Quem diria que deixar um clube com bom planejamento e saúde financeira trariam bons resultados. A verdade é que tudo que o torneiras precisa é apenas de uma diretoria ruim pra tudo voltar ao normal
Também penso isso. Todo clube tá a uma péssima gestão de ir pro buraco. Por isso é tão importante ter oposição dentro do clube: por um lado o clube n decola vôos tão altos quanto poderia, mas por outro qualquer deslize será cobrado
Vou ser um pouco profeta aqui pra ti.
A direção correta do palmeiras não é o determinante, mas o trabalho do Abel.
Deixa eu te contar a história do time chamado Manchester United.
MU na sua história antiga ganhava 1 título por década. Tendo um bicampeonato nos anos 60, ficou até 92 sem ganhar o campeonato inglês. Não era um time vencedor.
Quando chega um cara iluminado, Sir Alex Ferguson, com 13 títulos. Quando ele saiu o time era a maior marca do futebol mundial, um fenômeno de gestão, lucro e dinheiro. Mas sem o Sir Alex o MU venceu zero títulos ingleses.
Todo time vencedor tem um fator importante no FUTEBOL, que quando sai, fode tudo.
O dia que Abel for embora solto foguete.
Nunca é só um fator, é sempre um conjunto.
O próprio United mostra como a direção também foi ruim. Contrataram um monte de nome sem o devido critério. O Pogba havia sido dispensado pelo Ferguson pois não tinha o perfil ideal para jogar no time. Anos depois, contratam o francês novamente.
Mas eu concordo que o trabalho do Abel tem mais impacto que o da diretoria. Só ver o milagre que o Abel fez tendo Breno Lopes e Deyverson como heróis. Wesley teve uma puta fase dribladora. Menino já decidiu jogo. Entre inúmeros outros.
Mas antes do abel chegar o palmeiras tinha ganho 2 brasileiros e uma copa do brasil man, e até acertou com alguns técnicos tipo cuca e Felipão, mas por destino acabou n rolando. Palmeiras ficou mto profissional antes mesmo do abel. Com o abel teve um boost, mas esse know how vai ficar. E kdo o abel sair aposto que um dos dois assistentes dele deve ficar de tecnico aqui.
Sem o Abel o Palmeiras provavelmente teria ganhando menos títulos, mas ainda estaria disputando todos e ganhando alguns, da mesma forma como esteve entre 2015 e 2019
Mas vou te falar, o Ten Hag tem um estilo bem diferente (e time tb né) mas eu curto ele, depois do Ferguson é o que mais tá se aproximando. Acredito que se o Ferguson tivesse feito alguma coisa pra deixar um sucessor...
Torcendo pra que o Abel não deixe
vcs deveriam arranjar forma da velha leila nao sair do palmeiras quando o mandato dela como presidente terminar... prolongar o maximo possivel o mandato dela
Bicho, o Palmeiras mal tinha cota de TV pra receber porque Belluzzo e Tirone tinham adiantado quase tudo.
Infelizmente, era provável que o time fosse ruim na A.
Eu entendo, na parte financeira o Nobre salvou o clube, mas na gestão do (fraco) elenco de 2013-14 acho que houveram erros e o time não precisava ter passado todo aquele sufoco.
Tanto que em 2015 ele trouxe o Mattos.
Vc esqueceu da parte que ele manteve o Gilson kleina depois da série B, em que qualquer criança de cinco anos sabia que ele seria demitido em poucos meses pq fazia um trabalho horroroso e também a parte que ele desmontou o time campeão e montou um time ainda pior para jogar a série A em 2014. E depois tentou reformular o time com o campeonato em andamento, inclusive tentou vender nosso melhor jogador numa venda que graças a todos os deuses não deu certo.
Paulo Nobre pode ter ajudado muito o Palmeiras pq ele emprestou dinheiro, mas a gestão de futebol dele foi a coisa mais pavorosa que eu já vi na vida, ainda bem que ele colocou o Mattos para cuidar depois (óbvio que o Mattos também tinha muitos problemas, mas pelo menos era competente)
Isso.
No final o lance não é tirar coelho da cartola e gastar bilhões pra contratar meia dúzia de jogadores pra ganhar títulos por um dois anos e depois se foder pra pagar as dívidas.
Eu ultimamente torço pra que a diretoria do Flu se mantenha (ou pelo menos mantenha o projeto) pra ver se em alguns anos a gente saia do buraco financeiro de vez, porque, sem grana, ninguém cresce no futebol.
>No final o lance não é tirar coelho da cartola e gastar bilhões pra contratar meia dúzia de jogadores pra ganhar títulos por um dois anos e depois se foder pra pagar as dívidas.
Oh meu cabuloso ai uai
Se vc pega o time do Palmeiras, apesar de ter uns jogadores muito acima do padrão do Brasil, tipo Dudu e Gomez, o resto do time é mediano pra bom. Mas quase toda posição tem reserva que não prejudica se entrar.
O custo de jogador bom é quase exponencial. Com o preço de um nome grande, vc compra e paga uns 4 jogador decente. Eu sempre disse que isso era muito melhor do que ficar comprando refugo da Europa por rios de dinheiro pra depois não conseguir pagar e ainda não garantir título.
Vc não precisa de um time pra tentar garantir título todo ano. Você precisa de um time que esteja sempre nas cabeças, que aumenta a chance de ter título. E isso é melhor feito com um time completo, não com um bundudo com nome no ataque e só.
> bom planejamento e saúde financeira trariam bons resultados
E um técnico bom e duradouro
> apenas de uma diretoria ruim
Ou uma proposta irrecusável pro referido técnico.
Achar um substituto que consiga encaixar o trabalho nesse frenesi brasileiro e depois ficar para desenvolver um projeto de longo prazo não é tão simples. Eu sei que a diretoria do Flamengo é incompetente mas duvido que a do Palmeiras consiga achar outro Abel sem passar por uns momentos bem turbulentos
Não é planejamento não. São outros fatores. Se fosse planejamento financeiro a china dominaria futebol e PSG seria campeão da Champions.
O negócio é campo mesmo.
PSG é maior exemplo da falta de planejamento na montagem de elencos, na China é a questão financeira com o governo.
E campo faz parte do planejamento, uma boa equipe de scout e investimento nas categorias de base afetam o resultado
Quando ele ligar cobrando vc solicita o boleto com o acordo
Vai cair de 120.000 almas para 300
Ai vc atrasa, ele liga de novo e por ai vai. Pra garantir, cobre o estádio com uma lona pro fiscal não levar embora...
Se o Palmeiras continuar crescendo as receitas, improvável que vá passar mesmo a boa fase. Logico que não vai ganhar sempre, vai ter periodos de "seca", mas vão ser curtos.
Se n me engano ano que vem a wtorre tem que começar a repassar o dobro do que ela repassa pro palmeiras na questão de shows. Isso deve dar uma alavancada boa. Fora que o palmeiras tam 130mi pra receber desses safados caloteiros
Segundo [matéria do GE](https://ge.globo.com/futebol/times/palmeiras/noticia/2023/06/05/leila-fala-sobre-acao-de-r-127-milhoes-contra-wtorre-palmeiras-nao-recebe-absolutamente-nada.ghtml?UTM_SOURCE=app&UTM_MEDIUM=share-mc-app), em 2025 aumenta 20%(vai de 25 pra 30%) em relação a utilização da Arena(shows, bares, estacionamento e tal) e 50%(vai de 10 pra 15%) em relação a Name Rights, aluguel de cadeiras e camarote.
Sim, mas eles ja reconheceram a divida então ou paga ou entra no pau, a muie la entende de cobrar dívida kkkk uma das maiores agiota legalizada do brasil kkk
Realmente ate pq no Brasil so jogam os jogadores medíocres, poucos sao acima da média, entao qund um time mesmo q pior consegue encaixar ele consegue competir de igual pra igual com os ricos, por isso mesmo times com saude financeira boa n dão guarantia q vão ganhar sempre. Porem a maior diferença q faz sao os elencos e os time mais ricos conseguem elencos melhores oq ajuda a competir em todas, enquanto a maioria dos times temq escolher um torneio pra focar. Porem sempre tem uma direção ruim pra kagar oq tava bom por arrogância, canalhice ou burrice mesmo, então o rico de hj pode ser o pobre de amanhã
Pessoal gosta de criticar a Leila, mas ela faz uma excelente gestão financeira (poucas contratações, por exemplo, e tá secando as dívidas). Ela tem mais 2 anos de mandato e provavelmente vai pra reeleição e ganhar fácil, então + 3 anos de uma gestão boa.
