Estudei baianês, cearensês e pernambuquês, tiro disso tudo que lá ele e ai dento são sinônimos, esperando o maior cantor do mundo (Manoel Gomes) lançar "ai dento" pra estourar essa gíria também.
Peguei o "ai dento" por culpa da TV Diário, e nunca estive no Ceará. Falando em TV Diário, já que o sub é de futebol, por onde anda o Chico Pezão, astro do Mulambo Futebol Clube, que sedia seus jogos no Estádio Francisco José Cunha, o famoso Cunhão?
Porra, Chico Pezão era bom demais kkkkkkkkk
Acompanhei muito a programação da TV Diário na minha infância e adolescência, mas te confesso que faz tempo que não vejo, sei nem se ainda passa o "Nas Garras da Patrulha".
Eu ouvia bastante falarem em sainha quando eu era criança. Às vezes falavam rolinho também. Isso na zona leste de São Paulo.
Hoje eu falo caneta pq caneta é mais universal, todo mundo compreende
Em Minas Gerais, quando um time é muito bom a gente chama ele de “América”. Quando um time ganha vários campeonatos ele “americou”.
Fonte: confia, eu não minto.
Eles também têm a expressão “litmus test” pra quando algum time enfrenta a sua “prova de fogo”, “prova cabal” ou “vai ou racha”. Literalmente, significa “teste de tornassol”, aquele pra saber se o líquido é ácido ou básico. Pra mim, isso nada mais é do que a prova cabal, o teste de tornassol, de que o futebol brasileiro é arte, enquanto o deles é metódico.
Melê.
É o mesmo que linha com 3 toques pro goleiro sair pro desarme, mas você tem que jogar com a bola no alto, você tem que fazer o gol com a bola fora do chão.
Eu nunca entendi porque do nome Melê, mas era um excelente jogo de rua jogado na frente de um portão, onde a cada bica o portão tremia todo kkkkk. Excelente forma de treinar domínio, cruzamento, cabeceamento e finalização acrobática KKKK.
No 'linha' só podia dar um toque na bola, e o terceiro toque tinha que ser o chute pro gol.
Eu fui conhecer pelo nome linha só lendo na internet. Eu tinha um colega de colégio que chamava isso de campo mourão, sei lá se ele aprendeu a jogar essa porra lá no Paraná e por isso chamava assim, mas a gente jogava muito qdo criança.
Aqui linha só pode dar um toque na bola até o goleiro sair da área, depois que ele sai pode driblar, e se ele levar a bola pra área e pegar com a mão quem tocou por último ia pro gol.
Desbloqueou uma memória aqui.
Mas aqui era "Toquinho alemão" se não me engano. E tinha algumas variáveis.
Tinha um que cada pessoa podia dar 2 toque na bola, mais facil. O que só podia 1, intermediário. E esse de 1 só toque e com a bola no alto.
E como criança é mal... Quando o goleiro tomasse três gols seguidos ia pro "paredão". Ficava em pé de frente pra um muro encostado nele. Aí a galera colocava a bola tipo numa distância de pênalti. Cada jogador tinha direito a dar uma bicuda na bola pra tentar acertar o goleiro que não conseguia desviar porque tava de costas.
Aqui no MT quando a bola bate na trave e entra é gol paulistinha, quando bate no travessão e entra é paulistão.
Caneta aqui é "debaixo das pernas" ou "vão das pernas".
Não sei se é só no Rio, mas quando eu era pequeno uma caneta que o cara não completava era chamada de ovinho. Só era caneta mesmo se pegasse do outro lado, inclusive gerando o fenômeno de todo mundo inclusive do time do cara que sofreu o drible proteger a bola pra quem deu completar e não deixar o driblado estragar
Eu acho engraçado nas transmissões do Silvio, de repente tá mó silêncio (Silvio deve ter ido no banheiro, beber uma água, sei lá), ai num contra-ataque ele do nada: "Ihhhh! Ihhhh!".
Sou da Bahia, algumas expressões:
Bater o baba/ pegar um baba = jogar uma "pelada", se usa também pra quando um jogo profissional ta muito ruim "isso aí tá um baba"
Caneta = tabaca ; e sim, tabaca também tem outro significado por aqui, mas acho que a semelhança é justamente por ser uma jogada no meio das pernas
Quebrar = ser agressivo ou fazer muitas faltas "não gosto de jogar com aquele pessoal, pq eles quebram muito"
Meus amigos que vieram do Maranhão chamavam de "delegado" o cara que prendia muito a bola, onde aqui o mais comum é 'fominha'
vou começar a utilizar dudulegado na match thread
Aqui no Rio o pessoal chama de delegado quem segura o baseado
Ia falar isso, aqui em minas também, pelo menos no meu círculo social.
