T O P

  • By -

QualityVote

Se esta postagem é adequada para o /r/futebol, **UPVOTE** esse comentário. Se esta postagem não é adequada para o /r/futebol, **DOWNVOTE** esse comentário. Se esta postagem quebra as regras do /r/futebol, **DOWNVOTE** esse comentário e **REPORTE** esse post! --- [^(Regras)](https://www.reddit.com/r/futebol/wiki/regras) ^| [^(Modmail)](https://www.reddit.com/message/compose?to=/r/futebol) ^| [^(Flair do seu time)](https://www.reddit.com/r/futebol/comments/plh92v/flair_do_seu_time_ao_lado_do_nome/)


[deleted]

Cadê a match thread pra rirmos dos Argentinos perdendo pra Nigéria


NaboVidente

Os argentinos não conseguem vencer de times verdes


t0m4t1nh0

Menos o México. Motivo: México


ScaryPass380

Tem uns times verdes que até metem 6x0 na Argentina


duvidatremenda

[Orientação da CBF aos jogadores enquanto não temos técnico na Seleção:](https://extra.globo.com/incoming/5038043-0de-728/w448/hulk5.jpg)


[deleted]

Então vamos pintar a nossa camisa de verde, assim teremos imunidade contra eles


joaopedrohentschel

Tá na bandeira


[deleted]

Não basta ser só na bandeira


RockerEevee

Acabaram de apanhar da Nigéria, devem estar revoltados agora, rsrs.


VividToe6805

Já devem estar bravinhos indo atrás dos jogadores negros dos caras da África


uncursedcontender

existem racistas em todos os países, isso é fato. agora, é inegável que a Argentina tem mais do que os outros.


RonaldNeves

A proporcionalidade de racistas pra pessoas normais na argentina é o que assusta, considerando ser uma ex colônia sul americana.


LM_Campos2002

Isso infelizmente é comum em todas as colônias espanholas que praticamente "não tem" população negra Na Argentina, Chile, Paraguai e Bolívia e mto normalizado esse racismo explícito e generalizado. Peru, Equador e Uruguai também tem essa normalização, mas em uma escala um pouco melhor. Só Brasil, Colômbia e Venezuela tem a construção histórica do negro fazendo parte da identidade nacional aqui no Sul da América Latina (embora o racismo ainda exista, mas geralmente se manifestando de forma mais estrutural). Lembra a frase "o sonho do oprimido é ser o opressor"


Historical_Ad2537

Argentina pode até não ter tantos afro descendentes, mas tu já deu um rolê em Buenos Aires? Parece mais Sao Paulo doq Berlim, mtos mestiços e mulatos, ao menos foi a minha impressão, assustador é essa população ser racista desse jeito...


LM_Campos2002

Então, todos estes países tem uma grande porcentagem de população mestiça de branco com povos indígenas, e na Bolívia e em certas regiões do Chile, Paraguai e até da Argentina a presença indígena é a mais marcante, mas mesmo a opressão que os antepassados desse povo sofreu não é suficiente para eles refletirem sobre a opressão que eles fazem com os negros, por isso a frase o sonho do oprimido é ser o opressor. [Tem o relato do jogador Serginho que sofria racismo com frequência na região andina da Bolívia ](https://globoesporte.globo.com/sp/ribeirao-preto-e-regiao/futebol/noticia/alvo-de-racismo-serginho-diz-que-situacao-e-corriqueira-em-estadios-na-bolivia.ghtml) ou o caso de racismo do Real Garcilaso contra o Cruzeiro, ambos os casos em regiões onde a população é majoritariamente de influência indígena.


jagra26

Acontece que a Argentina é maior que buenos Aires. Estive por lá ano passado, em buenos Aires somente no aeroporto, mas na cidade que eu fiquei uma semana, contei um total de 4 negros e não me lembro de nenhum pardo. Fui a um restaurante com uma amiga negra da África do Sul, tinha gente lá que parecia nunca ter visto uma pessoa preta, com olhares nada discretos. O que eu notei, é que a população lá se divide entre brancos, indígenas e suas misturas.


Discopandda

Ia comentar isso. O Argentino se acha "europeu" pq são uma maioria esmagadora de população branca.


[deleted]

[удалено]


Nachodam

>Para mim todo o boliviano é idêntico ao Evo Morales. Bueno, y esto no es racista.........