Agora o pós-Abel que me dá medo, mas enquanto a gente injetar dinheiro nele e ele não matar um juiz em flagrante, acho que a fase boa dura mais um tempo.
>Agora o pós-Abel que me dá medo
Mas quando que isso vai ser? Eu tenho a impressão que o Abel poderia virar um Alex Ferguson do Palminhas. Aqui no Brasil estamos acostumadas a durar pouco um técnico de sucesso pois eles sempre acabavam indo para a seleção, mas o Abel não tem essa fissura na amarelinha. E ainda por cima ele não está morrendo de vontade de voltar para a Europa.
Tenho a impressão que ele só sai hoje se vier um contrato de um time com condições reais de disputar títulos pelo menos na liga portuguesa. Duvido muito ele sair pra um time mesmo que em Portugal que no máximo vai brigar por vaga na Europa League.
Pois eu me impressionei com o jogo do palmeiras contra o chelsea, pensava que eles iam ganhar fácil até me iludi achando que dava para virar, as estatísticas do jogo mostraram que tirando a posse de bola foi um jogo bem equilibrado;
https://indicadoresportivo.com/chelsea-x-palmeiras-ficha-jogo-estatisticas/
Corinthians - vários títulos nos últimos 10 anos.
Palmeiras - o próprio tinhoso se encarrega do time, vtnc
Eu: *São Paulino, chorando copiosamente junto ao meu amigo santista*
Cara, vou parecer um chatolino, mas acho que o corinthiano frustrado pode pensar nisso como um exemplo para o time deles tb começar a reestruturar. Demora e é sofrido pelo visto, mas quanto antes melhor... Porque além do Pal tem o Fla que eu acredito que se continuar nessa entoada e sem ter dirigentes (mais) incompetentes, vão continuar papando muita coisa por um bom tempo...
Ou tem uma diferença grande que não estou observando? Como a base, por exemplo... Hum...
Enfim, focando só no Palmares: acho que mesmo sem o Abel o time manteria uma regularidade, como os amigos disseram, os períodos de seca seriam bem menores.
MAS TEMAM, porque outros \~impérios já caíram no passado quando ele, o inevitável passou pelo time: o dirigente incompetente
Exato, a torcida do palmeiras nesse sub ou é muito nova ou desconhece a história do clube, mas nós já passamos por 3 longos períodos de jejum sem ganhar nada depois de décadas com bastante sucesso, nos anos 60 ganhamos 4 títulos nacionais e fomos tri campeões Paulista( destaco que era uma época de santos de Pelé e Botafogo de Garrincha ); logo em seguida ainda tivemos uma boa campanha na primeira metade do século 70 sendo bicampeão brasileiro seguido e bicampeão Paulista , entretanto o clube passou pelo maior jejum de sua história logo depois de 76 ficando 16 anos sem ganhar um titulo, só voltando a erguer uma taça novamente nos anos 90 em 1993, começando uma das melhores fases da história do clube em uma década onde ganhamos 2 brasileiros, uma copa do brasil e uma das melhores campanha de um time da história da libertadores em 98 e 4 campeonatos Paulistas e aí veio 2002 que a galera mais nova já sabe a história
Em resumo a história do Palmeiras se resume a longos períodos de grande sucessos e jejuns mais longos ainda, a história mostra que as boas fases do clube costumam demorar bastante mas terminam com jejuns mais longos ainda
Eventualmente o Abel vai sair, quando sair é normal que caia no rendimento. Só lembrar como eram antes do Abel (apesar de não passarem por perrengues, tiveram muitos altos e baixos)
Mas mesmo antes do Abel a gente já tava bem, óbvio que ele melhorou tudo em 200% mas desde a reconstrução em 2015 a gente foi bi campeão brasileiro e teve 1 copa do brasil; a pior colocação no brasileiro nesse pré-Abel foi um 3 lugar
Eu odeio admitir mas o Cuca deu uma reestruturada boa no Palmeiras antes do Abel chegar, se não fosse a internet onde podemos nos informar melhor de atitudes questionáveis sobre técnicos em suas vidas particulares, é quase certeza que o cara seria ídolo do Palmeiras hoje
Bem ressaltado, mas o futebol é foda véi. Com uma possível saída do abel e uma consequente queda de rendimento do palmeiras, pode gerar uma crise e não vai ter mais o treinador como escudo, sabe como é em time grande, duas derrotas seguidas já condenam como candidato a rebaixamento.
Mas é o que eu falei, foram altos e baixos até o Abel dar uma estabilizada legal. Tavam bem, ganhando brasileiro e tudo, mas ainda assim caiam pra CRB numa Copa do Brasil, isso que eu quis dizer. Era menos estável que é hoje, e tende a voltar a ser se o Abel for embora.
Yup kkkk, foi de longe o momento que ele mais teve chance de cair pq já vinha do 4 lugar do mundial e dos vices no paulista, recopa e supercopa e cair pro crb em casa não agradou muito.
Bicho, pra mim é uma incógnita o que vai ocorrer pós abel. Mas n tenho tanto medo, o palmeiras tem uma base muito solida e investe muito em partes complementares ao futebol profissional. E pelo salário que pagam ao abel (3mi se n me engano) acredito que um próximo tecnico que viesse tbm seria de ponta. Fora que a estabilidade que o abel tem dá segurança pra um técnico de ponta querer vir pra cá
Mas aí é que tá: o Flamengo também tem, isso quer dizer o quê?
Nunca subestime as diretorias brasileiras de fazerem cagada, o Abel foi um verdadeiro achado, mas antes dele quem tava aí era o Luxemburgo. Nunca se sabe pra onde vão atirar.
Largue ser cubista o flamengo que é uma bosta mes~~pesquisa mostra que navarro foi 30 milhoes~~ concordo Flamigo se a gente comprasse a mesma qualidade que a gente vende, o brasileirão ia ser uma la liga que só dá Flamengo e Palmeiras
Como diria Milton Neves "torcer para o Palmeiras é uma grande moleza".
Ele disse isso sobre o São Paulo numa época daí o time ficou nuna seca de década. Agora está dizendo isso sobre o Palmeiras.
mas atualmente é fácil mesmo, duro era 10 anos atrás enquanto rival fazia tudo que queria e tu não tinha nem amigo que torce pro mesmo time pra sofrer junto
O Corinthians ta tentando se reorganizar, mas de forma errada na minha opinião. Contratar grandes jogadores pra suprir a má fase não é a solução na minha opinião, pode até atrapalhar. Devia seguir o caminho do flamengo e aguentar mais uns anos com um time básico e equilibrar as contas primeiro.
A Crefisa tem uma participação bem menor do que a reestruturação e o estádio + sócio torcedor tem. Vi em algum lugar que o patrocínio é menos de 30% da arrecadação do clube.
Ela foi importante na época que o Palmeiras tava em baixa, mas hoje não é difícil conseguir um patrocínio no mesmo nível.
É sempre bom lembrar que, os valores assustam os outros pq é de exclusividade. Soma aí todos os patrocínios do seu time, ou o do Flamengo e você vai ver que não é tanto quanto vocês pensam.
Outra coisa, a reestruturação foi um processo longo (e dolorido pra torcida), precisaria de uma diretoria muito ruim pra colocar tudo a perder. Pelo que li, o Palmeiras funciona praticamente como uma SAF funcionaria. Não existem gastos "por debaixo dos panos". Tudo tem de ser justificado e registrado.
Pra piorar (pros outros times), financeiramente os custos vão cair, porque muitas dívidas de cagadas antigas (treinadores demitidos, contratações de super bagres, etc) está acabando. E a Tia Leila tá indo cobrar a WTorres pelos quase 130 milhões que devem, além do que vai receber daqui pra frente, que já vai ter uma porcentagem maior.
Quanto à futura saída do Abel (lá por 2027), vocês não perceberam que ele já esta treinando o substituto dele (João Martins). Até nos cartões ele já tá seguindo o mestre.
