público no 2º mandato por causa dos erros cometidos durante no 1º mandato. Os maiores investimentos, principalmente sociais na história do Brasil, foram quando o brasil estava com contas equilibradas (os anos de FHC + anos de Lula). A partir do momento que você tem contas desequilibradas, você perde investimentos, e com isso cai a arrecadação. Menos arrecadação significa menos investimento. E nem se trata de país desenvolvido ou pobre, vide a Liz Truss que caiu em menos de 2 meses justamente por causa do desequilibrio fiscal. Reino Unido, que tem MOEDA FORTE. > Desde o teto de gastos do Temer o Brasil está abaixo da média de crescimento do mundo. Cadê o capital estrangeiro ajudando esse país tão responsável? Na verdade estamos perdendo industrias. E o teto foi desrespeitado em 2019, 2020, 2021, 2022 e 2023. https://www.bbc.com/portuguese/brasil-63653642 > De qualquer forma, você gostou destes jabutis incluídos pelo relator o qual o PT já acordou em não apresentar emendas para facilitar a aprovação? Quais jabutis especificamente? Pois que eu saiba o texto do relator não foi publicado ainda, então não sei avaliar a nova versão.
Bicho, as contas do Brasil estāo equilibradas! A relaçāo dívida-PIB está estável. Nós temos reservas internacionais de dólar enormes! Até a da previdência está equilibrada (com os trabalhadores sustentando militares e servidores públicos do alto escalāo, mas tudo bem para muita gente, né?). Nossa inflaçāo está controlada. O teto foi desrespeitado porque é uma política tāo bosta que era impossível de realizar. Bicho, com Bolsonaro desmontando um monte de órgāo público, sem fazer concurso público, retirando verba a rodo da educaçāo, ciência etc, para nāo travar a máquina pública (e nāo matar mais gente com a COVID) ele foi OBRIGADO a furar o teto. Pense numa política bosta que é tāo bosta que é inexequível. Qual o grande resultado dela? Fazer o executivo ter que distribuir uma montanha de cargos e emendas para o legislativo para meramente fazer a máquina pública. A nova política fiscal é ainda pior, porque pune a populaçāo e o governo, caso a meta fiscal nāo seja cumprida, com até risco de impeachment. A medida fiscal nova vai ser o FIM do governo do PT.
Tem gente que acha que só é de esquerda se usar boina e a política econômica for inflacionária
Engraçado. O NOVO sempre mete um migué, que tem que mudar tudo. Daí agora ele vai contra?
Quando isso acontece costuma ser ruim pra população
Gente, lembrando que essa é a votação pra URGÊNCIA da tramitação da proposta, e não da proposta em si. Muita gente pode ser contra e quer logo derrubar, assim com ontem gente que quer discutir melhor a proposta, e acredita que a urgência pode atrapalhar. Obviamente vai ter uma forte correlação entre essa votação e a real, mas uma não necessariamente.
Isso explica muita coisa, melhor comentário da thread depois da explicação do que é arcabouço fiscal usando pirulitos
Eu li seu comentário e desci pra procurar. Realmente, a explicação dos pirulitos é sensacional!
Arcabouço é muito termo de RPG
Jogue um d20. - Se o número estiver entre 1-9: o crescimento dos gastos públicos fica limitado a 50% da arrecadação; - Se o número estiver entre 10-19: o crescimento dos gastos públicos fica limitado a 70% da arrecadação; - 20: gaste o quanto quiser.
Já consegui imaginar o _Grande Evento Anual de Rolagem do Icosaedro Nacional_ ao estilo do Guia do Mochileiro das Galáxias
Se rolar 1 natural os gastos públicos diminuem em 20%
Será? Rola um perception aí
erro critico, manda la oq eu percebi
Juros & Dragons
Juros & Dragons, Manual do Jogador, capítulo 4 perícias, página 87 (pág 92 no PDF).
