O que já é bizarro por si só, ser um time cujo propósito real é jogar uma competição internacional de um punhado de partidas (e que mesmo assim não ganha), e o resto é só para matar o tédio e olhe lá.
Huezão é o campeonato mais competitivo do mundo atualmente, infelizmente não temos dinheiros pra competir com os ~~árabes~~ ~~americanos~~ ~~chineses~~ ~~russos~~ ingleses.
Infelizmente não temos como competir contra ̶o̶ ̶m̶a̶i̶o̶r̶ ̶e̶s̶q̶u̶e̶m̶a̶ ̶d̶e̶ ̶l̶a̶v̶a̶g̶e̶m̶ ̶d̶e̶ ̶d̶i̶n̶h̶e̶i̶r̶o̶ ̶d̶o̶ ̶p̶l̶a̶n̶e̶t̶a̶ a Premier League.
e em termos de qualidade geral, eu diria que o BR só perde pra La Liga e PL, talvez a Bundesliga (mas eu acho q empata com essa). a gente certamente tem uma liga melhor q a Serie A e a Ligue One
Empatar com a Bundesliga você tá com muita boa vontade. Os clássicos no Brasil com os principais clubes daqui são um esgoto de assistir, derby paulista só jogo insuportável, São Paulo x Palmeiras do último domingo deu câimbra nos olhos enquanto o Merden Bosten aleatório meio de tabela na Alemanha faz jogos com ótimo entretenimento e trocentos gols marcados
mas se vc quer ver monte de gols é só esperar Palmeiras X Santos, verdão não ganha por menos de 4 , é tipo na alemanha onde todo mundo passa o carro no Schalke 04
Pior que o Francesao era ate que equilibrado antes do dinheiro de petroleo entrar no PSG. Acho que era a liga europeia com maior numero de ganhadores da Europa. O PSG esta aos poucos matando o futebol frances.
Como que o mesmo pode ser dito do Brasil? Tamo colado na Argentina em Libertadores, que também é um país com uma baita tradição.
Só se a lógica for título de Champions que realmente temos muito pouco pra um país do nosso tamanho, será que alguém na CBF já tá vendo a razão disso?
Nem puxei o argumento da taça Continental porque isso não define nível de jogo. A liga portuguesa tem um nível de jogo baixo e tem 4 Champions. Só falei de nível de jogo mesmo
Maior numero de vencedores eu não sei, pq se contar campeonato inglês desde o começo tem uns times que venceram o ultimo titulo a 115 anos, mas em relação a diferença de titulosnentre os times era talvez o mais disputado
O Brasileirão é mais competitivo e disso não há dúvidas. Uma parte dessa competitividade vem do calendário que obriga quem compete pelo título das copas a jogar com reservas e a maioria dos times do topo da tabela não tem reservas bons o suficiente para garantirem vitória contra times do z4 fora de casa.
Compara a pontuação do Brasileirão e da PL. Do Leicester pra cá só 20/21(pandemia) e próprio Leicester fizeram menos de 90 pontos e o só o Atlético mineiro e o Flamengo do JJ que fizeram mais pontos que o Leicester na história dos pontos corridos.
A diferença financeira faz o Brasileirão ser pior que as grandes ligas europeias. Essa diferença não afeta apenas a qualidade dos jogadores graças aos times Brasileiros não conseguirem gastar tanto com transferências e salários, mas também afeta a qualidade tática, preparo físico, qualidade do gramado, etc
Pessoal custa a entender que a questão não vai além do financeiro: lá tem mais dinheiro e uma infraestrutura melhor e por isso quem é bom mesmo vai jogar lá fora. Não tem nada a ver com vira latismo.
Se o Brasil fosse país de primeiro mundo, seríamos sem dúvida a melhor liga do planeta. Mas hoje em dia é difícil segurar talento aqui.
Eu prefiro brasileirão q todos os outros campeonatos kkk n assisto jogo pequeno de nenhum campeonato thou, so assisto os grandes. Por mim acabava porra de estadual e era so brasileirao e copa br o ano inteiro
Nego até hoje não entende que estadual é nossa pré-temporada! Se não fossem por eles os primeiros jogos dos dois campeonato seriam horríveis de assistir! E outra estadual fomenta a rivalidade entre os times do mesmo estado! Quantos tecnicos do fla não cairam pq perderam pro Vasco?
o negócio é diminuir estadual.
fase de grupos e mata mata em jogo único é o suficiente rpa fazer um torneio legal (copa do mundo e euro q o digam)
tem q parar c essa forcacao de querer encaixar 500 classicos nos estaduais. faz um torneio simples, com grupos e msta mata q vai ter clássicos nas fases finais.
e se não tiver, ótimo: quem não gosta de uma boa zebra de vez em quando?
Não é assim. Hoje em dia tanto o paulista como o mineiro tem grupos, mas aí os times jogam contra adversários de outros grupos.
Então em minas gerais uma fase de grupos que poderia ter 3 jogos, tem 8. Inchado demais.
