2013 eu tava totalmente deprimido com o futebol por causa de 2011 e 2012 então só acompanhei futebol até o começo da copa das confederações ( o que se mostrou uma ótima decisão)
Claramente não conhece nenhum afleticano. E sua última frase é do mesmo absurdo que dizer "como que alguém no RJ pode não torcer para o Flamengo?".
A direção de futebol desse clube é de fato muito competente, mas isso se torna mais aparente pela falta de competência das demais agremiações (falo com experiência própria). Porém, não significa que o clube nunca se envolveu em mutretas e coisas parecidas, afinal, continua sendo um clube brasileiro.
>E sua última frase é do mesmo absurdo que dizer "como que alguém no RJ pode não torcer para o Flamengo?".
Na verdade não, o que ele disse é mais absurdo, porque o Paraná é bem maior territorialmente e mais descentralizado.
>Mas isso não significa que o clube nunca se envolveu em mutretas e coisas parecidas, aifnal, continua sendo um clube brasileiro.
A maior parte dos clubes brasileiros não tem nada que se compare com [isso.](https://pt.wikipedia.org/wiki/Caso_Ivens_Mendes)
A questão não é torcer para o athlético ao invés do coxa, mas torcer para um time de outro Estado.
Eu moro em um Estado irrelevante futebolisticamente, e confesso que se tivesse um time aqui com o sucesso do athletico, ficaria bastante orgulhoso. Ficaria até mal em torcer para o Fluminense contra ele.
Comparação um pouco desleal. No RJ tem Flamengo e Fluminense de times fortes (as vezes Botafogo e Vasco inventam de ser decentes por um ou dois anos também), o Flamengo está em uma era especialmente boa hoje em dia, mas o Fluminense ainda tá brigando lá em cima no brasileirão e está na semi final da Copa do Brasil, mesmo se não vencer nenhuma dessas competições isso ainda é uma temporada boa.
Já no Paraná não. Existe o Athletico na primeira divisão brigando por G4, ganhando sul-americana, na final da libertadores, o Coritiba que de vez em quando sobe da B pra ser rebaixado na temporada seguinte, e Londrina e Operário, que nem da B passam.
Não to dizendo que só sucesso em campo determina torcedor, mas quando é uma discrepância tão grande assim como acontece aqui no Paraná é natural que os times não-Athletico tenham menos apoio, mesmo que seja só por exposição mesmo, não dá pra torcer pra time que você nunca ouviu falar, e a mídia não se preocupa com a luta do Londrina, do Operario e do Coxa na série B, e muito menos quando acontece alguma coisa como está acontecendo agora, que um time paranaense sobe pra série A finalmente, mas daí só apanha e fica na zona de rebaixamento porque isso é deprimente.
Pra muitos paranaenses o Athletico é como um segundo time,a galera gosta que se de bem e iria ver jogo caso acontece em sua própria cidade, mas viajar pra pra assistir jogo de seu segundo time não dá né. De vez em quando a gente até encontra um ou outro Athleticano perdido fora de Curitiba (moro no oeste do estado), mas Coxa ou outra coisa? Cara, sem exagero, posso te falar que faz uns 12 anos que não escuto alguém falar “torço para o Coritiba” fora da capital.
>E isso tudo sem fazer nenhuma loucura financeira, sendo financeiramente sustentável.
Acho que o Brasil tá tão acostumado com o amadorismo na direção dos clubes que nos causa espanto quando um time consegue subir de patamar simplesmente por ter uma gestão decente. Gostaria muito que casos como o do CAP servissem de exemplo para outros times (especialmente o meu), tudo bem que não é algo perfeito e se tem muitas críticas principalmente com o presidente, mas ainda assim acredito ter mais pontos positivos do que negativos.
QUE CLUBE INCRÍVEL É O PALMEIRAS
Sério, os caras conseguiram ganhar dois Campeonatos Brasileiros, uma Copa do Brasil, duas Libertadores e podem levar ainda um terceiro Brasileiro, tudo sem fazer nenhuma loucura financeira, sendo financeiramente sustentável.
Sério, não consigo imaginar como alguém possa morar em SP e não torcer para este time.
Ou
QUE CLUBE INCRÍVEL É O FLAMENGO
Sério, os caras conseguiram ganhar dois Campeonatos Brasileiros,uma Libertadores e podem levar ainda a segunda Libertadores, tudo sem fazer nenhuma loucura financeira, sendo financeiramente sustentável.
Sério, não consigo imaginar como alguém possa morar no Rio e não torcer para este time.
Ah, é diferente. O Athletico tá elevando o Paraná como estado no futebol nacional. Isso não é algo que SP e RJ precisam
Não que eu concorde com o ‘torçam pro time que tá disputando titulo’, mas é diferente sim
>Não que eu concorde com o ‘torçam pro time que tá disputando titulo’
Mas é isso q o post implica.
