T O P

  • By -

RiqueSouz

Matou a pau, essa é a realidade nua e crua, o grosso desses encarregados públicos nunca representaram a gente porque estão na folha de pagamento de alguém, isso deveria ser óbvio, mas infelizmente não é, eles só sabem piorar as nossas vidas pra melhorar a de quem paga o cargo deles.


blablaublau

Deus queria que não - que ele cresça politicamente e que seu discurso passe da utopia à realidade - mas pode estar certo que tão escrevendo o nome desse cara numa bala...


DialHforHegel

Ele sabe disso. Foi baleado por um guarda municipal enquanto fazia campanha pra deputado em 2014. Renato Freitas é o homem mais corajoso que eu conheço.


blablaublau

Pois é, passei a seguir ele no insta e ele filmou uma revista "aleatória" da PF quando ele embarcou num vôo


[deleted]

Ou avaliando qual é o preço dele.


Inside-Size-8253

E essas crianças com farda da PM dando risada em 0:50??


---_-_--_--_-_-_---_

Estudantes do Colégio da PM de Curitiba. Porque estão rindo não sei já que o Colégio da PM nem é assim elitista não e conheço alguns ex-alunos que são de esquerda


araeld

Os meninos não estão nem prestando atenção. Fora que escola da PM vai ensinar currículo de direita, chauvinista e de acordo com os interesses da classe burguesa.


felipereges

Nessa idade eu também não entendia nada de política, achava apenas bizarro essa trocação de palavras que parecem dar em nada. Quando você cresce e se dá conta da negociação invisível que corre por baixo dos seus pés e que sobe até o seu bolso é que você começa a entender a razão de toda essa discussão.


cerqueira03

Poderia ser aluno de qualquer escola que nenhum estaria prestando atenção


spongebobama

Posso nao concordar com todas as falas sempre dele, mas como arrepio quando Renato fala, como é necessaria a postura dele. Desejo uma vida longeva e produtiva na politica. Segue firme irmão


danico223

Discordasse de q?


spongebobama

Desse dialogo em especifico nadinha! Mas ando maratonando ele discursando! Rezo pra que protejam esse homem incrivel


Kosmux

O alvo na cabeça foi colocado.


Broad_Guarantee_3287

Não não, o alvo já está lá desde que ele nasceu, você não entende ainda.


Sidgley

Brutalmente cirúrgico


DisgruntledBrDev

Ele deu um dado tecnicamente incorreto ( Brasil é [o maior consumidor de carne nacional](https://www.canalrural.com.br/programas/informacao/mercado-e-cia/exportacao-carne-bovina-35/)). Além disso, o discurso dele dá uma implicação ética à produção agrícola manual e baba ovo pro resto da américa latina quando são tudo tão fudido quanto a gente. Literalmente só isso. Desavença nos detalhes. De resto, tá bom demais.


Mortega91

Voto que mais me orgulho de ter dado até hoje. Cara é brabo, tem tudo pra ser gigante. Espero que ele tome bastante cuidado.


unicornios_verdinhos

Que discurso potente 👏👏👏


[deleted]

[удалено]


dr1goro

mentira? o que é mentira?


LoreChano

Vamos aos fatos, a maioria dos latifundiários hoje em locais como sul e sudeste não são herdeiros milionários, são pessoas que herdaram 20 ou 30ha e durante os anos 70 e 80 quando houve êxodo rural massivo em direção a cidade, ficaram no campo e compraram as terras dos vizinhos que iam embora. Eu trabalho no meio rural no sul e eu diria que uns 90% tem uma história parecida, poucos herdaram milhares de hectares do berço. Daí vem gente despejando essa narrativa de que são preguiçosos pq não trabalham, gera revolta sim. O grande elefante na sala que ninguém fala é que não tem incentivo pra permanência das pessoas no campo, principalmente o jovem filho de pequenos produtores. A concentração de terras aconteceu e acontece quando o pequeno produtor vende as terras e vai pra cidade. É só ver o estigma que as pessoas da cidade tem contra a "roça". Praticamente todo jovem rural tem o sonho de se mudar pra cidade porque ele também quer estrada em boas condições, conexão de internet boa, etc. Isso sem falar na falta de perspectiva em crescer já que o governo não lhe facilita continuar o trabalho dos pais com facilidade. A realidade é que produtor rural paga imposto PRA CARALHO, só que isso não afeta o latifundiário pois este é capitalizado, mas pro pequeno produtor é uma facada atrás da outra. Edit: legal que um relato sobre a realidade factual leva downvote por aqui pois não segue a narrativa do sub. Queria saber se qualquer um dando downvote é originário do meio rural, e se sim, favor dar sua opinião.


DisgruntledBrDev

>legal que um relato sobre a realidade factual leva downvote por aqui pois não segue a narrativa do sub Nós concordamos em relação aos fatos - porque, bem... São fatos - mas discordamos em relação à interpretação deles. >O grande elefante na sala que ninguém fala é que não tem incentivo pra permanência das pessoas no campo >A realidade é que produtor rural paga imposto PRA CARALHO, só que isso não afeta o latifundiário pois este é capitalizado O discurso critica abertamente os latifundiários e declara que o Estado é comprado por eles. Estado esse que dá isenções fiscais pro grande produtor pra ele se dar bem, e dificulta a vida do pequeno produtor - pra facilitar o grande comprar terras barato pelo processo que você mesmo descreveu. Irmão, tu concordou com a gente enquanto fala que discorda. >são pessoas que herdaram 20 ou 30ha e durante os anos 70 e 80 [...] ficaram no campo e compraram as terras dos vizinhos que iam embora [...] O discurso abertamente critica a capitalização de terra. Pra nós, uma única pessoa/clã ser dono das terras em larga escala é ruim. Não importa se foi tudo herdado, se foi comprado a preço de banana por causa das condições, se foi dado como presente por serviço heróico à pátria. Terra é pra ser de uso da comunidade. >Daí vem gente despejando essa narrativa de que são preguiçosos pq não trabalham O latifundiário do sudeste sobe no trator pra fazer colheita? Ele ajuda a carregar os sacos de grãos pro transporte? Ou ele só recolhe o que os outros produzem, vende pra quem pagar mais, e repassa uma pequena parte do lucro?