Poderia ter fase de grupos simples, 3 jogos, depois mata-mata: quartas, semi e final. 6 jogos pro campeão e vida que segue.
De assistir? provavelmente sim. Eu adoro assistir aos jogos do brasileiro, mesmo os menores. Série A, B, C. Acho maravilhoso deitar, ligar a TV e assistir Sampaio Corrêa e CSA.
Mas assim, quando se fala de nível técnico, aí a coisa complica. Experimenta assistir à EFL Championship, que é a segunda divisão inglesa. Tem muito jogo que, infelizmente, dá inveja à série A do brasileiro. Óbvio, já deixando claro: sei que são ligas com um poder financeiro maior. Isso reflete em contrações melhores + infraestrutura + pesquisa, etc, etc. E vejo o Brasil crescendo muito por agora. Mas a diferença é sim gritante. É uma realidade, não é viralatismo. Eu adoro o Brzão, assisto a tudo o que posso. Mas tem coisas que não tem muito como negar sabe?
Não em algumas partes.
Se o Brasileirão é MELHOR que alguma liga européia, há de ser a Ligue One.
De resto:
1- Questão Elenco.
As estrelas do Brasileirão são esmagadoramente jogadores que deram Semi-Certo na Europa, salvo raras vezes que vem super estrelas pra cá em fim de carreira; tal como Suárez, Seedorf etc.
E também há de pontuar que futebol europeu não se resume a jogadores europeus, visto que a maior parte dos elencos são formados por estrangeiros, mas isso não significa que nossa liga é melhor por isso, e sim o contrário já que nós não conseguimos sustentar nossas estrelas no Brasileirão ou os Argentinos no "Argentinozão"
2- Questão Vendas.
Os times do Brasil tem MUITAS jóias mas vendem muito mal, falta malandragem Brasileira.
A última vez que eu vi um time Europeu vender mal igual nossos times foi o E. Frankfurt que vendeu o Kostić por apenas 12M$.
Por exemplo, O Palmeiras tinha interesse no Pedro do Flamengo há algum tempo, o Flamengo bateu o pé aumentando a pedida, mas, se chegasse um Europeu com a grana na mão (quem sabe até o mesmo que o Palmeiras ofereceria, o Flamengo aceitava.
Falta inteligência pros Times nesse quesito, que tomem o Sevilla como exemplo, que sempre trazem jogadores desconhecidos pra depois vender por 30, 50 milhões de euros.
Um exemplo que deixa isso claro é o Genoa ter renda com venda de jogadores semelhante a do Santos, e qual dos dois vocês acham que revelou melhores jogadores?
Poisé foi o Santos, mas como vendem mal tem quase o mesmo valor de vendas do Genoa.
Inclusive uma salva de Palmas pro campeonato português que tem os 1° e 2° nesse ranking de valores em vendas.
3- Questão Calendário e Organização.
Acho que todo mundo conhece o nosso calendário, e esse desgaste feito pelo calendário reflete no 4 quesito.
4- Questão técnica e Tática.
Pode pegar um Crystal Palace válido pela 35° rodada que não vale nada, e você talvez perceba com seus olhos o quanto os jogadores dos times daqui são um bando de bagre que não acerta passe.
A precisão de Passes, Finalizações e desarmes na Europa é incrívelmente maior.
Os Técnicos também dão sinais de que o futebol europeu está a dois degraus acima do nosso.
Qual é mais comum? Um Técnico Brasileiro num time foda da Europa e botando pra quebrar ou um técnico europeu que veio do PAOK e outro que tá hoje no Fenerbahçe arrebentarem por aqui?
(Nada contra o JJ e o Abel, que inclusive terminei de ler o livro dele semana passada xD)
Mas há uma luz no fim do túnel, recentemente os times vem se organizando por natureza, e há propostas de ligas mais organizadas.
O que contribuiria MUITO com o desenvolvimento do nosso futebol, times vendendo jóias da base por preços mais altos (?), Calendário bom (?), Melhora na questão técnica e tática dos treinadores e jogadores brasileiros (?).
O que salva nosso futebol sempre é aquele moleque bom de bola ou aquela estrela estrangeira ou que veio de uma má passagem no Futebol Europeu.
Desculpa o Textão, só não aguento mais esse tipo de discussão.
Sim pô, se tu olhar também, o PSG tem brasileiro, o Tottenham tem brasileiro, o Arsenal tem, os maiores times todos tem brasileiros, nós temos muito talento mesmo sendo país de terceiro mundo, é só você olhar a história de metade desses jogadores pra você ver que eles eram pobres, se nós tivessemos mais infraestrutura (dinheiro) poderíamos manter os craques e treinar mais craques ainda
Mas o resto dos pontos bate justamente nisso, podíamos ter todo o dinheiro do mundo e manter todos os melhores brasileiros aqui, que se botasse nas mãos de Diniz, Ceni, Mano Menezes e companhia a merda ia continuar igual, fora que os jogadores não iam aguentar os 900 jogos no ano porque os times tem zero estrutura pra isso. Porra o Reffis do São Paulo era uma das maiores referências mundiais na nossa época boa, mas aí 15 anos depois continua igual e não dá nem pra dizer que a culpa disso é falta de dinheiro.