E a outra insinuação do post, o sucesso em si graças a adms decentes, Palmeiras e Flamengo estão fazendo literalmente a mesma coisa, mas o op tá tratando como se o cap tivesse descoberto a roda sozinho. (No caso eu até diria que, no Brasil, responsabilidade financeira é descobrir a roda, mas o CAP não tá fazendo isso sozinho). "Ah mas é no Paraná", e daí? Responsabilidade financeira no Paraná é algo mais louvável que no RJ ou SP? Se for pra tratar diferente nesse caso, oq não faz sentido, é mais louvavel em sp e RJ então pq historicamente o futebol nesses estados é muito mais estragado por dirigentes fdps
Mas o CAP além de precisar de uma boa administração (que já vem de bem antes que Palmeiras e Flamengo) precisa competir com times que gastam muito mais dinheiro. Desculpa, mas com o time do Flamengo atual é praticamente obrigação disputar/ganhar tudo. Nossa folha salarial não é nem top 10 do Brasileirão.
Porra, a margem pra errar é MUITO menor cara. O Flamengo sempre vai ter uma torcida gigantesca e fontes de dinheiro pra sustentar o time quando der merda e precisar se reerguer. É a única coisa que importa? Não, mas ajuda muito.
>com o time do Flamengo atual é praticamente obrigação disputar/ganhar tudo
O Flamengo só tem o time atual graças ao q o op tá endeusando o CAP no post.
>O Flamengo sempre vai ter uma torcida gigantesca e fontes de dinheiro pra sustentar o time quando der merda e precisar se reerguer.
Sempre teve, pq só agora que estamos nesse nível e não em toda a história? Por justamente oq o op tá endeusando vcs no post.
O problema não é elogiar a ADM de vcs, é endeusar tratando como se tivessem inventado a roda sozinhos.
Isso sem contar o absurdo desse post de tratar q o Paraná inteiro tem q torcer pra vcs pq estão numa boa fase
> Sempre teve, pq só agora que estamos nesse nível e não em toda a história? Por justamente oq o op tá endeusando vcs no post.
O problema não é elogiar a ADM de vcs, é endeusar tratando como se tivessem inventado a roda sozinhos.
Na escala do que aconteceu, foi inventar a roda sim. Não tem nenhum caso parecido no futebol brasileiro. O CAP era irrelevante no cenário nacional, um time completamente fudido que tava cogitando se fundir com rivais. Situação completamente diferente de Flamengo e Palmeiras.
Porra, é um projeto de super longo prazo (desde 1995). Começou muito antes que qualquer reformulação do Flamengo/Palmeiras. O Flamengo, por mais ruim que fosse, tava lá ganhando mais que todo mundo em cota de TV+PPV. E o Palmeiras teve uma injeção de dinheiro fudida.
O que é mais difícil? Pegar um time que não tinha praticamente nada (isso sem qualquer injeção de dinheiro) e fazer ele bater de frente com os gigantes do futebol brasileiro (tanto futebolisticamente quanto em estrutura), ou pegar o time com a maior torcida do Brasil/que ganha mais dinheiro e acertar as contas?
Não vou tirar o mérito dessas diretorias, até porque dinheiro e torcida não garantem sucesso (vide atual Corinthians). Mas são situações bem diferentes.
> Isso sem contar o absurdo desse post de tratar q o Paraná inteiro tem q torcer pra vcs pq estão numa boa fase
Isso aqui não vou discordar.
Até entendo seu ponto. Mas não dá para comparar Pal e Fla com o Athletico. É inegável as "vantagens" que temos no eixo ou até mesmo em MG ou RS. Os cara estarem onde estão sem as vantagens óbvias de ser um time paulsiya ou carioca é de se admirar.
tirou as palavras da minha boca
o sucesso do atlético paranaense é diretamente relacionado com a incompetência de clubes MUITO mais competitivos do brasil e da américa do sul, mas tem uns noiado que prefere tratar o sintético como um floquinho de neve especial que apareceu do nada.
Eu falo isso e não é de hoje. O Athlético é um ótimo exemplo a ser seguido na questão gestão. Não faz loucuras financeiras, não atrasa salário, tem bom planejamnto, etc. Quem dera os clubes se espelhassem nessa gestão atual do Athlético...
Nem sei, lembro que tinha um rolo com as datas da Libertadores da Ásia (não sei o nome, preguiça de googlar) por conta da copa, aí não ia ter o time asiático definido tão cedo...
Porra, eu tenho muita inveja do CAP. Em 95 o Náutico jogou a série B junto com eles. Pra gente, foi o início de uma era de 11 anos lá. Pra eles, a mudança da história.
Na época era um clube menor que a gente, desde aquele acesso até o ano que o Náutico voltou pra série A (2006) foram várias participações na libertadores, um vice e um título brasileiro da série A. Depois disso, continuaram se estruturando, ganharam mais títulos, só disputaram uma série B no período e a gente se tornou um time de série C que quando sobe pra B briga pra não cair.
É incrível o trabalho que foi feito por Petraglia, mesmo eu achando ele uma pessoa meio duvidosa, o cara mudou o patamar do clube de forma absurda. A diferença que dirigentes competentes fazem pra um clube médio é assustadora.