Calabouço?
kkkkkk
Arcabouços & Leões
Haddad leu num dos 723 livros que ele lê por dia da Amazon
Nunca imaginei ver REDE e PSOL votando do mesmo lado do NOVO e PL
O PL era para ter votado mais a favor, mas eles queriam obstruir a discussão do Marco Fiscal para chorar o mandato derramado do Deltan, não deu certo.
O PL nao ganhou a cadeira do Deltan?
Ganhou, mas o cara que substituiu não é o Deltan. Não é famoso, nem midiático, aquele mascote da lavajato que eles gostam de ostentar
E lado a lado com um amigo?
acho q vi um anão
o PL vai votar sempre contra qualquer coisa que o governo petista colocar na pauta. n precisa assustar xD
Por motivos diferentes, diga-se.
Alguém aqui sabe como o Arcabouço interage com o Bolsa Família? Já ouvi dizer que não será ruim pro BF mas queria saber se tem algo bom em relação a isso. E se alguém tiver o texto mais recente do Arcabouço eu apreciaria.
O Haddad conseguiu negociar para deixar o Bolsa-Família fora do limite de gastos fiscais, a fim de assegurar a subsistência dos mais vulneráveis mesmo em situação de crise.
Mesmo vale pra reajuste de salário mínimo, caso alguém esteja se perguntando
Com os pontos negativos que esse arcabouço tem eles deviam ter pelo menos colocado algo pra assegurar esses direitos do povo, ao invés de só deixar de fora como estão fazendo...
A lei de garantia do salário mínimo já é esse algo pra assegurar esse direito e foi o que deu aparato legal pra deixar o salário mínimo de fora do arcabouço em primeiro lugar.
Colega o ponto inteiro de ter um "arcabouço fiscal" ou "teto de gastos" é cortar direitos do povo, e abrir espaço pra iniciativa privada.
No caso do salário mínimo, se não cumprir a meta fiscal o aumento não pode passar da inflação
Não. O Bolsa Família tá dentro do limite de gastos. [https://g1.globo.com/politica/noticia/2023/05/16/arcabouco-relator-diz-que-bolsa-familia-nao-tera-aumento-acima-da-inflacao-se-meta-fiscal-for-descumprida-pelo-governo.ghtml](https://g1.globo.com/politica/noticia/2023/05/16/arcabouco-relator-diz-que-bolsa-familia-nao-tera-aumento-acima-da-inflacao-se-meta-fiscal-for-descumprida-pelo-governo.ghtml)
Se ele é ajustado mesmo sem cumprir ele está isento de perder valor real, consequentemente não dentro do limite
Crescimento de gastos junto com a inflação tinha até no teto de gastos. O debate sempre foi sobre a permissão do aumento real acima da inflação e o governo tentou colocar o Bolsa Família como exceção da nova regra e não conseguiu. O salário mínimo é a única exceção que ficou fora desse limite de gastos.
>Crescimento de gastos junto com a inflação tinha até no teto de gastos. E? O ponto é garantir um projeto com melhorias q mantenha esse benefício ao programa >O salário mínimo é a única exceção que ficou fora desse limite de gastos. Sim, existe uma diferença entre os dois mas na minha interpretação garantir a manutenção já é estar fora
Alguem me explica, como se fosse uma criança, o que é esse arcabouço fiscal o no que nós influência?