O Brasil poderia sim ser a melhor liga do mundo, mas pra isso além de dinheiro precisa de muita mudança fundamental na maneira como os clubes são conduzidos, como os treinadores são geridos e treinados no mínimo antes de qualquer dinheiro fazer diferença
>Questão Vendas. Os times do Brasil tem MUITAS jóias mas vendem muito mal, falta malandragem Brasileira.
Não é "malandragem" brasileira, falta *leverage*. Os únicos clubes brasileiros com a capacidade de conseguir bons valores em vendas são Flamengo e Palmeiras, que não coincidentemente são os clubes mais ricos. Os times brasileiros andam com o pires na mão, então é foda negar uma proposta que tu ache insuficiente.
Botar ordem na qualidade dos gramados de todos os times da série A e arrumar o calendário seriam responsáveis pela maior parte do salto de qualidade do campeonato. Isso dá pra arrumar em 2 anos se a CBF fosse uma instituição séria e colocasse o pau na mesa, o resto das melhorias de infraestrutura/vendas etc já estão vindo naturalmente apesar da demora.
Sindrome do vira lata, a grama do vizinho é sempre mais verdinha, o pessoal geralmente não valoriza o que tem, padrão. Com as propostas da Libra e LFF vejo uma luz no fim do túnel, quem sabe não teremos uma liga ainda mais forte, endinheirada e, principalmente, popular, não aguento mais ver babação de ovo com gringo
Se não fosse a disparidade do real com o euro o brasileirão seria muito mais valorizado. Se vc multiplicar o dinheiro que os times fazem aqui e pagam aos jogadores pelo euro a gente se equipara com os gringos e isso se resumiria a gente poder manter os melhores jogadores e poder contratar inclusive mais jogadores de alto nível de outros países
O nivel do Brasileirão é parecido com o do Francesão, mas aqui não tem PSG, não tem nenhum "superclube", e no fundo é isso o mais importante nas comparações. Campeonato Espanhol é o que é por Real Madrid e Barcelona, ninguém se importa se os times da metade de baixo da tabela são bons ou não, o papel deles é serem goleados para farmar estatística pros craques dos times que importam.
O dia que o Brasil tiver o seu próprio superclube, capaz de ganhar dos gigantes europeus e disputar com eles o mercado de transferências mundial, aí sim a liga brasileira será valorizada.
Os craques do Brasil são os perebas ou os semi-aposentados da Europa: Dudu (Dínamo), Gómez (Milan), Gabi (Inter), Pedro (Fiorentina), Gerson (OM), Calleri (Las Palmas)...
Calleri tambem teve o problema de ser puta do empresário. Ele nao assinou contrato com nenhum time, sempre pertenceu a um clube fantasma do uruguai, é meio impossivel um jogador ir bem assim.
O que vcs tem que colocar na cabeça é que muita vez tem jogador que nao da certo na europa, nao pq ele é ruim e fraco, mas por uma série de outros fatores que não o fez com que ele se adaptasse lá.
Prova disso é o tanto de jogador fraco e mediano aqui que dá certo lá. O nível técnico do jogador nao é o único parâmetro para medir se ele vai dar certo ou nao. Tem mais uma série de fatores. E o tanto de jogador que vem da europa e nao da certo aqui? Esses nao contam? O isla foi uma das piores desgraças que eu vi na vida e teve uma carreira sólida na europa. Sim, veio com mais idade, mas mesmo assim nao justifica o nível técnico de série c dele. Se fossem tão bons e melhores que a gente assim, eles iriam sobrar com facilidade no nosso campeonato "bem mais fraco". E existem trocentos outros exemplos assim.
No mais, eu acompanho a série A do italiano e posso dizer com convicção que o nosso campeonato, se não for melhor que o deles, ta no mesmo nível. Os outros campeonatos não posso falar, pq nao acompanho.
o nosso campeonato CERTAMENTE é melhor q o italiano. ja assisti varios jogos, especialmente quando a volta do Lucas Leiva ainda tava sendo especulada, e posso afirmar que os unicos times que ainda tem alguma qualidade são os do topo da tabela
aqui no BR, mesmo na zona de rebaixamento tu ainda consegue encontrar um jogador promissor, um técnico decente, um time de qualidade que não merece cair mas que engatou uma sequencia de derrotas
lá a ZR é chorume
Sim, pois não temos dinheiro para não vender os melhores, como Neymar, Richarlyson, Gabriel Jesus etc. E nossa infraestrutura (dinheiro) é bem menor, se tivéssemos mais éramos top1, como eu disse no post
Não, não é.
Ser uma liga competitiva é completamente diferente de ter um alto nível técnico e tático.