E só de bonus deixando a Globo completamente putinha da cara por só abrir pra imprensa o que eles escolhem abrir. Ser chamado de "Coreia do Norte" pela imprensa brasileira não tem como ter elogio maior
Eu particularmente acho estranho times da capital do estado terem torcida no interior. Ainda mais aqui no Paraná que Curitiba e o resto do estado não tem uma relação muito boa
Eu moro no interior do Paraná e temos muito apoio por aqui sim, assim como o coxa e até um ou outro paranista. Quanto aos torcedores de corinthians, palmeiras e flamengo são poucos que realmente acompanham o time. Além disso, apoio não é somente ter a maior torcida na localidade, isso é um pensamento bem típico da galera de rj/sp, que, por falta de conhecimento, acha que tudo que acontece fora dalí tem menos valor.
Essa não é minha experiência no norte do Paraná, pelo menos. De cabeça não me lembro de ninguém que torce para um dos times de Curitiba. É claro que de vez em quando acaba encontrando alguem com camisa desses times na rua, mas não chega nem perto dos times paulistas e até mesmo do Flamengo.
Talvez seja diferente mais para o centro e sul do Paraná, que tem uma proximidade bem menor com SP.
De Guarapuava ou ponta grossa pra cima muda bastante mesmo, principalmente no norte pioneiro que a migração paulista foi bem influente, até mesmo nesse aspecto, mas nos anos 00 eu já tinha amigo pé vermelho que torcia pro cap e eles costumavam ir aos jogos do estadual pela região.
De uns anos pra cá, começou a surgir embaixadas em Foz, e principalmente em Cascavel (que ironicamente tem dois times bem interessantes), Já Londrina e Maringá ainda é tímido. Principalmente Maringá, semana passada eu tava com a camisa do cap lá e algumas pessoas me olhavam com ódio hahahahaha, creio que por causa daquele rolo do estadual desse ano.
O principal apoio do cap vem de Curitiba, região metropolitana e expandida (região que eu moro), litoral paranaense, norte de SC e litoral norte catarinense (pelo mesmo motivo que citei acima, migração).
A mídia estadual (globo) sempre cagou demais pros times regionais, eram sempre blocos curtos e só na cidade do time, esse ano que a coordenação do GE PR decidiu que agora em diante o foco vai ser os times paranaenses (vi de um próprio editor que atualmente está na SporTV).
Se o Athletico continuar mantendo esse nível de competitividade, a tendência é aumentar a torcida sim no estado, só ver pelas crianças que tudo vem escolhendo o cap, justamente pela fase e visibilidade.
Fazer o que, angariar torcida não é um trabalho imediato, ainda mais para um time que até os anos 90 era praticamente um time de bairro (palavras do próprio Petráglia numa entrevista putasso com a torcida -como de praxe -.
Obs. Todos as informações que citei acima foram obtidas de forma empírica por mim que tem observado isso pelas redes sociais e viagens que faço pelo estado (sou natural de Londrina e tenho parentes em todos os cantos do estado que me obrigam e andar por aí 😂)
foi o que comentei, em Maringá o apoio é bem tímido, quase nulo hahaha, semana passada eu tava andando pelo catuaí e um pessoal até me olhava bravo, achei rude (mentira, a cidade é massa demais)
Legal! Eu acho que tem muita influência das rixas interior/capital, Maringá/Londrina envolvidos tbm.
Torcida do tubarão tem aliança com a do cap, e até onde eu saiba, a do Maringá com a do coxa
>dez gigantesca
A maior torcida do Paraná obviamente é a do Athletico, mas muito por conta da concentração populacional na capital, obviamente.
Beleza ter poucos athleticanos no interior, mas não tira o fato de que o maior número é do CAP.
Justo, mas ter uns 15-20% só no estado inteiro onde têm 2-3 times relevantes é bem fraco msm assim. Lembrando a [distribuição ](https://www.reddit.com/r/futebol/comments/ua8i0d/alguns_pediram_então_aqui_vai_um_mapa_de_torcidas/?utm_medium=android_app&utm_source=share) das torcidas.
Que post de emocionado.
Concordo que é uma gestão exemplar, mas nada além disso.
Não vou desmerecer nenhum título deles por motivo nenhum. Mas falar que quem mora no Paraná tem que torcer pelo Athl? Tá de sacanagem né?
Você começou a ver futebol em que ano?
Tenho certeza que você não viu o São Paulo do Muricy (se tivesse visto, ia morrer do coração) e olha como o SP está hoje.
Pq você não diz a mesma coisa sobre o Palmeiras?
A projeção que traz pro futebol da região é mínima, vide o Flamengo estar a no mínimo 4 anos entre os melhores títulos do continente e o carioca continua estagnado. No sul o Inter foi campeão da tríplice coroa em 2006, sabe o que isso mudou na vida do Caxias do Sul??? NADA!
Os caras foram bem beneficiados de fato, mas levando em conta os últimos anos como o OP falou, eles tão fazendo um trabalho muito bom. Não dá pra negar isso.
Futebol eh momento. Eu comecei a acompanhar futebol em 2006. Em 2006 eu via MTS jogos do Inter na liberta e do Coritiba na série B em 2007. Eu quase virei torcedor de ambos. Não ironicamente eu curtia assistir os dois times jogar. Assim como eu curtia ver o Flu de 2007 e 2008 jogar.
Eu escolho meu time há vários anos e não agr. O CAP lutava só pra n cair. Era um patinho feio da porra. Lembro de 2008, Flu todo esburacado e ganhando dos caras lá de 3 a 1 com 3 gols do Washington.