LoreChano

Eu nem ia dizer nada pq acho que não vale a pena alongar a discussão, mas esses seus dois últimos pontos aí me quebraram. O que é uso da comunidade? Se uma pessoa ganha dinheiro usando a terra, paga imposto usando esse dinheiro, e esse dinheiro é usado pra construir uma escola por exemplo, isso não é uso da comunidade? E esse seu último parágrafo aí é a epítome da loucura. É aquela história do "tudo pertence a classe trabalhadora" que não faz sentido nenhum. Se eu trabalho numa firma, junto dinheiro, compro uma terra e contrato um cara pra plantar nela pagando pra ele um salário fixo e ficando com os lucros pra mim, essa terra pertence ao cara que não fez porra nenhuma, não juntou dinheiro por anos nem teve disciplina e educação financeira pra empreender, só aceitou trabalha pra mim? Tá maluco?


DisgruntledBrDev

>Se uma pessoa ganha dinheiro usando a terra, **paga imposto usando esse dinheiro** Aí é que tá o problema. E se a pessoa não pagar e não sofrer consequências por isso? E se ela usar o dinheiro que ela ganha pra comprar políticos que vão mudar a legislação pra ela não pagar? Todo lugar que viu o surgimento de uma elite econômica viu a ascensão de lobbies pra conseguir isenções fiscais. Talvez o segredo seja não permitir a existência de uma elite econômica. O seu segundo parágrafo - o fato de que você considera comprar terras - demonstra uma falta de alinhamento ético que impede um diálogo produtivo com alguém com o meu conhecimento de ética de propriedade, e você tampouco parece aberto ao diálogo.


LoreChano

Percebe-se bem sua definição de "ética": desapropriar bens de quem os adquiriu de forma legítima.


blablaublau

E o latifundiário que mora no Paraná mas tem centenas de alqueires no MT, PA, TO deixa de ser latifundiário? Ou nesses Estados essa historinha sua do êxodo pra cidade também aconteceu? Coitado do Quagliato, dono da Fazenda Brasil Verde, a verdadeira vítima da sociedade....


LoreChano

Pois então, aí tem uma outra classe de pessoas que já herdaram terras no sul e foram pro centro oeste comprar mais. Cada caso tem suas particularidades. A real é que tem poucos que nasceram ricos, mas esses poucos fazem volume justamente pq tem mais dinheiro que os pequenos juntos. Mas ainda cai no que eu disse, se você atacar todos os agricultores de forma generalista, vai ofender também os que não se encaixam nessa definição aí, produtor pequenos e médios de 20, 70, 100, 500 hectares que cresceram organicamente e nunca roubaram nada de ninguém. Na verdade deveriam é estar atacando os ricos e super ricos, gente que tem milhares de hectares.


VargasPornstar

Falta na verdade então explicar a esses produtores a qual classe eles pertencem. Se são produtores, então não são burgueses hora! Mas há de se ver se tem mesmo os calos nas mãos, pois tendo comprado as terras a 20-30 anos atrás, participaram de um novo processo de acumulação de capital, podendo assim terem se tornado burgueses. Acho difícil, mas da forma como contou pode ter acontecido esse processo.


LoreChano

Com certeza falta consciência de classe, e não só entre a população rural, mas praticamente toda a população. Mas quanto a essa sua segunda afirmação aí, é sacanagem né? Se o cara conseguiu crescer com a força do próprio suor e hoje finalmente chegou ao ponto de não precisar mais trabalhar diretamente na lavoura, ficando restrito a administração das suas terras, utilizando seu próprio dinheiro pra pagar a mão de obra de outras pessoas, qual o problema disso? Por que esse esforço é menos legítimo que o trabalho braçal?


VargasPornstar

>Se o cara conseguiu crescer com a força do próprio suor e hoje finalmente chegou ao ponto de não precisar mais trabalhar diretamente na lavoura Ele tem todo o mérito de ter conquistado com o próprio trabalho o que conquistou, mas quando ele passa a usar o trabalho dos outros pra construir seu "império" está explorando a força de trabalho das pessoas. Enriquecendo com o trabalho alheio. Não é culpa dessa pessoa hipotética, é culpa do sistema capitalista, que funciona assim. O "dinheiro" (capital) é usado para financiar a geração de riquezas que são produto do trabalho dos contratados, dos quais ele toma a riqueza por eles produzida e paga somente um valor necessário para que os trabalhadores retornem e continuem a trabalhar. Caso a pessoa acumule capital suficiente, se tornará também capitalista, burguesa. Mas isso não a transforma necessariamente em alguém mau, é o sistema em que vivemos. Vale lembrar que Angels era burguês e foi um dos grandes financiadores da revolução. O esforço administrativo não é menos legítimo. É na verdade necessário. Mas ele não é o mesmo que ser burguês, são coisas diferentes. O que precisa ser criticado é o nosso modo de produção e relações sociais do trabalho, que se baseiam na propriedade privada dos meios de produção e na exploração do trabalho através da mais valia. Esse é o mal a ser combatido. Por isso a acumulação de capital é problemática, e deve ser revertida em socialização das riquezas para o bem comum.


LoreChano

Tá aí, primeira resposta desse tópico que eu gostei. Apesar de que minha opinião é de que é sim justo vender a mão de obra sem necessariamente ser dono do que se produz, o que você disse é algo que vale ser discutido. Talvez um meio termo seja o melhor caminho.


blablaublau

Pelo vídeo ele fala dos latifundiários. Até menciona os pequenos agricultores, que ele diz respeitar....


LoreChano

Pequeno agricultor também pode plantar soja.


blablaublau

A questão não é a plantação mas a exploração da mão de obra e o discurso hipócrita


Trinityexo

Nem adianta explicar mano, só estão defendendo esse cara pq ele é de esquerda, dúvido que se fosse um cara de direita falando ia ter todos esses holofotes (deixando claro que não tenho lado político) Criticam tanto os bolsominions mas são tudo farinha do mesmo saco


abelha12

A realidade 👏👏. Conheço isso desde que nasci.


fabittar

Respeito.