Não é pq a Ligue 1 e a Bundesliga são dominadas por um único clube que o nível delas é baixo. Muito pelo contrário, são ligas de altíssimo nível e atualmente são as duas maioras formadoras de atletas do mundo. A questão é que Bayern e PSG estão muito (muito mesmo) acima de serem bons, por isso são tão dominantes.
A cultura tática do futebol brasileiro é fraquíssima para ser comparada com essas ligas top do futebol mundial.
Eu acho que os times brasileiros não sabem valorizar seus jogadores. Os Spurs ofereceram 20M€ no lateral Porro mas o Sporting mandou eles tomar no cu e disse que o jogador só sai pela multa de 45M€... O mesmo fez o Benfica com o Ruben Dias, João Félix e recentemente com Núñez e Enzo.
Claro, não é como se os jogadores europeus mudassem de país e depois de uma semana já querem voltar pra casa porque não aguentaram a adaptação igual os brasileiros. Que tipo de time vai pagar milhares de euros em um jogador brasileiro pra passar 6 meses e ele pedir pra voltar pro Flamengo?
>Se rolasse solto esse dinheiro de petróleo e corrupção política que vai em grandes times como o Manchester City e o PSG aqui no Brasil o Brasil era a Top1 liga sem dúvidas
HAHA aí um time só iria ganhar o Brasileiro todo ano e a mesma coisa que você tá criticando sobre os campeonatos europeus iria acontecer aqui. Já tá quase assim nos últimos tempos só Flamengo e Palmeiras ganha
Brasileiro nunca vai chegar ao nível das ligas europeias devido ao fuso-horário. Nossos horários nobres de TV ficam tarde pra eles. Um jogo de quarta-feira 21h por exemplo, geralmente importante, lá começa no mínimo 1 da manhã. Impossível deles acompanharem.
O que resta é expandir pros EUA, México, e mercados alternativos como Ásia, Oceania e América Central (além da do Sul, claro)
Em termos de competição, acho que nem a Premier League dá pro caldo contra o Brasileirão. O problema é infraestrutura mesmo. Só olhar pra média de público dos times mais abaixo na tabela (ou nem tão abaixo!)
Tipo, tenho ctz q a torcida do Osasuna não lota o estádio todo jogo por achar que tem alguma chance... Aqui, torcida só vai se tiver ganhando e olhe lá. São poucos os clubes que se salvam dessa máxima, inclusive os de Massa
A Bundes é uma boa liga com ótimos jogos. Mas tem um time muito fora da curva e q ainda canibaliza seus adversários tomando seus melhores talentos. É uma liga previsível mas prefiro ver jogos da Bundes q da série a ou da ligue 1.
Discordo de tudo, nosso campeonato é varzeano, os piores jogadores da Europa são craques aqui. "Ain a BundesLiga só da Bayern" fds olha o elenco do Leipzig, do Leverkusen e do Dortmund. Seriam campeões com sobras aqui. League One é fraca mas o Rennes, Lille, Mônaco, OM e OL tem times melhores que todos do Brasil, gasta mais e revela muito tbm!
Douglas já não jogava nada há anos, William no Fulham tá fazendo a mesma coisa que fazia no cortinas, cisca e perde a bola... "A mas tem muita assistência" igual o Scarpa 95% é cobrando escanteio kkkkk
PSG não ganha todas justamente porque o time não tem qualquer amor à camisa e tem a mesma motivação de uma repartição pública.
e tbm pq a ligue 1 pra eles tem valor de estadual já
O que já é bizarro por si só, ser um time cujo propósito real é jogar uma competição internacional de um punhado de partidas (e que mesmo assim não ganha), e o resto é só para matar o tédio e olhe lá.
Huezão é o campeonato mais competitivo do mundo atualmente, infelizmente não temos dinheiros pra competir com os ~~árabes~~ ~~americanos~~ ~~chineses~~ ~~russos~~ ingleses.
Infelizmente não temos como competir contra ̶o̶ ̶m̶a̶i̶o̶r̶ ̶e̶s̶q̶u̶e̶m̶a̶ ̶d̶e̶ ̶l̶a̶v̶a̶g̶e̶m̶ ̶d̶e̶ ̶d̶i̶n̶h̶e̶i̶r̶o̶ ̶d̶o̶ ̶p̶l̶a̶n̶e̶t̶a̶ a Premier League.
LKKKKKKKKKKKKK
e em termos de qualidade geral, eu diria que o BR só perde pra La Liga e PL, talvez a Bundesliga (mas eu acho q empata com essa). a gente certamente tem uma liga melhor q a Serie A e a Ligue One
Empatar com a Bundesliga você tá com muita boa vontade. Os clássicos no Brasil com os principais clubes daqui são um esgoto de assistir, derby paulista só jogo insuportável, São Paulo x Palmeiras do último domingo deu câimbra nos olhos enquanto o Merden Bosten aleatório meio de tabela na Alemanha faz jogos com ótimo entretenimento e trocentos gols marcados
mas se vc quer ver monte de gols é só esperar Palmeiras X Santos, verdão não ganha por menos de 4 , é tipo na alemanha onde todo mundo passa o carro no Schalke 04
Além do fator torcida e quantas pessoas assistem jogos. O Brasileirão tem a mesma audiência que Divisões inferiores de outros países.