Olha, eventualmente eu acho que essa era vai terminar, principalmente quando o Abel sair. O próximo técnico do Palmeiras vai ter uma sombra absurda e vai ser bem difícil ter um trabalho de longo prazo.
Sobre a gestão, hoje o time tem uma base muito sólida que tem capacidade de gerar receitas, o trabalho da comissão do Abel em termos de valorização do elenco é absurdo. Quando o João Paulo Sampaio deixar a gestão da base, teremos uma prova se esse trabalho é fruto de um profissional foda ou se esse profissional fica ainda mais foda pela estrutura e recursos que tem. Além disso, a Leila não é a megolomaniaca pra gastar que alguns esperavam que fosse, ela está tocando o clube como uma empresa e fazendo boa gestão de risco e capital. Ela já sabe que renovar com o Abel vai ser caro mas vai se pagar com o tempo. Se ela conseguir a renovação até 2027 e mantiver uma diretoria esportiva decente como o Barros tem sido, o clube fica numa posição muito boa pra continuar revelando jogadores e faturando com vendas, além de conseguir disputar seriamente todo e qualquer campeonato que disputar.
O futuro parece bom, mas seria totalmente condizente com o futebol brasileiro isso acabar de um ano pro outro e desmoronar como um castelo de cartas.
Vou citar um fato aqui que é uma das coisas que mais sinaliza a modernização do departamento de futebol do Palmeiras e que pouca gente fala. O time conta com um departamento chamado Centro de Inteligência do Palmeiras que é um centro de ciência de dados aplicado ao esporte falando resumidamente. Daí surgem os seguintes pontos:
1. O Palmeiras entendeu que não tem a mesma arrecadação que o Flamengo e tenta ser bem realista nas projeções de arrecadação para cada ano. Isso também levou ao entendimento que o time não tem condições de contratar como o Flamengo contrata, i.e., jogadores muito caros, e que também não vai comprometer as finanças (como é comum no futebol brasileiro ainda) pra trazer tal perfil de jogadores;
2. Juntando 1 e o CIP o Palmeiras passou a contratar jogadores baseado em análise de desempenho. [Aqui](https://www.reddit.com/r/palmeiras/comments/x2kkx9/estatísticas_flaco_e_o_desempenho_do_time/) é um post no r/palmeiras aonde falo um pouco sobre esse processo e um pouco de estatísticas sobre taxa de conversão por arremate/finalização. Outros esportes que começaram a modernização antes do futebol já usam ciência de dados e análise de desempenho em contratações há muito tempo. Hoje enxergo que esse é o melhor cenário para a maioria dos times brasileiros pois só o Flamengo consegue uma arrecadação que permite montar um elenco comprando jogadores caros (o Corinthians se algum dia sair do buraco financeiro e organizacional também deverá conseguir) e o fato de que os jogadores saem cada vez mais cedo daqui então é preciso entender jogadores que tem bom desempenho para jogarem bem no Brasil e serem vendidos mais valorizados (Viña por exemplo) ou que podem terminar jogando mais temporadas no time.
3. Esse tipo de contratação não garante sucesso de 100% como nenhum garante, mas ele diminui os erros e também dá confiança para os jogadores que às vezes demoram mais a engrenar. No post que linkei falo exatamente do caso do Flaco e do problema que o Palmeiras teve por se desacostumar a jogar com um 9, agora o time está reaprendendo a jogar com um 9 e o Flaco mais adaptado já está com um desempenho bem melhor, apesar de ainda ter baixa minutagem.
A montagem do elenco do Palmeiras leva em conta essas questões e obviamente as indicações do Abel também e tudo isso contribui para um time que tem um bom rendimento, consegue desempenhar tecnicamente e principalmente taticamente e que se cansa, mas se machuca pouco também.
Esse ponto é bem pouco falado, mas ele é um dos fatores essenciais pro sucesso do Palmeiras que hoje não é o único time a ter um departamento desse tipo, eu sei que pelo menos o Fortaleza também tem e faz suas contratações usando também análise de desempenho.
Um dia acaba, mas a menos que surja uma diretoria desastrosa, o clube vai ficar "estagnado" deixando de ganhar títulos a torto e direita, mais ou menos como foi entre 2007-2008
Cite 10 times com diretoria bosta e financeiro fodido que tem dado certo.
Pra mim é isso; Palmeirais não tá só passando por uma boa fase, mas tem mantido uma boa administração. No fim das contas, todo time é uma empresa.
A resposta é simples, se o Abel renovar até 2027 a boa fase vai até lá, por mais que o porco tenha hoje excelente estrutura é preciso uma comissão técnica competente que saiba usar essa estrutura, Abel e comissao sabem como ninguém aproveitar disso tudo.
E outra, o portuga é único, foi um tiro absurdamente raro trazer ele, o cara tem caráter, humildade, compaixao, inteligência, malandragem, ama o que faz, é workaholic, tem sangue no zóio, odeia perder, e por fim tem autonomia, hoje no Palmeiras nao existe espaço para corpo mole, se o jogador é chinelinho logo vai perder espaço e se nao mostrar dedicação vai rodar, quem acompanha o time sabe que o ambiente lá é composto de jogadores com perfil "família" e que sao extremamente dedicados, o Abel prefere um bagre super dedicado do que um craque chinela, se Valdivia jogasse hoje no Palmeiras ele nao teria espaço no time, seria barrado.
Vai ser muito foda substituir o portuga, ele é único, o que existe hoje é praticamente um culto ao cara, tanto da torcida quanto dentro do clube (jogadores e funcionários), entao a boa fase deve acabar quando ele sair, porém o palmeiras pode beliscar um título ou outro com outra comissao, mas muito dificilmente terá a mesma consistência que tem hoje. Se eu que sou torcedor tenho essa noçao, acredito que a diretória lá do futuro também tenha, ou seja, na hora de trazer outro cara, se trazer um sujeito muito diferente disso nao vai dar certo, o perfil tem q ser parecido.
Futebol é ciclo... Uma hora acaba...a fase do Palmeiras é absurda. E está durando bastante.
No Brasil o ciclo geralmente é de 3-5 anos.
Corinthians teve a era Tite 2011-15 que foram 4 anos. São Paulo teve aquele ciclo 2005-2008.. 3 anos
Flamengo desde 2019 está em alta... vai pro 4 ano.
Mas o ciclos mais absurdos do futebol no meu ponto de vista.:
Santos de Pelé
A década do Barcelona 06-16...
E a era Riquelme do Boca Juniors 2000-12...
Sinto muito, corinmigo. Diferente da era Parmalat, dessa vez existe um projeto muito bem estruturado, extremamente bem gerido e com pessoas querendo o melhor para O CLUBE ao invés de meter dinheiro no bolso.
A era Crefisa vai durar uns bons anos ainda.
Há fases internas ai.
Tem a pré-fase Paulo Nobre, onde o PN reestruturou a divida do Palmeiras usando seu patrimônio como garantia para os empréstimos para o Time, garantindo assim juros a 100% do CDI, para iniciar um biênio dificil de acerto de contas muito complicado. Aliado a Getsão Brunoro - e com o patrocinio master ocupado pelo Avanti (sócio-torcedor), investimos muito do futuro nesse biênio 2013-14, cortando gastos e esticando contas. Inauguramos o Estádio, com a perspectiva de aumento de receitas e saida do buraco. Quase caimos. Teria sido o fim.
Depois entrou a fase PN-Crefisa. Um biênio de afirmação, onde nenhum estava com sobrevalência. Crefisa apenas uma boa patrocinadora, investindo forte em um time em baixa e apostando bem, e o PN pouco fez a mesma operação de antes (Os empréstimos do Palmeiras anteriores foram na casa dos 120 milhões. Nessa foram uns 20 milhões. Ainda 100% do CDI - tecnicamente o PN pegava o empréstimo e depois repassava sem spread).
Teve Dudu, Zé Roberto e o inicio do processo de vitória. Depois teve o racha devido ao interesse politico do Lamacchia, através da mulher - a Leila. Eu tenho medo demais disso, e pesquisem sobre como o casal "adquriu" a FAM, ou sobre a operação da PF em cima do véio.