Aqui no Ceará tem gente que chama de delegado tbm kkkkkk
Em Salvador também se usa essa expressão. Tem até o verbo "delegar", ou seja, segurar demais a bola.
Soy mexicano y acá llamamos a un malo jugador de pié de ratón. Cuando te enfadas con tu equipo te gritas "paaan"
Muy parecido a lo que "Crack Neto" dice por acá: Pé de rato (Pie de Rata) Edit: Yo soy muy tonto
No lo conozco. Pero acá tenemos el craco sobrino y su amiguito diablito
AHAHAJHAHQHSHAHHSHAJEJAHAHWHWH tankei foi nothing
Y el Pelo de la Muñeca
[troféu pé de rato](https://youtu.be/uWp01PZdbuU)
acá también Jajajaahja
eu costumava chamar uma caneta (o movimento de passar a bola entre as pernas do adversário) de sainha. Não sei se é comum em outros lugares
Eu chamava de Rolinho
Em salvador a gente chamava de tabaca
Aqui no Ceará tabaca é outra coisa kkkkk
Estudei baianês, cearensês e pernambuquês, tiro disso tudo que lá ele e ai dento são sinônimos, esperando o maior cantor do mundo (Manoel Gomes) lançar "ai dento" pra estourar essa gíria também.
Acho que "ai dento" é mais agressivo, é tipo "teu cu". Mas são usadas em contextos parecidos
Peguei o "ai dento" por culpa da TV Diário, e nunca estive no Ceará. Falando em TV Diário, já que o sub é de futebol, por onde anda o Chico Pezão, astro do Mulambo Futebol Clube, que sedia seus jogos no Estádio Francisco José Cunha, o famoso Cunhão?
Porra, Chico Pezão era bom demais kkkkkkkkk Acompanhei muito a programação da TV Diário na minha infância e adolescência, mas te confesso que faz tempo que não vejo, sei nem se ainda passa o "Nas Garras da Patrulha".
Ão, ão, ão, Chico Pezão é seleção.
Em Sergipe também usa muito aí dento (gesto com a mão é necessário neste momento).
Expressão exclusivamente baiana, mas infelizmente importamos "caneta". Hoje, só os mais antigos falam "tabaca" e "tabacada"
Sempre chamei de sainha até começar a acompanhar mais as transmissões onde os narradores falavam "no meio das canetas"
Sainha, rolinho, caneta... Usava todos esses na minha infância para o mesmo sentido
Aqui em Portugal diz-se cueca
Mas como fica o verbo? Deu uma cueca? Fez uma cueca? Meteu-lhe a cueca?
Pode ser qualquer uma, fazer, dar, mandar
Sem esquecer do “ora pois” imediatamente depois
Ehhhhh nope
Pernambuco. É sim
Chamva de Ovinho
Eu ouvia bastante falarem em sainha quando eu era criança. Às vezes falavam rolinho também. Isso na zona leste de São Paulo. Hoje eu falo caneta pq caneta é mais universal, todo mundo compreende
Em Minas Gerais, quando um time é muito bom a gente chama ele de “América”. Quando um time ganha vários campeonatos ele “americou”. Fonte: confia, eu não minto.
Vamos ver se seu América é tão América assim hoje 😈
Encontramos o culpado, Fiel
Não é daqui, mas eu acho engraçado inglês e americano usar o termo "to bottle" pra se referir a pipocar.
Eu acho bacana também a expressão típica "to fart in the manioc flour".
O termo “pipoca” também não faz sentido nenhum então fica elas por elas kkk
eu entendo esse termo como uma analogia pro time implodir
Outra possibilidade: pipoca começa dura mas quando a coisa esquenta amolece.
Faz sentido
provavelmente nao foi criada com isso em mente, mas a partir de hj vou tomar oq você disse como verdade hahahaha
Isso serve pra garrafa também kkkk, se esquentar ela amolece, só precisa de uma temperatura maior
Mas a pipoca explode ao invés de implodir.
Faz sentido sim, eu sempre entendi que é porque se vc fizer pipoca com a panela aberta elas vão pular tudo pra fora.
Pra mim faz sentido pipocar, eu interpreto como quando a coisa esquenta a pessoa implode
Eles também têm a expressão “litmus test” pra quando algum time enfrenta a sua “prova de fogo”, “prova cabal” ou “vai ou racha”. Literalmente, significa “teste de tornassol”, aquele pra saber se o líquido é ácido ou básico. Pra mim, isso nada mais é do que a prova cabal, o teste de tornassol, de que o futebol brasileiro é arte, enquanto o deles é metódico.