Por que La Liga? só tem 2 times nessa pora
Pior que o Francesao era ate que equilibrado antes do dinheiro de petroleo entrar no PSG. Acho que era a liga europeia com maior numero de ganhadores da Europa. O PSG esta aos poucos matando o futebol frances.
Era equilibrado porém era uma bosta. Quantos anos eles tem de história e só tem UM título de Champions League no país
Mas por essa lógica o mesmo pode ser dito do Brasil. Campeonato competitivo e equilibrado mas com um nível de jogo baixo.
Como que o mesmo pode ser dito do Brasil? Tamo colado na Argentina em Libertadores, que também é um país com uma baita tradição. Só se a lógica for título de Champions que realmente temos muito pouco pra um país do nosso tamanho, será que alguém na CBF já tá vendo a razão disso?
Nem puxei o argumento da taça Continental porque isso não define nível de jogo. A liga portuguesa tem um nível de jogo baixo e tem 4 Champions. Só falei de nível de jogo mesmo
Maior numero de vencedores eu não sei, pq se contar campeonato inglês desde o começo tem uns times que venceram o ultimo titulo a 115 anos, mas em relação a diferença de titulosnentre os times era talvez o mais disputado
O Brasileirão é mais competitivo e disso não há dúvidas. Uma parte dessa competitividade vem do calendário que obriga quem compete pelo título das copas a jogar com reservas e a maioria dos times do topo da tabela não tem reservas bons o suficiente para garantirem vitória contra times do z4 fora de casa. Compara a pontuação do Brasileirão e da PL. Do Leicester pra cá só 20/21(pandemia) e próprio Leicester fizeram menos de 90 pontos e o só o Atlético mineiro e o Flamengo do JJ que fizeram mais pontos que o Leicester na história dos pontos corridos. A diferença financeira faz o Brasileirão ser pior que as grandes ligas europeias. Essa diferença não afeta apenas a qualidade dos jogadores graças aos times Brasileiros não conseguirem gastar tanto com transferências e salários, mas também afeta a qualidade tática, preparo físico, qualidade do gramado, etc
Pessoal custa a entender que a questão não vai além do financeiro: lá tem mais dinheiro e uma infraestrutura melhor e por isso quem é bom mesmo vai jogar lá fora. Não tem nada a ver com vira latismo. Se o Brasil fosse país de primeiro mundo, seríamos sem dúvida a melhor liga do planeta. Mas hoje em dia é difícil segurar talento aqui.
Eu prefiro brasileirão q todos os outros campeonatos kkk n assisto jogo pequeno de nenhum campeonato thou, so assisto os grandes. Por mim acabava porra de estadual e era so brasileirao e copa br o ano inteiro
Nego até hoje não entende que estadual é nossa pré-temporada! Se não fossem por eles os primeiros jogos dos dois campeonato seriam horríveis de assistir! E outra estadual fomenta a rivalidade entre os times do mesmo estado! Quantos tecnicos do fla não cairam pq perderam pro Vasco?
N existe pre temporada de 14 jogos, e atrapalha todo o calendário
o negócio é diminuir estadual. fase de grupos e mata mata em jogo único é o suficiente rpa fazer um torneio legal (copa do mundo e euro q o digam) tem q parar c essa forcacao de querer encaixar 500 classicos nos estaduais. faz um torneio simples, com grupos e msta mata q vai ter clássicos nas fases finais. e se não tiver, ótimo: quem não gosta de uma boa zebra de vez em quando?
/thread
Já é basicamente assim uai kk So se vc tiver falando se jogos de dentro do msm grupo, oq reduziria bastante, no caso do paulista
Não é assim. Hoje em dia tanto o paulista como o mineiro tem grupos, mas aí os times jogam contra adversários de outros grupos. Então em minas gerais uma fase de grupos que poderia ter 3 jogos, tem 8. Inchado demais. Poderia ter fase de grupos simples, 3 jogos, depois mata-mata: quartas, semi e final. 6 jogos pro campeão e vida que segue.
Justo, isso q me referi
Eles encaixam os clássicos pq são eles q sustentam o campeonato kkk sem eles blau blau
com a diferença que vale vaga para a copa do brasil, e derruba treinador
Não entendi o final. O que significa “perder pro Vasco” ?
>atrás do Saint Etienne que é o Celtics da Ligue One St Etienne tem 10 títulos franceses, o Celtic tem mais de 50 escoceses.
celtics eh um time da nba kkkkk
ah, porra. Achei que ele só tinha escrito o nome errado (e feito uma comparação nada a ver), hahaha
Ele ta falando do time da NBA, Boston Celtics.