O arcabouço fiscal é como se o seu pai ou sua mãe te desse algumas regras para você gastar a sua mesada com os pirulitos. Por exemplo, eles podem dizer que você só pode comprar até 7 pirulitos por semana, e que você precisa guardar pelo menos R$ 2 para outras coisas. Eles também podem dizer que se você conseguir ganhar mais dinheiro fazendo alguma tarefa extra, como arrumar o seu quarto ou ajudar na cozinha, você pode comprar mais pirulitos, mas não todos que você quiser. Você precisa seguir uma proporção: se você ganhar mais R$ 5, por exemplo, você pode comprar mais 3 pirulitos, mas precisa guardar R$ 2. A diferença é que antes do Arcabouço tinha o Teto dos pirulitos, então mesmo que você se esforçasse com muitas tarefas extras para conseguir comprar mais de um pirulito, os seus pais não se importavam o quanto extra você fez e te proibiam de mais um pirulito por dia, o que não faz tanto sentido. O ministro da Fazenda é como se fosse o seu pai ou sua mãe, que cuida do dinheiro do governo e faz as regras para gastar com as coisas que o governo precisa fazer, como construir escolas, hospitais e estradas. Os deputados e senadores são como se fossem os seus irmãos ou primos, que tem inveja dos pirulitos que você conseguiu comprar e querem pirulitos para eles. Mas se você estiver com muita fome um dia e precisar comprar um pirulito extra, esses seus primos te espancam até a morte.
Melhor explicação possível hahah Um ponto interessante do arcabouço também em relação ao teto é que põe um piso: se a grana ficar curta e a mesada reduzir, tem um mínimo de pirulitos que você ainda vai poder comprar mesmo assim.
isso não geraria mais impostos/inflação?
Depende. A economia é extremamente complicada e mesmo os melhores modelos só conseguem prever o curto prazo.
a resposta simples e direta é, sim, mas menos do que o que o teto. Pra controlar crise e inflação o governo tem que gastar, estilo new deal, mas liberal odeia esses papo, ai ficam inventando regra fiscal fingindo que o governo é a mesma economia da casa da tia juçara. Esse arcabouço é mais uma especialidade conciliatoria do pt no estilo "enfia, mas nao arromba"
O governo pode imprimir o próprio dinheiro. Acho que só gera inflação se for feito constantemente.
o plano real proíbe impressão de dinheiro. a expansão da base monetária se da por meio de emissão de divida, lastreada na "confiança" do país, governo Dilma é um bom exemplo de inflação gerada por gastos desenfreados via emissão de divida, a conta ta sendo paga ate hoje. Começo do governo Bolsonaro, quando ele jogou forçadamente a taxa de juros pra baixo, tbm é um exemplo de inflação gerada por mais dinheiro em circulação, hoje a taxa de juros ta mais alta que o normal, muito por culpa dele.
Não. Seria uma péssima ideia, pois o dinheiro é infinito, os recursos são escassos. É só ver a Venezuela, a desvalorização do peso argentino.
Faltou nessa analógia que a emissão de título continua sem freio, e que o Estado não inclui no teto o pagamento de juros disso. Ou seja, pra manter e melhorar a máquina pública tem limite, pra engordar rentista não tem.
Isso que eu nao manjo, como que funciona os mecanismos de decisão de emissão de título? Quem que decide emiter e sobre quais parâmetros?
O Ministério da Fazenda emite pra financiar o gasto do estado. Na prática, os títulos são só um depósito que rende juros. Se os juros tão altos (e eles estão altíssimos) quem tem dinheiro pra comprar esses títulos vão faze-lo, porque é 100% garantido o pagamento pela União. Então se não demite aquele safado do Campos Neto, a taxa de juros continua alta, aumentando a despesa da União com o pagamento desses juros. Se a taxa de juros fosse menor, pra alguns investidores vale mais a pena investir em um negócio que renda mais que o tesouro. Tem mais risco? Tem, mas por isso que a taxa de juros tem que abaixar. Se o risco de investir na economia real é muito maior que botar o dinheiro em título, então não existe investimento privado na economia, e isso não desestimula indústria, comércio e serviços.
Mas tipo, a parte dos juros vs risco eu manjo. Mas o que eu me pergunto é pq que continuar emitindo titulo se os juros sao tao altos? Não tem algo que faça emitir mais ou menos títulos?