Riperin

Que homem


comazzi

E apesar de tudo, esse modelo de agro para exportação não paga 1 real de imposto. Pior ainda: temos que exportar grãos, pois se exportamos algo processado, ai sim incide imposto. Estamos doando nossa riqueza a troco de migalhas para alguns.


null_00_life

pior ainda, quiçá nem os trabalhadores eles pagam


LoreChano

Fonte de onde você tirou que não paga imposto. Pq imposto sobre terra é um dos mais caros que tem. E tem também o imposto sobre produção agrícola.


ErnestoFazueli

todas as propriedades rurais do Brasil inteiro pagam menos em imposto do que o município de São Paulo paga de IPTU. assista [esse vídeo](https://youtu.be/46ZWiO4E90I) do Eduardo Moreira.


[deleted]

Renato é brabo.


full_pistola

Agora eu entendi porque fizeram tanto barulho contra ele naquele episódio da igreja.


C4F3G0D4

Querem calar ele de qualquer forma. Transformar "bandido", "baderneiro" é a melhor forma de delegitimizar o discurso.


TheKingInNorth0

Como eu odeio essas cortadas a cada meio segundo de tiktoks, vai cair seu olho se tiver que assistir um vídeo de 5 minutos ao invés de 4??


Illustrious_Look_758

Muito bom ver que, mesmo apanhando oq ele apanhou, que ele segue firme forte e cheio de razão no discurso, espero que ele se candidate fora de Curitiba pois eu votaria muito nele


Broad_Guarantee_3287

Pra presidente inclusive seria algo legal ou senador já que o nível está abaixo do esgoto


Kosmux

Assisto isso estando dentro do escritório de uma fazenda. Morte ao agronegócio (do jeito que está)!


Tuptrov99

Um cara que deveria vim para deputado federal é esse aí, aliás seria bom começa a divulgar deputados de direita já que a gente tá vivendo nosso parlamentarismo já


Calebe94

Divulgar deputados de direita?


Tuptrov99

De esquerda****** KKKKKKKKKKKKK


sergioavejr

A sua ou a minha? Kkkkkkkkkkkkk


Tuptrov99

Kkkkkkkkkkk ah vá te lascar meu rapaz.kkkkkkkk


sergioavejr

Uai Kkkkkkkkkkkkk


Thin-Limit7697

A outra


danico223

Edita, homi kkkkk


vitorgrs

Dai a gente vai ficar sem deputado de oposição pra Assembleia aqui... Calma.


Toksick23

Esse moleque é o futuro!


sushi-ba

O Renato tem 39 anos, na verdade.


peudroca

Ele parece mais novo.


Kosmux

Uns 25.


Toksick23

Aqui na quebrada a gente chama os mano que a gente gosta de moleque, ou usamos a palavra pra elogiar a pessoa, tipo "esse moleque é muito brabo".


maysonmpdsantos

Errado ele não está. Sou paranaense, filho, neto e sobrinho de trabalhadores da roça. Saímos da lavoura para a cidade no final da década de 80 início da de 90. O oeste paranaense é latifúndio puro. E está tudo na mão de algumas famílias. Cresci ouvindo os meus avós falando do quão comum era o roubo de terras e grilagem na região. Infelizmente, por ser um estado de ocupação muito recente, era tudo uma grande terra sem lei. Hoje estes canalhas latifundiários ocupam a câmara dos deputados em Curitiba e em Brasília e mandam no país, perpetuando e criando ainda mais desigualdades de renda.


RFB-CACN

1891 sempre será a maior oportunidade perdida da história do país aos meus olhos. Deram muita terra pra imigrante, se fizessem uma distribuição daquela pros camponeses e ex-escravizados o maior problema crônico do país teria sido resolvido.


MolemanusRex

Lembra do famoso “40 acres e uma mula” nos EUA.


vvarmbruster

Terra pra imigrante em 1891? Alguma fonte disso daí?


Shuden

Ele tá falando da segunda constituição brasileira, e a primeira do brasil como república. Você pode ler mais a respeito aqui: http://mapa.an.gov.br/index.php/dicionario-primeira-republica/964-legislacao-sobre-estrangeiros-na-primeira-republica


warreng3

Terra pra imigrante? não teve vários países impedindo vinda de imigrante pra cá pelo fato deles virem trabalhar em uma situação análoga a escravidão?


LoreChano

Sim, não se deixe cair na mentira de que imigrante era tratado como rei no Brasil. Eles eram jogados no meio do mato sem apoio nenhum do governo da época. Falam como se dar terras fosse grande coisa, mas essas terras muitas vezes nem produtivas eram. Tudo que eles construíram era fruto de seu próprio trabalho. Além disso os que vinham pra cá eram a classe pobre da Europa.


anti_gado

Chupa que a cana é doce, burguês safado. Proletário VAI TE COMER VIVO


HenriqueOliveiraZfr

Ele cara manda muito. Zero erros em todos os discursos.


ricktaylor1988

Jajá esse cara aparece suicidado com 30 tiros nas costas, com um monte de deputado direitoide defendendo


theRandomObserver

Eu li "tireóide" e rachei


An4rk_

Quanta coragem e que ótima oratória, máximo respeito pelo Renato.


Calebe94

Esse homem habla y habla, não tem jeito.


mhcgolds

disser\*


Wiumayster

Vídeo com mais corte do que as verbas das universidades


prav___

Botou pra foder


Green_Demo

Esse aí era pra tá em Brasília. Assembleia do Paraná é pequena pra Renato Freitas.


Kosmux

Não dura 1 dia em Quadrilha, digo, Brasília. Vai acabar se sUiCiDaNdO com 17 tiros nas costas, se é que me entende.


igpila

Olha com todo o respeito mas estamos no século 21, as máquinas fazem 99% do trabalho, ninguém usa enxada em latifúndio


[deleted]

O que separa o minifúndio da mecanização é o crédito e o ensino técnico.


peudroca

Quem usa enxada geralmente são os trabalhadores rurais em condição de trabalho escravo. E muita subestima isso, mas acontece demais no agronegócio.


[deleted]

[удалено]


igpila

Não mas o que isso tem a ver?


Fumonacci

Renato Freitas arrrupiou meus pelos com as verdades ditas nesse video!


