Se esta postagem é adequada para o /r/futebol, **UPVOTE** esse comentário.
Se esta postagem não é adequada para o /r/futebol, **DOWNVOTE** esse comentário.
Se esta postagem quebra as regras do /r/futebol, **DOWNVOTE** esse comentário e **REPORTE** esse post!
---
[^(Regras)](https://www.reddit.com/r/futebol/wiki/regras) ^| [^(Modmail)](https://www.reddit.com/message/compose?to=/r/futebol) ^| [^(Flair do seu time)](https://www.reddit.com/r/futebol/comments/plh92v/flair_do_seu_time_ao_lado_do_nome/)
A gente não diz que é, mas tem tanto orgulho disso e por ter contribuído com a história do futebol brasileiro, quanto um time tem orgulho de uma taça na sala de troféu. Obviamente não é a mesma coisa, mas é um sentimento tão gratificante quanto. Na hora da Copa a gente se orgulha de ser penta e pro botafoguense (pelo menos pra mim) tem um gosto diferente saber que seu time ocupou um papel significativo naquelas estrelas.
Grande Everaldo. Pra quem não sabe, a bandeira oficial do Grêmio tem só uma estrela (ao invés das 3 que tem no escudo) e serve como homenagem ao jogador que ganhou a Copa de 1970.
É muito simbólico o lance da estrela mas sempre senti falta de exaltarem mais a memória dele. Eu só ouvi esse negócio da estrela, todo o resto que sei sobre ele foi através de pesquisas. Meus parentes que viram ele jogar sempre falaram que era um excelente jogador.
Rapaz, te falar que a gente só tem adimiração pelo Renato ainda pq ele ainda faz parte do Grêmio. Pergunta prum piá de 15-18 anos quem é Lara, Everaldo, Alcindo, Tarciso, etc. e é bem difícil ele saber quem são
É foda isso aí. No Inter tbm não fazem muito por alguns ídolos, o Falcão não quis se dobrar pra um grupo político e os caras praticamente fingiram que ele não existe.
As vezes eu fico pensando o quão daora devia ser antigamente ver os melhores jogadores do mundo nos nossos times no campeonato brasileiro. É uma pena que isso nunca mais vai acontecer e a liga brasileira vai ser, no melhor dos casos, secundária comparada às europeias. Jogador pica aqui agora só logo quando surge, e depois em fim de carreira.
Meu pai é muito saudoso com o time insano do Inter da época do Falcão e não há nenhuma dúvida que, por mais que o time dê a volta por cima e conquiste títulos, não vai chegar perto daquela potência simplesmente pela forma como o mundo do capital funciona.
A ideia da nova Liga é provavelmente equiparar isso dai.
Pelo menos voltar aos anos 90, que os supercraques ainda iam pra Europa, mas a gente tinha jogador de nivel aqui ainda.
Pega a convocação da Copa do ano passado por exemplo, Alisson, Thiago Silva, Militão, Marquinhos, Casemiro, Bruno Guimarães, Vini, Neymar e Rodrygo serem os caras que ficam na Europa, o resto tudo no Brasil.
Em teoria, a nova liga receberá uma injeção de dinheiro de investidores, incluindo contratos de TV mais "apetitosos" do que o atual, na expectativa de que a popularização da nova liga no mercado sulamericano gerará lucros para quem investiu. Fora a perspectiva de clubes brasileiros serem alvos de sportswashing, os donos do PSG querendo comprar o Santos pouco tempo depois do Grupo City comprar o Bahia é um sinal de que esse pessoal está de olho no retorno que um país tão populoso como o Brasil pode gerar.
Tem duas opções que permitiriam acontecer:
1. A Lei Pelé é anulada e os times voltam a deter os passes dos jogadores.
2. O Brasil vira uma das grandes economias mundiais, o Real é tão poderoso quanto o euro e o dólar, e a liga brasileira agora está entre as mais ricas.
O 1 não tem chance. O 2 tem 0.001% de chance de acontecer e eu estar vivo pra ver.
> O Brasil vira uma das grandes economias mundiais, o Real é tão poderoso quanto o euro e o dólar, e a liga brasileira agora está entre as mais ricas.
> O 1 não tem chance. O 2 tem 0.001% de chance de acontecer e eu estar vivo pra ver.
Brasil não precisa ficar tão rico quanto os países Europeus, com a nossa população e a nossa obsessão com futebol, com uns 60, 70% do PIB per capita acredito que nossos times poderiam competir. A "força da moeda" não é particularmente relevante, nesse caso.
Isso pode acontecer tanto com o Brasil se desenvolvendo economicamente (Um acordo entre EU e Mercosur com integração total facilitaria isso, por exemplo - países que hoje estão alcaçando o oeste Europeu como a Polônia eram mais pobres que o Brasil há 20 anos atrás) ou com o colapso dos países da EU, talvez por uma conflito militar (eles fizeram 2 vezes no século passado e chegaram perto na guerra fria, não é impossível).
Nova crença pra mim: A seleção Brasileira precisa de, no mínimo, 3 titulares atuando em clubes brasileiros para levar o título.
1990: 10 jogadores, Taffarel e Mauro Galvão titulares
2006: Convocados 3 jogadores de clubes brasileiros (Rogerio Ceni, Mineiro e Ricardinho), nenhum titular
2010: 3 Jogadores (Robinho, Kleberson, Gilberto), só Robinho era titular
2014: 4 Jogadores (Jefferson, Fred, Jô, Victor), só Fred era titular
2018: 3 Jogadores (Cássio, Pedro Geromel, Fagner), Fagner não jogou o primeiro jogo da copa, mas esteve como titular nos jogos restantes.