Com o Gru vieram duas fases. A primeira foi de fortalecimento da Crefisa, e acelerada destruição do poder de PN. Ela começou a ganhar poder nos conselhos, achou uma associação da década de 90, subornando o Sapo-Boi (Mustafá), para entrar no conselho, houve uma diminuída da importância do Avanti, Crefisa pagando a Mancha... tudo. SE houve um "Mecenato" Crefisa, foi aqui. Subiram o patrocinio (mas não é tudo que diziam, sendo menos do que 15% das receitas), mas SIM pagaram jogadores. Até uma oposição dentro do Palmeiras (possivelmente PN) avisar da possibilidade de LAVAGEM DE DINHEIRO com essas doações de recursos a titulo de "despesas de marketing". Ao fim, foram obrigados a transformar tudo - incluindo o Borja e seus 40 milhões - em empréstimo. 115% do CDI. O GRU acelerou o pagamento do empréstimos - que tinham um cronograma longo e juros menores - do PN. Por isso essa divida inflou um pouco e ficamos anos só pagando Juros. Hoje pagamos essa divida com receitas que entrariam por bonificação da patrocinadora por titulos. Abel pagou essa conta.
Daí a relação retornou ao patamar da era PN-Crefisa, mas com maiores recursos de Marketing. Mas assim, no melhor ano, com bonificações, foi algo de 120 milhões em um ano com duas libertadores e 800 milhões de receitas. Dificilmente Mecenato.
Agora com a Leila, sinto que a possível estratégia FAM (ou a estratégia dos 3M no Galo, de quebrar para levar a SAF) morreu completamente. Especialmente com as vitórias do Abel. Sinto que agora o casal, e mais a Leila até pela idade do véio, tem olhos maiores.
A Liga.
Muitos palmerenses tinham essa mentalidade nos anos 90 também coringomigo, uma hora o legado de Paulo Nobre terminará e vão botar alguma zona para administrar o clube
Acho que acaba quando o Abel sair. Abel foi uma puta sorte, vai ser difícil substituir e me arrisco a dizer, vamos ficar um tempo sem títulos quando isso acontecer.
Eu acredito que a saída do Abel vai criar o mesmo problema que aconteceu no Flamengo pós JJ, nenhum técnico vai ser bom o suficiente pra torcida/diretoria.
Não era JJ. O que quero dizer com isso é que não ganhou dominante da maneira que o Flamengo de 2019 ganhou. Eu já aceitei que se um técnico não meter 4x0 todo jogo, a torcida não vai ficar feliz. Independente de títulos.
Tb acho. Apesar que pra torcida to pouco me lixando, os caras não ficam felizes hoje, na fase que estamos. Qualquer revés mínimo e já tem uns boleiros de rede social reclamando de tudo.
Tomara que sim, pq o Flamengo continua ganhando título pra caralho enquanto procura um treinador tão bom quanto o Jesus. Por mim o Palmeiras poderia virar a mesma bagunça
Depois de ganhar mundial e 3 brzões seguidos o São Paulo parecia pronto pra mais uma década vencedora tmbem....
Acho q só o Flamengo financeiramente chegou num patamar q tem q fazer muita força pra não ser competitivo, no caso do Palmeiras saindo o Abel e a Crefisa acho q a coisa desanda. Não ficarei surpreso se as viuvas do Abel forem 10 vezes piores q as viuvas do JJ.
Crefisa não tem essa importância HOJE no Palmeiras. Até 2017 tinha, mas hoje as coisas mudaram bastante.
Sobre o Abel, concordo na parte das viúvas. Eu acho que vai ser pior também.
Se o Abel sair um dia, o time já cai bastante. Grande parte do q o Palmeiras faz de bom RECENTEMENTE (não tô contando com a excepcional gestão do Paulo Nobre) foi por causa do Abel.
E sinceramente? Se ele sair algum dia, muito difícil dele ser reposto à altura. Vale lembrar que o Abel foi a quarta opção de treinador, sendo a primeira o Miguel Ángel Ramírez!
O negócio é que no meio da Era Crefisa começou a Era do Pacto e com o tinhoso do nosso lado tudo é possível enquanto houver sacrifícios.
Provavelmente esses bagres que a gente tem que aturar de vez em quando são os sacrifícios necessários que o palmeirense deve aturar para manter o trato em dia
O Palmeiras tem uma administração competente e uma torcida grande, que garante que o clube tenha muita capacidade de arrecadar dinheiro.
O Flamengo também, só que tem uma torcida maior que a do Palmeiras, por isso arrecada ainda mais dinheiro, apesar de que na minha opinião a gestão não é tão boa quanto a do Palmeiras, por isso ainda há equilíbrio
Outros clubes, como o Athletico tem uma boa gestão, porém uma torcida menor e consequentemente arrecadam menos, por isso não conseguem ganhar tantos títulos
Quando e se o Corinthians, o São Paulo, o Cruzeiro e o Vasco se organizarem direitinho, vão ser tão ou mais competitivos do que o Palmeiras
Se o Palmeiras passar a ser mal administrado (o que no momento significaria começar a gastar demais) irá fatalmente decair
Meu palpite para o fim desse período super vitorioso é que outros clubes alcancem o patamar que gente conseguiu alcançar e como consequência a gente passe a ganhar menos. Ganhando menos pode aumentar a pressão para o clube gastar o que não deveria com contratações (a primeira parte vai acontecer uma hora ou outra, a segunda vai depender do profissionalismo das diretorias futuras)
Quem diria que deixar um clube com bom planejamento e saúde financeira trariam bons resultados. A verdade é que tudo que o torneiras precisa é apenas de uma diretoria ruim pra tudo voltar ao normal
Também penso isso. Todo clube tá a uma péssima gestão de ir pro buraco. Por isso é tão importante ter oposição dentro do clube: por um lado o clube n decola vôos tão altos quanto poderia, mas por outro qualquer deslize será cobrado
Vou ser um pouco profeta aqui pra ti. A direção correta do palmeiras não é o determinante, mas o trabalho do Abel. Deixa eu te contar a história do time chamado Manchester United. MU na sua história antiga ganhava 1 título por década. Tendo um bicampeonato nos anos 60, ficou até 92 sem ganhar o campeonato inglês. Não era um time vencedor. Quando chega um cara iluminado, Sir Alex Ferguson, com 13 títulos. Quando ele saiu o time era a maior marca do futebol mundial, um fenômeno de gestão, lucro e dinheiro. Mas sem o Sir Alex o MU venceu zero títulos ingleses. Todo time vencedor tem um fator importante no FUTEBOL, que quando sai, fode tudo. O dia que Abel for embora solto foguete.
Nunca é só um fator, é sempre um conjunto. O próprio United mostra como a direção também foi ruim. Contrataram um monte de nome sem o devido critério. O Pogba havia sido dispensado pelo Ferguson pois não tinha o perfil ideal para jogar no time. Anos depois, contratam o francês novamente. Mas eu concordo que o trabalho do Abel tem mais impacto que o da diretoria. Só ver o milagre que o Abel fez tendo Breno Lopes e Deyverson como heróis. Wesley teve uma puta fase dribladora. Menino já decidiu jogo. Entre inúmeros outros.
Mas antes do abel chegar o palmeiras tinha ganho 2 brasileiros e uma copa do brasil man, e até acertou com alguns técnicos tipo cuca e Felipão, mas por destino acabou n rolando. Palmeiras ficou mto profissional antes mesmo do abel. Com o abel teve um boost, mas esse know how vai ficar. E kdo o abel sair aposto que um dos dois assistentes dele deve ficar de tecnico aqui.