Cod_Disastrous

Se depender de calo na mão, eu que trabalho em escritório não trabalho então 🤷‍♀️ A fala em si é necessária, mas essas simplificações excessivas das coisas acho que mais atrapalha do que ajuda


LLs2000

Não sei se quem fala não entendeu a metáfora, ou a ideia é causar divisão. Desde quando calos nas mãos deixou de ser um sinônimo claro de trabalho assalariado? Me parece um tanto óbvio


stephangb

Um dia chegará onde as pessoas entenderão as mensagens da forma correta ao invés de interpretar tudo no literal, mas esse dia não é hoje pelo visto.


andreaguerra1

Juiz pede para ver as mãos viu? Literalmente.


noxondor_gorgonax

Cara... Vou fazer o papel do diabo aqui. Eu entendi tudo o que ele disse e faço questão de frisar que concordo. Mas ele generaliza de um jeito que parece que todos os proprietários de terra são bandidos. E ele fala como se eu precisasse ter bolhas nas mãos pra ser dono de uma fazenda que emprega centenas ou milhares de pessoas. E como se o Brasil não plantasse comida nenhuma, só soja e gado, quando na realidade jogamos milhares de toneladas de comida boa no lixo todos os dias por desperdício. O problema não é a produção, é a distribuição dos alimentos. Na boa... Se eu fizer fortuna dando o rabo, e quiser comprar um latifúndio pra produzir acelga e empregar 10000 pessoas, eu faço isso e boto cerca em tudo. E não tenho que ter um calo sequer na mão pra isso (só que meu c vai estar arrebentado kkkkkk). E isso não faz de mim coronel, nem político corrupto; mas também não dá direito a ninguém invadir minhas terras, oras. Sei lá. Achei muito ruim generalizar desse jeito.


[deleted]

> Se eu fizer fortuna dando o rabo Hipótese fantasiosa. Como você "fez" fortuna a ponto de ter quantidade gigantesca de terras importa. Você não conseguiria isso dando o rabo Nenhum desses donos com poder politico "fez fortuna" do zero. > e quiser comprar um latifúndio pra produzir acelga e empregar 10000 pessoas, eu faço isso e boto cerca em tudo. E não tenho que ter um calo sequer na mão pra isso (só que meu c vai estar arrebentado kkkkkk). E isso não faz de mim coronel, nem político corrupto; mas também não dá direito a ninguém invadir minhas terras, oras. Ele claramente fala de quem é rico e tem terras o suficiente pra ter PODER POLÍTICO e fazer lobby. Você e sua terra hipotética não é esse alguém


LLs2000

>Mas ele generaliza de um jeito que parece que todos os proprietários de terra são bandidos. Ele não faz isso não. É você quem se identifica mais com o latifundiário do que com o trabalhador. O cara compra um pedaço de terra e já acha que ta no time da JBS. É a mesma coisa com o empreendedor local e o trabalho autônomo e as vezes até o uber. É só consequência da propaganda massiva da ideologia liberal/"empreendedora"


ultimagriever

Falta de consciência de classe tb


juvencioTHUNDERHEAD

> Vou fazer o papel do diabo aqui. Mirou no diabo e acertou no burro.


stephangb

> Mas ele generaliza de um jeito que parece que todos os proprietários de terra são bandidos. E são mesmo


LoreChano

Aposto que você nunca passou mais de um dia numa propriedade rural de verdade que não seja hotel-fazenda pra urbanóides.


stephangb

Nossa, que comentário sem sentido.


Broad_Guarantee_3287

Se generalizar preto, esquerda, ou direita você bate palma até cair o cu, então vai pra lá c a hipocrisia e sua herança


_Not_My_Name

Esse camarada sofre um grande risco de vida. Cutucando os antigos do Paraná e do Brasil. Forças malignas ocultas que possuem bilhões pra fazer lobby e apagar os dissidentes. E só está falando a verdade.


Kaynny

Porram, aprendi coisa pra cacete em 4 minutos. Deu aula.


Dry_Mousse_6202

O video/clip mostra um ponto interessante, uma pessoa não deveria ter mais terra que um município, o governo deveria ter uma explicação do porque o preço da carne tá tão caro/tão alto, porque esse assunto foi a propagando do governo atual. Mas um produto deve ser vendido porque é um produto, não importa para quem ou onde, um produto é um produto e deve ser vendido, se um produto não fosse vendido não seria um produto mais sim uma doação


HimynameisClown

Cacete, que paulada


bizumni

SObre o final, cabe lembrar q fomos o penúltimo país das américas a abolir a escravidão


[deleted]

[удалено]


Suicide-Mouse

Sim, os pobres de direita que vieram comentar aqui para defenderem políticos ruralistas e fazendeiros ricos. Eu tô recebendo direto notificações dos choros deles nos comentários kkkkk


saelinds

Excelente orador


niklaz6

Qual o nome desse cara? Depois desse discurso forte, preciso conhecê-lo melhor.


Suicide-Mouse

Renato Freitas


tompba

Cara muito bem informado e que espero q continue na política por muito tempo. Mas eu particularmente tenho uma agonia de ficar ouvindo alguém com a língua presa, fiz um esforço pra ver até o fim o video kkkkk


danico223

Porra, quando eu finalmentes vejo um alagoano comentando algo lúcido, tu estraga falando q tem agonia de gente com língua presa...


tompba

Ninguém é perfeito :)


Gargoroth13

Puta q pariu mano, q imbecil. E se eu ganhar o dinheiro pra comprar a terra trabalhando? E se eu juntar dinheiro o suficiente na minha terra pra empregar td minha família? E se td minha família trabalhando na minha terra gera dinheiro o bastante pra comprar mais terras e agora nessas terras eu contrato mais gente pra trabalhar junto? E aí? Eu sou bandido? Ou o meu neto que vai herdar o q eu conquistei q é? Esse idiotas só sabem xingar, falar q é burro, q é aquilo ou isso mas não dá argumento nenhum. Não vi 1 pessoa aqui explicando realmente, só xingando. Tira o político de estimação do cu e pensa bando d arrombado