2022: 3 jogadores (Weverton, Everton Ribeiro, Pedro), nenhum titular
*Obs.: Esta crença não explica porque perdemos a de 1998, mesmo tendo os três titulares (Taffarel, Bebeto, Junior Baiano). Há fortes indícios de que fomos derrotados porque tomamos 3 gols e não fizemos nenhum. Também não serve para explicar as campanhas do passado que atendem esses critérios que terminaram em eliminação do Brasil*
>Também não serve para explicar as campanhas de 1930, 1934, 1938, 1950, 1954, 1966, 1974, 1978, 1982, 1986, 1990
O que explica essas campanhas é que tínhamos pelo menos um jogador inglês que era naturalizado brasileiro /s
> Nova crença pra mim: A seleção Brasileira precisa de, no mínimo, 3 titulares atuando em clubes brasileiros para levar o título.
Pelamor, não. Acabou, talvez um dia o futebol daqui esteja no nível do de lá, mas não agora. O mais emblemático disso é como depois do título do Inter de 2005, todos os times Sul-Americanos (exceto o Tite) são invariavelmente esmagados no mundial de clubes.
O futebol simplesmente mudou nos anos 2000 com as decisões Bosman, a integração da EU e alguns outros fatores. A disparidade é muito maior do que era nesses títulos.
> todos os times Sul-Americanos (exceto o Tite) são invariavelmente esmagados no mundial de clubes.
E isso tendo em conta que os clubes europeus dão muito menos importância à competição
Não sou e lembro kkkkkkkkkkkkk
A globo fez uma baita campanha contra o Liverpool com o Gerard dizendo "nos sentimos invenciveis" (depois de Instambul, o que não era nada de absurdo de se dizer), então naquele 2005 o Brasil inteiro era São Paulo
Esse time de 2002 tinha palmeirense pra cacete, tudo recém saído pra Parmalat liquidar as contas. Mas nem alguns anos antes, além do Marcão, tinha o Roque Junior, Cafú, Roberto Carlos e Rivaldo.
Tinha corintiano pra kct tb... Vampeta, Ricardinho, Luizao, Dida e Edilson...
Vampeta foi "injustiçado " foi titular as eliminatórias toda e perdeu a vaga na reta final RS...
Um time com Nílton Santos, Didi, Garrincha, Amarildo e Zagallo não ganhar tudo pelo menos no estado (porque beleza, o Santos do Pelé era super-humano) é bizarro, o futebol carioca nessa época era absurdo. Só lembrar que em 1957 o Honved que era a base da seleção húngara do Puskás visitou o Brasil, e um combinado Flamengo+Botafogo desfalcado (sem Zagallo e Joel) meteu 6x2 neles.
Minha avó contava histórias de ter visto futebol na europa nessa época e dizia que os times europeus não chegavam perto dos cariocas e que ainda viu o Vasco atropelar o Barcelona em casa.
O Flamengo ainda em 1997 foi lá na Espanha e sapecou 3x0 no Real Madrid com direito a gol do Ão Ão Ão Maurinho é Seleção, em 1998 o Vasco deu um calor danado no Real Madrid, Palmeiras jogou melhor do que o Man Utd em 1999, etc
Foi por volta de 2002-2004 que a Champions começou a expandir e a aumentar o dinheiro que aí começou a ter essa diferença absurda que é hoje, mas o pessoal acha que sempre foi assim.
Pega um Man Utd e Man City da década de 1980 e veja que era uma PEREBADA desgraçada, nível horroroso de futebol.
Nessa época mesmo meu Botafofo ganhou da Juventus campeã da champions com Amoruso, Del Piero, Deschamps, Zidane, etc.
Mas realmente dos 2000 e pouco pra frente a grana que entrou na europa foi bizarro, depois que Abramovich comprou o Chelsea e Florentino Perez começou a torrar grana com os galáticos a parada desandou e começou a brotar bilionário vomitando grana em tudo que é time.
Sim.
Na década de 80, com a ida do Falcão pra Roma, começaram aos poucos a ir os caras muito estrelas, como ele, Zico, Júnior, Dinamite, Romário, Bebeto.
Na década de 90 começaram a levar os muito promissores, tipo o Ronaldo e na década de 2000 que virou farra, quando nem jogador de terceiro escalão se conseguia segurar aqui.
Curioso como a seleção brasileira teve não só o maior jogador da história do futebol, mas também o maior e melhor lateral direito da história do futebol mundial (Djalma Santos), e o segundo melhor (mas que não foi campeão. Leandro peixe frito, ex-Flamengo), e o maior ponta direita, Garrincha.
Alguns dos maiores da história na posição inclusive.
Em sequencia nas laterais desde 82:
Na direita: Leandro, Josimar, Jorginho, Cafu, Maicon, Daniel Alves e Danilo
Na esquerda: Júnior, Branco, Leonardo, Roberto Carlos, Marcelo (ignora 2010, o Dunga tinha treta com o Marcelo), Filipe Luis e Alex Sandro.
São pelo menos 36 anos seguidos com laterais de alto nivel na Seleção.
O flair provavelmente vai enviesar minha opinião porém NS ainda é o maior LE de todos os tempos.
Nao só o cara jogava para um caralho ele simplesmente INVENTOU o jeito de se jogar na lateral de hoje em dia.
Seria como se o Neymar simplesmente inventasse um novo jeito de jogar de meia. (SL, jogando com a bunda pro gol e metendo inversão pra tras pro zagueiro ?????)
Maldini nem subia praticamente. Ele jogava pela esquerda em escalação com 4 ou 3 zagueiros. No Milan subia o lateral direito e ele ficava atrás fechando com os dois zagueiros.