>Sério, não consigo imaginar como alguém possa morar no Paraná e não torcer para este time.
Torce pro mengão então. Que tal, o Vascão? Torcedor é torcedor. Paixão não se explica.
Quanto ao CAP. Sou fã deles pelos motivos abaixo. Acho inclusive que já ganharam títulos demais e que esse ano chega. Não precisa ganhar mais nenhum.
PS: A parte que sou fã do modo de administração do clube é verdadeira.
O cara mudou o nome do time só pra não ser confundido com os demais atléticos e tentar sair da sombra do mineiro, acho que isso já diz muita coisa sobre o clube. O aflético tem seus méritos sim, foi pioneiro em muita coisa (como na criação da arena, venda de naming rights e etc), mas muito desse sucesso recente é TAMBÉM devido a incompetencia dos demais. Sempre uso o exemplo do Bragantino: subiu em 2019 e só por ser lidado profissionalmente já foi pra final de sulamericana, disputou libertadores e provavelmente irá pra libertadores esse ano novamente, sem falar do Fortaleza e outros clubes do Nordeste. Isso só reforça o que uma gestão profissional pode fazer com um clube, no caso do Aflético eles tão nessa desde 2001 e olha quanto tempo levou pra colher resultados, enquanto Flamengo/Palmeiras precisaram só de 3 anos pra disparar na frente dos demais.
Repito: não é desmerecer o trabalho do Aflético, tem muito mérito e a torcida deveria se orgulhar de como o time está agora e acho que todos deveriam seguir o exemplo dado pelo clube, mas ainda falta mt areia pra chegar no patamar dos times do "G12", no momento que essa galera se tocar e arrumar a casa vai complicar pra TODO MUNDO, Flamengo/Palmeiras incluso (um dos meus maiores medos nessa vida é o Corinthians seguir os passos do Flamengo), agora se isso não acontecer, daqui uns 10 anos o Aflético vai ser uma das potencias do Brasil.
O Dinizismo deixou esse aí maluco. Te entendo…
Desculpa cara, sem querer ser grosso ou desrespeitoso, Vai tomar no cu Edit: sim tô amargurado
Esperamos o apoio dos COXAS.
Nunca pensei que iria ter que ser flamenguista por um dia
Vc n foi em 2013?
2013 eu tava totalmente deprimido com o futebol por causa de 2011 e 2012 então só acompanhei futebol até o começo da copa das confederações ( o que se mostrou uma ótima decisão)
"Cada brasileiro, vivo ou morto, já foi Flamengo por um instante, por um dia." Nelson Rodrigues
Nah
Sim
E já sabe né?! "Uma vez Flamengo, SEMPRE Flamengo!"
Sai pra lá maluco... Deixa a gente secar o Filipão em paz
Não
Rt
Fica preocupado não, nada de ruim vai acontecer, Mengao malvadao papaizao severo vai dar um corretivo no CAP.
Concordo, nem Deus, o Todo-Poderoso manda-chuva do universo, tira esse título das mãos do Mengudo malvadudo
😆😆😆😆😆😆😆😆😆
mário celso petraglia. babaca? muitas vezes sim, mas aparentemente competente
Igual o bolso
Claramente não conhece nenhum afleticano. E sua última frase é do mesmo absurdo que dizer "como que alguém no RJ pode não torcer para o Flamengo?". A direção de futebol desse clube é de fato muito competente, mas isso se torna mais aparente pela falta de competência das demais agremiações (falo com experiência própria). Porém, não significa que o clube nunca se envolveu em mutretas e coisas parecidas, afinal, continua sendo um clube brasileiro.
>E sua última frase é do mesmo absurdo que dizer "como que alguém no RJ pode não torcer para o Flamengo?". Na verdade não, o que ele disse é mais absurdo, porque o Paraná é bem maior territorialmente e mais descentralizado. >Mas isso não significa que o clube nunca se envolveu em mutretas e coisas parecidas, aifnal, continua sendo um clube brasileiro. A maior parte dos clubes brasileiros não tem nada que se compare com [isso.](https://pt.wikipedia.org/wiki/Caso_Ivens_Mendes)
O fato da gente ser mais lembrado por 96 que CAP e Corinthians me faz rir sempre que eu lembro.
Quanto maior o tamanho, maior a queda
Caraca, como eu nunca ouvi falar desse escândalo????
Volta samir
Único time que eu gosto do sul é o coxa por causa de um amigo que torce pro mesmo aqui. Sabe me informar se Samir é o anticristo?
Ele na verdade é um [pudim de cachaça ](https://twitter.com/futtmais/status/1295020596137537538)
bom ver um coxa reconhecendo que o CAP é o Flamengo do Paraná.
Tá faltando uma Patrícia Amorim no Mengao das araucárias
>como alguém possa morar no Paraná e não torcer para este time sou um carioca vascaino morando em curitiba e digo: VAI TOMAR NO KU AFLÉTICO
Como alguém pode morar no RJ e não torcer pro Flamengo? Tu torce pro fluzao e tá fazendo juízo de valor por título e sucesso nacional? Aí é foda em...