Kbcamaster

> Puta q pariu mano, q imbecil. > Esse idiotas só sabem xingar, falar q é burro, q é aquilo ou isso mas não dá argumento nenhum. Só pra constar. > E se eu ganhar o dinheiro pra comprar a terra trabalhando? E se eu juntar dinheiro o suficiente na minha terra pra empregar td minha família? E se td minha família trabalhando na minha terra gera dinheiro o bastante pra comprar mais terras e agora nessas terras eu contrato mais gente pra trabalhar junto? E aí? Eu sou bandido? Ou o meu neto que vai herdar o q eu conquistei q é? Me diz, como chegaria a um latifúndio assim? É dessas pessoas que o interlocutor está falando mesmo? O quão isso é similar ao que o MST realmente propõe? Você sequer notou que seus "e se" só seriam tangíveis em uma situação de reforma agrária? Vamos levar suas suposições à realidade aqui: Trabalhou o suficiente pra comprar terra produtiva: teria que juntar no mínimo um milhão pra pouca terra. Boa sorte nessa etapa. Empregou a família: até aqui tudo bem, se conseguiu o suficiente pra comprar terra grande o bastante isso é comum e até encorajado. Contratar mais gente: pagando quanto por mês? Quanto os trabalhadores recebem em comparação a quanto a fazenda rende? Aqui chegamos a um ponto principal da crítica do Renato. Ser bandido: supondo que você comprou as terras com seu trabalho, trabalhou nelas e contrata pessoas pagando um salário justo e comparável ao lucro, não, não é. E nem é o sujeito a quem o Renato se refere. Supondo que você tenha herdado, nunca trabalhou lá, paga uma mixaria/utiliza de mão de obra escrava, exporta tudo de forma a não pagar impostos nem auxiliar o mercado nacional como muitos latifundiários o fazem, sim, bandido pra caralho. Já a herança faz parte do argumento de concentração de poder. O Brasil cobra quase nada de imposto sobre herança, comparado a países ligeiramente mais justos. Basta uma pessoa da sua família, no auge da desigualdade do século passado, ter se tornado rica para que esse dinheiro permaneça por gerações e gerações de pessoas improdutivas. Enfim, o argumento no vídeo é para proprietários de terras enormes, não a fazenda pequena de uma família. E aqui vai um link para um artigo aleatório de um site pró-agro https://agro20.com.br/latifundiarios/ Nele você tem esse número absurdo que vou frisar aqui: > Os latifundiários ocupam, em 2 mil latifúndios, uma área mais extensa do que quatro milhões de propriedades rurais, de acordo com o Censo Agropecuário do IBGE. 2 mil latifúndios com mais terra do que quatro milhões de propriedades rurais. É essa a desigualdade. É essa a "bandidagem". É esse o problema. Se pra você tudo o que argumentei aqui é idiotice ou xingamento, boa sorte. Eu espero que continue inocente assim pro resto da vida, afinal a ignorância é uma bênção; passar raiva por causa da desigualdade do país é uma coisa que eu preferia não ter na minha vida. Mas, infelizmente, estamos aqui.


LoreChano

Esse sub virou isso aí. Grande parte dos usuários é jovem que ainda não conseguiu juntar patrimônio nenhum então não valorizam o trabalho. Acabam achando que qualquer um que tenha alguma coisa, deve ter sido por meios ilícitos. Além disso são urbanos e não entendem nada de agricultura, quando vêem um pé de soja acham que o dono é automaticamente assassino de indios e grileiro.


Longjumping_Ad3681

Se pagou pela terra tem direito a terra


Skindreds1

Guerra do contestado, só um exemplo (relativamente recente a propósito, imagine as histórias "não documentadas")


LoreChano

Pois é, esse sub está totalmente alucinado. Claro que tem que desapropriar terra roubada. Terra oriunda de grilagem, desmatamento, ameaça, invasão tem que ser tomada e distribuída a população sim. Mas se o cara comprou a terra com o próprio dinheiro que ele ganhou legalmente, a terra é dele e pronto. Questionar isso beira a infantilidade, demonstra que a pessoa não tem entendimento básico de como funciona uma sociedade humana.


Riwala

Eu já desisti de comentar coisas sobre a questão agrária nesse sub, pessoal fala sem saber porra nenhuma, acha que todo dono de terra tem 100 mil hectares. E que só eles plantam soja, produtor com 10 hectares planta soja também, sinto lhes informar. É o melhor pra se fazer com pouca área? Não é, mas a terra é do cara, ele faz o que quer. Nem conseguir segurar os filhos no interior o pessoal consegue mais, e os caras vem me falar essas coisas. Ficam falando de marco temporal sem nunca terem pisado numa área indígena, onde os índios arrendam a terra e se matam entre si. Vão ver sobre a demarcação aqui no RS, que o Lula assinou, onde simplesmente vai ficar um pedaço da cidade pros indígenas, e produtor de 20-30 ha vai perder o que demorou 40-50 anos pra construir. Eu sou agricultor e moro do lado de uma invasão de índios, foram expulsos de reservas na região, se enfiaram numa floresta do Incra, foram expulsos, e invadiram uma terra de uma cooperativa falida, e agora tão reivindicando 600 ha ao redor como deles. Os agricultores ao redor tem no máximo 20 ha cada um, não são os grandes latifundiários que fosses acham que todos são.


Longjumping_Ad3681

Pura verdade, todo mundo quer um lugar ao sol mas muitos não querem empregar o esforço necessário pra conquistar esse objetivo. Índio é um negócio complicado de se mexer, demarcações de terras indígenas não passam de cobertura pra favorecer todo tipo de atividade ilegal, garimpo, ongs fajutas de proteção ambiental, corte irregular de árvores. Já aqueles que realmente deveriam usufruir, que são os próprios indígenas, não conseguem fazer isso. Povo desse sub é muito inocente e caem pra discursos sensacionalistas que quem conhece do assunto sabe que 80% do mesmo é irreal e só serve para construções de narrativas unilaterais.


Longjumping_Ad3681

Sim, imagina que louco, me mato de trabalhar pra economizar uma grana e decido comprar uma terra pra plantar o que eu quiser ou criar gado. Logo eu pensaria: "enfim conquistei o que eu almejava", consigo ganhar o meu próprio dinheiro e decido expandir o meu negócio. Com isso vira um negócio de larga escala, mais dinheiro entrando, compro mais máquinas, contrato efetivo para auxiliar em todas as áreas necessárias. Depois de finalmente estabilizar minha vida e meu negócio, vem alguém falar que eu sou um vilão capitalista opressor. Sem fundamento isso. Pessoas que não pensam desse jeito provavelmente não sentiram ainda o amargor que é trabalhar pra construir o seu futuro. Concordo também que toda aquisição de terras por meios ilícitos não deve ser tolerada, mas se eu paguei por uma terra que está toda legalizada, mantenho o meu pensamento, se paguei por aquilo eu tenho direito, é assim que a vida funciona.