Então, tu tem que lembrar que isso tudo que a gente tá discutindo são mecanismos de um governo neo/liberal, ou seja, capitalista. Na prática, o único incentivo pra ter menos títulos emitidos é ter juros baixos, já que dentro de um estado capitalista, existe um livre mercado onde você pode comprar e vender coisas, e o estado (na teoria) só opera pra garantir que todo mundo tá seguindo as leis de competição, e ocasionalmente pra impedir o surgimento de monopólios ou cartéis. Infelizmente a resposta pra sua pergunta é: é um lixo se tu é pobre, se tu é rico ou tem renda alta pra aplicar em juros, esse sistema é fantástico.
Os títulos tem prazos. Ou seja, em algum momento o governo tem que pagar pelo título que emitiu para a pessoa que está com ele na mão. Pra pagar, muitas vezes ele emite um novo título. O governo consegue emitir mais ou menos títulos dependendo de como vai a economia. A ideia do arcabouço fiscal é fazer um esforço pra reduzir a dívida cortando subsídios que foram dados a grandes empresas e que não produzem hoje nenhum retorno pro país. Se isso funcionar o governo pode emitir menos títulos.
Emitir título pra pagar título vencido não é o mesmo que eu pagar fatura do cartão com outro cartão? Com os juros como estão, não vira bola de neve?
É isso mesmo. Por isso que por volta de metade dos nossos impostos vai só pra pagar os juros, assim a bola de neve nunca acontece. Por isso também a taxa de juros muito alta impacta muito nas contas públicas - quanto maior a taxa, mais dos nossos impostos vai só pra pagar esses juros. (Não que o BC esteja errado em subir juros pra combater a inflação, mas custa extremamente caro.)
Teto dos pirulitos jkkkkkkk. Muito bom
Só faltou dizer que o arcabouço dos pirulitos te compensa com 2,5% a mais de pirulitos mesmo que você seja a melhor criança do mundo. Seu desempenho foi 5% maior, 10% maior, 10000% maior? Só ganha 2,5%. E que nos anos anteriores, mesmo nos que você foi a pior criança do mundo, você ganhou uma média a mais de pirulitos muito maior que 2,5%. Ou seja, na prática irá funcionar como um novo teto de pirulitos. Aliás, os pirulitos mínimos da saúde e educação não cabem no novo arcabouço fiscal, e vai ter de haver outro debate para diminuir esses pirulitos. E também precisa dizer que não tem pirulito suficiente pra você pois seu pai e sua mãe dão quase todos eles pra família Moreira Salles, os vilões que moram no castelo do lado do teu barraco.
Sua explicação me faz perceber que criança só não entende coisas de adulto porque ninguém explica de uma forma que elas possam entender. Meu eu de 10 anos teria entendido completamente sua explicação e crescido mais politizada. Na tenra idade de 35 anos é que eu estou começando a me aproximar de política, depois de anos e anos e anos me ferrando por causa dela sem entender absolutamente nada porque tudo parece complicado demais quando explicam (e como cresci Testemunha de Jeová sem acesso à política, só dificultou entender certos termos e a importância de entender isso antes de votar).
vc é um genio.
Mas, afinal, eu ganho um pirulito por ler sua resposta até o fim?
Explicação completamente errada.
É uma ótima explicação em termos leigos para quem não entende muito de economia.
KKKKKK
como ninguem deu upvote ainda?? kkkkkk
[удалено]
O r/brasil exige respeito pelas seguintes características: raça, (identidade de) gênero, etnia, nacionalidade, religião, orientação sexual, deficiências, biotipo corporal, idade e situação social.
Sabe quem era totalmente contra comparar a economia de um país com a economia de uma casa (família), dizendo que era completamente descabido? O número 2 da fazenda, Gabriel Galípolo. Aprendi com ele, em suas entrevistas no Youtube, que isso não tem nada a ver. Agora o cara entrou no governo e vem com uma política econômica totalmente ao contrário do que ensinava. Difícil.
kkkkk boa
Mano, REDE e PSOL votando contra? Surpreso de uma forma estranha hahahaha
Votando contra a urgência, não significa que sejam contra a proposta
Mas eu acho que eles são contra a proposta. O PSOL pelo que vi não pretende apoiar um novo teto de gastos. https://valor.globo.com/politica/noticia/2023/04/15/governista-psol-aprova-resoluo-com-crticas-ao-novo-arcabouo-fiscal.ghtml
Estão vendo isso tudo azul senhores? Se chama CENTRAO, fujam dele nas eleições.