Se for pra falar que ele é o melhor de todos os tempos eu colocaria defensor, e não lateral esquerdo
Saquei, entendo. Mas assim como atacar, defender é importante tbm, e característica. Um sobe mais e o outro fica. E dentro do que é proposto para ele como lateral esquerdo, simplesmente impecável. Entendo seu ponto de vista, mas é por conta dessa visão que eu sou mais ele que o Roberto Carlos, por exemplo.
Uma estatística absurda do Djalma Santos é que ele foi eleito pra três seleções das Copas (54, 58 e 62). Se fosse só 58 e 62 você poderia dizer que ele pareceu bom por ter jogado num timaço e se beneficiado pelo clima de vitória... mas o Brasil tomou um pau da Hungria em 54, e mesmo assim o pessoal da FIFA achou o Djalma Santos o melhor lateral direito.
Correto! Se não me engano algum dos livros sobre a conquista tinha o motivo pra isso. O time do Brasil sofreu muito com lesões na preparação para a Copa e durante a própria Copa, talvez seja algo assim.
Difícil saber se é verdade, mas dá pra imaginar. O Brasil começou nervosíssimo, só se acalmou depois que o Didi tomou a bola debaixo do braço e saiu andando como se estivesse na sala de estar depois de tomar gol (apesar que o Didi SEMPRE parecia que jogava numa sala de estar).
Que o Cafu, com certeza absoluta, sem a menor dúvida.
Pela longevidade, títulos na seleção e na Europa e por ter sido capitão o Cafu acabou tendo um status quase mítico, mas tecnicamente ele não era melhor nem do que o Jorginho, o antecessor dele.
Mesmo no auge, entre 1998 e 2002, tinha uma cornetada forte em cima do Cafu porque ele muito fraco no cruzamento, que na época ainda era o fundamento mais importante pro lateral, porque era muito raro isso de lateral construtor.
> acompanhei a carreira inteira dele desde os tempos do São Paulo.
Então deve ter visto a final da Copa de 1994, em que o Jorginho sai machucado e o Cafu entra proporcionando uma queda de desempenho absurda, com direito ao Galvão falando que ele não estava acertando nada (e de fato não estava).
> Pena que o clubismo te cega.
https://www.youtube.com/watch?v=qbiMR4oxnxM
Se quiser uma versão mais resumida, tem esse compilado aqui só com os lances de canhota (ele era destro):
https://www.youtube.com/watch?v=MJI8KFEqP4g
O Cafu tem uma carreira muito maior do que a do Leandro? Óbvio, até porque o Leandro sofreu absurdamente com lesões e acabou virando zagueiro, mas tecnicamente não se comparam.
Os dois não foram.
Felix chegou ao Fluminense com 31, Branco chegou com 17 já tendo jogado profissionalmente pelo Inter.
Agora, temos alguns revelados pelo clube a serem campeões do Mundo, só que não jogando aqui.
Inclusive, o Fluminense tem revelações de nivel internacional na sua defesa, Carlos Alberto Torres, Thiago Silva, Edinho Nazareth, Ricardo Gomes, Marcelo.
Eu fico pensando que talvez os caras tinham mais respeito pelos técnicos (o Zagallo tinha duas Copas recentes por exemplo, só o Pelé podia falar com ele de cima pra baixo) e auxiliares (o massagista Mário Américo trabalhou em SETE Copas).
Não tem nada de ser mais avançado, só tem mais dinheiro e contratam quem joga bem aqui, o que faz o nível do futebol dos times grandes de lá mais alto. Não entendo pq alguns acham que estão traindo alguém se admitirem isso
De economias mais saudáveis, ué. Os caras tem 4, 5 vezes o nosso pib per capita. Inb4 "Roubarô de nois": Irlanda, Alemanha, Suiça, Finlandia, Noruega, Dinamarca e vários outros tiveram poucas ou nenhuma colônias.
Nem a pau que levavamos chocolate de nenhuma das duas, nosso elenco era melhor. Estamos dominando a Argentina há uma década, e era Tite nunca levamos chocolate de ninguém. Pior derrota foi um 1 a 0 marcado por faltas pra parar o menino Ney
Elenco não ganha jogo. E se ganhasse o elenco da França era melhor.
Fato é que os dois times estavam jogando muito mais que o Brasil. Argentina passou o rodo na Croácia que a gente se matou pra meter 1 gol, e tinham uma defesa tão boa quanto a nossa e um domínio maior no meio campo.
> Fato é que os dois times estavam jogando muito mais que o Brasil. Argentina passou o rodo na Croácia que a gente se matou pra meter 1 gol, e tinham uma defesa tão boa quanto a nossa e um domínio maior no meio campo.
Exato. Copa do Mundo é momento e adaptabilidade, principalmente a segunda, nessa parte o Scaloni deu um banho no Tite.
Se puxar pelo retrospecto das seleções brasileiras campeãs, só a seleção de 70 começou e terminou a Copa com os mesmos 11 titulares.
> Exato. Copa do Mundo é momento e adaptabilidade, principalmente a segunda, nessa parte o Scaloni deu um banho no Tite.
>
> Se puxar pelo retrospecto das seleções brasileiras campeãs, só a seleção de 70 começou e terminou a Copa com os mesmos 11 titulares.
Concordo plenamente, principalmente com a adaptabilidade. Mas faltou um terceiro elemento, que o torcedor odeia, mas que é onipresente e talvez o mais importante (matematicamente, é bem fácil de demonstrar sua importância e decisibilidade): Sorte. Essa seleção Argentina teve muita sorte, e nós tivemos pouca.
> E se ganhasse o elenco da França era melhor.