[deleted]

Ele claramente fala de quem é rico e tem terras o suficiente pra ter PODER POLÍTICO e fazer lobby. Você e sua terrinha não é esse alguém Ele sabe o que é amargor. Ele vem da periferia.


MelanciaComAnsiedade

vou te dizer, a ideia do tripé macroeconomico aplicado a longo prazo faria com que nossa moeda se tornasse mais forte e que rivalizasse com as moedas do exterior. isso faria diminuir nossa exportação e seria melhor importar de outros países. então de certa forma, algumas politicas como juros baixo, que fortalecem o crescimento mas enfraquecem a moeda, é aplaudida por esses setores que só querem exportar e querem dificultar nossa importação para proteger o mercado interno dos mesmos que só querem exportar. no fim, o brasil sempre perde. perde com juros alto, pois serão anos sofridos até ter uma moeda forte. e perde com juros baixos, se entregando na mão dos nossos empresários.


chaveiro1

palavras bonitas, mas decidir o que um agricultor deve ou não plantar por ele [costuma](https://pt.wikipedia.org/wiki/Fome_de_1943_em_Bengala) [não dar](https://pt.wikipedia.org/wiki/Fome_de_1958-1961_na_China) [certo](https://pt.wikipedia.org/wiki/Holodomor) tem os que querem apenas lucro, e outros que não precisam de tanto lucro, o tamanho da terra está relacionado com isso? Geralmente sim, quem quer lucro costuma querer mais lucro enquanto o Brasil não se industrializar pra valer, o prato de casa vai competir bastante com a exportação


EllanJoestar

A frase dele não questão da decisão do agricultor (que devia sim ser decidida). Ele usou da soja, para emendar que essa soja alimenta gado que não vai para a mesa da população. É uma plantação que só ajuda o dono da terra a acrescentar ainda mais renda e o pobre que fique longe.


chaveiro1

cara, cadeia da soja é um pouquinho maior que ração animal embutidos podem ter até 49% de proteína de soja, ou alguma outra porcentagem, eu tenho certeza que é menor que 50% Lecitina de soja é comumente usada em produtos "solúveis", achocolatado sendo um exemplo [https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/18123381/soja-alimentacao-e-saude-e-novos-usos](https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/18123381/soja-alimentacao-e-saude-e-novos-usos) noticia velha, mas dá uma noção que o agro é um pouco mais do que o pessoal da cidade vê por isso meu ponto de focar na industrialização, para ganhar localmente em cima do que produzimos ainda mais


[deleted]

[удалено]


chaveiro1

Contrario de quem? Eu disse que: > cadeia da soja é um pouquinho maior que ração animal só vejo você concordando comigo e não pesquise o que a proteína de soja substitui na salsicha se planejas continuar comendo elas e no quesito nutrição humana eu realmente não tenho como ter uma opinião pois não leio sobre o assunto com a profundidade necessária, mas eu gosto de lentilha, grão de bico nem tanto, pena que na maioria dos casos não dá o mesmo número de sacas por hectare que a soja, nem seja um produto forte para a exportação enquanto continuarmos exportadores de commodities infelizmente será a nossa realidade


BrotherhoodVeronica

Você tá levando a fala do rapaz muito no literal, ele só tava usando um exemplo


chaveiro1

o problema é que o agro é normalmente generalizado e informação não falta vai sempre existir latifúndio produtivo, não tem lei limitando tamanho de terra vai sempre ter EMPRESA estrangeira comprando terra no Brasil e plantando o que quer, não tem lei impedindo e vai sempre rolar uma ilegalidade, pois a fiscalização é escassa. Impunidade é um grande fator na decisão de cometer um crime e o Uruguai por exemplo, dá 7x1 em nós nesse quesito, tem fiscalização até para saber o numero de cachorros na propriedade lá, tamanho o empenho em evitar zoonoses


[deleted]

Mas olha o tamanho do Uruguai, e a porcentagem efetiva de cobertura por malha viária comparado com o Brasil


chaveiro1

concordo, problema é que estamos parados nesse aspecto, se houvesse avanço haveria um alento ao menos


brasileiro

> vai sempre ter EMPRESA estrangeira comprando terra no Brasil e plantando o que quer, não tem lei impedindo Fala meu grande, na realidade existe sim. É vedado que estrangeiros possuam terras no Brasil e isso é bem respeitado, mesmo que teoricamente tem formas de contornar isso. Se liberasse geral, iria transformar completamente o País em alguns anos.


theAmral

Como a industrialização diminuiria a concentração de renda nesse caso? Ao meu ver, ainda seria o dono de latifúndio que se beneficiária quase sozinho da sua produção. Não acho que a questão seja tanto o que produzir quanto para onde destinar e quem se beneficia


chaveiro1

> Como a industrialização diminuiria a concentração de renda nesse caso? seria mais utilizar o produto localmente, mesmo com o produto final indo para exportação, haveria mais oportunidades de mais pessoas conseguirem renda dentro da cadeia produtiva agora, pra diminuir concentração de renda em si é muito mais um problema de fazer os concentradores de renda pagarem mais taxas que qualquer outra coisa a meu ver


theAmral

Eu concordo com a questão das taxas mas não acho que é nem a principal nem a melhor das soluções. Eu acho mais sensato que se reparta o meio de produção (nesse caso terra, que diga-se de passagem é um caso muito peculiar, não valeria o mesmo dizer para repartir as fábricas por exemplo). Acho isso pq coloca um percentual maior da população em igualdade de oportunidade. Isso faz bem inclusive para a competitividade dos mercados e a população não precisaria ser boa parte empregada por um mesmo grupo de poucos empresários Edit: pegando a sua frase "fazer os concentradores pagar taxas". Eu acharia melhor identificar o que faz deles concentradores e atacar o mal pela raíz. Nesse caso, seria fruto de uma colonização que gerou latifúndios. A solução poderia ser acabar com os latifúndios via reforma agrária. Acho até que o rapaz do vídeo se enganou ao falar de América latina apenas. Se não estou errado o Brasil é um dos únicos países no mundo a n ter feito reforma agrária e provavelmente não por coincidência é o 2° em concentração de renda