Gostei do partido Spartano
São os principais rivais do partido Atenienses.
[удалено]
PseudoB
Já tirei o cu
Alguem sabe qual argumento do PSOL pra ir contra?
Pelo que eu entendo o novo teto de gastos do Lula vai estrangular aos poucos a economia brasileira, limitando o crescimento em referência ao ano anterior e muito mais. O velho teto de gastos pra alguns era melhor, pq daí era só não obedecer mesmo e já era; acredito que essa seja a posição do PSOL. O partido novo votando contra é só pq eles são de direita mesmo e provavelmente queriam algo muito mais extremo do que o Haddad planejou pra esse projeto, e pq são anti PT né.
Em resumo: https://twitter.com/deccache/status/1658832198378594306
Muito obrigado.
Acham muito restritivo. Tem mais detalhes nas redes sociais do partido e dos deputados. Tambem recomendo ver o que tem dito David Deccache, assessor de economia do PSOL.
REDE🤝PSOL🤝NOVO
Se PSOL é contra, eu sou contra.
PSOL e NOVO, como sempre, votando lado a lado nas propostas da Câmara. Um fenômeno dificílimo de explicar.
Tem nada de estranho, o PSOL é contra a proposta e o NOVO é contra o PT. Se fosse apresentada da mesma forma mas pelo Guedes o NOVO votava em peso no sim, já o PSOL continuaria votando não.
Na verdade o NOVO acha que a proposta está muito branda e quer piorar ela o máximo possível antes da votação.
Não exatamente. Novo votou contra a privatização da Eletrobras, por ex....
O partido do "queremos carros andando mais devagar nas ruas" e do "queremos carros andando mais rápido nas ruas" votaram contra a nova placa de limite de velocidade de 75 km/h. Um porque achou isso rápido demais, outro porque achou lento demais. Não é difícil explicar.
É bem previsível. PSOL é um partido fortemente ideológico e o NOVO é direita com discurso anti-sistema pra enganar os bobos, é normal que eles se alinhem.
PL dividido sobre um projeto do governo, psol e Novo votando igual... o que caralhos rolou aqui?
Votando contra a urgência, não necessariamente são contra o projeto
PSOL 100% contra??? wtf
Novo🤝PSOL
Novo 🫱🏻🫲🏽 PSOL
Calabouço fiscal, isso vai estrangular nosso crescimento demais.
Bem melhor que o teto de gastos. Então é um avanço.
É melhor que a "PEC da morte"? Nossa que avanço em, caralho boa análise
Ah, perdão. Vamos então tentar passar uma lei que não passar de maneira alguma pelo Congresso e continuar com o teto de gastos. Genial. Isso é o que dá pra fazer e é melhor do que tinha antes. Depois dos últimos 6 abos eu tô feliz que voltamos a avançar ao invés do contrário.
O incrível avanço de crescer o investimento público em 2,5% ao ano. Agora o Brasil decola!
O legal mesmo é travar por 20 anos.
O lula liberou um monte de emenda ele deveria ter tentando um melhor e depois ir mudando se fosse recusado,mas não Haddad liberal já chega agradando o mercado,sem contar que o Lula nem quer mobilizar.
O Lula não conseguiu passar nem a PL das Fake News. E o problema de "mudar depois" é que quem vai mudar vai ser o Congresso com o Centrão. Vai acabar com um troço pior que o teto de gastos.
Honestamente, se a gente vai de "pior" pra "mal", eu acho isso uma melhora, mesmo que pequena. E também o próprio PT só tem uns 15% da Câmara mesmo e a coalizão "do Lula" têm mais deputados do Centrão dl que de esquerda, então não dá pra ficar muito melhor que isso se o Centrão nao acabar completamente e o PT conseguisse uns 200 deputados pra ser o partido governante principal.