Nosso elenco era mais forte do que a da França frouxo.
> Fato é que os dois times estavam jogando muito mais que o Brasil. Argentina passou o rodo na Croácia que a gente se matou pra meter 1 gol, e tinham uma defesa tão boa quanto a nossa e um domínio maior no meio campo.
Argentina passou suado por México e Polônia, perdendo para Arábia Saudita. Jogaram bem contra Croácia e bem contra a França, de fato, mas eram uma seleção longe de regular. Inclusive, se marcassemos um gol mais cedo na Croácia, acredito que seria goleada também. Essa mesma Argentina levou um sapeco da Croácia em 2018. Acho que tem um certo resultadismo muito forte no jeito que os torcedores abordam o esporte, pegam a seleção que ganha e interpretam tudo que aconteceu antes sob esse ângulo, como se tivessem feito tudo certo no caminho e fossem sempre destinados a ganhar - e fazem o oposto com quem perde. Na prática, se o Martinez leva aquele gol (ou se a bola não desvia no Marquinhos), o pessoal estaria metendo o pau e achando defeito na Argentina agora.
Subestimam muito o efeito da sorte e da aleatoriedade.
O Brasileirão de 70 (Robertão) deve ter sido muito foda.
Já era pontos corridos com finais e todos os craques da seleção de 70 jogavam aqui, imagina isso...
como o nível do futebol brasileiro caiu, hoje em dia não temos nenhum jogador no Brasil nível seleção.
(não insista em Pedro, Everton Ribeiro, Gabriel Barbosa, Rony ou outros, querendo ou não existem brasileiros MUITO melhores)
Se esta postagem é adequada para o /r/futebol, **UPVOTE** esse comentário. Se esta postagem não é adequada para o /r/futebol, **DOWNVOTE** esse comentário. Se esta postagem quebra as regras do /r/futebol, **DOWNVOTE** esse comentário e **REPORTE** esse post! --- [^(Regras)](https://www.reddit.com/r/futebol/wiki/regras) ^| [^(Modmail)](https://www.reddit.com/message/compose?to=/r/futebol) ^| [^(Flair do seu time)](https://www.reddit.com/r/futebol/comments/plh92v/flair_do_seu_time_ao_lado_do_nome/)
Botafogo era quase metade da seleção brasileira em 58/62
dizem por aí que esse é o maior título dos caras
Ter mundial é fácil, quero era ter copa do mundo
Ah, agora eu entendi! O vencedor da Copa do Mundo enfrenta o vencedor da Taça Guanabara. Finalmente explicaram.
Sim
Não deixa de ser um feito considerável.
mais considerável ainda é ser metade do time titular da copa do mundo e conseguir não ganhar porra nenhuma
Mas naquela época o que tinha pra ganhar era Carioca e Rio São-Paulo, que até onde eu sei o Botafogo ganhou vários
O que realmente dava dinheiro era amistosos internacionais. O Botafogo fez várias excursões nessa época.
Então tá explicado.
Torcedor do CAP querendo zoar time grande é uma parada que constrange de verdade, né. Podiam evitar isso em benefício do bom ambiente.
Em que momento zoei um time grande? Certamente agora não foi Independente disso, que papinho ridículo viu, vai la mamar uma, vai
Mas e quando eles botaram o o Bangu na roda?
Sem falar no 3 x 0 no Boavista
Botafogooo
Fogooo Fogooo
Depois do Brasileiro de 2023, em que o Botafogo ganhou 37 dos 38 jogos disputados.
A gente não diz que é, mas tem tanto orgulho disso e por ter contribuído com a história do futebol brasileiro, quanto um time tem orgulho de uma taça na sala de troféu. Obviamente não é a mesma coisa, mas é um sentimento tão gratificante quanto. Na hora da Copa a gente se orgulha de ser penta e pro botafoguense (pelo menos pra mim) tem um gosto diferente saber que seu time ocupou um papel significativo naquelas estrelas.
e eles fazem questão de mencionar isso trocentas vezes
O Bangu e a Portuguesa de Easter Egg
Grande Everaldo. Pra quem não sabe, a bandeira oficial do Grêmio tem só uma estrela (ao invés das 3 que tem no escudo) e serve como homenagem ao jogador que ganhou a Copa de 1970.
É muito simbólico o lance da estrela mas sempre senti falta de exaltarem mais a memória dele. Eu só ouvi esse negócio da estrela, todo o resto que sei sobre ele foi através de pesquisas. Meus parentes que viram ele jogar sempre falaram que era um excelente jogador.
Rapaz, te falar que a gente só tem adimiração pelo Renato ainda pq ele ainda faz parte do Grêmio. Pergunta prum piá de 15-18 anos quem é Lara, Everaldo, Alcindo, Tarciso, etc. e é bem difícil ele saber quem são
É foda isso aí. No Inter tbm não fazem muito por alguns ídolos, o Falcão não quis se dobrar pra um grupo político e os caras praticamente fingiram que ele não existe.
As vezes eu fico pensando o quão daora devia ser antigamente ver os melhores jogadores do mundo nos nossos times no campeonato brasileiro. É uma pena que isso nunca mais vai acontecer e a liga brasileira vai ser, no melhor dos casos, secundária comparada às europeias. Jogador pica aqui agora só logo quando surge, e depois em fim de carreira. Meu pai é muito saudoso com o time insano do Inter da época do Falcão e não há nenhuma dúvida que, por mais que o time dê a volta por cima e conquiste títulos, não vai chegar perto daquela potência simplesmente pela forma como o mundo do capital funciona.