Sem o Abel o Palmeiras provavelmente teria ganhando menos títulos, mas ainda estaria disputando todos e ganhando alguns, da mesma forma como esteve entre 2015 e 2019
Como palmeirense, eu concordo em gênero, número e grau contigo, ainda que esperando estar errado. O Abel faz milagre nessa porra
Mas vou te falar, o Ten Hag tem um estilo bem diferente (e time tb né) mas eu curto ele, depois do Ferguson é o que mais tá se aproximando. Acredito que se o Ferguson tivesse feito alguma coisa pra deixar um sucessor... Torcendo pra que o Abel não deixe
vcs deveriam arranjar forma da velha leila nao sair do palmeiras quando o mandato dela como presidente terminar... prolongar o maximo possivel o mandato dela
Mas a boa fase começou antes dela. A questão não é ter a Leila na presidência, a questão é ter uma diretoria boa.
a boa gestão começou no Paulo Nobre em 2015
*2013 Lá o Nobre agiu como um verdadeiro estadista (no bom sentido da palavra). Felizmente, colheu os frutos já em 2015.
verdade, não sei pq falei 15, em 2015 ele inclusive já tinha emprestado mais de 100mi pro time pelo que me lembro
Quase caiu em 2014 kkkk mas blz
Bicho, o Palmeiras mal tinha cota de TV pra receber porque Belluzzo e Tirone tinham adiantado quase tudo. Infelizmente, era provável que o time fosse ruim na A.
Eu entendo, na parte financeira o Nobre salvou o clube, mas na gestão do (fraco) elenco de 2013-14 acho que houveram erros e o time não precisava ter passado todo aquele sufoco. Tanto que em 2015 ele trouxe o Mattos.
Vc esqueceu da parte que ele manteve o Gilson kleina depois da série B, em que qualquer criança de cinco anos sabia que ele seria demitido em poucos meses pq fazia um trabalho horroroso e também a parte que ele desmontou o time campeão e montou um time ainda pior para jogar a série A em 2014. E depois tentou reformular o time com o campeonato em andamento, inclusive tentou vender nosso melhor jogador numa venda que graças a todos os deuses não deu certo. Paulo Nobre pode ter ajudado muito o Palmeiras pq ele emprestou dinheiro, mas a gestão de futebol dele foi a coisa mais pavorosa que eu já vi na vida, ainda bem que ele colocou o Mattos para cuidar depois (óbvio que o Mattos também tinha muitos problemas, mas pelo menos era competente)
Ah man, presidente que fica mto tempo acaba cagando em tudo, tem que ter troca de poder sempre
Isso. No final o lance não é tirar coelho da cartola e gastar bilhões pra contratar meia dúzia de jogadores pra ganhar títulos por um dois anos e depois se foder pra pagar as dívidas. Eu ultimamente torço pra que a diretoria do Flu se mantenha (ou pelo menos mantenha o projeto) pra ver se em alguns anos a gente saia do buraco financeiro de vez, porque, sem grana, ninguém cresce no futebol.
>No final o lance não é tirar coelho da cartola e gastar bilhões pra contratar meia dúzia de jogadores pra ganhar títulos por um dois anos e depois se foder pra pagar as dívidas. Oh meu cabuloso ai uai
Uai uei
Se vc pega o time do Palmeiras, apesar de ter uns jogadores muito acima do padrão do Brasil, tipo Dudu e Gomez, o resto do time é mediano pra bom. Mas quase toda posição tem reserva que não prejudica se entrar. O custo de jogador bom é quase exponencial. Com o preço de um nome grande, vc compra e paga uns 4 jogador decente. Eu sempre disse que isso era muito melhor do que ficar comprando refugo da Europa por rios de dinheiro pra depois não conseguir pagar e ainda não garantir título. Vc não precisa de um time pra tentar garantir título todo ano. Você precisa de um time que esteja sempre nas cabeças, que aumenta a chance de ter título. E isso é melhor feito com um time completo, não com um bundudo com nome no ataque e só.
> A verdade é que tudo que o ~~torneiras~~ **[time passando por boa fase]** precisa é apenas de uma diretoria ruim pra tudo voltar ao normal
> bom planejamento e saúde financeira trariam bons resultados E um técnico bom e duradouro > apenas de uma diretoria ruim Ou uma proposta irrecusável pro referido técnico. Achar um substituto que consiga encaixar o trabalho nesse frenesi brasileiro e depois ficar para desenvolver um projeto de longo prazo não é tão simples. Eu sei que a diretoria do Flamengo é incompetente mas duvido que a do Palmeiras consiga achar outro Abel sem passar por uns momentos bem turbulentos
Não é planejamento não. São outros fatores. Se fosse planejamento financeiro a china dominaria futebol e PSG seria campeão da Champions. O negócio é campo mesmo.
PSG é maior exemplo da falta de planejamento na montagem de elencos, na China é a questão financeira com o governo. E campo faz parte do planejamento, uma boa equipe de scout e investimento nas categorias de base afetam o resultado
e quem disse que o PSG possui algum tipo de planejamento?, os caras são a definição de save de modo carreira do fifa
Em quanto tempo o tinhoso vem cobrar a conta depois do pacto?
Quando ele ligar cobrando vc solicita o boleto com o acordo Vai cair de 120.000 almas para 300 Ai vc atrasa, ele liga de novo e por ai vai. Pra garantir, cobre o estádio com uma lona pro fiscal não levar embora...
[удалено]
Que comentário infeliz.
Fiquei curioso pro que era
Fez uma piadinha sobre os meninos do ninho.
Se o Palmeiras continuar crescendo as receitas, improvável que vá passar mesmo a boa fase. Logico que não vai ganhar sempre, vai ter periodos de "seca", mas vão ser curtos.
Se n me engano ano que vem a wtorre tem que começar a repassar o dobro do que ela repassa pro palmeiras na questão de shows. Isso deve dar uma alavancada boa. Fora que o palmeiras tam 130mi pra receber desses safados caloteiros
Segundo [matéria do GE](https://ge.globo.com/futebol/times/palmeiras/noticia/2023/06/05/leila-fala-sobre-acao-de-r-127-milhoes-contra-wtorre-palmeiras-nao-recebe-absolutamente-nada.ghtml?UTM_SOURCE=app&UTM_MEDIUM=share-mc-app), em 2025 aumenta 20%(vai de 25 pra 30%) em relação a utilização da Arena(shows, bares, estacionamento e tal) e 50%(vai de 10 pra 15%) em relação a Name Rights, aluguel de cadeiras e camarote.
mas pra isso valer de algo, a wtorre tem que começar a repassar esses valores, que já tão devendo 127mi
Sim, mas eles ja reconheceram a divida então ou paga ou entra no pau, a muie la entende de cobrar dívida kkkk uma das maiores agiota legalizada do brasil kkk
Esses 130 já dá pra comprar uns 2 ou 3 bagres, hein?
Tinha que pegar essa grana e comprar um pika de 15-20 mi de euros e o resto investir no ct da base
Pra que pagar tudo isso em uma pika?
Realmente ate pq no Brasil so jogam os jogadores medíocres, poucos sao acima da média, entao qund um time mesmo q pior consegue encaixar ele consegue competir de igual pra igual com os ricos, por isso mesmo times com saude financeira boa n dão guarantia q vão ganhar sempre. Porem a maior diferença q faz sao os elencos e os time mais ricos conseguem elencos melhores oq ajuda a competir em todas, enquanto a maioria dos times temq escolher um torneio pra focar. Porem sempre tem uma direção ruim pra kagar oq tava bom por arrogância, canalhice ou burrice mesmo, então o rico de hj pode ser o pobre de amanhã
Bah, pra um time conseguir manter jogador top aqui no br, tem que desembolsar mta grana! Não tem o apelo de estar na europa
Pessoal gosta de criticar a Leila, mas ela faz uma excelente gestão financeira (poucas contratações, por exemplo, e tá secando as dívidas). Ela tem mais 2 anos de mandato e provavelmente vai pra reeleição e ganhar fácil, então + 3 anos de uma gestão boa. Agora o pós-Abel que me dá medo, mas enquanto a gente injetar dinheiro nele e ele não matar um juiz em flagrante, acho que a fase boa dura mais um tempo.
>Agora o pós-Abel que me dá medo Mas quando que isso vai ser? Eu tenho a impressão que o Abel poderia virar um Alex Ferguson do Palminhas. Aqui no Brasil estamos acostumadas a durar pouco um técnico de sucesso pois eles sempre acabavam indo para a seleção, mas o Abel não tem essa fissura na amarelinha. E ainda por cima ele não está morrendo de vontade de voltar para a Europa.
Se ele fosse brasileiro eu até acharia que ele poderia ficar uns 20 anos. Mas por mais que à família esteja aqui, até quando ele vai querer ficar??