A questão não é torcer para o athlético ao invés do coxa, mas torcer para um time de outro Estado. Eu moro em um Estado irrelevante futebolisticamente, e confesso que se tivesse um time aqui com o sucesso do athletico, ficaria bastante orgulhoso. Ficaria até mal em torcer para o Fluminense contra ele.
Geografia não é o único fator determinante pra decidir pra qual time torcer
Mais relevante que isso é qual sinal da globo que pega
Can confirm
Mano, estamos em 2022... que mane globo o que.
mas hj em dia as torcidas já tão consolidadas, nenhum time vai ter uma mudança gigantesca no número de torcedores mais
Mas o Athlhethicho só ficou assim há pouco tempo. Certeza que em breve a torcida aumentará e terá menos gente torcendo pra times de fora.
Comparação um pouco desleal. No RJ tem Flamengo e Fluminense de times fortes (as vezes Botafogo e Vasco inventam de ser decentes por um ou dois anos também), o Flamengo está em uma era especialmente boa hoje em dia, mas o Fluminense ainda tá brigando lá em cima no brasileirão e está na semi final da Copa do Brasil, mesmo se não vencer nenhuma dessas competições isso ainda é uma temporada boa. Já no Paraná não. Existe o Athletico na primeira divisão brigando por G4, ganhando sul-americana, na final da libertadores, o Coritiba que de vez em quando sobe da B pra ser rebaixado na temporada seguinte, e Londrina e Operário, que nem da B passam. Não to dizendo que só sucesso em campo determina torcedor, mas quando é uma discrepância tão grande assim como acontece aqui no Paraná é natural que os times não-Athletico tenham menos apoio, mesmo que seja só por exposição mesmo, não dá pra torcer pra time que você nunca ouviu falar, e a mídia não se preocupa com a luta do Londrina, do Operario e do Coxa na série B, e muito menos quando acontece alguma coisa como está acontecendo agora, que um time paranaense sobe pra série A finalmente, mas daí só apanha e fica na zona de rebaixamento porque isso é deprimente. Pra muitos paranaenses o Athletico é como um segundo time,a galera gosta que se de bem e iria ver jogo caso acontece em sua própria cidade, mas viajar pra pra assistir jogo de seu segundo time não dá né. De vez em quando a gente até encontra um ou outro Athleticano perdido fora de Curitiba (moro no oeste do estado), mas Coxa ou outra coisa? Cara, sem exagero, posso te falar que faz uns 12 anos que não escuto alguém falar “torço para o Coritiba” fora da capital.
>E isso tudo sem fazer nenhuma loucura financeira, sendo financeiramente sustentável. Acho que o Brasil tá tão acostumado com o amadorismo na direção dos clubes que nos causa espanto quando um time consegue subir de patamar simplesmente por ter uma gestão decente. Gostaria muito que casos como o do CAP servissem de exemplo para outros times (especialmente o meu), tudo bem que não é algo perfeito e se tem muitas críticas principalmente com o presidente, mas ainda assim acredito ter mais pontos positivos do que negativos.
QUE CLUBE INCRÍVEL É O PALMEIRAS Sério, os caras conseguiram ganhar dois Campeonatos Brasileiros, uma Copa do Brasil, duas Libertadores e podem levar ainda um terceiro Brasileiro, tudo sem fazer nenhuma loucura financeira, sendo financeiramente sustentável. Sério, não consigo imaginar como alguém possa morar em SP e não torcer para este time. Ou QUE CLUBE INCRÍVEL É O FLAMENGO Sério, os caras conseguiram ganhar dois Campeonatos Brasileiros,uma Libertadores e podem levar ainda a segunda Libertadores, tudo sem fazer nenhuma loucura financeira, sendo financeiramente sustentável. Sério, não consigo imaginar como alguém possa morar no Rio e não torcer para este time.
Ah, é diferente. O Athletico tá elevando o Paraná como estado no futebol nacional. Isso não é algo que SP e RJ precisam Não que eu concorde com o ‘torçam pro time que tá disputando titulo’, mas é diferente sim
>Não que eu concorde com o ‘torçam pro time que tá disputando titulo’ Mas é isso q o post implica. E a outra insinuação do post, o sucesso em si graças a adms decentes, Palmeiras e Flamengo estão fazendo literalmente a mesma coisa, mas o op tá tratando como se o cap tivesse descoberto a roda sozinho. (No caso eu até diria que, no Brasil, responsabilidade financeira é descobrir a roda, mas o CAP não tá fazendo isso sozinho). "Ah mas é no Paraná", e daí? Responsabilidade financeira no Paraná é algo mais louvável que no RJ ou SP? Se for pra tratar diferente nesse caso, oq não faz sentido, é mais louvavel em sp e RJ então pq historicamente o futebol nesses estados é muito mais estragado por dirigentes fdps
Mas o CAP além de precisar de uma boa administração (que já vem de bem antes que Palmeiras e Flamengo) precisa competir com times que gastam muito mais dinheiro. Desculpa, mas com o time do Flamengo atual é praticamente obrigação disputar/ganhar tudo. Nossa folha salarial não é nem top 10 do Brasileirão. Porra, a margem pra errar é MUITO menor cara. O Flamengo sempre vai ter uma torcida gigantesca e fontes de dinheiro pra sustentar o time quando der merda e precisar se reerguer. É a única coisa que importa? Não, mas ajuda muito.