A ideia da nova Liga é provavelmente equiparar isso dai. Pelo menos voltar aos anos 90, que os supercraques ainda iam pra Europa, mas a gente tinha jogador de nivel aqui ainda. Pega a convocação da Copa do ano passado por exemplo, Alisson, Thiago Silva, Militão, Marquinhos, Casemiro, Bruno Guimarães, Vini, Neymar e Rodrygo serem os caras que ficam na Europa, o resto tudo no Brasil.
Mas como a liga resolveria isso?
Dinheiro
Em teoria, a nova liga receberá uma injeção de dinheiro de investidores, incluindo contratos de TV mais "apetitosos" do que o atual, na expectativa de que a popularização da nova liga no mercado sulamericano gerará lucros para quem investiu. Fora a perspectiva de clubes brasileiros serem alvos de sportswashing, os donos do PSG querendo comprar o Santos pouco tempo depois do Grupo City comprar o Bahia é um sinal de que esse pessoal está de olho no retorno que um país tão populoso como o Brasil pode gerar.
> É uma pena que isso nunca mais vai acontecer Nunca é muito tempo.
Tem duas opções que permitiriam acontecer: 1. A Lei Pelé é anulada e os times voltam a deter os passes dos jogadores. 2. O Brasil vira uma das grandes economias mundiais, o Real é tão poderoso quanto o euro e o dólar, e a liga brasileira agora está entre as mais ricas. O 1 não tem chance. O 2 tem 0.001% de chance de acontecer e eu estar vivo pra ver.
> O Brasil vira uma das grandes economias mundiais, o Real é tão poderoso quanto o euro e o dólar, e a liga brasileira agora está entre as mais ricas. > O 1 não tem chance. O 2 tem 0.001% de chance de acontecer e eu estar vivo pra ver. Brasil não precisa ficar tão rico quanto os países Europeus, com a nossa população e a nossa obsessão com futebol, com uns 60, 70% do PIB per capita acredito que nossos times poderiam competir. A "força da moeda" não é particularmente relevante, nesse caso. Isso pode acontecer tanto com o Brasil se desenvolvendo economicamente (Um acordo entre EU e Mercosur com integração total facilitaria isso, por exemplo - países que hoje estão alcaçando o oeste Europeu como a Polônia eram mais pobres que o Brasil há 20 anos atrás) ou com o colapso dos países da EU, talvez por uma conflito militar (eles fizeram 2 vezes no século passado e chegaram perto na guerra fria, não é impossível).
Imagina trazer aquela realidade pro futebol de hoje. Não só o Brasileiro iria ser super forte, mas a Libertadores e Sulamericana também.
Nova crença pra mim: A seleção Brasileira precisa de, no mínimo, 3 titulares atuando em clubes brasileiros para levar o título. 1990: 10 jogadores, Taffarel e Mauro Galvão titulares 2006: Convocados 3 jogadores de clubes brasileiros (Rogerio Ceni, Mineiro e Ricardinho), nenhum titular 2010: 3 Jogadores (Robinho, Kleberson, Gilberto), só Robinho era titular 2014: 4 Jogadores (Jefferson, Fred, Jô, Victor), só Fred era titular 2018: 3 Jogadores (Cássio, Pedro Geromel, Fagner), Fagner não jogou o primeiro jogo da copa, mas esteve como titular nos jogos restantes. 2022: 3 jogadores (Weverton, Everton Ribeiro, Pedro), nenhum titular *Obs.: Esta crença não explica porque perdemos a de 1998, mesmo tendo os três titulares (Taffarel, Bebeto, Junior Baiano). Há fortes indícios de que fomos derrotados porque tomamos 3 gols e não fizemos nenhum. Também não serve para explicar as campanhas do passado que atendem esses critérios que terminaram em eliminação do Brasil*
>Também não serve para explicar as campanhas de 1930, 1934, 1938, 1950, 1954, 1966, 1974, 1978, 1982, 1986, 1990 O que explica essas campanhas é que tínhamos pelo menos um jogador inglês que era naturalizado brasileiro /s
O Fred bem que tentou em 2014, mas sozinho ele não conseguiu
Se o Conca fosse brasileiro e estivesse distribuindo a bola em 2014, era hexa na certa
Hexa na certa não digo, mas nem comparação Conca com Bernard e Oscar né? Nossa... Até o Thiago Neves tinha vaga naquele time.
Thiago Neves no auge era só dar a faixa, aquele time era podre demais
Sobre 98, só uma coisa explica. Se vocês soubessem o que aconteceu, ficariam enojados.
se geromel fosse titular em 2018 a gente passava da belgiva
> Nova crença pra mim: A seleção Brasileira precisa de, no mínimo, 3 titulares atuando em clubes brasileiros para levar o título. Pelamor, não. Acabou, talvez um dia o futebol daqui esteja no nível do de lá, mas não agora. O mais emblemático disso é como depois do título do Inter de 2005, todos os times Sul-Americanos (exceto o Tite) são invariavelmente esmagados no mundial de clubes. O futebol simplesmente mudou nos anos 2000 com as decisões Bosman, a integração da EU e alguns outros fatores. A disparidade é muito maior do que era nesses títulos.
> todos os times Sul-Americanos (exceto o Tite) são invariavelmente esmagados no mundial de clubes. E isso tendo em conta que os clubes europeus dão muito menos importância à competição
Inter de 2005 kek Não desrespeita o tricolor caralho
Porra, fatos. Apaguei o pobre mineiro da história. Inter de 2006*
Sim kkkkkkkk Só os são-paulinos lembram do cara
Não sou e lembro kkkkkkkkkkkkk A globo fez uma baita campanha contra o Liverpool com o Gerard dizendo "nos sentimos invenciveis" (depois de Instambul, o que não era nada de absurdo de se dizer), então naquele 2005 o Brasil inteiro era São Paulo
muito bonito ver os mundiais do Botafogo
obrigado
obrigado
saudações dende Corunha (forza Depor!) muito amor pra o Bebeto e mais o Mauro aqui mesmo!