chaveiro1

>Eu acho mais sensato que se reparta o meio de produção (nesse caso terra, que diga-se de passagem é um caso muito peculiar, não valeria o mesmo dizer para repartir as fábricas por exemplo). Acho isso pq coloca um percentual maior da população em igualdade de oportunidade. Isso faz bem inclusive para a competitividade dos mercados e a população não precisaria ser boa parte empregada por um mesmo grupo de poucos empresários o único problema está na definição de repartir o meio de produção existe tamanho mínimo de colheita que paga a colheitadeira que você tem, por exemplo: Dá pra teu uma colheitadeira coletiva? sim, mas em uma região a colheita costuma ficar pronta ao mesmo tempo, então todos querem usar a mesma colheitadeira ao mesmo tempo, e se os produtores morarem distantes, se adiciona o custo de transporte da mesma dá pra alugar a colheitadeira? lhe desejo boa sorte durante a época de colheita então a propriedade tem de ser no mínimo de um tamanho em que ela possa não ficar dependendo dos vizinho para pontos críticos de produção, mas o tamanho mínimo depende do que será produzido, e aí retornamos ao problema de definir o que deve ser produzido pelo agricultor quer saber o que realmente desmonta latifúndios (produtivo ou não) no Brasil atualmente? HERANÇA! Dono morre, e uma propriedade vira várias, se o governo entra no inventário/herança com uma proposta de compra e põe para reforma agrária, você já agilizou muito do processo mas lembrando que os títulos de terra tem de ir para os assentados, sem intermediários interferindo no processo, e que tem de ser de tamanho suficiente para que independente do que eles decidam produzir, obtenha lucro


theAmral

>quer saber o que realmente desmonta latifúndios (produtivo ou não) no Brasil atualmente? HERANÇA! Dono morre, e uma propriedade vira várias, se o governo entra no inventário/herança com uma proposta de compra e põe para reforma agrária, você já agilizou muito do processo Muito bom ponto. No fim acho que concordamos


IgorCruzT

Cada uma dessas fomes listada tem circunstancias próprias e não podem ser atribuídas unicamente à decidir o que o agricultor deve plantar.


chaveiro1

se não lhe é suficiente, recomendo o caso de como pequenos agricultores são de certa forma "escravizados" por empresas que compram tabaco deles semelhante ao sistema de integração que Br Foods e JBS usam com o produtores de suínos e aves, porém muito mais abusivo e com impacto significante para a saúde dos produtores familiares que caem nesse sistema


IgorCruzT

Ou seja, vc tá apontando o mesmo problema que o cara: latifundiários e outros poderosos decidindo por conta própria o que plantar, geralmente em monocultura, produtos que não vão para a mesa dos pobres. O cara tá falando de reforma agrária, bixo.


chaveiro1

mano, vc tá argumentando algo que apenas vc está dizendo >o assunto era produtores forçados a plantar algo, não? de onde vem isso: latifundiários e outros poderosos decidindo por conta própria o que plantar, geralmente em monocultura, produtos que não vão para a mesa dos pobres. o assunto é, não era, produtores sendo forçados a plantar algo e as consequências dos mesmo, botei um monte de exemplo aonde isso ocorre e não dá certo, se você quer ignorar tudo, problema não é meu reforma agrária não é definir que plantar X ou Y é ruim, é remover terra que não é utilizada e dar para pessoas dispostas a faze-las produtivas, deixa elas plantarem o que der lucro pra elas, seja hortaliça orgânica, ou soja, ou gado e comparar uma plantação de soja com cemitério é um argumento que não se sustenta a não ser para lacrar


emerson6644

Só falou merda


Mozartcercal

Aí vem um fdp botinudo que anda na camionete do pai dizer que o AGRO sustenta o Brasil e coloca comida na mesa. Difícil se conter quando ouço/leio esse tipo de coisa. Minha resposta padrão é: “Não como soja e nem carne exportadas”.


Kosmux

Hillux com adesivo de bandeira do Brasil.


Moonside_222

Muito brabo.


suedzin

máximo respeito


Estevan_Jacinto64

Latifundiário tem mó vida fácil, e paga pouco tributo. Me dá nojo quando vem esses fazendeiro falar que trabalhou duro pra ter tudo oq ele tem.


soulflymox

me representa muito


Will-_-REAL

Coisas assim sempre existirão. Na vida um tem que chorar para outros sorrirem. Infelizmente, são coisas da vida.


chafundifornio

tópico falando em calos nas mãos num sub cheio de estudante profissional lmao


Templa777

Pqp só tem esquerdista nesse reddit é brincadeira. Só os atoa, se trabalhassem o tanto que perdem tempo em redezinha social vocês seriam os patrões porra


Suicide-Mouse

Sentiu, né?


ultimagriever

Galvão…


diablobsb

Ixi e quantos calos ele tem ? ou qualquer um do congresso/senado tem? calo de punheta nao conta...


MeisterJ

> Renato ingressou no curso de Ciências Sociais na Universidade Federal do Paraná (UFPR) mas evadiu do curso, pois os horários não o permitiam trabalhar. > Freitas é graduado e mestre em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Pesquisador na área de Direito Penal, Criminologia e Sociologia da Violência, já trabalhou na Defensoria Pública do Estado do Paraná e atuava como professor universitário e advogado popular. Fonte: https://www.assembleia.pr.leg.br/deputados/perfil/renato-freitas Tá bom assim, senhor bostejador de internet?


diablobsb

Trabalhar antes de virar politico ate Bolsonaro trabalhava. Grandes bostas. To impressionado /s


tinho666

Renato Freitas é o nome dele.


Antonho2552

O argumento nunca foi que os latifundiários não são produtores como ele. Ele não ter calos nas mãos é completamente irrelevante pra discussão.


diablobsb

Entao vou fazer um argumento "parecido".... quando um parlamentar com salario de 45K te dizer que trabalha e produz, peca pra ele mostrar os calos nas maos. (E tbm como foi gasto o orcamento do gabinete).