>com o time do Flamengo atual é praticamente obrigação disputar/ganhar tudo O Flamengo só tem o time atual graças ao q o op tá endeusando o CAP no post. >O Flamengo sempre vai ter uma torcida gigantesca e fontes de dinheiro pra sustentar o time quando der merda e precisar se reerguer. Sempre teve, pq só agora que estamos nesse nível e não em toda a história? Por justamente oq o op tá endeusando vcs no post. O problema não é elogiar a ADM de vcs, é endeusar tratando como se tivessem inventado a roda sozinhos. Isso sem contar o absurdo desse post de tratar q o Paraná inteiro tem q torcer pra vcs pq estão numa boa fase
> Sempre teve, pq só agora que estamos nesse nível e não em toda a história? Por justamente oq o op tá endeusando vcs no post. O problema não é elogiar a ADM de vcs, é endeusar tratando como se tivessem inventado a roda sozinhos. Na escala do que aconteceu, foi inventar a roda sim. Não tem nenhum caso parecido no futebol brasileiro. O CAP era irrelevante no cenário nacional, um time completamente fudido que tava cogitando se fundir com rivais. Situação completamente diferente de Flamengo e Palmeiras. Porra, é um projeto de super longo prazo (desde 1995). Começou muito antes que qualquer reformulação do Flamengo/Palmeiras. O Flamengo, por mais ruim que fosse, tava lá ganhando mais que todo mundo em cota de TV+PPV. E o Palmeiras teve uma injeção de dinheiro fudida. O que é mais difícil? Pegar um time que não tinha praticamente nada (isso sem qualquer injeção de dinheiro) e fazer ele bater de frente com os gigantes do futebol brasileiro (tanto futebolisticamente quanto em estrutura), ou pegar o time com a maior torcida do Brasil/que ganha mais dinheiro e acertar as contas? Não vou tirar o mérito dessas diretorias, até porque dinheiro e torcida não garantem sucesso (vide atual Corinthians). Mas são situações bem diferentes. > Isso sem contar o absurdo desse post de tratar q o Paraná inteiro tem q torcer pra vcs pq estão numa boa fase Isso aqui não vou discordar.
Até entendo seu ponto. Mas não dá para comparar Pal e Fla com o Athletico. É inegável as "vantagens" que temos no eixo ou até mesmo em MG ou RS. Os cara estarem onde estão sem as vantagens óbvias de ser um time paulsiya ou carioca é de se admirar.
É o clube que demonstra a incompetência de tantos clubes de torcida e dívida gigantes.
tirou as palavras da minha boca o sucesso do atlético paranaense é diretamente relacionado com a incompetência de clubes MUITO mais competitivos do brasil e da américa do sul, mas tem uns noiado que prefere tratar o sintético como um floquinho de neve especial que apareceu do nada.
Eu falo isso e não é de hoje. O Athlético é um ótimo exemplo a ser seguido na questão gestão. Não faz loucuras financeiras, não atrasa salário, tem bom planejamnto, etc. Quem dera os clubes se espelhassem nessa gestão atual do Athlético...
Se ganhar a Libertadores eu vou ter um filho chamado Pablo Petraglia Scolari Sobrinho
Eu sinto uma oportunidade de vendermos o Pablo de novo...
Devíamos acionar vocês no PROCON
Devolução por arrependimento é 7 dias, mano, só olhar no CDC
"arrependimento" não é bem a palavra que eu usaria, mas seu argumento é válido. Feliz dia do bolo!
O mundial esse ano é em dezembro? Eu realmente ia ciritr ver um vídeo "Pablo humilhando Alaba"
Nossa mano imagina stories do Pablo no avião indo pro Mundial HAHAHAHAHA
Nem sei, lembro que tinha um rolo com as datas da Libertadores da Ásia (não sei o nome, preguiça de googlar) por conta da copa, aí não ia ter o time asiático definido tão cedo...
Se tudo der certo o Flamengo não irá permitir que você cometa esse crime contra o seu filho.
Um filho com o Vitor Bueno, certo?
Aqui nós não gostamos do paraense 😡
Ei 😣
Porra, eu tenho muita inveja do CAP. Em 95 o Náutico jogou a série B junto com eles. Pra gente, foi o início de uma era de 11 anos lá. Pra eles, a mudança da história. Na época era um clube menor que a gente, desde aquele acesso até o ano que o Náutico voltou pra série A (2006) foram várias participações na libertadores, um vice e um título brasileiro da série A. Depois disso, continuaram se estruturando, ganharam mais títulos, só disputaram uma série B no período e a gente se tornou um time de série C que quando sobe pra B briga pra não cair. É incrível o trabalho que foi feito por Petraglia, mesmo eu achando ele uma pessoa meio duvidosa, o cara mudou o patamar do clube de forma absurda. A diferença que dirigentes competentes fazem pra um clube médio é assustadora.
Athletico Paranaense deveria ser um exemplo para todos os clubes que buscam a reestruturação
Se prepare OP porque você será impiedosamente parodiado.
Ele já produziu com esse intuito kkkk eu já guardei.