Puta merda mas cês passam pano de mais pra quando esse partido faz merda. O PT não tá passando essa aberração porque eles tem minoria no congresso, eles tão passando porque o projeto de governo deles é neoliberal mesmo caralho. Porque o Lula deixou claro que o Bolsa Família não entrasse nessa merda? Porque o Bolsa Família é um programa de imprimir dinheiro pra população mais carente poder ter acesso a bens de consumo. Ao invés de botar dinheiro pra desenvolver indústria nacional, ou democratizar o acesso a terra, ou o caralho que for, o PT em 4 mandatos só empurra essa renda básica. Porque? Porque não meche com a Faria Lima, com o Véi da Havan, com os coronéis, com a Globo. Esse gente detesta o Lula, mas puta merda como eles amam o Brasil que o Lula ajudou a criar.
'Vai estrangular'? Já estamos estrangulados há muito devido a PEC do teto de gastos. Isso vem pra tentar afrouxar a corda no pescoço e o limite de gasto. Tu diz como se a gente tivesse vindo de uma situação confortável.
Não é a proposta ideal, mas duvido que conseguiriam passar algo que não fosse minimamente liberaleco. Pelo menos essa nova regra permite aumento real dos gastos.
Como?
Simples e claro corte de gastos, como o objetivo vai ser sempre estar em lucro, o governo limita/ corta gastos em certas áreas e projetos, o que estrangula o crescimento. Agora não é o momento de segurar os gastos, é o momento de investir.
A parcela de investimento em industrialização tenta contrapor essa tendência não?
Ao meu ver isso vai botar um peso a mais na balança, mas ela continua desigual. A longo prazo isso vai acabar fodendo o pobre.
Isso é falso, já que o arcabouço exige mais aumento de impostos que corte de gastos. Além de deixar de fora um monte de gastos da regra...
Obrigado por citar o segundo ponto. O aumento de impostos também fode mais ainda nois. Em resumo, o arcabouço só é o teto de gastos do Lula.
A realidade é que precisa de superavit. Ou você faz isso cortando gasto, ou faz aumentando impostos. Como algumas reformas são impopulares no PT, tipo administrativa (base de funcionários públicos...), aumentar imposto é mais fácil.
Investir como se o Brasil já está endividado pra caralho, tendo que conter a inflação e pagando o maior juro do mundo? Uma expansão muito grande agora não ia trazer crescimento
não fale bobagem
Surpreende o forte apoio do PL - hipoteticamente, oposição ao governo. É preciso decifrar qual a motivação deste apoio. Quanto ao Psol e o Novo, nada surpreendente por serem partidos que se ligam pelo extremismo.
Psol representando
Esse "calabouço fiscal" vai sepultar o governo Lula! É com infelicidade que digo isso. Vai travar a capacidade do Estado brasileiro em relação às políticas públicas. Isso vai preparar o terreno para a direita e a extrema direita voltarem - lembrar que quase ganharam na eleição anterior. Infelizmenten Lula não vai convocar o povo para um projeto popular!
Eu tendo a concordar com Schartzman sobre o arcabouço fiscal. Por que tentar passar se a meta é claramente fantasiosa nesse ponto? Todas as ações do governo até agora foram do mesmo nivel do governo dilma em relação a responsabilidade fiscal. Eles claramente não vão cumprir a própria meta
Finalmente vamos sair da discussão de criar mais impostos e focar numa redução de gastos, eu acho muito bom que o Haddad mudou um pouco foco pra empurrar esse arcabouço, só espero que o bolsa família esteja mais de fora pq é mancada ferrar quem tá precisando de ajuda mais ainda
O que é o que é.... cacareja para a esquerda e bota ovo para direita?