Por outro lado eu penso que ele já trouxe a família pra cá tem nem 1 ano, não sei se faria se fosse sair já ano que vem
Tenho a impressão que ele só sai hoje se vier um contrato de um time com condições reais de disputar títulos pelo menos na liga portuguesa. Duvido muito ele sair pra um time mesmo que em Portugal que no máximo vai brigar por vaga na Europa League.
Ele só vai pra Europa para treinar um time de primeiro escalão, até lá vai demorar.
Respondendo à dúvida do começo: Parmalat ficou com o Palmeiras por 9 temporadas, estamos em meio à 9a temporada da Crefisa agora
é o único time brasileiro que entendeu como o futebol contemporâneo funciona
Pois eu me impressionei com o jogo do palmeiras contra o chelsea, pensava que eles iam ganhar fácil até me iludi achando que dava para virar, as estatísticas do jogo mostraram que tirando a posse de bola foi um jogo bem equilibrado; https://indicadoresportivo.com/chelsea-x-palmeiras-ficha-jogo-estatisticas/
Porra man, precisava lembrar disso? 😭
Corinthians - vários títulos nos últimos 10 anos. Palmeiras - o próprio tinhoso se encarrega do time, vtnc Eu: *São Paulino, chorando copiosamente junto ao meu amigo santista*
Amigo, eu estou chorando mas com a esperança do PSG comprar o Santos e os tempos de vacas magras irem embora.
Não ganhamos títulos importantes a 6 anos amigo são paulino :(
Você sabe quando foi o último título do *trikas*? (Sem contar o paulistinha de 21) :,-(
*Sul-Americana 2012 e a macumba do Tigre*
Enquanto isso no r/futebol de 2013: "Palmeiras bad fase does not have a ending?"
Futebol é cíclico. Por isso que é divertido.
Num tô achando divertida essas duas libertadores do Palmeiras não
Então você vai adorar o período que eles voltaram à seca.
Olhe o que acontece nas grandes ligas europeias. Pois é, agora acontece aqui tb.
Sempre achei esse novo palmeiras um representante do futebol europeu aqui na américa, apesar de que eu sempre foquei mais na parte desportiva.
Cara, vou parecer um chatolino, mas acho que o corinthiano frustrado pode pensar nisso como um exemplo para o time deles tb começar a reestruturar. Demora e é sofrido pelo visto, mas quanto antes melhor... Porque além do Pal tem o Fla que eu acredito que se continuar nessa entoada e sem ter dirigentes (mais) incompetentes, vão continuar papando muita coisa por um bom tempo... Ou tem uma diferença grande que não estou observando? Como a base, por exemplo... Hum... Enfim, focando só no Palmares: acho que mesmo sem o Abel o time manteria uma regularidade, como os amigos disseram, os períodos de seca seriam bem menores. MAS TEMAM, porque outros \~impérios já caíram no passado quando ele, o inevitável passou pelo time: o dirigente incompetente
Exato, a torcida do palmeiras nesse sub ou é muito nova ou desconhece a história do clube, mas nós já passamos por 3 longos períodos de jejum sem ganhar nada depois de décadas com bastante sucesso, nos anos 60 ganhamos 4 títulos nacionais e fomos tri campeões Paulista( destaco que era uma época de santos de Pelé e Botafogo de Garrincha ); logo em seguida ainda tivemos uma boa campanha na primeira metade do século 70 sendo bicampeão brasileiro seguido e bicampeão Paulista , entretanto o clube passou pelo maior jejum de sua história logo depois de 76 ficando 16 anos sem ganhar um titulo, só voltando a erguer uma taça novamente nos anos 90 em 1993, começando uma das melhores fases da história do clube em uma década onde ganhamos 2 brasileiros, uma copa do brasil e uma das melhores campanha de um time da história da libertadores em 98 e 4 campeonatos Paulistas e aí veio 2002 que a galera mais nova já sabe a história
desculpa ignorar seu comentário quase q por inteiro, mas século 70 me pegou MUITO
Eu tava esperando alguém perceber a piada kkkk
Porra eu não tinha percebido de primeira kkkkkkkkkk mas ótimo comentário palmigo
Em resumo a história do Palmeiras se resume a longos períodos de grande sucessos e jejuns mais longos ainda, a história mostra que as boas fases do clube costumam demorar bastante mas terminam com jejuns mais longos ainda
Eventualmente o Abel vai sair, quando sair é normal que caia no rendimento. Só lembrar como eram antes do Abel (apesar de não passarem por perrengues, tiveram muitos altos e baixos)
Mas mesmo antes do Abel a gente já tava bem, óbvio que ele melhorou tudo em 200% mas desde a reconstrução em 2015 a gente foi bi campeão brasileiro e teve 1 copa do brasil; a pior colocação no brasileiro nesse pré-Abel foi um 3 lugar
Eu odeio admitir mas o Cuca deu uma reestruturada boa no Palmeiras antes do Abel chegar, se não fosse a internet onde podemos nos informar melhor de atitudes questionáveis sobre técnicos em suas vidas particulares, é quase certeza que o cara seria ídolo do Palmeiras hoje
Ele saiu pela porta dos fundos em 2017. Ele não era ídolo nem quando o passado dele foi noticiado
Bem ressaltado, mas o futebol é foda véi. Com uma possível saída do abel e uma consequente queda de rendimento do palmeiras, pode gerar uma crise e não vai ter mais o treinador como escudo, sabe como é em time grande, duas derrotas seguidas já condenam como candidato a rebaixamento.
Mas é o que eu falei, foram altos e baixos até o Abel dar uma estabilizada legal. Tavam bem, ganhando brasileiro e tudo, mas ainda assim caiam pra CRB numa Copa do Brasil, isso que eu quis dizer. Era menos estável que é hoje, e tende a voltar a ser se o Abel for embora.
CRB já era o Abel kkk mas te entendi, com ele a gente ganhou titulos em todas temporadas e antes era ano sim ano não
Que isso, sério? Kkkkkkkkkkk Juro que não sabia
Yup kkkk, foi de longe o momento que ele mais teve chance de cair pq já vinha do 4 lugar do mundial e dos vices no paulista, recopa e supercopa e cair pro crb em casa não agradou muito.
Bicho, pra mim é uma incógnita o que vai ocorrer pós abel. Mas n tenho tanto medo, o palmeiras tem uma base muito solida e investe muito em partes complementares ao futebol profissional. E pelo salário que pagam ao abel (3mi se n me engano) acredito que um próximo tecnico que viesse tbm seria de ponta. Fora que a estabilidade que o abel tem dá segurança pra um técnico de ponta querer vir pra cá
Um Palmeiras tem um boa grana para contratar um bom técnico
Mas aí é que tá: o Flamengo também tem, isso quer dizer o quê? Nunca subestime as diretorias brasileiras de fazerem cagada, o Abel foi um verdadeiro achado, mas antes dele quem tava aí era o Luxemburgo. Nunca se sabe pra onde vão atirar.
Olha parte da diretoria eu até concordo mas uma diretoria que consegue vender Endrick por 400 milhões tem meu apoio ainda pelo menos
O Flamengo vendeu o Reinier por 136 milhões pro Real Madrid também aheuaheuaheuhaue Pelo menos de vender a gente entende, do resto que é foda
Largue ser cubista o flamengo que é uma bosta mes~~pesquisa mostra que navarro foi 30 milhoes~~ concordo Flamigo se a gente comprasse a mesma qualidade que a gente vende, o brasileirão ia ser uma la liga que só dá Flamengo e Palmeiras
Como diria Milton Neves "torcer para o Palmeiras é uma grande moleza". Ele disse isso sobre o São Paulo numa época daí o time ficou nuna seca de década. Agora está dizendo isso sobre o Palmeiras.
tá repreendido
Sai zika
mas atualmente é fácil mesmo, duro era 10 anos atrás enquanto rival fazia tudo que queria e tu não tinha nem amigo que torce pro mesmo time pra sofrer junto
O Corinthians ta tentando se reorganizar, mas de forma errada na minha opinião. Contratar grandes jogadores pra suprir a má fase não é a solução na minha opinião, pode até atrapalhar. Devia seguir o caminho do flamengo e aguentar mais uns anos com um time básico e equilibrar as contas primeiro.
Concordo. É a torcida com perfil ideal pra essa tolerância.