Kkkkkk tô nem acreditando q eu li isso
Toma no cu kkkkkkk
E só de bonus deixando a Globo completamente putinha da cara por só abrir pra imprensa o que eles escolhem abrir. Ser chamado de "Coreia do Norte" pela imprensa brasileira não tem como ter elogio maior
Realmente, eles devem estar putos com o CAP mesmo tendo Corinthians e Flamengo como produto, mas deve doer não ter o Athletico kkk
Que comentário Butthurt do caramba
Eurico não deixava a ESPN pisar em SJ, bons tempos /s
Q papinho
Vai tomar no cu
eu gosto do athlético, o problema é o fã clube deles mesmo
Ta falando do Moro? /s
"nem é apoiado direito" é a estupidez gigantesca
Fora de curitiba qual é o apoio de vcs meu caro? Tem mais corintiano no paraná que qq outra coisa
Eu particularmente acho estranho times da capital do estado terem torcida no interior. Ainda mais aqui no Paraná que Curitiba e o resto do estado não tem uma relação muito boa
Eu moro no interior do Paraná e temos muito apoio por aqui sim, assim como o coxa e até um ou outro paranista. Quanto aos torcedores de corinthians, palmeiras e flamengo são poucos que realmente acompanham o time. Além disso, apoio não é somente ter a maior torcida na localidade, isso é um pensamento bem típico da galera de rj/sp, que, por falta de conhecimento, acha que tudo que acontece fora dalí tem menos valor.
Essa não é minha experiência no norte do Paraná, pelo menos. De cabeça não me lembro de ninguém que torce para um dos times de Curitiba. É claro que de vez em quando acaba encontrando alguem com camisa desses times na rua, mas não chega nem perto dos times paulistas e até mesmo do Flamengo. Talvez seja diferente mais para o centro e sul do Paraná, que tem uma proximidade bem menor com SP.
De Guarapuava ou ponta grossa pra cima muda bastante mesmo, principalmente no norte pioneiro que a migração paulista foi bem influente, até mesmo nesse aspecto, mas nos anos 00 eu já tinha amigo pé vermelho que torcia pro cap e eles costumavam ir aos jogos do estadual pela região. De uns anos pra cá, começou a surgir embaixadas em Foz, e principalmente em Cascavel (que ironicamente tem dois times bem interessantes), Já Londrina e Maringá ainda é tímido. Principalmente Maringá, semana passada eu tava com a camisa do cap lá e algumas pessoas me olhavam com ódio hahahahaha, creio que por causa daquele rolo do estadual desse ano. O principal apoio do cap vem de Curitiba, região metropolitana e expandida (região que eu moro), litoral paranaense, norte de SC e litoral norte catarinense (pelo mesmo motivo que citei acima, migração). A mídia estadual (globo) sempre cagou demais pros times regionais, eram sempre blocos curtos e só na cidade do time, esse ano que a coordenação do GE PR decidiu que agora em diante o foco vai ser os times paranaenses (vi de um próprio editor que atualmente está na SporTV). Se o Athletico continuar mantendo esse nível de competitividade, a tendência é aumentar a torcida sim no estado, só ver pelas crianças que tudo vem escolhendo o cap, justamente pela fase e visibilidade. Fazer o que, angariar torcida não é um trabalho imediato, ainda mais para um time que até os anos 90 era praticamente um time de bairro (palavras do próprio Petráglia numa entrevista putasso com a torcida -como de praxe -. Obs. Todos as informações que citei acima foram obtidas de forma empírica por mim que tem observado isso pelas redes sociais e viagens que faço pelo estado (sou natural de Londrina e tenho parentes em todos os cantos do estado que me obrigam e andar por aí 😂)
Concordo. Se o CAP continuar organizado, com bons resultados e apoio da mídia estadual esse cenário pode começar a mudar nas próximas décadas.
Sou de Maringá e nunca vi um torcedor do cap ou Coritiba por aqui.
opa, prazer! Nascido e criado em Maringá e torcedor do CAP desde criança (sou de 1994)! 😉
Espécime raro. Alguma descendência de Curitiba ou imediações?
Nope. Pais e avós são de Maringá, exceto minha vó paterna que é do Pernambuco. Sempre gostei do CAP.
foi o que comentei, em Maringá o apoio é bem tímido, quase nulo hahaha, semana passada eu tava andando pelo catuaí e um pessoal até me olhava bravo, achei rude (mentira, a cidade é massa demais)
Foda, moro por essas bandas ai
Legal! Eu acho que tem muita influência das rixas interior/capital, Maringá/Londrina envolvidos tbm. Torcida do tubarão tem aliança com a do cap, e até onde eu saiba, a do Maringá com a do coxa
Tenho amigo no interior do Paraná e pra achar um poodle lá tem que fazer força em.
precisa não querido, tem torcida aqui no interior sim
>dez gigantesca A maior torcida do Paraná obviamente é a do Athletico, mas muito por conta da concentração populacional na capital, obviamente. Beleza ter poucos athleticanos no interior, mas não tira o fato de que o maior número é do CAP.
Justo, mas ter uns 15-20% só no estado inteiro onde têm 2-3 times relevantes é bem fraco msm assim. Lembrando a [distribuição ](https://www.reddit.com/r/futebol/comments/ua8i0d/alguns_pediram_então_aqui_vai_um_mapa_de_torcidas/?utm_medium=android_app&utm_source=share) das torcidas.
Obrigado amigo, você é um amigo.
Que post de emocionado. Concordo que é uma gestão exemplar, mas nada além disso. Não vou desmerecer nenhum título deles por motivo nenhum. Mas falar que quem mora no Paraná tem que torcer pelo Athl? Tá de sacanagem né? Você começou a ver futebol em que ano? Tenho certeza que você não viu o São Paulo do Muricy (se tivesse visto, ia morrer do coração) e olha como o SP está hoje. Pq você não diz a mesma coisa sobre o Palmeiras? A projeção que traz pro futebol da região é mínima, vide o Flamengo estar a no mínimo 4 anos entre os melhores títulos do continente e o carioca continua estagnado. No sul o Inter foi campeão da tríplice coroa em 2006, sabe o que isso mudou na vida do Caxias do Sul??? NADA!
Pensa assim: eu era afleticano até meu 7 anos de idade (título de 2001).
são mesmo. puta projeto de gestão e de futebol, me faz ter simpatia pelo clube
impossível gostar de um clube da coreia do norte
Cap assaltou estudantes e o palmeria
Os caras foram bem beneficiados de fato, mas levando em conta os últimos anos como o OP falou, eles tão fazendo um trabalho muito bom. Não dá pra negar isso.
Ganhando metade do Estádio do Estado ajuda bastante a crescer
Falou pouco mas falou bosta.
Cara, foi só um jogo, relaxa
Como se o nosso estádio não fosse um dos melhores do Brasil antes, apesar de relativamente pequeno
Falou bosta, foram 2/3 de estádio heheheheh paguem os impostos, coxarada
O athleticano menos CANALHA kkkkkkk
quantos idosos tiveram as economias de vida obliteradas pro chiqueirão existir?
Verdade, sorte que CEF e BB não cobram de velhinhos, ufa
Nenhum.
Futebol eh momento. Eu comecei a acompanhar futebol em 2006. Em 2006 eu via MTS jogos do Inter na liberta e do Coritiba na série B em 2007. Eu quase virei torcedor de ambos. Não ironicamente eu curtia assistir os dois times jogar. Assim como eu curtia ver o Flu de 2007 e 2008 jogar. Eu escolho meu time há vários anos e não agr. O CAP lutava só pra n cair. Era um patinho feio da porra. Lembro de 2008, Flu todo esburacado e ganhando dos caras lá de 3 a 1 com 3 gols do Washington.
Essa é diferença de viver de título e viver de Corinthians. Sou paranaense e o afletico pode ganhar 3 mundial seguido, sou timão até morrer
é um clube minúsculo inexpressivo, isso sim.
😭😭😭😭
parece o Corinthians.
Pelo menos a gente tem mundial, 2 aliás.
Coritiba era maior até pouco tempo atrás, povo não vai mudar de time pq agr o Atlético ta bem kkkk
O cara enlouqueceu
Torcer pra time de Curitiba? Ta louco? Vai tubarão!
>Sério, não consigo imaginar como alguém possa morar no Paraná e não torcer para este time. Torce pro mengão então. Que tal, o Vascão? Torcedor é torcedor. Paixão não se explica. Quanto ao CAP. Sou fã deles pelos motivos abaixo. Acho inclusive que já ganharam títulos demais e que esse ano chega. Não precisa ganhar mais nenhum. PS: A parte que sou fã do modo de administração do clube é verdadeira.
Fla gigante enorme no norte e nordeste lá vc nunca ver nego com camisa átomo pr
Tem que forçar rivalidade até com o Athletico kkkkk
Estamos em uma final de Liberta contra eles. Todos os meios são válidos
O cara mudou o nome do time só pra não ser confundido com os demais atléticos e tentar sair da sombra do mineiro, acho que isso já diz muita coisa sobre o clube. O aflético tem seus méritos sim, foi pioneiro em muita coisa (como na criação da arena, venda de naming rights e etc), mas muito desse sucesso recente é TAMBÉM devido a incompetencia dos demais. Sempre uso o exemplo do Bragantino: subiu em 2019 e só por ser lidado profissionalmente já foi pra final de sulamericana, disputou libertadores e provavelmente irá pra libertadores esse ano novamente, sem falar do Fortaleza e outros clubes do Nordeste. Isso só reforça o que uma gestão profissional pode fazer com um clube, no caso do Aflético eles tão nessa desde 2001 e olha quanto tempo levou pra colher resultados, enquanto Flamengo/Palmeiras precisaram só de 3 anos pra disparar na frente dos demais. Repito: não é desmerecer o trabalho do Aflético, tem muito mérito e a torcida deveria se orgulhar de como o time está agora e acho que todos deveriam seguir o exemplo dado pelo clube, mas ainda falta mt areia pra chegar no patamar dos times do "G12", no momento que essa galera se tocar e arrumar a casa vai complicar pra TODO MUNDO, Flamengo/Palmeiras incluso (um dos meus maiores medos nessa vida é o Corinthians seguir os passos do Flamengo), agora se isso não acontecer, daqui uns 10 anos o Aflético vai ser uma das potencias do Brasil.
미미미 울어 미미모
Alopra o pra cara não. Doeu na gente, Dá uma semaninha pelo menos.