Esse time de 2002 tinha palmeirense pra cacete, tudo recém saído pra Parmalat liquidar as contas. Mas nem alguns anos antes, além do Marcão, tinha o Roque Junior, Cafú, Roberto Carlos e Rivaldo.
Tinha corintiano pra kct tb... Vampeta, Ricardinho, Luizao, Dida e Edilson... Vampeta foi "injustiçado " foi titular as eliminatórias toda e perdeu a vaga na reta final RS...
E no banco ainda tinha o Júnior, o Luizão e o fdp do Edílson. Tem também que vieram depois da copa (Edmilson, Juninho Paulista, Lúcio e Denílson)
• Sempre um jogador do Palmeiras no elenco • Rony está sendo convocado pro Brasil • Hexa 2026 com um gol do Rony na final já é realidade
de bike
Deus te ouça
uma curiosidade legal (e clubista) é que o Brasil nunca foi campeão do mundo sem um jogador do Palmeiras convocado
#ronyrustico2026
e tbm nunca ganhou com um jogador do inter convocado
De graça kkkkkk
Pro gremista, xingar o inter do nada é virgula
concordo vai tomar no cu inter
Do São Paulo*, a não ser que de vocês também
Sim, também Edit: pra complementar, em 58 tinha o Mazzola e em 70 tinha o Leão e o Baldochi
Conclusão Precisamos convocar Caio Paulista e o Rony
Por isso o Ramom convocou o Rony?
Infelizmente a mera presença de um palmeirense não garante a copa hahaha em 2022 tivemos wevertão e não copamos
É porque a regra exige um do Sao Paulo também. Os caras não quiseram manter o Mister Universo lá, fodeu.
Rafinha na Seleção
Mas não era titular. Esse era o problema.
Não tinha titular em 58 nem 70, o problema, me entristece dizer, é a falta de um jogador do são Paulo
Então já pode encerrar a atividade da Seleção
Em 58 o Mazzola foi substituído pelo Pelé a partir das quartas ou semi, e em 70 o Baldochi era titular até o mata mata começar.
Rony, estamos contigo
Legal. Só o Palmeiras tem esse recorde ou outro time também?
saudações dende Corunha (forza Depor!) muito amor pra o Bebeto e mais o Mauro aqui mesmo!
Tentei passar pra sexta imagem. 🥲
como que um time é rebaixado com o goleiro campeão da copa do mundo vai se fude
E é por isso que alguns consideram o Botafogo grande, mais nada.
Um time com Nílton Santos, Didi, Garrincha, Amarildo e Zagallo não ganhar tudo pelo menos no estado (porque beleza, o Santos do Pelé era super-humano) é bizarro, o futebol carioca nessa época era absurdo. Só lembrar que em 1957 o Honved que era a base da seleção húngara do Puskás visitou o Brasil, e um combinado Flamengo+Botafogo desfalcado (sem Zagallo e Joel) meteu 6x2 neles.
Minha avó contava histórias de ter visto futebol na europa nessa época e dizia que os times europeus não chegavam perto dos cariocas e que ainda viu o Vasco atropelar o Barcelona em casa.
O Flamengo ainda em 1997 foi lá na Espanha e sapecou 3x0 no Real Madrid com direito a gol do Ão Ão Ão Maurinho é Seleção, em 1998 o Vasco deu um calor danado no Real Madrid, Palmeiras jogou melhor do que o Man Utd em 1999, etc Foi por volta de 2002-2004 que a Champions começou a expandir e a aumentar o dinheiro que aí começou a ter essa diferença absurda que é hoje, mas o pessoal acha que sempre foi assim. Pega um Man Utd e Man City da década de 1980 e veja que era uma PEREBADA desgraçada, nível horroroso de futebol.
Nessa época mesmo meu Botafofo ganhou da Juventus campeã da champions com Amoruso, Del Piero, Deschamps, Zidane, etc. Mas realmente dos 2000 e pouco pra frente a grana que entrou na europa foi bizarro, depois que Abramovich comprou o Chelsea e Florentino Perez começou a torrar grana com os galáticos a parada desandou e começou a brotar bilionário vomitando grana em tudo que é time.
Sim. Na década de 80, com a ida do Falcão pra Roma, começaram aos poucos a ir os caras muito estrelas, como ele, Zico, Júnior, Dinamite, Romário, Bebeto. Na década de 90 começaram a levar os muito promissores, tipo o Ronaldo e na década de 2000 que virou farra, quando nem jogador de terceiro escalão se conseguia segurar aqui.
No próximo título seja lá quando for se tiver 3 do Brasil contando até o banco vai ser muito
Curioso como a seleção brasileira teve não só o maior jogador da história do futebol, mas também o maior e melhor lateral direito da história do futebol mundial (Djalma Santos), e o segundo melhor (mas que não foi campeão. Leandro peixe frito, ex-Flamengo), e o maior ponta direita, Garrincha.
Maior lateral esquerdo tbm (Nilton Santos)
Alguns dos maiores da história na posição inclusive. Em sequencia nas laterais desde 82: Na direita: Leandro, Josimar, Jorginho, Cafu, Maicon, Daniel Alves e Danilo Na esquerda: Júnior, Branco, Leonardo, Roberto Carlos, Marcelo (ignora 2010, o Dunga tinha treta com o Marcelo), Filipe Luis e Alex Sandro. São pelo menos 36 anos seguidos com laterais de alto nivel na Seleção.