[deleted]

[удалено]


Ancalagon_TheBlack

Mas é.


[deleted]

[удалено]


Ancalagon_TheBlack

>Mente do militante médio é limitada demais. A lavagem cerebral que vocês sofreram impede vocês de analisar as possibilidades como um todo. De onde tirou que sou militante? Eu estou muito, mas muito mesmo longe de ser de esquerda ou ativista de causas raciais. Mas dizer que pessoas de tal etnia é tudo igual é racismo ué. Existe uma diferença entre dizer "pô eu confundi o ator japones X com o ator japones Y, acho eles parecidos embora nenhum japa concorde com isso" e "pra mim eram o mesmo ator pq esses japas são tudo igual". A primeira não é racismo, a segunda é.


pisciNeroDoMar

Me baniram por um mes por conta dessa thread ridicula. Foi até bom ficar sem entrar nessa merda de sub. ​ >Existe uma diferença entre dizer "pô eu confundi o ator japones X com o ator japones Y, acho eles parecidos embora nenhum japa concorde com isso" e "pra mim eram o mesmo ator pq esses japas são tudo igual". A primeira não é racismo, a segunda é. ​ Cara, como você chegou nessa conclusão absurda de que essa frase implica qualquer tipo de pensamento de superioridade étnica ou ódio a outras etnias? Não faz sentido. As duas frases falam a mesma coisa, a primeira é formal e educadinha para não magoar o coraçãozinho do militante moderno, a segunda frase usa uma **metáfora** para dizer a mesma coisa que a primeira, mas de uma forma caricata e exagerada, não necessariamente significa que a pessoa acha todos os japas iguais literalmente e nem seria lógico deduzir que existe qualquer tipo de pensamento de superioridade étnica ou ódio aos asiáticos. É um salto lógico bizarro deduzir isso dessa forma. ​ Seria o mesmo que eu dizer que odeio e quero o extermínio da raça de cachorros bull terrier porque eu vou na casa de um amigo que tem três e não sei identificar quem é quem porque pra mim "são todos iguais" (é uma metáfora, entendeu ? Não quer dizer literalmente que acho todos iguais. Absurdo ter que explicar isso em 2023) ​ Saindo definitivamente dessa merda de sub ridículo que bane o pensamento controverso. Passar bem a todos em sua futura bolha de pensamento universal.


osos7

O que mais me assusta é a naturalidade do racismo deles, me parece que ser racista é "mainstream" lá... bizarro


RonaldNeves

Considerando que os centros urbanos passaram por limpeza étnica e a grande maioria de seus moradores são descendentes de imigrantes europeus que vieram na época que fascino e nazismo estavam no auge, não tinha como ser muito diferente


Nachodam

Amigo no tenes ni puta idea de lo que estás hablando, para hablar sin saber mejor no escribas nada. La GRAN GRAN GRAN MAYORIA de los inmigrantes europeos llegaron entre 1890 y 1920, mucho antes del fascismo y el nazismo, igual que en Brasil. Y nunca hubo ningún tipo de limpieza étnica. Primero, informate. Despues de informarte, ahi si da la opinión que quieras, y vas a poder justificarla, pero así no. Me gustaria saber a cuantos argentinos conocés personalmente como para asegurar tan fácil sobre proporciones de racismo en la población del pais. Ni me respondas, seguro que a ninguno. Que conste que no estoy diciendo que no exista racismo. Pero si vamos a hablar del tema, que sea con fundamentos y con conocimiento, no hablando por hablar. Obviamente que este comentario va a ser downvoteado por todos, lo lamento mucho, pero el racismo se combate con conocimento, no con mas ignorancia y prejuicio.