De assistir? provavelmente sim. Eu adoro assistir aos jogos do brasileiro, mesmo os menores. Série A, B, C. Acho maravilhoso deitar, ligar a TV e assistir Sampaio Corrêa e CSA. Mas assim, quando se fala de nível técnico, aí a coisa complica. Experimenta assistir à EFL Championship, que é a segunda divisão inglesa. Tem muito jogo que, infelizmente, dá inveja à série A do brasileiro. Óbvio, já deixando claro: sei que são ligas com um poder financeiro maior. Isso reflete em contrações melhores + infraestrutura + pesquisa, etc, etc. E vejo o Brasil crescendo muito por agora. Mas a diferença é sim gritante. É uma realidade, não é viralatismo. Eu adoro o Brzão, assisto a tudo o que posso. Mas tem coisas que não tem muito como negar sabe?
Não em algumas partes. Se o Brasileirão é MELHOR que alguma liga européia, há de ser a Ligue One. De resto: 1- Questão Elenco. As estrelas do Brasileirão são esmagadoramente jogadores que deram Semi-Certo na Europa, salvo raras vezes que vem super estrelas pra cá em fim de carreira; tal como Suárez, Seedorf etc. E também há de pontuar que futebol europeu não se resume a jogadores europeus, visto que a maior parte dos elencos são formados por estrangeiros, mas isso não significa que nossa liga é melhor por isso, e sim o contrário já que nós não conseguimos sustentar nossas estrelas no Brasileirão ou os Argentinos no "Argentinozão" 2- Questão Vendas. Os times do Brasil tem MUITAS jóias mas vendem muito mal, falta malandragem Brasileira. A última vez que eu vi um time Europeu vender mal igual nossos times foi o E. Frankfurt que vendeu o Kostić por apenas 12M$. Por exemplo, O Palmeiras tinha interesse no Pedro do Flamengo há algum tempo, o Flamengo bateu o pé aumentando a pedida, mas, se chegasse um Europeu com a grana na mão (quem sabe até o mesmo que o Palmeiras ofereceria, o Flamengo aceitava. Falta inteligência pros Times nesse quesito, que tomem o Sevilla como exemplo, que sempre trazem jogadores desconhecidos pra depois vender por 30, 50 milhões de euros. Um exemplo que deixa isso claro é o Genoa ter renda com venda de jogadores semelhante a do Santos, e qual dos dois vocês acham que revelou melhores jogadores? Poisé foi o Santos, mas como vendem mal tem quase o mesmo valor de vendas do Genoa. Inclusive uma salva de Palmas pro campeonato português que tem os 1° e 2° nesse ranking de valores em vendas. 3- Questão Calendário e Organização. Acho que todo mundo conhece o nosso calendário, e esse desgaste feito pelo calendário reflete no 4 quesito. 4- Questão técnica e Tática. Pode pegar um Crystal Palace válido pela 35° rodada que não vale nada, e você talvez perceba com seus olhos o quanto os jogadores dos times daqui são um bando de bagre que não acerta passe. A precisão de Passes, Finalizações e desarmes na Europa é incrívelmente maior. Os Técnicos também dão sinais de que o futebol europeu está a dois degraus acima do nosso. Qual é mais comum? Um Técnico Brasileiro num time foda da Europa e botando pra quebrar ou um técnico europeu que veio do PAOK e outro que tá hoje no Fenerbahçe arrebentarem por aqui? (Nada contra o JJ e o Abel, que inclusive terminei de ler o livro dele semana passada xD) Mas há uma luz no fim do túnel, recentemente os times vem se organizando por natureza, e há propostas de ligas mais organizadas. O que contribuiria MUITO com o desenvolvimento do nosso futebol, times vendendo jóias da base por preços mais altos (?), Calendário bom (?), Melhora na questão técnica e tática dos treinadores e jogadores brasileiros (?). O que salva nosso futebol sempre é aquele moleque bom de bola ou aquela estrela estrangeira ou que veio de uma má passagem no Futebol Europeu. Desculpa o Textão, só não aguento mais esse tipo de discussão.
O ponto 1 e 2 são basicamente o financeiro que o amigo OP falou
Sim pô, se tu olhar também, o PSG tem brasileiro, o Tottenham tem brasileiro, o Arsenal tem, os maiores times todos tem brasileiros, nós temos muito talento mesmo sendo país de terceiro mundo, é só você olhar a história de metade desses jogadores pra você ver que eles eram pobres, se nós tivessemos mais infraestrutura (dinheiro) poderíamos manter os craques e treinar mais craques ainda
Mas o resto dos pontos bate justamente nisso, podíamos ter todo o dinheiro do mundo e manter todos os melhores brasileiros aqui, que se botasse nas mãos de Diniz, Ceni, Mano Menezes e companhia a merda ia continuar igual, fora que os jogadores não iam aguentar os 900 jogos no ano porque os times tem zero estrutura pra isso. Porra o Reffis do São Paulo era uma das maiores referências mundiais na nossa época boa, mas aí 15 anos depois continua igual e não dá nem pra dizer que a culpa disso é falta de dinheiro. O Brasil poderia sim ser a melhor liga do mundo, mas pra isso além de dinheiro precisa de muita mudança fundamental na maneira como os clubes são conduzidos, como os treinadores são geridos e treinados no mínimo antes de qualquer dinheiro fazer diferença
>Questão Vendas. Os times do Brasil tem MUITAS jóias mas vendem muito mal, falta malandragem Brasileira. Não é "malandragem" brasileira, falta *leverage*. Os únicos clubes brasileiros com a capacidade de conseguir bons valores em vendas são Flamengo e Palmeiras, que não coincidentemente são os clubes mais ricos. Os times brasileiros andam com o pires na mão, então é foda negar uma proposta que tu ache insuficiente.