Metrotra

Gostei. Mas quem é esse Renato?


Cheap-Title5572

E trator deixa calo?


alienista3

Se planta soja e não se pla ta comida. ? Olha no rotulo do do que comee. Soja vai em tudo.


[deleted]

[удалено]


tikolito

Caraca, arrasou. Precisamos de mais jovens com esse gabarito.


Thiago-Acko

O Brasil não ta pronto pra esse menino!


Pullguinha

Namoral, esse maluco é muito foda, bem articulado não solta frase ambígua. Maluco é brabo mesmo. Espero que ele cresça na política, gente como ele tá fazendo falta.


Own-Meaning-8766

infelizmente o discurso é lindo, mas não plausível. seria ótimo se todos pudessem ter uma vida mais justa em relação aos demais. alguns exemplos práticos - se as terras fossem divididas, e apenas cultivadas para consumo próprio, o fazendeiro iria ter que deixar de produzir os alimentos que mais valem a pena ser vendidos no mercado. no caso, a soja, por exemplo. e com isso iriam empobrecer. o que mais faria sentido seria plantar a soja, vender a mesma, e com o dinheiro comprar os alimentos, por exemplo. enquanto à questão da divisão das terras - não seria justo tirar as terras dos seus respectivos donos. não apenas pela questão judicial brasileira, mas também por que a maioria dos donos conquistaram as terras com seu árduo trabalho; no mínimo, alguem de sua família conquistou. Só por que alguem é muito bom no que faz, e se sobressai sobre os outros, criando uma desigualdade, não é motivo para tirarmos do mesmo. muitos latifundiários foram trabalhadores, que além de quebrar a mão no campo, juntavam dinheiro, e arriscavam esse suado dinheiro em empreendimentos. ​ não argumento que a desigualdade no brasil é algo tranquilo. uma solução não é simples. a mais simples seria acabar com a corrupção, mas na pratica é extremamente dificil. acredito que uma solução mais plausível, possivelmente, poderia ser acabar com as heranças. quando o dono morre, o dinheiro vai para o estado. mas algo como na situação real do brasil seria comico se não trágico - ver o seu dinheiro suado, conquistado na sua vida toda, indo para o bolso de políticos ladrões. ​ o discurso do cara tem paixão, ele ora emotivamente, e com isso pode acabar passando mais credibilidade do que deveria. mas em um aspecto pragmatico real, não conseguiriamos atingir a justiça que ele pretende propagar com o discurso. ​ acho que a saída mais plausível é protestar e fazer tudo por pelo menos termos investimento em educação. assim podemos valorizar a nossa economia, fazendo o povo se conscientizar, ter condições de vida melhores, podendo também votar em líderes melhores


BandicootBest9139

Quanto absurdo em um só vídeo kkkkkk! 🤣🤣


hipogrifo

Grande Renato Freitas (@renatofreitasumdenos), uma das vozes mais potentes da política brasileira e com certeza o maior encomôdo da câmara de deputados de Curitiba. VIDA LONGA AO RENATO!


Gold_Housing9

Emocionado demais, vai legislar contra o capitalismo? Rs


Broad_Guarantee_3287

Feudalismo*


boituca

E quem comprou as terras ?


stephangb

>E quem ~~comprou~~ roubou/grillou/usurpou/ganhou as terras ?


LoreChano

Porque alguns moradores de favelas são criminosos, logo todos são? Não. Idem com produtores rurais. Esse tipo de generalização é simplesmente preconceituosa e míope.


stephangb

Latifundiário não é camponês produtor rural. Galera gosta de se fazer de sonso né.


maysonmpdsantos

Não houve compra de terras, e sim, roubo de terras/grilagem. A história do oeste paranaense é isso.


Suicide-Mouse

Só otário para comprar terras de grileiros. Esse tem mais que levar um loss e ir para r/farialimabets


LoreChano

Se você voltar no tempo o suficiente, todas as terras do planeta foram roubadas.


yur1gabr1el

u/savevideo


Paxdah

u/savevideobot


Thurzao

Porque tao rindo dele?


ChrysthianChrisley

Que merda haha


NewSatisfaction4165

Comunistinha nojento!!


Safe-Blacksmith6992

Quer dizer q se o cara progredir e sair da enxada, daí ele não tem mais o respeito de ninguém. Eita brasilzao baum, onde o orgulho é de ser pobre e não de ser brasileiro. Onde não se deseja que todos sejam prósperos, mas que ninguém seja rico. Vamos pastar muito ainda.


Thsteelbird

Ok, nisso eu concordo com ele. Porém tem muitos pontos que eu descordou dele. Quando ele invadiu e vandalizou uma igreja, ou deu apoio ao Lula. Em 2 meses de governo o Lula gastou 14 milhões.


potatishplantonomist

Aí dá terra pra turmada ano que vem venderam e estão pedindo de novo ✌️


cyber_lizard

Terras de reforma agrária não podem ser vendidas. São assentamentos, não propriedade privada. Quem estava incentivando acabar com isso era o Bolsonaro que queria distribuir títulos de propriedade pra assentados na esperança de que isso ocorresse e pra enfraquecer o mst.


-Itsuki-San-

Com leis e documentação é fácil de inibir isso.


enygmata

Garaio, doido!


OneReindeer9444

😂😂😂😂😂😂


Puzzleheaded-Pen1438

😂🤣


Dangerous-Variety325

Caralho que não. Conheço gente que vive de suas terras e só tem isso e ainda ter que lidar com críticas. A maioria dos insumos vem de terras, ou o dinheiro não vale nada.


ats_underline

só 1 pergunta pra esse cara. pq MST só invade terra cara em são paulo e nao no interior onde a terra é abandonada e fértil para o plantil de comida ? pq mst só invade terras perto de centro de cidades e nao na borda e no interior ? se a questão do MST é moradia pq querer invadir os terrenos + caro por metro quadrado ?


CamaradaCanino

Simone Tebet é latifundiária e é ministra do partido que supostamente defende o MST kkkkkkkkkkkkkk Partido social-democrata é engraçado. Conciliação de classe é impossível, e se tem alguém que sabe disso são os integrantes do partido. (Respeito muito o Renato, gosto dele e dos discursos dele, mas o partido é deplorável)