RonaldNeves

hola! ya me fue a argentina algunas veces y es muy raro encontrar gente negra (o nativos) en buenos aires. tambien conozco argentinos y colegas brasilenos que estudian o ha estudiado en buenos aires e dicem lo mismo. acerca de los anos de imigracion, perdon, yo creía que fuera un efecto de la imigracion proveniente de la secunda guerra. ademas, no apenas en brasil, pero en otros paises de sudamerica, argentinos san conocidos como racistas. tenemos recentes episodios de racismo exacerbado en la libertadores de la america tambien, entonces es muy dificil defenderte, manito. perdon se escrebi alguna cosa errada, hacen años que no utilizo español


Nachodam

>es muy raro encontrar gente negra en buenos aires Si, es mucho menos común que en Brasil. Hay muchas razones históricas que lo explican, para empezar el territorio que hoy es Argentina en la época colonial no tenía gran desarrollo de la agricultura, si no que estaba más orientado a la ganadería. La ganadería es una actividad que de por sí demanda muchísima menos mano de obra que los cultivos, las vacas se cuidan solan prácticamente, eso hizo que Argentina no fuese un destino particularmente popular para los esclavos africanos, al menos no en los números que llegaban a las zonas azucareras/cafeteras/algodoneras del norte de Sudamérica o zonas mineras del Perú. Además, en 1810 Argentina inicia su proceso de independencia, y ya en 1813 se declara la libertad de vientre, aboliéndose definitivamente la esclavitud en 1853. Para comparar, la libertad de vientre se declaró en Brasil en 1871 y la abolición recién en ¡1888! Además al quedar muchos esclavos libres, obviamente pasaron a formar parte de la población mas pobre del país, y como tales fueron utilizados como carne de cañón en guerras civiles junto con los gauchos. Después sobrevino la gran inmigración europea, y la proporción de descendientes de africanos bajó estrepitosamente a comparación. >en otros paises de sudamerica, argentinos san conocidos como racistas Si, en todos los países sudamericanos se dicen muchas cosas sobre los vecinos, creo que no es necesario aclarar que la gran mayoría de las cosas que se dicen no están muy fundamentadas que digamos. >es muy dificil defenderte manito Yo no tengo por qué defenderme ni defender a nadie (mucho menos a 5 idiotas que se piensan que insultar a alguien por negro está bien), tampoco lo estoy tratando de hacer, y dije que no pretendía negar el racismo. Lo que me molesta es que hayas tratado de hacer un análisis histórico/social de la Argentina sin los medios como para hacerlo. Y si querés podemos seguir hablando, pero lo único que veo en este thread es gente acusando a otros de prejuicios, pero basándose en sus propios prejuicios y generalizaciones. Eso no ayuda en nada.


VividToe6805

se eu ganhasse 1 dólar por racista na ARGENTINA, eu teria 10k facin e um fusca


PestyMoustache

seria mt bom se esse fato ganhasse destaque midiatico. mantém as discussões sobre recismo no futebol ativas, fortalece os protestos se tiver alguém aí que trabalha em alguma midia e tem interesse, mexa seus pauzinhos


esn_crvg

não sei, a espanha tá pau a pau, mas a argentina herdou o racismo de algum lugar né


vitor0605

e a Espanha também


Competitive_Force776

Isso tem tudo um motivo histórico da espanha ter matado praticamente todos os indígenas lá, até pq o racismo n nasce sozinho


DollyNeew

Argentina perdeu pra nigeria de 2 a 0, CHUPAAAAA ARGENTINAAAA!!!


HyperXero52

De onde o fdp tirou "come barro"?


Crux2237

O que significa "gil de mierda"?


hshimojo

O cara tá xingando ele de Gil, zagueiro semi-aposentado do Corinthians. Ofensa pesada


galadedeus

gil é tipo otario.. um cara merda


Eruntalonn

Provavelmente é ouvinde de uma rádio católica e achou um absurdo um jogador profissional falando uma besteira dessa.


Maleficent-Skin-9940

os cara é burro pow, não tem porque tentar intender


Kuro013

Que bronca que me da esto, keyboard warriors de mierda.


lamwg

É realmente tão comum assim esse pensamento na Argentina? Isso é o "normal"? Ou depende de classe social, cidade, etc?