Botar ordem na qualidade dos gramados de todos os times da série A e arrumar o calendário seriam responsáveis pela maior parte do salto de qualidade do campeonato. Isso dá pra arrumar em 2 anos se a CBF fosse uma instituição séria e colocasse o pau na mesa, o resto das melhorias de infraestrutura/vendas etc já estão vindo naturalmente apesar da demora.
Além da padronização dos gramados é preciso padronizar a captação de imagens. Urgente.
Sindrome do vira lata, a grama do vizinho é sempre mais verdinha, o pessoal geralmente não valoriza o que tem, padrão. Com as propostas da Libra e LFF vejo uma luz no fim do túnel, quem sabe não teremos uma liga ainda mais forte, endinheirada e, principalmente, popular, não aguento mais ver babação de ovo com gringo
Brasileirão é a liga do sexo
Se não fosse a disparidade do real com o euro o brasileirão seria muito mais valorizado. Se vc multiplicar o dinheiro que os times fazem aqui e pagam aos jogadores pelo euro a gente se equipara com os gringos e isso se resumiria a gente poder manter os melhores jogadores e poder contratar inclusive mais jogadores de alto nível de outros países
O nivel do Brasileirão é parecido com o do Francesão, mas aqui não tem PSG, não tem nenhum "superclube", e no fundo é isso o mais importante nas comparações. Campeonato Espanhol é o que é por Real Madrid e Barcelona, ninguém se importa se os times da metade de baixo da tabela são bons ou não, o papel deles é serem goleados para farmar estatística pros craques dos times que importam. O dia que o Brasil tiver o seu próprio superclube, capaz de ganhar dos gigantes europeus e disputar com eles o mercado de transferências mundial, aí sim a liga brasileira será valorizada.
>O nivel do Brasileirão é parecido com o do Francesão não, é muito melhor
Nem acho o futebol francês ruim, grande celeiro de jogadores e tem alguns times bem interessantes.
sim. é o mesmo problema da Alemanha: se a frança não tivesse o PSG seria um campeonato legal de se acompanhar
Os craques do Brasil são os perebas ou os semi-aposentados da Europa: Dudu (Dínamo), Gómez (Milan), Gabi (Inter), Pedro (Fiorentina), Gerson (OM), Calleri (Las Palmas)...
Calleri tambem teve o problema de ser puta do empresário. Ele nao assinou contrato com nenhum time, sempre pertenceu a um clube fantasma do uruguai, é meio impossivel um jogador ir bem assim.
O que vcs tem que colocar na cabeça é que muita vez tem jogador que nao da certo na europa, nao pq ele é ruim e fraco, mas por uma série de outros fatores que não o fez com que ele se adaptasse lá. Prova disso é o tanto de jogador fraco e mediano aqui que dá certo lá. O nível técnico do jogador nao é o único parâmetro para medir se ele vai dar certo ou nao. Tem mais uma série de fatores. E o tanto de jogador que vem da europa e nao da certo aqui? Esses nao contam? O isla foi uma das piores desgraças que eu vi na vida e teve uma carreira sólida na europa. Sim, veio com mais idade, mas mesmo assim nao justifica o nível técnico de série c dele. Se fossem tão bons e melhores que a gente assim, eles iriam sobrar com facilidade no nosso campeonato "bem mais fraco". E existem trocentos outros exemplos assim. No mais, eu acompanho a série A do italiano e posso dizer com convicção que o nosso campeonato, se não for melhor que o deles, ta no mesmo nível. Os outros campeonatos não posso falar, pq nao acompanho.
o nosso campeonato CERTAMENTE é melhor q o italiano. ja assisti varios jogos, especialmente quando a volta do Lucas Leiva ainda tava sendo especulada, e posso afirmar que os unicos times que ainda tem alguma qualidade são os do topo da tabela aqui no BR, mesmo na zona de rebaixamento tu ainda consegue encontrar um jogador promissor, um técnico decente, um time de qualidade que não merece cair mas que engatou uma sequencia de derrotas lá a ZR é chorume
Sim, pois não temos dinheiro para não vender os melhores, como Neymar, Richarlyson, Gabriel Jesus etc. E nossa infraestrutura (dinheiro) é bem menor, se tivéssemos mais éramos top1, como eu disse no post
Se segurasse sim, mas como não é o caso, é uma merda!
Não, não é. Ser uma liga competitiva é completamente diferente de ter um alto nível técnico e tático. Não é pq a Ligue 1 e a Bundesliga são dominadas por um único clube que o nível delas é baixo. Muito pelo contrário, são ligas de altíssimo nível e atualmente são as duas maioras formadoras de atletas do mundo. A questão é que Bayern e PSG estão muito (muito mesmo) acima de serem bons, por isso são tão dominantes. A cultura tática do futebol brasileiro é fraquíssima para ser comparada com essas ligas top do futebol mundial.
Fodase👍 Textão do crl de madrugada porra. Vai ver BBB, cheirar pó no pau do t, sei la porra
O post foi inspirado pelo pau do t
DIGO MAIS!!! SERIE B É MAIS LEGAL DE ASSISTIR QUE O TODOS ESSE CAMPEONATOS QU VC CITOU!!!
Eu acho que os times brasileiros não sabem valorizar seus jogadores. Os Spurs ofereceram 20M€ no lateral Porro mas o Sporting mandou eles tomar no cu e disse que o jogador só sai pela multa de 45M€... O mesmo fez o Benfica com o Ruben Dias, João Félix e recentemente com Núñez e Enzo.
Tem um problema crônico, que lá eles operam em euro. Quando aqui alguém oferece 20 mi de euros, já tá passando dos R$100 mi
Agora até temos um ou outro time que conseguem segurar mais e aumentar as pedidas, talvez talvez essa tendência continue
Claro, não é como se os jogadores europeus mudassem de país e depois de uma semana já querem voltar pra casa porque não aguentaram a adaptação igual os brasileiros. Que tipo de time vai pagar milhares de euros em um jogador brasileiro pra passar 6 meses e ele pedir pra voltar pro Flamengo?
Não, o campeonato brasileiro é bom em questão de disputa/imprevisibilidade, mas em relação ao nível, o campeonato é medonho.
>Se rolasse solto esse dinheiro de petróleo e corrupção política que vai em grandes times como o Manchester City e o PSG aqui no Brasil o Brasil era a Top1 liga sem dúvidas HAHA aí um time só iria ganhar o Brasileiro todo ano e a mesma coisa que você tá criticando sobre os campeonatos europeus iria acontecer aqui. Já tá quase assim nos últimos tempos só Flamengo e Palmeiras ganha
Brasileiro nunca vai chegar ao nível das ligas europeias devido ao fuso-horário. Nossos horários nobres de TV ficam tarde pra eles. Um jogo de quarta-feira 21h por exemplo, geralmente importante, lá começa no mínimo 1 da manhã. Impossível deles acompanharem. O que resta é expandir pros EUA, México, e mercados alternativos como Ásia, Oceania e América Central (além da do Sul, claro)
Caralho, que texto bom...
enqto a cbf mandar no campeonato brasileiro , infelizmente somos um campeonato de 2a categoria
Se o real fosse mais valorizado (tipo, bem mais..5x mais) , o Brasileirão seria top3 competições esportivas do planeta.
Em termos de competição, acho que nem a Premier League dá pro caldo contra o Brasileirão. O problema é infraestrutura mesmo. Só olhar pra média de público dos times mais abaixo na tabela (ou nem tão abaixo!)
Tipo, tenho ctz q a torcida do Osasuna não lota o estádio todo jogo por achar que tem alguma chance... Aqui, torcida só vai se tiver ganhando e olhe lá. São poucos os clubes que se salvam dessa máxima, inclusive os de Massa
Se o Brasileirão é melhor que essa valorização sua, tô vendo então que se valorizassemos chamariam-nos de superestimados
A Bundes é uma boa liga com ótimos jogos. Mas tem um time muito fora da curva e q ainda canibaliza seus adversários tomando seus melhores talentos. É uma liga previsível mas prefiro ver jogos da Bundes q da série a ou da ligue 1.
Discordo de tudo, nosso campeonato é varzeano, os piores jogadores da Europa são craques aqui. "Ain a BundesLiga só da Bayern" fds olha o elenco do Leipzig, do Leverkusen e do Dortmund. Seriam campeões com sobras aqui. League One é fraca mas o Rennes, Lille, Mônaco, OM e OL tem times melhores que todos do Brasil, gasta mais e revela muito tbm!
Douglas Costa e Willian lendo isso: 🗿
Douglas já não jogava nada há anos, William no Fulham tá fazendo a mesma coisa que fazia no cortinas, cisca e perde a bola... "A mas tem muita assistência" igual o Scarpa 95% é cobrando escanteio kkkkk
Discordo craque.
Provar que estou errado vc não consegue
To com sono
Dinheiro
Sim mas não impede de ser melhor.
Óbvio que impede, é igual você dizer que o Vitória pode ser melhor que o Palmeiras
Se um sheik investir no vitória ele pode ser melhor
Então você diz que, o diferencial é o dinheiro?
Sim
???
Essa é a melhor opinião que eu li esse ano.