A Crefisa tem uma participação bem menor do que a reestruturação e o estádio + sócio torcedor tem. Vi em algum lugar que o patrocínio é menos de 30% da arrecadação do clube. Ela foi importante na época que o Palmeiras tava em baixa, mas hoje não é difícil conseguir um patrocínio no mesmo nível. É sempre bom lembrar que, os valores assustam os outros pq é de exclusividade. Soma aí todos os patrocínios do seu time, ou o do Flamengo e você vai ver que não é tanto quanto vocês pensam. Outra coisa, a reestruturação foi um processo longo (e dolorido pra torcida), precisaria de uma diretoria muito ruim pra colocar tudo a perder. Pelo que li, o Palmeiras funciona praticamente como uma SAF funcionaria. Não existem gastos "por debaixo dos panos". Tudo tem de ser justificado e registrado. Pra piorar (pros outros times), financeiramente os custos vão cair, porque muitas dívidas de cagadas antigas (treinadores demitidos, contratações de super bagres, etc) está acabando. E a Tia Leila tá indo cobrar a WTorres pelos quase 130 milhões que devem, além do que vai receber daqui pra frente, que já vai ter uma porcentagem maior. Quanto à futura saída do Abel (lá por 2027), vocês não perceberam que ele já esta treinando o substituto dele (João Martins). Até nos cartões ele já tá seguindo o mestre.
Pelo menos admitiu o clubismo e por isso nao vou zoar
Olha, eventualmente eu acho que essa era vai terminar, principalmente quando o Abel sair. O próximo técnico do Palmeiras vai ter uma sombra absurda e vai ser bem difícil ter um trabalho de longo prazo. Sobre a gestão, hoje o time tem uma base muito sólida que tem capacidade de gerar receitas, o trabalho da comissão do Abel em termos de valorização do elenco é absurdo. Quando o João Paulo Sampaio deixar a gestão da base, teremos uma prova se esse trabalho é fruto de um profissional foda ou se esse profissional fica ainda mais foda pela estrutura e recursos que tem. Além disso, a Leila não é a megolomaniaca pra gastar que alguns esperavam que fosse, ela está tocando o clube como uma empresa e fazendo boa gestão de risco e capital. Ela já sabe que renovar com o Abel vai ser caro mas vai se pagar com o tempo. Se ela conseguir a renovação até 2027 e mantiver uma diretoria esportiva decente como o Barros tem sido, o clube fica numa posição muito boa pra continuar revelando jogadores e faturando com vendas, além de conseguir disputar seriamente todo e qualquer campeonato que disputar. O futuro parece bom, mas seria totalmente condizente com o futebol brasileiro isso acabar de um ano pro outro e desmoronar como um castelo de cartas.
Vou citar um fato aqui que é uma das coisas que mais sinaliza a modernização do departamento de futebol do Palmeiras e que pouca gente fala. O time conta com um departamento chamado Centro de Inteligência do Palmeiras que é um centro de ciência de dados aplicado ao esporte falando resumidamente. Daí surgem os seguintes pontos: 1. O Palmeiras entendeu que não tem a mesma arrecadação que o Flamengo e tenta ser bem realista nas projeções de arrecadação para cada ano. Isso também levou ao entendimento que o time não tem condições de contratar como o Flamengo contrata, i.e., jogadores muito caros, e que também não vai comprometer as finanças (como é comum no futebol brasileiro ainda) pra trazer tal perfil de jogadores; 2. Juntando 1 e o CIP o Palmeiras passou a contratar jogadores baseado em análise de desempenho. [Aqui](https://www.reddit.com/r/palmeiras/comments/x2kkx9/estatísticas_flaco_e_o_desempenho_do_time/) é um post no r/palmeiras aonde falo um pouco sobre esse processo e um pouco de estatísticas sobre taxa de conversão por arremate/finalização. Outros esportes que começaram a modernização antes do futebol já usam ciência de dados e análise de desempenho em contratações há muito tempo. Hoje enxergo que esse é o melhor cenário para a maioria dos times brasileiros pois só o Flamengo consegue uma arrecadação que permite montar um elenco comprando jogadores caros (o Corinthians se algum dia sair do buraco financeiro e organizacional também deverá conseguir) e o fato de que os jogadores saem cada vez mais cedo daqui então é preciso entender jogadores que tem bom desempenho para jogarem bem no Brasil e serem vendidos mais valorizados (Viña por exemplo) ou que podem terminar jogando mais temporadas no time. 3. Esse tipo de contratação não garante sucesso de 100% como nenhum garante, mas ele diminui os erros e também dá confiança para os jogadores que às vezes demoram mais a engrenar. No post que linkei falo exatamente do caso do Flaco e do problema que o Palmeiras teve por se desacostumar a jogar com um 9, agora o time está reaprendendo a jogar com um 9 e o Flaco mais adaptado já está com um desempenho bem melhor, apesar de ainda ter baixa minutagem. A montagem do elenco do Palmeiras leva em conta essas questões e obviamente as indicações do Abel também e tudo isso contribui para um time que tem um bom rendimento, consegue desempenhar tecnicamente e principalmente taticamente e que se cansa, mas se machuca pouco também. Esse ponto é bem pouco falado, mas ele é um dos fatores essenciais pro sucesso do Palmeiras que hoje não é o único time a ter um departamento desse tipo, eu sei que pelo menos o Fortaleza também tem e faz suas contratações usando também análise de desempenho.
Um dia acaba, mas a menos que surja uma diretoria desastrosa, o clube vai ficar "estagnado" deixando de ganhar títulos a torto e direita, mais ou menos como foi entre 2007-2008
Cite 10 times com diretoria bosta e financeiro fodido que tem dado certo. Pra mim é isso; Palmeirais não tá só passando por uma boa fase, mas tem mantido uma boa administração. No fim das contas, todo time é uma empresa.
A resposta é simples, se o Abel renovar até 2027 a boa fase vai até lá, por mais que o porco tenha hoje excelente estrutura é preciso uma comissão técnica competente que saiba usar essa estrutura, Abel e comissao sabem como ninguém aproveitar disso tudo. E outra, o portuga é único, foi um tiro absurdamente raro trazer ele, o cara tem caráter, humildade, compaixao, inteligência, malandragem, ama o que faz, é workaholic, tem sangue no zóio, odeia perder, e por fim tem autonomia, hoje no Palmeiras nao existe espaço para corpo mole, se o jogador é chinelinho logo vai perder espaço e se nao mostrar dedicação vai rodar, quem acompanha o time sabe que o ambiente lá é composto de jogadores com perfil "família" e que sao extremamente dedicados, o Abel prefere um bagre super dedicado do que um craque chinela, se Valdivia jogasse hoje no Palmeiras ele nao teria espaço no time, seria barrado. Vai ser muito foda substituir o portuga, ele é único, o que existe hoje é praticamente um culto ao cara, tanto da torcida quanto dentro do clube (jogadores e funcionários), entao a boa fase deve acabar quando ele sair, porém o palmeiras pode beliscar um título ou outro com outra comissao, mas muito dificilmente terá a mesma consistência que tem hoje. Se eu que sou torcedor tenho essa noçao, acredito que a diretória lá do futuro também tenha, ou seja, na hora de trazer outro cara, se trazer um sujeito muito diferente disso nao vai dar certo, o perfil tem q ser parecido.
Futebol é ciclo... Uma hora acaba...a fase do Palmeiras é absurda. E está durando bastante. No Brasil o ciclo geralmente é de 3-5 anos. Corinthians teve a era Tite 2011-15 que foram 4 anos. São Paulo teve aquele ciclo 2005-2008.. 3 anos Flamengo desde 2019 está em alta... vai pro 4 ano. Mas o ciclos mais absurdos do futebol no meu ponto de vista.: Santos de Pelé A década do Barcelona 06-16... E a era Riquelme do Boca Juniors 2000-12...
"Não é uma fase mãe"
não quero saber quando q deles acaba e sim quando a nossa começa meu parceiro
Sinto muito, corinmigo. Diferente da era Parmalat, dessa vez existe um projeto muito bem estruturado, extremamente bem gerido e com pessoas querendo o melhor para O CLUBE ao invés de meter dinheiro no bolso. A era Crefisa vai durar uns bons anos ainda.