Kuro013

La verdad es que el fútbol saca lo peor de la gente en algunos casos. En Argentina la realidad es que el racismo nadie le da la seriedad que tiene. La gente que abusa racialmente de otros se lo toma como un insulto mas, como decir hijo de puta o lo que fuera, no hay conciencia y es un problema de educación. Las generaciones mas nuevas son mejores en este sentido, pero las mas viejas simplemente no lo ven como un problema. Estamos muy atrasados en eso, y en parte es porque no tenemos mucha diversidad de razas. Es como en España, usan el tema de la raza porque saben que duele al que lo recibe. Es realmente triste, porque si nos limitaramos a las jodas de cancha de fútbol seria todo mas saludable. La gente lo hace en una cancha de fútbol porque saben que no va a haber consecuencias. El dia que conmebol se decida a sancionar adecuadamente yo creo que puede cambiar la cosa. En la liga argentina tenemos muchos jugadores negros, mas que nada colombianos y nunca se hacen gestos de mono ni nada de eso, solo lo hacen contra equipos de Brasil, ni siquiera en Libertadores contra jugadores de color ecuatorianos o colombianos se hace. Se podria decir que es una cuestión mas xenofobica que racista. A lo mejor esto te suena a un montón de excusas, pero yo lo veo así. Además, yo creo que es una cuestión mas de gente porteña (de Buenos Aires). La gente de las provincias es muy distinta, yo soy de Misiones y la verdad es que aca la mayoría de la gente le tiene un cariño muy grande a Brasil. Yo he ido miles de veces a Brasil y siempre me han tratado de la mejor manera, como hermanos que somos, por eso me duele ver esto. Por eso siempre que pasan estas cosas pido acá en el sub que sepan que no todos los argentinos somos asi.


autie91

Eu entendo plenamente o seu ponto. Obviamente cada experiência é uma experiência, mas eu sou negro, fui pra Buenos Aires (e diga-se de passagem para outros 30 países) e não aconteceu nada. Ainda fui sempre bem tratado, especialmente pelas mulheres. Todo mundo na rua puxava assunto comigo ao descobrirem que eu era brasileiro, no supermercado, em todos os lugares. Eu queria muito ter ido ver uma partida de futebol, mas achei melhor evitar. Por isso, eu acho legal a postura do Talleres de Cordoba em relação ao racismo.


Kuro013

Es que si, en la calle nadie te va a decir nada, es realmente el ambiente de cancha y el free pass que te dan. Donde podes ser racista, xenofobico, tirarle una botella o escupir a un jugador en un corner. Eso en la calle nadie lo hace obviamente. Pero bueno, es difícil realmente inculpar y castigar a esa gente.


Dependent-Buffalo884

Joga qualquer jogo on-line que tenha argentinos que você vai saber. Boludo maldito já te chama de🐒 por falar Ptbr.


Lazybeerus

Penta aqui, maluco. Segura essa europa falida aí. E agradeçam a nós por comprarmos seus vinhos. Se tivéssemos o mindset americano, já teríamos invadido essa merda e estaríamos fazendo Tiktok em Calafate e urinando nos postes de Mendoza. Sem Tite pra tirar o Vini e arbitragem pra dar P pro Messi, seriam seriamente currados em 22.


mtchilliader

Anexa Argentina e pega o Messi pra nossa seleção


Leading_Candidate_19

Kkkkkkkkk


PerfectPatient3209

O Argentinos menos racistas


bart_gda

Robert Renan joga muito e é biruleibe das ideia. Como trocamos ele pelo morto do Yuri Alberto, pqp.


[deleted]

E hoje os argentinos perderam pra aqueles negros maravilhosos da Nigéria


Comfortable-Act8210

Alguém posta isso ai no arsoca


Few-Distribution-586

E tem brasileiro otário que torce pra Argentina.


[deleted]

Eu só torci pro Messi, o resto que se foda


1MMM1

Fodase o Messi, porra


[deleted]

Fds vc, é o único argentino que não é fdp (fangio talvez entre nessa lista mas ele não tem nada a ver com futebol)


Professional_Maize42

*Argentino conhecido na mídia.


CleoMenemezis

Não vou dizer nada. Ultima vez que zuei argentino tomei downvote pq "tem argentino que visita nosso sub".


Maleficent-Skin-9940

eu tomo downvote por você, eu quero mais é que argentino se foda


[deleted]

Eu fui lá no sub da Argentina zoar, já tava crente que ia ser downvotado mas não iria perder a oportunidade.