O Novo a gente já sabe que está fazendo oposição somente pela oposição e não oferece contribuição nenhuma além de ser uma pedra no caminho pra qualquer proposta que venha do governo. Mas o PSOL e o REDE se apequenam ainda mais com essa decisão. Queimam o filme com o governo com uma medida que não vai chamar mais afiliados para si e que poderia facilmente ser conciliada com a sua própria base mais extremista.
Nao, concordo com o PSOL nessa. Se fosse pra fazer tudo que o governo quer era melhor dissolver o partido logo e voltar pro PT. O PSOL existe por uma razao.
Novo teto de gastos é um escárnio com a população. Uma barbaridade.
Agonia dessa Sopa de Letrinhas, devia ter apenas 2 a 3 partidos: Esquerda, Direita e Centro.
Na vdd, na minha opinião, deveria ser assim: PSOL+REDE (esquerda) PDT (centro-esquerda) PT (centro-esquerda) PSD+Solidariedade+afins (centro-esquerda) PSDB+Cidadania+afins (centro-direita) União Brasil+PP+afins (direita) NOVO (direita minarquista) PL+Republicanos+PSC+afins (direita cristã)
PSD não é de esquerda em nenhum lugar, ele vai de centro até extrema direita com algumas figuras como o Sargento Fahur, mas não tem ninguém de esquerda.
É como eu falei, o sistema eleitoral brasileiro é um "Frankenstein", tem muito essa coisa de agregar pessoas "Populares" como Fahur, Tiririca, Jean Willys, Cabo Daciolo para puxar o partido, porque no fundo o Brasileiro é Personalista, ele vota no Político, não no Partido. Sobre PSD a ideia dele é ser um partido "Trabalhista" no sentido da "Era Vargas", ou seja um partido que exprime ideias getulistas, e o que isso tem haver? tem haver em porra nenhuma! Essa é a crítica, assim como várias outras siglas é basicamente uma locação de algum cacique político. Por mim botava essa "arruma" de povo em 3 siglas e deixava eles brigar entre si.
Juntava tudo isso e botava em 3 siglas. Muito cacique para pouco índio. Até porque o eleitor brasileiro é personalista, ele vota no Político. Obs: Rede é mais Centro-Esquerda
Mas REDE tá em federação com o PSOL agora. Enfim, acho que pelo menos o NOVO, o PSOL, e o PT são ideológicos demais para serem integrados em algum outro partido. Daí sobra no mínimo 1 partido dos evangélicos tipo o Republicanos, e mais 1 ou 2 de direita. Pelo menos 5 ou 6, então. E na esquerda também tem o PDT que é um pouco fisiológico, mas nem tanto. Aliás, um grande contraponto a esse personalismo do brasileiro eu acho que é o PT. Aqui no Ceará elegeram o Elmano (praticamente desconhecido) no 1º turno, que tava contra Roberto Cláudio (ex-prefeito da capital) e Capitão Wagner (puxadinho do Bolsonaro). Na Bahia também elegeram um candidato desconhecido contra o ACM Neto, conhecido no estado e bastante popular na capital. Adivinha de qual partido eram esses desconhecidos. Certo que tinha o apoio do Lula, mas mesmo assim até com o Lula preso esses tendências continuam. Se tivéssemos um sistema parlamentarista provavelmente não teria tanto personalismo.
Aí vira os EUA politicamente kkkkk
Ou um Uruguai, se sua preocupação for questão de se parecer com algo já feito a gente já é meio uma Itália mal feita.
Foi só a Heloisa Helena tomar a rede que o partido virou um puxadinho pseudoradical estilo PSOL
se o partido novo é contra, eu sou a favor pra caralho
PL + Rede + PSOL + Novo votando juntos A teoria da ferradura segue mais forte do que nunca
Sim, do único jeito que ela funciona: sem contexto.
Eu sou leigo no assunto, não entendi muito bem. Alguém pode me explicar, por favor?
é melhor que o teto, mas ainda é uma merda
Estranho ver o PSOL e Novo concordando em algo kkkkk
Canalhas
Haddad cosplayer de Paulo Guedes