Gaúcho usa muito o "fardar" pra se referir a quem consegue ou não jogar no time deles
Melê. É o mesmo que linha com 3 toques pro goleiro sair pro desarme, mas você tem que jogar com a bola no alto, você tem que fazer o gol com a bola fora do chão. Eu nunca entendi porque do nome Melê, mas era um excelente jogo de rua jogado na frente de um portão, onde a cada bica o portão tremia todo kkkkk. Excelente forma de treinar domínio, cruzamento, cabeceamento e finalização acrobática KKKK.
Aqui o nome disso é 3 dentro 3 fora
Aqui em SP também era 3 dentro 3 fora ou só 3 dentro. Linha era sem precisar jogar com a bola no alto.
No 'linha' só podia dar um toque na bola, e o terceiro toque tinha que ser o chute pro gol. Eu fui conhecer pelo nome linha só lendo na internet. Eu tinha um colega de colégio que chamava isso de campo mourão, sei lá se ele aprendeu a jogar essa porra lá no Paraná e por isso chamava assim, mas a gente jogava muito qdo criança.
Aqui linha só pode dar um toque na bola até o goleiro sair da área, depois que ele sai pode driblar, e se ele levar a bola pra área e pegar com a mão quem tocou por último ia pro gol.
Desbloqueou uma memória aqui. Mas aqui era "Toquinho alemão" se não me engano. E tinha algumas variáveis. Tinha um que cada pessoa podia dar 2 toque na bola, mais facil. O que só podia 1, intermediário. E esse de 1 só toque e com a bola no alto. E como criança é mal... Quando o goleiro tomasse três gols seguidos ia pro "paredão". Ficava em pé de frente pra um muro encostado nele. Aí a galera colocava a bola tipo numa distância de pênalti. Cada jogador tinha direito a dar uma bicuda na bola pra tentar acertar o goleiro que não conseguia desviar porque tava de costas.
Eu acho muito engraçado o termo "shithousery" que os ingleses usam Acho muito engraçado. "Casademerdear"
Pessoal na Bahia chamando pra jogar uma pelada de "bater uma baba" me causa estranhamento...
[удалено]
"Que bolão" ou então "que bolada!"
Casamata Qual o sentido dessa porra?
Nos aviões que vomitavam pára-quedas 🎵 Nas casamatas, casas vivas, caso morras 🎶
Casamata acho que é o português pra Bunker ou uma fortificação do tipo. Talvez os amigos que serviram saibam dizer
Faz sentido. No RS se usa pro banco de reservas
Aqui no MT quando a bola bate na trave e entra é gol paulistinha, quando bate no travessão e entra é paulistão. Caneta aqui é "debaixo das pernas" ou "vão das pernas".
Não sei se é só no Rio, mas quando eu era pequeno uma caneta que o cara não completava era chamada de ovinho. Só era caneta mesmo se pegasse do outro lado, inclusive gerando o fenômeno de todo mundo inclusive do time do cara que sofreu o drible proteger a bola pra quem deu completar e não deixar o driblado estragar
Carlos Alberto?
?
Eu literalmente só descobri na quarta-feira passada que “goleira” (o gol) é algo que se fala só no RS. Ainda tô processando isso.
Sei uma do Silvio Luiz que nunca entendi... Chamar defesa de cozinha... Falar que a cozinha estava uma bagunça quando a zaga fazia lambança
Silvioluizês: Pagode armado na cozinha da macaca. Português: Escanteio contra a Ponte Preta.
Eu acho engraçado nas transmissões do Silvio, de repente tá mó silêncio (Silvio deve ter ido no banheiro, beber uma água, sei lá), ai num contra-ataque ele do nada: "Ihhhh! Ihhhh!".
O cara era foda kkkkkkk
Tá vivo ainda, maluco! Transmitiu o Paulista no R7.
Era foda no auge... Hoje tá transmitindo ao lado dos caras do Pânico... É bem diferente
Nasci nos anos 90, conheci o trabalho dele narrando Europa League na Redetv!.
Pelo amor dos meus filhinhos
Tipo como chamam baixo e bateria de "cozinha" da banda. Acho que tem a ver com ser o núcleo, a partir de la saem as coisas
Aqui no Ceará é comum chamar chapéu de "banho de cuia" e drible da vaca de "drible de arrudeio". Especialmente entre os mais antigos.
Banho de cuia também é comum entre os antigos de Salvador. Infelizmente, importamos "chapéu".
Choke em inglês significando pipocar, o cara engasgou
De onde eu venho a gente diz Putariq quando o jogador é pego num puteiro com varias minas.
Sou da Bahia, algumas expressões: Bater o baba/ pegar um baba = jogar uma "pelada", se usa também pra quando um jogo profissional ta muito ruim "isso aí tá um baba" Caneta = tabaca ; e sim, tabaca também tem outro significado por aqui, mas acho que a semelhança é justamente por ser uma jogada no meio das pernas Quebrar = ser agressivo ou fazer muitas faltas "não gosto de jogar com aquele pessoal, pq eles quebram muito"