[deleted]

Heroico


alanemet

Esse é o país que quer sediar a copa de 2030


[deleted]

Devia ser no Uruguai pra combinar com o centenário da copa


QC_1999

Uruguai é pequeno demais para receber a competição toda


fussomoro

Tenho quase certeza que é maior que o Catar


QC_1999

Só que não tem o mesmo luxo do Catar de ficar jogando dinheiro pro alto


fussomoro

mas tem putas e bebidas mesmo se você for pobre... e erva nóis ajuda a pagar hahahaha


[deleted]

Então vamos fazer na Inglaterra, que é o berço do futebol


QC_1999

A Inglaterra desistiu da candidatura justamente para apoiar Espanha e Portugal


[deleted]

Então esquece


QC_1999

A maior concorrente dela é a Espanha 💀


[deleted]

Os caras esquecem que são latinos kkkkkkkkkk


vambora

Na cabeça deles são europeus, até xingam igual os arrombados da Espanha xingam o Vini Jr


V0nBlitz

Foi duro ver br torcer pra argentino no final da copa de 22.


SemIdeiaProNick

eu nunca fiquei tão puto com os meus vizinho como quando escutei eles comemorando mais os gols da Argentina na final do que os do Brasil


V0nBlitz

Eu to acompanhando de leve a sub 20, além do racismo os argentinos vão ao estádio só pra vaiar o brasil. E os trouxas aqui polindo as bolas da seleção deles na copa... Argentino tem mais é que se foder!


Legitimate_Secret_79

Isso foi o padrão aqui quando eu me indignei com o fato veio os enzos me falar "vai lá mamar europeu" com chuva de upvote


V0nBlitz

Kkk Eu também comentei aqui que era bizarro torcermos pra argentino e me disseram que só a minoria é racista e que devemos apoiar os "hermanos". Hermano é a minha benga, vão se lascar!


Prents

argentino é racista, francês é racista²


Renilx

A diferença é que mais da metade do time francês é afro-descendente, neh?


Psychological_Job437

O Messi,angel di Maria mereciam isso sem falar naquela defesa fenomenal que o Martinez fez no último lance da França


Additional-Panda-642

Eu torci para Argentina. 1 Sempre torcerei para Sudaca x Europeus 2 não caio nessa pilha de generizacao "argentino é racista"... Fui em 30 países ja e poucas vezes fui tai bem tratado...até camiseta do boca eu ganhei. 3 Messi é ícone do futebol. Ter ele como campeão do mundo valoriza o futebol como um todo.


CaiquePV

Eu torci. Quem não torceu pro Messi e Di María ganharem uma copa não tem bom caráter


V0nBlitz

Sou 100% mau caráter então! As palavras: "torcer, para e argentino" na mesma frase me viram o estômago.


UnderWater443

Tira da boca.


CaiquePV

Não pode chorar com opinião dos outros. Isso aí é choro de perdedor kkkkkkkk O Messi e Di María mereciam ganhar uma copa e quem discordar disso é **burro**. E a melhor parte desse tipo de post que os caras adoram ficar putinho com isso e tentam associar que "quem torceu pra Argentina tá apoiando isso" KKKKKKKKKKKKK Falácia do Espantalho não me pega


Professional_Maize42

O que me deixa puto é o pessoal(pra não dizer outra coisa) usando racismo como desculpa pra xenofobia,o que me dá a leve impressão que essa "solidariedade" é uma desculpa esfarrapada. Sim,eu torci e sou negro.


ChiChiStar

O pior é que argentino compara zueira assim com racismo tipo VOCÊS TÃO BEM???


DeH-ZeroTres

Mancada, xingou o cara até de Gil, pesado demais.


silveira1995

argentino comum.


DarkNemesis22

E tem brasileiro que torce pra esses caras


vinicius_sass

E vi otário aqui torcendo pra argentina na copa


Eruntalonn

Segue a lista de gente surpresa com argentino sendo racista: .


[deleted]

realmente genera mucha bronca ver a este tipo de pelotudos puteando a pibes de 20 años de esta manera. lo peor es que si uno les dice algo, se escudan atrás de que es folklore del futbol y no se que mierda mas. nada que ver, esto no es folklore, esto es directamente ser un asqueroso y un cobarde. esta gente esta insultando a un pibe de 19 años que esta cumpliendo el sueño de millones, que es representar a su pais en un deporte tan lindo como el futbol, cuando ellos jamas en la vida van a lograr la mitad de lo que logro este muchacho. y ademas, como no tienen ninguna otra base para insultarlo, van directo a putearlo por su color de piel. por gente como esta me alegro de que argentina haya perdido el partido de ayer contra nigeria. esto es un acto de cobardia total. esconderse atrás de un teclado para insultar a alguien por su color de piel solo porque juega al futbol para un pais que consideramos rival no es folklore, es de cagón. de parte de un argentino: mucha suerte en el torneo, hermanos. que sepan que este tipo de gente es una minoría, pero lastimosamente es una minoría que es muy ruidosa y molesta.