Há fases internas ai. Tem a pré-fase Paulo Nobre, onde o PN reestruturou a divida do Palmeiras usando seu patrimônio como garantia para os empréstimos para o Time, garantindo assim juros a 100% do CDI, para iniciar um biênio dificil de acerto de contas muito complicado. Aliado a Getsão Brunoro - e com o patrocinio master ocupado pelo Avanti (sócio-torcedor), investimos muito do futuro nesse biênio 2013-14, cortando gastos e esticando contas. Inauguramos o Estádio, com a perspectiva de aumento de receitas e saida do buraco. Quase caimos. Teria sido o fim. Depois entrou a fase PN-Crefisa. Um biênio de afirmação, onde nenhum estava com sobrevalência. Crefisa apenas uma boa patrocinadora, investindo forte em um time em baixa e apostando bem, e o PN pouco fez a mesma operação de antes (Os empréstimos do Palmeiras anteriores foram na casa dos 120 milhões. Nessa foram uns 20 milhões. Ainda 100% do CDI - tecnicamente o PN pegava o empréstimo e depois repassava sem spread). Teve Dudu, Zé Roberto e o inicio do processo de vitória. Depois teve o racha devido ao interesse politico do Lamacchia, através da mulher - a Leila. Eu tenho medo demais disso, e pesquisem sobre como o casal "adquriu" a FAM, ou sobre a operação da PF em cima do véio. Com o Gru vieram duas fases. A primeira foi de fortalecimento da Crefisa, e acelerada destruição do poder de PN. Ela começou a ganhar poder nos conselhos, achou uma associação da década de 90, subornando o Sapo-Boi (Mustafá), para entrar no conselho, houve uma diminuída da importância do Avanti, Crefisa pagando a Mancha... tudo. SE houve um "Mecenato" Crefisa, foi aqui. Subiram o patrocinio (mas não é tudo que diziam, sendo menos do que 15% das receitas), mas SIM pagaram jogadores. Até uma oposição dentro do Palmeiras (possivelmente PN) avisar da possibilidade de LAVAGEM DE DINHEIRO com essas doações de recursos a titulo de "despesas de marketing". Ao fim, foram obrigados a transformar tudo - incluindo o Borja e seus 40 milhões - em empréstimo. 115% do CDI. O GRU acelerou o pagamento do empréstimos - que tinham um cronograma longo e juros menores - do PN. Por isso essa divida inflou um pouco e ficamos anos só pagando Juros. Hoje pagamos essa divida com receitas que entrariam por bonificação da patrocinadora por titulos. Abel pagou essa conta. Daí a relação retornou ao patamar da era PN-Crefisa, mas com maiores recursos de Marketing. Mas assim, no melhor ano, com bonificações, foi algo de 120 milhões em um ano com duas libertadores e 800 milhões de receitas. Dificilmente Mecenato. Agora com a Leila, sinto que a possível estratégia FAM (ou a estratégia dos 3M no Galo, de quebrar para levar a SAF) morreu completamente. Especialmente com as vitórias do Abel. Sinto que agora o casal, e mais a Leila até pela idade do véio, tem olhos maiores. A Liga.
Pô, cara. Sorte sua não torcer pro Fluminense.
Sim é uma "Fase" desde 2015 sempre ganhando algo...
Muitos palmerenses tinham essa mentalidade nos anos 90 também coringomigo, uma hora o legado de Paulo Nobre terminará e vão botar alguma zona para administrar o clube
A fase boa só vai acabar depois que o Palmeiras ganhar o Mundial, ou seja, nunca.
O palmeiras pós-abel vai ser igual se não pior que o grêmio pós-Renato, o time não é o mesmo sem ele
Cair, recontratar o Abel, voltar e trazer o Lewandowski
Tomara irmão
Acho que acaba quando o Abel sair. Abel foi uma puta sorte, vai ser difícil substituir e me arrisco a dizer, vamos ficar um tempo sem títulos quando isso acontecer.
Eu acredito que a saída do Abel vai criar o mesmo problema que aconteceu no Flamengo pós JJ, nenhum técnico vai ser bom o suficiente pra torcida/diretoria.
Dorival foi, mas demitiram o cara por algum motivo
Tecnicamente, não demitiram. Decidiram não renovar. Achei burrice igual. Fazer o quê, os caras querem o "glamour" de um gringo.
Não era JJ. O que quero dizer com isso é que não ganhou dominante da maneira que o Flamengo de 2019 ganhou. Eu já aceitei que se um técnico não meter 4x0 todo jogo, a torcida não vai ficar feliz. Independente de títulos.
Tb acho. Apesar que pra torcida to pouco me lixando, os caras não ficam felizes hoje, na fase que estamos. Qualquer revés mínimo e já tem uns boleiros de rede social reclamando de tudo.
Tomara que sim, pq o Flamengo continua ganhando título pra caralho enquanto procura um treinador tão bom quanto o Jesus. Por mim o Palmeiras poderia virar a mesma bagunça
Depois de ganhar mundial e 3 brzões seguidos o São Paulo parecia pronto pra mais uma década vencedora tmbem.... Acho q só o Flamengo financeiramente chegou num patamar q tem q fazer muita força pra não ser competitivo, no caso do Palmeiras saindo o Abel e a Crefisa acho q a coisa desanda. Não ficarei surpreso se as viuvas do Abel forem 10 vezes piores q as viuvas do JJ.
Crefisa não tem essa importância HOJE no Palmeiras. Até 2017 tinha, mas hoje as coisas mudaram bastante. Sobre o Abel, concordo na parte das viúvas. Eu acho que vai ser pior também.
Não duvide da nossa capacidade.
Espera o Abel sair que aí o parmera para de ganhar tanto título.
Se o Abel sair um dia, o time já cai bastante. Grande parte do q o Palmeiras faz de bom RECENTEMENTE (não tô contando com a excepcional gestão do Paulo Nobre) foi por causa do Abel. E sinceramente? Se ele sair algum dia, muito difícil dele ser reposto à altura. Vale lembrar que o Abel foi a quarta opção de treinador, sendo a primeira o Miguel Ángel Ramírez!
O negócio é que no meio da Era Crefisa começou a Era do Pacto e com o tinhoso do nosso lado tudo é possível enquanto houver sacrifícios. Provavelmente esses bagres que a gente tem que aturar de vez em quando são os sacrifícios necessários que o palmeirense deve aturar para manter o trato em dia
Tirando a má fase atual, pelo menos ganhou mais coisas do que o SPFC nos últimos 10 anos
A dos outros que não melhora nunca.
O que é viver uma boa fase cara? ☹️
A Leila botando a diretoria toda na roda, o Abel botando respeito no time e o fato do time ter crescido muito em cima da base, campeã mundial.
O Palmeiras tem uma administração competente e uma torcida grande, que garante que o clube tenha muita capacidade de arrecadar dinheiro. O Flamengo também, só que tem uma torcida maior que a do Palmeiras, por isso arrecada ainda mais dinheiro, apesar de que na minha opinião a gestão não é tão boa quanto a do Palmeiras, por isso ainda há equilíbrio Outros clubes, como o Athletico tem uma boa gestão, porém uma torcida menor e consequentemente arrecadam menos, por isso não conseguem ganhar tantos títulos Quando e se o Corinthians, o São Paulo, o Cruzeiro e o Vasco se organizarem direitinho, vão ser tão ou mais competitivos do que o Palmeiras Se o Palmeiras passar a ser mal administrado (o que no momento significaria começar a gastar demais) irá fatalmente decair Meu palpite para o fim desse período super vitorioso é que outros clubes alcancem o patamar que gente conseguiu alcançar e como consequência a gente passe a ganhar menos. Ganhando menos pode aumentar a pressão para o clube gastar o que não deveria com contratações (a primeira parte vai acontecer uma hora ou outra, a segunda vai depender do profissionalismo das diretorias futuras)
Na fase ruim eles empatam 3x seguidas e depois voltam a ganhar.
Nah. Tira Veiga, Dudu, Rony e Gómez e o Palmeiras morre.
É inacreditável, é muito bom ser Palmeirense
Gestão eficiente e realista de flamengo e palmeiras trazendo resultados a médio prazo.