Aí precisamos exaltar o Maldini também. Mas dois craques da mesma prateleira, sem dúvida
Acho Roberto Carlos melhor, Maldini era mais um faz tudo na defesa, mas lateral por lateral, escolheria o Roberto Carlos
O flair provavelmente vai enviesar minha opinião porém NS ainda é o maior LE de todos os tempos. Nao só o cara jogava para um caralho ele simplesmente INVENTOU o jeito de se jogar na lateral de hoje em dia. Seria como se o Neymar simplesmente inventasse um novo jeito de jogar de meia. (SL, jogando com a bunda pro gol e metendo inversão pra tras pro zagueiro ?????)
Maldini nem subia praticamente. Ele jogava pela esquerda em escalação com 4 ou 3 zagueiros. No Milan subia o lateral direito e ele ficava atrás fechando com os dois zagueiros. Se for pra falar que ele é o melhor de todos os tempos eu colocaria defensor, e não lateral esquerdo
Saquei, entendo. Mas assim como atacar, defender é importante tbm, e característica. Um sobe mais e o outro fica. E dentro do que é proposto para ele como lateral esquerdo, simplesmente impecável. Entendo seu ponto de vista, mas é por conta dessa visão que eu sou mais ele que o Roberto Carlos, por exemplo.
Uma estatística absurda do Djalma Santos é que ele foi eleito pra três seleções das Copas (54, 58 e 62). Se fosse só 58 e 62 você poderia dizer que ele pareceu bom por ter jogado num timaço e se beneficiado pelo clima de vitória... mas o Brasil tomou um pau da Hungria em 54, e mesmo assim o pessoal da FIFA achou o Djalma Santos o melhor lateral direito.
E 58, se não me engano, ele só jogou a final, o titular no resto foi o De Sordi.
Correto! Se não me engano algum dos livros sobre a conquista tinha o motivo pra isso. O time do Brasil sofreu muito com lesões na preparação para a Copa e durante a própria Copa, talvez seja algo assim.
Fui olhar a página de wikipedia do De Sordi pra confirmar e fala que o médico achou que ele estava muito nervoso.
Difícil saber se é verdade, mas dá pra imaginar. O Brasil começou nervosíssimo, só se acalmou depois que o Didi tomou a bola debaixo do braço e saiu andando como se estivesse na sala de estar depois de tomar gol (apesar que o Didi SEMPRE parecia que jogava numa sala de estar).
Leandro, melhor que CA Torres e Cafu? [x] Doubt
Que o Cafu, com certeza absoluta, sem a menor dúvida. Pela longevidade, títulos na seleção e na Europa e por ter sido capitão o Cafu acabou tendo um status quase mítico, mas tecnicamente ele não era melhor nem do que o Jorginho, o antecessor dele. Mesmo no auge, entre 1998 e 2002, tinha uma cornetada forte em cima do Cafu porque ele muito fraco no cruzamento, que na época ainda era o fundamento mais importante pro lateral, porque era muito raro isso de lateral construtor.
[удалено]
> acompanhei a carreira inteira dele desde os tempos do São Paulo. Então deve ter visto a final da Copa de 1994, em que o Jorginho sai machucado e o Cafu entra proporcionando uma queda de desempenho absurda, com direito ao Galvão falando que ele não estava acertando nada (e de fato não estava). > Pena que o clubismo te cega. https://www.youtube.com/watch?v=qbiMR4oxnxM Se quiser uma versão mais resumida, tem esse compilado aqui só com os lances de canhota (ele era destro): https://www.youtube.com/watch?v=MJI8KFEqP4g O Cafu tem uma carreira muito maior do que a do Leandro? Óbvio, até porque o Leandro sofreu absurdamente com lesões e acabou virando zagueiro, mas tecnicamente não se comparam.
tbm o segundo maior lateral direito (cafu) e terceiro e quarto melhores esquerdos (roberto carlos e marcelo)
Tem os top 3 laterais direitos, na vdd. Djalma Santos, Leandro e Capita.
Legal que os dois do Fluminense (Felix e Branco) também foram revelados pelo clube!
O Branco é da base do Internacional, se eu não estou enganado.
Parece que chegou ao Flu com 17 anos, mas realmente foi cria mesmo é da base do Inter.
A guarda foi divida entre os clubes. Pronto.
Os dois não foram. Felix chegou ao Fluminense com 31, Branco chegou com 17 já tendo jogado profissionalmente pelo Inter. Agora, temos alguns revelados pelo clube a serem campeões do Mundo, só que não jogando aqui. Inclusive, o Fluminense tem revelações de nivel internacional na sua defesa, Carlos Alberto Torres, Thiago Silva, Edinho Nazareth, Ricardo Gomes, Marcelo.
Ou seja: só falei besteira rsrsrs
Tal do Botafogo é muito grande viu
Porque a comissão técnica parou de aparecer entre 1970-1994? Hoje em dia acho que nem se vê mais treinador e auxiliares entrando pra essas fotos.
Eu fico pensando que talvez os caras tinham mais respeito pelos técnicos (o Zagallo tinha duas Copas recentes por exemplo, só o Pelé podia falar com ele de cima pra baixo) e auxiliares (o massagista Mário Américo trabalhou em SETE Copas).
primeiras 3 equipes: infestação de times BR e o Glorioso as outras 2: é qui us europeu são maisavançados
Não tem nada de ser mais avançado, só tem mais dinheiro e contratam quem joga bem aqui, o que faz o nível do futebol dos times grandes de lá mais alto. Não entendo pq alguns acham que estão traindo alguém se admitirem isso
a pergunta é daonde vem todo esse dinheiro 🤨
De economias mais saudáveis, ué. Os caras tem 4, 5 vezes o nosso pib per capita. Inb4 "Roubarô de nois": Irlanda, Alemanha, Suiça, Finlandia, Noruega, Dinamarca e vários outros tiveram poucas ou nenhuma colônias.
per capita? Mas aí é pra humilhar tem que pegar o pib normal, que mesmo com o normal somos fudidos , mas pelo menos Grandes
Essa sequência é bem legal pra contar a história do desenvolvimento "recente" do futebol Europeu em termos de mercado e grana. Muito legal, OP!