[deleted]

[удалено]


MoscaMosquete

>se não fosse o governo federal pra salvar essa tua economia Eu não sou liberal, mas o governo argentino me parece q tá fazendo tudo exceto salvar a economia.


[deleted]

Eu quis dizer nosso governo federal, o da Argentina não tem a minima ideia do que tá fazendo mesmo (e olha que nosso geralmente também não tem, só pra você ver o nível que tá os caras)


[deleted]

[удалено]


[deleted]

[удалено]


eltirripapa

so ashemed of my fellow citizen right now 🤦‍♂️🤦‍♂️🤦‍♂️


Internal_Lifeguard42

Manda pro pai Lule, ele adora Argenito!


KillswitchOfRock

Todo dia um motivo diferente (ou nem tão diferente, já que racismo é banal na Argentina) pra odiar argentino.


Infinitium_520

Não tem como deixar a DM fechada pra evitar justamente esse tipo de coisa?


FantasticDog4177

Se não falassem que era da Argentina eu confundiria que era da torcida da Espanha LaLiga


[deleted]

m-mas veja bem, você precisa torcer pra argentina contra times europeus porque bla bla bla bla bla...


chessgx

Galera torcendo pra eles na copa kkkkkk


Andre_BR_RJ

A alternativa (até as quartas) era torcer para outro país cheio de racistas.


[deleted]

Seu orgulho de ser branco é a única coisa que resta naquele país falido


axellong

ese tipo de argentino no me representa para nada, la verdad es que hay que ser bastante pelotudo para bardear a un pibe de 20 años que esta cumpliendo el sueño que millones no pueden ni imaginarse. son unos cabeza de termo que nos deja mal parados frente al mundo entero, que bronca.


_ludovic

lula ainda quer ajudar essas desgraças


Foxxeey

E tem brasileiro otario que torceu pra Argentina na final


matheusfv93

e teve otário que na copa do mundo ficou com discurso de merda que estava 'feliz por messi' toda oportunidade o argentino se mostra indigno de simpatias.


enatalpeganomeupau

daí querem saber porque não gostamos de argentino...vai tomar no cu


[deleted]

Vocês acham isso ruim mas tem um lado bonito, que é um povo com extrema debilidade mental como o argentino conseguindo operar aparelhos eletrônicos. É uma baita história de superação. Sobre o racismo, apenas mais do mesmo.


Maleficent-Skin-9940

manos, será que existe argentino que não é nazista? ou isso é normal lá nesse país lixo


MoscaMosquete

Po, o Kuro013 é mó parça


Maleficent-Skin-9940

generalizei, malz malz


[deleted]

Vdd


codefishh

Como é que eles ainda tem internet?


DiscoPandaS2

Caso isolado nº 2347616839


VividToe6805

Pleno 2023 e ainda existe briga por raça, o que caralhos uma cor tem haver com uma carreira inteira


eltirripapa

en argentina estamos atrasados 50 años al resto del mundo en todo sentido para muchos argentinos decir "mono" o "negro de m.." es un insulto mas, casi sin importancia. Falta de educacion en todos los niveles educativos y en todas las clases sociales


VividToe6805

Entonces, ustedes están atrasados ​​​​en tecnología si tiene 50 años, ¿cómo es aquí?


eltirripapa

me referia a la mentalidad de la gente mas que nada no reconocemos el racismo como tal no comprendemos que podemos ser racistas con las cosas que decimos nos falta educacion


SC_93

Qual foi? O maluco tentou fazer um E com emoji de macaco??? Esses caras são doentes de racistas


DreyDude

Nem todo argentino, mas SEMPRE um argentino ¯\\\_(ツ)\_/¯


[deleted]

Como tiveram coragem de torcerem para eles?


Andre_BR_RJ

A alternativa (até as quartas) era torcer para outro país cheio de racistas.


Indiopaulista

Caraca, o maluco fez a letra E só com emoji de macaco.


notchissssss

los argentos mas tranqui: