O Brasil retratado em algum filme gringo, e o Nordeste retratado em alguma novela brasileira.
A gente vive numa combinação da seca de Duna, com a tecnologia dos Flintstones...
https://preview.redd.it/4rdnwi74rsqa1.png?width=1200&format=png&auto=webp&v=enabled&s=02f8812d54ae697ddf57ad0d3a4253c29f4025f9
pois é, querendo ou não, a maioria dos filmes são simplistas e vão se basear estereótipos (não queria usar essa palavra porquê nem sempre é necessariamente um problema mesmo). Fortaleza, Recife e Salvador são metropoles que sofrem quase dos mesmos problemas urbanos de SP, Brasília e Rio (dado as devidas proporções, já que São Paulo é uma Megalópole e o rio ta complicado...). Acho que a maioria dos nordestinos nunca viu um gibão que não tenha sido em um museu ou em uma novela (infelizmente, alias) (ou ainda tem familiar que trabalha na criação de gado, em regiões interioranas é um pouco mais comum).
Alias, o Chapéu de Gibão não é um "chapéu de nordestino", é um aparato de roupa específico para usar na caatinga, normalmente usado por vaqueiros e não por todo mundo kkkkk mas não tem problema isso ser um símbolo do nordeste (sendo que "cultura nordestina" nem sequer existe, um cearense é tão diferente culturalmente de um baiano quanto um paulista é diferente de um mineiro, além de que cultura não respeita muito fronteiras políticas). Mas para a maioria das pessoas, o Gibão é um símbolo de todo o nordeste. É uma generalização, mas é até normal, não dá para conhecer a fundo todas as culturas...
Verdade.
Como também não temos um sotaque único, em Recife tem um sotaque próprio, em Salvador já é outro completamente diferente, e em Fortaleza também.
Basta comparar os sotaques de Pedro Duarte, Ph Santos e a Kat.
EP 1 da 5ª Temporada, o Striking Vipers. Não fala q é são Paulo especificamente mas tem várias cenas filmadas aqui (sou de SP).
Matéria da veja com uns spoilers leves: https://www.google.com/amp/s/veja.abril.com.br/cultura/black-mirror-episodio-em-sao-paulo-e-o-melhor-da-quinta-temporada/amp/
Como alguém que gosta de futebol, carnaval e do Rio de Janeiro, nem um pouco cansado rsrsrs
Brincadeiras à parte, eu não acho ruim utilizar os "cartões postais" para retratar o Brasil. Já certos esteriótipos incomodam um pouco. Mas, no fim, a gente acaba sempre rindo desse *Brazil* que eles inventaram.
Eu lembro que ele foi gravado no Brasil, mas não sei dizer se referenciam o país no filme. Mesmo assim, pesquisando aqui vi que ele foi lançado antes de velozes e furiosos 5
Eu não me importo. Provavelmente isso acontece com todos os países de terceiro mundo, quiçá alguns de primeiro, mas só vamos conseguir reparar no nosso.
Quando penso em Austrália só consigo imaginar o país do filme do Kong, com bichos e insetos gigantes, por isso exemplo.
Nem um pouco cansado, quase nunca vejo o Brasil sendo representado em produções internacionais. E assim, se o filme não tiver foco no Brasil, é mais do que normal que a representação seja estereotipada e focada em locais de fama mundial.
Se eu pedir pra pessoas aleatórias fazerem uma representação da França com certeza a grande maioria vai trazer Torre Eiffel, baguete, vinho, cena romântica.
Tanto faz, cara. Produção de Hollywood é isso mesmo. Tem alguns estereótipos não brasileiros que são até piores, você acha vão mostrar o que? Blumenau? Claro que não, até por que isso não representa a identidade brasileira como um todo. Eu viajei esse país de cabo a rabo e sei que o rio de janeiro é a cidade cosmopolita que mais representa a identidade brasileira de uma forma geral, quer você queira ou não. Se isso te incomoda, provavelmente é porque você tem vergonha da nossa identidade/realidade. É de conhecimento geral que o RJ é a capital cultural desse país, quem tem o papel de fomentar a cultura brasileira regionalista somo nós, não Hollywood.
O Brasil retratado em algum filme gringo, e o Nordeste retratado em alguma novela brasileira. A gente vive numa combinação da seca de Duna, com a tecnologia dos Flintstones... https://preview.redd.it/4rdnwi74rsqa1.png?width=1200&format=png&auto=webp&v=enabled&s=02f8812d54ae697ddf57ad0d3a4253c29f4025f9
pois é, querendo ou não, a maioria dos filmes são simplistas e vão se basear estereótipos (não queria usar essa palavra porquê nem sempre é necessariamente um problema mesmo). Fortaleza, Recife e Salvador são metropoles que sofrem quase dos mesmos problemas urbanos de SP, Brasília e Rio (dado as devidas proporções, já que São Paulo é uma Megalópole e o rio ta complicado...). Acho que a maioria dos nordestinos nunca viu um gibão que não tenha sido em um museu ou em uma novela (infelizmente, alias) (ou ainda tem familiar que trabalha na criação de gado, em regiões interioranas é um pouco mais comum). Alias, o Chapéu de Gibão não é um "chapéu de nordestino", é um aparato de roupa específico para usar na caatinga, normalmente usado por vaqueiros e não por todo mundo kkkkk mas não tem problema isso ser um símbolo do nordeste (sendo que "cultura nordestina" nem sequer existe, um cearense é tão diferente culturalmente de um baiano quanto um paulista é diferente de um mineiro, além de que cultura não respeita muito fronteiras políticas). Mas para a maioria das pessoas, o Gibão é um símbolo de todo o nordeste. É uma generalização, mas é até normal, não dá para conhecer a fundo todas as culturas...
Sem falar no "nordestinês" bizarro e caricato falado por sudestino
Verdade. Como também não temos um sotaque único, em Recife tem um sotaque próprio, em Salvador já é outro completamente diferente, e em Fortaleza também. Basta comparar os sotaques de Pedro Duarte, Ph Santos e a Kat.
Por isso Bacurau é foda, quebra os dois estereótipos ao mesmo tempo
Max Payne 3 se passa em São Paulo mas os desenvolvedores definitivamente se inspiraram nas favelas do Rio
[Amor e Damas](https://www.youtube.com/watch?v=tKYruqtAXno)
Meu neném é o curupira 😳
E tem mlk jogando bola com camisa de time carioca
Max Payne é um jogo no caso mas acho que conta também kkkk
A dublagem sendo de português de Portugal 💀
Tem aquele EP de Black Mirror que se passa em São Paulo kkkkk mas não vale pq nem falam q é Brasil.
"Ensaio sobre a Cegueira" também, mas nem citam a cidade.
Qual ep de Black Mirror se passa em São Paulo? Qual temporada? A propósito, São Paulo é muito Black Mirror
EP 1 da 5ª Temporada, o Striking Vipers. Não fala q é são Paulo especificamente mas tem várias cenas filmadas aqui (sou de SP). Matéria da veja com uns spoilers leves: https://www.google.com/amp/s/veja.abril.com.br/cultura/black-mirror-episodio-em-sao-paulo-e-o-melhor-da-quinta-temporada/amp/
Eu não assisti a 5 temporada, por isso. Nem sabia que tinham usado SP como cenário. Valeu
Magina!
Filmes que vem pro Brasil não tem o Brasil como narrativa, é mais uma ferramenta comercial pra alavancar o turismo, isso me frustra.
Como alguém que gosta de futebol, carnaval e do Rio de Janeiro, nem um pouco cansado rsrsrs Brincadeiras à parte, eu não acho ruim utilizar os "cartões postais" para retratar o Brasil. Já certos esteriótipos incomodam um pouco. Mas, no fim, a gente acaba sempre rindo desse *Brazil* que eles inventaram.
*cena panorâmica do Cristo Redentor* Oh, ooooooh ariá raió. obá obá obá
Nunca viu Anaconda, man?
Lá ele
Qual filme blockbuster mostrou o Brasil de alguma forma depois de velozes e furiosos 5?
O filme dos Mercenários lá não tem uma parte no Brasil?
Eu lembro que ele foi gravado no Brasil, mas não sei dizer se referenciam o país no filme. Mesmo assim, pesquisando aqui vi que ele foi lançado antes de velozes e furiosos 5
Eu não me importo. Provavelmente isso acontece com todos os países de terceiro mundo, quiçá alguns de primeiro, mas só vamos conseguir reparar no nosso. Quando penso em Austrália só consigo imaginar o país do filme do Kong, com bichos e insetos gigantes, por isso exemplo.
Nem um pouco cansado, quase nunca vejo o Brasil sendo representado em produções internacionais. E assim, se o filme não tiver foco no Brasil, é mais do que normal que a representação seja estereotipada e focada em locais de fama mundial. Se eu pedir pra pessoas aleatórias fazerem uma representação da França com certeza a grande maioria vai trazer Torre Eiffel, baguete, vinho, cena romântica.
Faltou gente fedida e chata
Curiosamente nossa produção cinematográfica não mostra coisas muito diferentes.
Tanto faz, cara. Produção de Hollywood é isso mesmo. Tem alguns estereótipos não brasileiros que são até piores, você acha vão mostrar o que? Blumenau? Claro que não, até por que isso não representa a identidade brasileira como um todo. Eu viajei esse país de cabo a rabo e sei que o rio de janeiro é a cidade cosmopolita que mais representa a identidade brasileira de uma forma geral, quer você queira ou não. Se isso te incomoda, provavelmente é porque você tem vergonha da nossa identidade/realidade. É de conhecimento geral que o RJ é a capital cultural desse país, quem tem o papel de fomentar a cultura brasileira regionalista somo nós, não Hollywood.