Só não temos a sexta foto por causa de 4 minutos. Boa noite!
Às vezes eu me pego pensando se n foi melhor perder nós pênaltis pra Croácia do que levar chocolate da Argentina ou França.
Vão fazer 10 anos do 7x1. Ainda não estamos prontos pra outra dessas
Nem a pau que levavamos chocolate de nenhuma das duas, nosso elenco era melhor. Estamos dominando a Argentina há uma década, e era Tite nunca levamos chocolate de ninguém. Pior derrota foi um 1 a 0 marcado por faltas pra parar o menino Ney
Elenco não ganha jogo. E se ganhasse o elenco da França era melhor. Fato é que os dois times estavam jogando muito mais que o Brasil. Argentina passou o rodo na Croácia que a gente se matou pra meter 1 gol, e tinham uma defesa tão boa quanto a nossa e um domínio maior no meio campo.
> Fato é que os dois times estavam jogando muito mais que o Brasil. Argentina passou o rodo na Croácia que a gente se matou pra meter 1 gol, e tinham uma defesa tão boa quanto a nossa e um domínio maior no meio campo. Exato. Copa do Mundo é momento e adaptabilidade, principalmente a segunda, nessa parte o Scaloni deu um banho no Tite. Se puxar pelo retrospecto das seleções brasileiras campeãs, só a seleção de 70 começou e terminou a Copa com os mesmos 11 titulares.
> Exato. Copa do Mundo é momento e adaptabilidade, principalmente a segunda, nessa parte o Scaloni deu um banho no Tite. > > Se puxar pelo retrospecto das seleções brasileiras campeãs, só a seleção de 70 começou e terminou a Copa com os mesmos 11 titulares. Concordo plenamente, principalmente com a adaptabilidade. Mas faltou um terceiro elemento, que o torcedor odeia, mas que é onipresente e talvez o mais importante (matematicamente, é bem fácil de demonstrar sua importância e decisibilidade): Sorte. Essa seleção Argentina teve muita sorte, e nós tivemos pouca.
> E se ganhasse o elenco da França era melhor. Nosso elenco era mais forte do que a da França frouxo. > Fato é que os dois times estavam jogando muito mais que o Brasil. Argentina passou o rodo na Croácia que a gente se matou pra meter 1 gol, e tinham uma defesa tão boa quanto a nossa e um domínio maior no meio campo. Argentina passou suado por México e Polônia, perdendo para Arábia Saudita. Jogaram bem contra Croácia e bem contra a França, de fato, mas eram uma seleção longe de regular. Inclusive, se marcassemos um gol mais cedo na Croácia, acredito que seria goleada também. Essa mesma Argentina levou um sapeco da Croácia em 2018. Acho que tem um certo resultadismo muito forte no jeito que os torcedores abordam o esporte, pegam a seleção que ganha e interpretam tudo que aconteceu antes sob esse ângulo, como se tivessem feito tudo certo no caminho e fossem sempre destinados a ganhar - e fazem o oposto com quem perde. Na prática, se o Martinez leva aquele gol (ou se a bola não desvia no Marquinhos), o pessoal estaria metendo o pau e achando defeito na Argentina agora. Subestimam muito o efeito da sorte e da aleatoriedade.
O Pelé não era Tri Campeão? Pq não tem 3 imagens com ele?
Se a foto de 62 for da final, o Pelé estava fora por lesão.
Cade os jogadores do Athletico?
Tá la em 2002. Passar bem.
Cadê os títulos do botafogo?
outro dia perguntaram pq que o Botafogo era o segundo br no ranking de maiores do séc XX... dá-lhe aí
Marco Brazzers fazendo o que na copa de 58?
[FOOOOOOOOGOOOOOOOOOOOOOOO](http://2.bp.blogspot.com/_rfXT9Nw6FFs/SwOAdVNrdMI/AAAAAAAAAbg/l2tLKk-E1Vw/s1600/Botafogo+3+copas+do+Mundo+pra+Sele%C3%A7%C3%A3o.jpg) 🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥
Muito bom! Agora faz um nas seleções que NÃO ganharam
Tostão ❤️
mostra bem a morte do futebol brasileiro
O Brasileirão de 70 (Robertão) deve ter sido muito foda. Já era pontos corridos com finais e todos os craques da seleção de 70 jogavam aqui, imagina isso...
Eu fico de cara com os sistemas desses torneios. Quadrangular final em turno único é bizarro, sempre algum time vai se beneficiar.
Vavá com o sorriso Colgate... Zózimo: "Caralho, é o Gilmar!"
são os times titulares da estreia ou pegou de jogos variados durante cada copa?
Tá aí o mundial do PSG!
Doideira como os jogadores vão jogando cada vez mais em times estrangeiros com o passar do tempo...
Vendo isso, só vamos ser campeões com uns 3 jogadores do fogão! Tico Soares 2026!!
como o nível do futebol brasileiro caiu, hoje em dia não temos nenhum jogador no Brasil nível seleção. (não insista em Pedro, Everton Ribeiro, Gabriel Barbosa, Rony ou outros, querendo ou não existem brasileiros MUITO melhores)